+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Pessoal,

    Tenho visto em diversos tópicos o pessoal reclamando de problemas com seus rádios. As principais queixas são:

    - Rádio não conecta.
    - Baixa performance no cabo ou no wireless.
    - Incapacidade da interface operar em 100 mbps.
    - Perda de pacotes na interface cabeada.

    A energia elétrica é o "sangue" do seu rádio. Se não chegar ao rádio corretamente os problemas aparecem...

    CABO:
    O cabo de rede UTP pode conectar um dispositivo há 100 mettros. Se o cabo for de boa qualidade isso é possível.
    Se o cabo foi montado corretamente, isso é possível

    CONECTOR:
    Tem uns conectores muito ruins no mercado que não firmam contato de qualidade com o cabo. Em alguns casos o pino metálico do conector não desce.
    O pior é quando o pino desce mas não prende com firmeza o cabo e vai dar pane uns dias ou alguns meses lá na frente. Daí o equipamento pára sem explicação e o técnico se ferra pra encontrar a pane.

    FONTE:
    Tem umas fontes de R$ 9,00 no mercado e estão dando trabalho... Fonte não é tudo igual. Se o equipamento ligou, não significa que aquela fonte está suprindo a amperagem correta para o equipamento operar com estabilidade.

    TOMADA ELÉTRICA:
    Se o eletricista montar fase e neutro invertido na tomada seu ventilador vai funcionar numa boa, mas a injeção de fase no barramento neuutro do rádio vai te causar problemas diversos.

    VAZAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O RÁDIO:
    Dia desses um colega aqui no fórum estava desesperado porque nenhum rádio de nenhum fabricante funcionava corretamente na casa do cliente.
    A pane era intermitente, horas funcionava numa boa, horas parava do nada.
    Papo vai, papo vem, descobrimos que ele amarrou uma perna de estaio no suporte da antena parabólica da vizinha e sempre que a vizinha ligava a televisão injetava corrente AC no equipamento de rádio e a internet parava. Bastou cortar aquele arame do estaio que a internet funcionou corretamente.

    CONCLUSÃO:
    A gente fica procurando o problema na engenharia do equipamento, consegue enxergar coisas que o time de engenheiros não enxergou durante o projeto do rádio e esquece de considerar uma coisa importante... SE O RÁDIO FUNCIONA PRA MILHÕES DE PESSOAS, PORQUE NÃO ESTÁ FUNIONANDO PRA MIM? Resposta: Porque tem algum fator específico na instalação que faz o rádio se comportar erradicamente.

    "Ahh mais o meu equipamento anterior não fazia isso..."
    Possivelmente você caprichou na instalação e trocou os cabos, as fontes e tudo mais. Religa seu equipamento antigo nesta nova instalação e veja se ele continua funcionando bem.

    CONTROLE DE QUALIDADE:
    O controle de qualidade de uma fábrica é coisa séria. Nenhum fabricante é tolo pra lançar produto defeituoso no mercado. Entretanto alguns amigos aqui do fórum mais ingênuos acreditam que o controle de qualidade de uma fábrica funciona como uma peixaria de feira, onde o peixeiro inescrupuloso empura o peixe podre pro freguês... Se o produto não passa no controle de qualidade ele vira sucata.
    Vez ou outra algum equipamento apresenta defeito depois de passar pelo Controle de Qualidade, no caso da Ubiquiti são 3 rádio em cada 1 milhão de rádios fabricados. VOCÊ FOI O SORTUDO QUE PEGOU 1 DESSES 3 RÁDIOS? VAI JOGAR NA LOTO !!!!


    Abraço,

    ZéAlves

  2. #2

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Zé Alves, comecei a me preocupar com esta questão da energia.
    Tenho visto isto acontece na prática e agora começo a entender.
    Com estes novos modelos de tomada de 3 pinos, se seguindo as normas de aterramento deverá ajudar. Mas pergunto agora como leigo: Nas fontes 12v que acompanham os rádios, por ser entrada AC não existe indicação de lado correto de encaixe. Se na tomada tudo estiver certinho, qualquer lado vai dar certro, confere?
    Então seria de praxe o instalador conferir como está a instalação, se está havendo fuga ou não.

  3. #3

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    granlabor

    Sou como voce, Energia e o calcanhar de aquiles do sistema wireless... Tive varios problemas com energia desde a epoca que trabalhava com PC ap antes das router, antes de seu preço ser mais acessivel.

    Varios problemas, vou citar alguns.

