Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

  2. #22

    Padrão Re: Energia solar

    Se forem 12m de fio entre painel e controlador, ou se forem 12m de fio entre controlador e bateria, a coisa muda um pouco, tem 0,2 ou 0,3V de queda no fio (Mesmo que seja 2mm), se for fio longo melhor que fique entre painel e controlador, porque o painel entrega com carga algo como 16 ou 17V a maior parte do tempo mesmo, uma queda pequena não atrapalha já que eles geralmente tem dropout baixo tipo 1V (Exigindo então entre 14,5 e 14,8V no mínimo. Mas acho que ainda tem no mercado controlador com dropout de 3V, exigindo entre 16,5 e 16,8V pra finalizar a carga, se bem que com RB paralela à bateria isso não atrapalharia pelo que me consta, de qualquer forma a bateria não teria 100% da sua capacidade carregada, mas uns 10% a menos, que no fim das contas nunca é um empecilho, se é pra ter sobra é bom sobrar 30%, e não apenas 10% (Exceto sistemas muito grandes, tipo 500A em baterias, e paineis de 400W)

    Tem umas caixas isotermicas, mas são beeem caras, de modo que mandar um serralheiro fazer uma caixa metalica com cantoneiras e chapa 16, e dentro desta uma "segunda" caixa, completando o espaço entre as caixas com serragem. lã, ou estopa, fica bem mais barato.

    Estou testando cooler peltier pra resfriar apenas de dia, ligado direto no painel, mas as pastilhas tem consumo tão alto que só pra uma de 45W precisa um painel de R$ 600, melhor então gastar esse valor em serralheiro fazendo caixa de ferro, com uma boa ventilação ativa (Com dutos longos pra baixo, com grelha fina na saída pra e fan full-time (Pode ter controle de rotação) pra evitar entrada de aranhas, lagartixas ou baratas)
    (Alias, peltier geralmente queima acima de 16V, estou usando um painel pequeno de 10W numa pastilha de 65W, a tensão não passa dos 14,5V com sol forte, o resfriamento não é grande mas ao menos não precisa gastar R$ e corrente em controlador de tensão pra corrente tão alta (65W, com controlador pwm com rendimento de 90%, não é tão simples de fazer (Precisa chaveamento na saída porque a pastilha varia o consumo conforme temperatura) e desperdíça 6,5W a toa)

    Eu sempre quis usar peltier, mas nos ultimos meses desanimei, é muuuuito consumo, entendo que fazer isolamento termico e ventilação forçada e filtrada tem custo muito menor e resultado final similar, com bons fan-filters a manutenção é pequena, e de qualquer forma com peltier teria a ventilação externa da parte quente que exigiria manutenção similar igual.

    (Fim último da coisa pode pegar uma geladeira ou freezer velho e colocar tudo dentro, aquilo no sol faz um bom isolamento, quando o freezer de casa pifou o motor, depois de 20 anos, botei no sol com o netbook dentro e o Everest logando as temperaturas, não ficou mais quente que ficaria em qualquer local dentro de casa (Placa-mãe a 40-42ºC, fan a 45-48ºC. Eu até pensei em usar o freezer, mas as divisões exigiriam muito retrabalho, pra mim é mais facil fazer do zero um rack com cantoneiras e chapas, rebitando ou parafusando (Precisei gastar comprando soldador pra então descobrir que nem preciso dele pra isso...).

  3. #23

    Padrão Re: Energia solar

    Amigo eu tenho várias repetidoras, uma repetidora tenho: 1 painel Siemens de 130W + 1 controlador de carga de 12V + 1 bateria de 70Ah alimentando uma RB 433 com 2 cartãoes CM10, em uma serra que não tem muito sol e nunca tive problema referente a falta de energia.
    Se for para ponto a ponto e a distancia for de ate 12km ligue 2 baterias de 150, fazendo 12V e 300Amperes com controlador de carga de 12V (uso o Phocus de 130w) Se a distancia for maior que 12km ligue 3 baterias de 150, fazendo 450Amperes e ligue nas baterias um inversor de carga de 12v para 110/220 (de boa marca) e ligue uma extenção no inversor e ligue as fontes das Rbs na extenção ou 1 T para não ter perca de energia na extenção, ligando as Rbs com suas fontes normais.
    Quando eu liguei minha RB com controlador de carga de 12v (alimentando a RB com 12v) os cartões perderam cerca de 10% de potência. Por isso as distâncias entre os pontos forem grandes, ligue as 3 baterias fazendo 450Ah e invertendo os 12v para 110/220 e ligando as fontes originais.
    Por experiência própria.

  4. #24

    Padrão Re: Energia solar

    Pessoal, e quanto a opçao de usar energia eolica? Pelo que tava pesquisando sai bem mais barato com uma produçao de energia bem maior.
    Exemplo: Energia E
    Esta soluçao produz 350w com um custo de R$ 2.990,00 incluindo controlador de carga.
    Alguem usa??

    Abraço a todos.

  5. #25

    Padrão Re: Energia solar

    Problema da eolica é custo pra erguer o gerador (Torre estaiada suporta só pequenas turbinas), colocar ele baixo (Menos de 20m) depende muito do local (Arvores altas, casas altas, predios...). Mas o principal: Horas de vendo por dia/semana.
    Existem diferenças abissais entre o periodo de vento entre cidades em planicies e cidades na beira de morros. Existem mapas com índice de vento pelo mundo a fora, mas eles são aplicáveis a grandes estações, com turbina grandes a 80 ou 100m de altura do solo (Area com mais vento), sem residencias ou predios proximos.

    Aqui tem 5 ou 6 dias sem vento, em uns 5 meses do ano, que significaria armazenar 500Ah em baterias, que se fossem bateria estacionárias seria uns R$ 2000 (Só em baterias).

    Resumindo: Sol tem todo dia, vento só as vezes (O brasil é grande, não conheço essas condições no litoral e sul, ou regiões montanhosas, em alguns locais o vento é mais presente que o sol... mas isso seria 10% do territorio do pais, isso?)

  6. #26

    Padrão Re: Energia solar

    Caro elibertofreire, eu uso energia eólica em uma das minhas repetidoras, mim custou R$ 2.850,00 com o inversor de carga de 12v para 110v. Te garanto que funciona se for de boa marca (igual ao meu), já o uso a quase 4 anos e nada de problemas, ele gera 400w e suporta carregar ate 3 baterias de 150ah (dito pelo técnico da empresa), mas eu uso em 2 de 150ah, o vento para ele gerar energia não precisa ser tão forte, "mas quanto mais forte o vento mais carga ele gera". Ele está instalado em uma montanha que fica há cerca de 1.200m de altitude todo dia apartir das 17:50h já tenho geração de carga, mas ventou durante o dia ele gera carga.
    Depende de onde vai ser instalado se ventar pode comprar que funciona, vc vai ter energia sobrando (se ventar bem), o meu instalei em 1 poste de 5 metros, e ele gira 360º procurando o vento.
    Vc tem que ver sua região se tem mais Sol ou Vento e escolher a melhor opção, há cerca de 600m desse gerador Eólico tenho também 1 painél solar de 130w siemens que carrega 1 bateria de 70ah e alimenta uma RB433 com 2 cartões e nunca tive problema também (o painel solar fica mais alto do que o gerador éolico) em uma serra mais alta, lá tem mais vento do que sol, mas o painél solar aguenta.
    Comprei meu gerador eólico na Energia Pura ou foi Enersud, se vc se interesar posso procurar a nota fiscal outro dia.
    att.
    Valter Jorge