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  1. Em tempo nublado o painel capta energia assim mesmo, num nível bem menor mas capta. Por isso insisto que o PRIMEIRO passo é saber quanto o hardware gasta NA PRATICA durante um dia. Somar os consumos nas 24 horas e não apenas medir o consumo em full e idle. Com o consumo total em mãos escolhe baterias que sustentem o sistema mesmo que os paineis operem com meia potencia por alguns dias.
    ("Quantos dias" depende do lugar. Imagino que em Campos do Jordão fique nublado varias semanas, enquanto aqui no meio do cerrado no centro-oeste mais que um dia nublado é rarissimo)

    Os paineis são vendidos com potencia a 1000W.m², que é incidencia de sol num dia de sol proximo aos tropicos, dias ensolarados proximo a linha do equador tem incidencia bem maior, naturalmente então os paineis captam mais energia. Mas o fabricante tem que nomear a placa de acordo com a captura a 1000W.m².
    Isso de certa forma ajuda nos dias nublados, já que em dias de sol boa parte do pais passa mais que 6 horas com quase 3000W.m², em dias nublados é bem comum ocorrer a carga quase normal dependendo dos paineis (Angulos, temperaturas).
    Alias, interessante notar que o painel frio (25ºC, em dia nublado) tem eficiência maior que o painel quente (45ºC, com sol a pino), tá certo que o rendimento muda só 10%, mas isso faz com que dias nublados não tenham tão pouca captação de energia.

    Insisto que não precisa projeto, o que precisa é conhecer o consumo dos equipamentos, a forma de carga das bateria usadas (Quase sempre se usa chumbo-acido), e o rendimento dos paineis. Isso não se aprende ou ensina num post apenas, precisa ter conhecimento de eletrica/eletronica.

  2. Obrigado Rubem, com eu disse anteriormente outra equipe daqui da empresa está implanto sistema solar no cantão da cidade, assim que terminarem vou postar o que foi usado (equipamentos) e o sistemas solar. Grande abraço



  3. Aqui uso 1 painel de 85w e 1 bateria de 115ah para uma RB433 com 3 cartão (2xr5 / 1 r52h) e esta funcionando a uns 2 anos ou mais, sem problemas.

    Então como o 'rubem' disse, tem que saber o consumo sem o consumo correto dá pra fazer por estimativa mas com isso terá um super-dimensionamento , gastando mais que precisa, mas para medir o consumo real é complicado, então o jeito é calcular e dizer por estimativa mesmo! Compra um controlador de carga mais caro que tenha monitoramento no mesmo, assim você saberá se esta tendo alguma falha de dimensionamento no seu sistema!

    Link do controlador: CONTROLADORES DE CARGA 12/24 Volts 40A PARA PAINÉIS SOLARES - R$ 595.00 em MercadoLivre

    Tenho contato com ótimo preço de painéis.

    - Painel de 85w por R$ 900,00
    Última edição por olivionet; 16-04-2011 às 08:42.

  4. As vezes acho que se tem muita preocupação desnecessaria com o controlador de carga.

    Isso não se aplica ao controlador sugerido pelo olivionet, que tem features excelentes pra quem pode pagar.

    Vamos ao caso hipotético do painel de 85W. Com bateria descarregada, e sol a pino, 85W são uns 7,5A na saída do controlador, se tiver RB pendurada em paralelo e o sol num angulo propício o painel pode captar não 85W, mas sim até 110W, que pode significar uns 7A na entrada do controlador, e uns 10A na saída.
    Significa que um controlador "mais em conta" de 10A vai aguentar? Sim, vai aguentar... por umas semanas ou dias, eles nem sempre aguentam calor demais, são "meros mosfets mortais" como qualquer equipamento.
    Devo então nesse caso hipotético compra um controlador de carga que custa 5x mais caro, mas ao menos é pra 30A? Aí já é exagero, no meio do caminho tem controladores de 15A, 18A, 20A, etc, que dariam conta do recado. Veja que um controlador de carga com "suporte" a 20A pode queimar por excesso de calor igual, tem que ver que temperatura o fabricante informa como "suportadas", mas infelizmente a maioria dos fabricantes não faz uma tabela indicando que 20A é suportado apenas com menos de 40ºC, e que acima de 50ºC (No case do controlador) o suporte cai pra 18A, e com mais de 70ºC (Facil de chegar em controladores baratos sem fan, mesmo com pwm) o suporte é pra menos de 14A!!!

    Além dos paineis preferirem temperatura menor (Mas isso não tem como controlar, já que ficam no sol), as baterias tem operação melhor em temperaturas amenas, e o controlador de carga idem. Alias, muito controlador de carga faz flutuação em 13,8V, isso é flutuação pra quando a bateria fica a 25ºC, se ele fica em local quente, a 32 ou 35ºC melhor baixar isso pra 13,2V, mas controladores baratos não tem função de ajuste de tensão de saída. Veja que isso é temperatura da bateria, não do ambiente, esta se ficar no chão geralmente fica fria, abaixo de 28ºC mesmo que o ambiente fique em 35ºC.

    A "casa" onde bateria e controlador ficarão tem uma bela importancia, assim como o angulo do painel tem varios fatores físicos pra ajudar ou atrapalhar, mas não precisa projeto, precisa só fazer uma otimização da instalação em cada local disponível.



  5. Parabéns rubem ...

    Quanto a 'casa' onde a bateria fica e controlador, como indica que fique ?

    Uso bateria a uns 12 mts (2º estaio) e controlador dentro da caixa de bateria e painel um pouco acima, correto ???

    Aproveitando o tópico:
    Estou querendo em outra torre colocar 4 baterias 105ah, estava pensando em colocar no pé da torre como nas teles (armários) alguém tem fornecedores de armários outdoor ?






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