    Fonte: Quando usava aquelas fonte genericas, nao aguentava totalmente o sistema, tive que mudar para as fontes reais de no minimo 450W, ai sim "resolveu" parte dos problemas

    Nobreak: Muitos pensam que somente um nobreak simples nobreak e uma bateria automotiva, resolvem o problema, vai la corta a bateria original e "injetam" a bateria automotiva... Nao nao resolve. Muitos problemas que eu tive, era nao no nobreak propriamente dito, mas sim na mudança de onda... de senoidal para quadrada e vice e versa, quando acaba a energia e passa pra bateria, e quando a energia volta, volta pra energia. Resolvi colocando um nobreak senoidal, vale a pena o investimento... Hj nos meus servidores uso apenas Nobreak Senoidal, e com tomada correta, aterramento, fase e neutro colocados certo... Ah para testar o aterramento, aprendi testa-lo com uma lampada dessas de 60 W encandecentes comuns... fica blz.

    Tb tive um problema em uma torre que tinha sistema de FM junto... 2 andares abaixo os equipamentos ligavam, la no alto nem ligava... acabei resolvendo tb, pegando rb 433 ou placa mae com processamento 700mhz, dava interferencia da frequencia FM e do processador dos equipamentos, nem ligam, coisa estranha... depois de muito lutar achei que era a frequencia do FM que inteferia no sistema. Nao adianta outra router a nao ser 433, que nem roda...

    Alguns dos problemas encontrados. se lembrar de mais alguns, posto aqui.

  4. #4

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Bom dia colegas.. Zé parabéns.. Mais uma bola muito bem levantada.
    Realmente os probelmas de energia são muitas vezes negligenciados. O parâmetro mais esquecido e o aterramento juntamente com os cabos ftp blindados, já discuti com outros colegas em vários tópicos.
    1929, repondendo a sua pergunta, nem sempre uma tomada com "boa aparência" é sinal q tudo esta bem. Uma grande dos eletricistas não atenta a posição correta entre neutro e fase, o que pode causar realimentação e falta de eficiência nas fontes. Uma maneira fácil de verificar isso são as chaves testes, aquelas q custam 1,99 em qualquer camelo. Uma vez localizado a posição do fase na tomada, tenho um macetinho que facilita lembrar quem e quem.. Coisas do tempo de escola... Com a tomada de frente para você e com o pino terra virado para baixo, lembre da frase "Não Fode o Técnico" rsrsrsrsrsrs. Onde o primeiro pino da esquerda e o Neutro, o pino da direita e o Fase e o de baixo terra. Alguns parâmetros para ajudar o técnico para ter uma idéia da qualidade da rede elétrica do lugar, lembrando que, conforme sua região do Brasil, algumas coisas são diferentes. Mas de um modo geral, tensão entre fase e neutro, deve ser estável, sem grandes variações (menores que 5% da tensão nominal da rede). Outro detalhe interessante, prefira sempre tomadas 110. A variação de tensão nelas e muito menor que em 220, principalmente se o seu 220 for composto de duas fases 110 (caso comum no Paraná e em Sta. Catarina por exemplo). Outro parâmetro, tensão entre neutro e terra nunca deve passar de 3v. Qualquer coisa acima disso indica ou realimentação ou algum caso de curto com uma fase em algum lugar.
    Bom, acho que isso e o básico.

    Amplexos.

  5. #5

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Aproveitando o ensejo vou dizer o seguinte: a maioria dos provedores que presto algum tipo de suporte posso dizer que utilizam fontes de 12v com amperagem boa em torno dos 3 amperes, porém nesses casos eles esquecem que essa tensão de 12v é recomendada apenas para conexão direta da fonte ao equipamento, e o que encontro sempre são cabos de rede com distancias superiores a 20m utilizando essas fontes, já tive oportunidade de fazer e medição em paralelo da tensão numa RB433 a 25m de altura com uma fonte de 15V/3A e lá na routerboard tinha apenas 10V em função do consumo da router mais a resistência do próprio cabo...
    A única dica que resta dar é para os iniciantes e que não estão acostumados a lidar com routerboard para que ao fazer a compra dos equipamentos não cair em papo de vendedor porque eles não tem qualificação técnica e muito menos sabem o que o cliente vai fazer com equipamento, sempre que for montar utilizando sistema POE adquira pelo menos uma fonte de notebook, ou a original da mikrotik de 24V... muita gente anda procurando muita amperagem, mas lembre-se de que quando o condutor é muito extenso ele torna-se "resistor" portanto é necessário empregar tensões maiores para compensar esse consumo...

  6. #6

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Nossa pessoal. Bacana a complemantação de vocês.

    1929. Quando o plug não tem o pino terra e o rádio apresentar instabilidade, inverta a polaridade girando o plug 180 graus na tomada.

    Olha pessoal, não se trata de fazer jabá aqui no fórum, mas fui me ligar neste detalhe quando fiz o curso do Gilvan Enriconi lá em Porto Alegre. A gente aprende no fórum, mas o pulo do gato mesmo a gente pega nos cursos especializados com o instrutor na nossa frente explicando bem facinho com se fossemos uma criança de 5 anos heheheheheh...

