+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Olá pessoal, estou abrindo este tópico para podermos explanar nossos conhecimentos em Configuração da NanoStation M5 como ACESS POINT, gostaria de saber mais sobre alinhamentos da NanoStation na Torre e como otimizar para utilização do Sistema AIRMAX, tendo em vista a dificuldade de muitos no assunto.

    Aqui Utilizo um PoP com 4 NANOSTATION M5 nos canais 5765,5785,5805,5825, com 14db de potencia e Airmax ativado, e Nano LOCO M5 nos clientes mas em alguns lugares o sinal fica em -85 em menos de 1KM da torre, o que poderia ser isto? qual seria o Alinhamento Correto para as nanos, tendo em vista que utilizo as nanos NIveladas na posição reta.

    O que posso fazer para melhorar o desempenho dos aparelhos??


    Vamos COntribuir para Gerar um tutorial, explicando tudo a respeito das configurações do AIRMAX, e Alinhamentos, possibilitando uma configuração otimizada para nosso uso.


    Desde já agradeço e aguardo a colaboração

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    uma ves que nano statios se assemelha muito a uma antena setorial com ajustes de tilt no cliente voce melhora bastante o sinal e transmissão pelo menos aqui e assim so que ja deixei um pequeno tilt ma torre mas tenho nanos a mas de 1 km e tudo normal

  3. #3

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    tente optar pelas basestation, mais processamento nos rockets, mais abertura na transmissao, e consequentemente menos dores de kabeça, e a qualidade, show de bola.

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    tente optar pelas basestation, mais processamento nos rockets, mais abertura na transmissao, e consequentemente menos dores de kabeça, e a qualidade, show de bola.
    na verdade o processamento dos dois é o mesmo, o que vai melhorar e muito é a qualidade da antena e a quantidade de memoria que de 32mb passa pra 64mb no rocket.

  5. #5

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Pois é na verdade a Linha M da UBNT tem um processamento maior.

    Eu gostaria de Saber como vocês dispões as Nanos nas torres, qual a inclinação e os níveis de sinal, conseguidos e distancias com as configurações executadas.

    Aqui Configurei minhas NANOS M5 com 14dbm de potencia, em 20mhz, em uma torre de 32 MT com inclinação 0, mas o Sinal em alguns clientes chega a -81 em menos de 1KM, o que poderia ser isto??

  6. #6

    Cool Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Caro fwsolutions, Existem algumas questões que vc deve dar um pouco mais de atenção, que são os seguintes:

    Potência do Radio,- Potência maxima, não é sinal de qualidade, em alguns casos até atrapalha, potencia em excesso, pq gera muito ruido e ruido so atrapalha;
    CCQ- Esse item informa a qualidade do nivel de sinal;
    ACK - que o ideal é esta como automatico, vc coloca apenas uma distância aproximada, caso não possua a distância exata;
    Site Survey - Realize um scan na região para ver qual melhor canal

    Com isso passe a adaptar os seus clientes a torre, Planeje até que distancia vc pretende atender e dimensione o AP e as estações com base nisso;

    O M5 não precisa necessariamente esta no topo da torre procure analisar melhor qual a melhor posição para que ele fique, se ele tiver que funcionar somente nessa altura, ai sim veja qual a inclinação, lembrando que o raio de irradiação do M5 se não me engano é de 20 graus;

    Os Nanos tem a opção de ajuste de antena acho melhor o modo Adaptative, porem é preciso que fique ambas as pontas como adaptative;

    Mais dê uma enfase maior para a potencia dos radios, ccq e ACK, ative tb o airmax;

    Poste depois o resultado com base nessas informações e em que vc alterou e o q melhorou

  7. #7

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Tente mudar na config do nano o país pra compilance test, e tbm usar umas frequencias mais baixas 5300 5200. Lembrando que mudou o país no AP, terá que mudar no Cliente tbm.

  8. #8

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    amigo sim

  9. #9

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Utilize a faixa média para distribuição multiponto. Passe o AP para Brazil que abrirá a faixa média...siga este tópico.
    https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  10. #10

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Cara, sou funcionário de uma empresa de internet a rádio, e lhe digo o seguinte: Instalamos M5 com até 3km de distância, sem problemas e nem parábola. O sinal fica -85dbm +/- e funciona tranquilamente.
    Agora, em distâncias maiores, tivemos melhores resultados usando frequência 2.4Ghz, com o Nanostation M2.
    Na base usamos mikrotik, no ponto a ponto um rocket.

    A sua questão de alinhamento, existe uma balela grande nisso. Já instalei nanos até de costas, e funcionando perfeito. Só pra vc ter uma noção. Qualquer coisa só perguntar, trabalho apenas com nanos 5.8 e 2.4

  11. #11

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    estou usano um nano m5 ponta a ponta em 5 km e nei um problema, ae era bom vc ver a visibilidade do seu enlaço

  12. #12

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Citação Postado originalmente por lucasbuim Ver Post
    Cara, sou funcionário de uma empresa de internet a rádio, e lhe digo o seguinte: Instalamos M5 com até 3km de distância, sem problemas e nem parábola. O sinal fica -85dbm +/- e funciona tranquilamente.
    Agora, em distâncias maiores, tivemos melhores resultados usando frequência 2.4Ghz, com o Nanostation M2.
    Na base usamos mikrotik, no ponto a ponto um rocket.

    A sua questão de alinhamento, existe uma balela grande nisso. Já instalei nanos até de costas, e funcionando perfeito. Só pra vc ter uma noção. Qualquer coisa só perguntar, trabalho apenas com nanos 5.8 e 2.4
    Lenda de fórum. Pode ser até que funcione, mas se vc tiver mais q meia duzia de cliente não rola gambiarra. Fazem nas cocha, depois saem poluindo os fóruns com acontecimentos ''inexplicáveis''.

  13. #13

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Utilizo o nanostationm5 como clientes recebendo de um nanobridgem5 22dbi a 14 km, com relação a distância, não creio que isso seja problema pra ele.

  14. #14

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    tenho como regra nao instalar em clientes onde nao consiga um sinal melhor que -67, pode ate ser que com -72 ou -73 ainda consiga navegaçao, agora com -81 acho dificil.

  15. #15

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    Passou de -77 é complicado, sofre problemas de retransmissão e o cliente sofre com isso.
    Ideal de -73 a -50... abaixo disso complicado.

  16. #16

    Padrão Re: Tutorial Configurar Nanostation M5 como AP

    amigo tente colocar uma omni 5.8 com bullet ou groov,ou paineis com rocket.Acho que resolveria seu problema de sinal ruim