    []'s

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    É o que faço quando a geladeira dá choque. Viro a flecha ( ou flexa? sei lá)

    Mas pensando numa instalação num cliente, como é bom quando instalamos e não precisamos mais ir lá. Meses e meses sem reclamação.
    E agora acho que entendo porque tem gente que dá problema sempre. Troca rádio, troca antena , sinal bom e nada.
    Por isso pensei numa forma prática de evitar estes constrangimentos. Se utilizar uma destas chaves de fenda com lampada teste não daria para identificar se a instalação no cliente está com problemas e daí já marcar o lado correto que deve espetar a fonte?

  8. #8

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É o que faço quando a geladeira dá choque. Viro a flecha ( ou flexa? sei lá)

    Mas pensando numa instalação num cliente, como é bom quando instalamos e não precisamos mais ir lá. Meses e meses sem reclamação.
    E agora acho que entendo porque tem gente que dá problema sempre. Troca rádio, troca antena , sinal bom e nada.
    Por isso pensei numa forma prática de evitar estes constrangimentos. Se utilizar uma destas chaves de fenda com lampada teste não daria para identificar se a instalação no cliente está com problemas e daí já marcar o lado correto que deve espetar a fonte?

    Sim essa sim e uma boa, ja virar a fonte e ja "espetar" da maneira correta... Agora como saber o lado correto destas fontes? que nao tem o terceiro pino?


    Olha pessoal, não se trata de fazer jabá aqui no fórum, mas fui me ligar neste detalhe quando fiz o curso do Gilvan Enriconi lá em Porto Alegre. A gente aprende no fórum, mas o pulo do gato mesmo a gente pega nos cursos especializados com o instrutor na nossa frente explicando bem facinho com se fossemos uma criança de 5 anos heheheheheh...
    Sim muito bom fazer estes cursos, ja abre um "leque" para que algo mais possamos aprender no dia a dia... Ja abre o conhecimento, cabe a voce expandi-lo...

  9. #9

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Zé Alves, sei que estou fugindo um pouco do proposito principal do topico, mais e que me veio essa dúvida, no caso por exemplo da alimentação direto da bateria, em equipamento de 24v como por exemplo os equipamentos da seria Airmax da Ubnt.

    Att.Juliano.

  10. #10

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Citação Postado originalmente por netxtreme Ver Post
    Zé Alves, sei que estou fugindo um pouco do proposito principal do topico, mais e que me veio essa dúvida, no caso por exemplo da alimentação direto da bateria, em equipamento de 24v como por exemplo os equipamentos da seria Airmax da Ubnt.

    Att.Juliano.
    Aqui na torre base usamos duas baterias de 12V 60A em série, num flutuador de 24V, os equipamentos q so podem ser alimentados com 12V conectamos numa unica bateria antes da série e os equipamentos de 24V conectamos após a série, mas tem um porém, o flutuador precisa ser profissional e bem ajustado, porque compramos um flutuador cuja marca não vou citar mas bem fulera com saida de 30V que acabou queimando diversos equipamentos por descuido nosso na hora de fazer as instalações...

  11. #11

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    evertonsoares, qto tempo vc segura seus equipamento com este sistema de alimentação ai, no caso de falta de energia, e qual flutuador vc me recomendaria.

    Att.Juliano.
    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Aqui na torre base usamos duas baterias de 12V 60A em série, num flutuador de 24V, os equipamentos q so podem ser alimentados com 12V conectamos numa unica bateria antes da série e os equipamentos de 24V conectamos após a série, mas tem um porém, o flutuador precisa ser profissional e bem ajustado, porque compramos um flutuador cuja marca não vou citar mas bem fulera com saida de 30V que acabou queimando diversos equipamentos por descuido nosso na hora de fazer as instalações...

  12. #12

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Aqui tenho um belo exemplar que foi trazido por um amigo dos EUA ele é utilizado em embarcações enquanto o mesmo fica ancorado, é de fixar na parede e tem leds para verificar carga e tensão não é tão grande quanto parece na foto rsrssr ChargeMaster 24/12-3 | Mastervolt seria muito bom se alguém conseguisse importar em grande escala esse tipo de equipamento, porém em contra partida seu valor é salgado... cerca de 4mil a unidade.

    Um equipamento muito profissional que pude localizar através do ML é o MÓDULO CHAVEADO 24V 100A - MARCA SAFT - H&S para TELECOM - R$ 2990.00 em MercadoLivre é fabricado nos moldes dos equipamentos para telecomunicações com muita robustez... e outro: CARREGADOR CHAVEADO 24V 10A - TELECOM & APLICAÇÃO INDUSTRIAL - R$ 699.90 em MercadoLivre mais em conta mas aparentemente seguindo a mesmo linha de profissional...

  13. #13

    Padrão Re: Panes causadas por má alimentação dos rádios

    Só para constar conforme post sobre o assunto recomendo a aquisição dos carregadores chaveados da Montel, inclusive fabricam ele em rack 19" podendo ser acomodado na sua infra sem gambiarras... existe diversas tensões inclusive as famigeradas 12V e 24V...