+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Conjunto (provedor)

    Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de dar os parabéns e agradecer a todos do Fórum!
    Sou novo aqui mas já achei muita coisa interessante e esclarecedora aqui!

    Enfim vamos ao que importa.
    Estou tentando definir o melhor equipamento para montar um provedor wireless em minha cidade.
    Primeiramente o que estou buscando é qualidade, potência, e capacidade se possível nesta ordem.
    Tendo em vista que minha cidade tem um relevo plano a levemente ondulado e de baixa altitude (de 5 a 10 metros), com matas e ou bosques ciliares poucos e raros edifícios.
    Gostaria de dispor de um equipamento que eu não venha a ter problemas (o menos possível) com usuários por causa de sinal e que no futuro se for de interesse eu possa ampliar a margem de clientes sem ter de mudar muita coisa.
    Inicialmente 20 a 30 clientes, mas com chances de ampliar a 100++.
    Para começar pensei em algo que pudesse fazer conjunto com um Ubiquiti Airmax Rocket M5 Mimo - Rocket M5 Mimo 150mb.

    Grato desde já.
    Abc's...

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida Conjunto (provedor)

    Mais um felizardo que mora em cidade plana!
    Como já disse em outros tópicos, quem mora em cidade plana não compensa investir em repetidores, monte uma torre de 30 a 50m que dê visada para a cidade inteira e comece a vender internet, eu optaria começar em 5.8GHz, paineis de 17 da OIW e cartão XR5. Vc pode também usar a tecnologia 2X2 da ubiquiti da linha M, ambos irão atender as suas necessidades...

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Conjunto (provedor)

    Ta certo. Caso esteja interessado, entre em contato comigo pelo email: [email protected]
    Agente pode conversar melhor sobre licenca SCM, notas fiscais, boleto bancario e tbm sobre equipamentos e infra-estrutura de qualidade como esta procurando.
    Mande por email seu telefone ou email, que entraremos em contato. Abracos.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Conjunto (provedor)

    Opa! Tdb Everton?Obg pla dica...
    Tinha mesmo pensado em 5.8GHz...
    E para ser mais preciso pretendo montar a antena sob um prédio que tem em torno de 15 a 20 metros de altura, então quem saiba possa economizar um pouco em uma torre, o que acha?
    Quantos painéis de 17dbi recomenda p começar sendo que os clientes (iniciais) estão num raio de 3 a 4 km. (no max), e todos dentro de 120°.
    Grato p sua atenção!
    Abc's..

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida Conjunto (provedor)

    cara, eu acho 17 muita potência pra essa distancia, eu trabalho aqui com os oiw de 14dbi, e tem clientes meus a 5 km com sinal 100% e olha que minha cidade mais parece uma montanha russa, voce pode colocar 2 painéis que eles irão dar conta e de preferência a mikrotik por 1000 motivos, uma rb 433ah ou uma rb 600 resolveria pra vc em modo bridge e como servidor coloca uma 450g que ela da conta do recado pra 300 clientes perfeitamente..

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida Conjunto (provedor)

    Recomendo utilizar 4 painéis de 90° 17Dbi Vertical da OIW. Usando uma distancia de 1.20m entre eles, para não causar interferência entre as antenas, pode utilizar 2 routerboards 433 uma vez que irá precisar de dois slot a mais caso precise montar uma repetidora ou fazer um link ptp. com essa estação irá atender clientes em até 8km dependendo o Kit cliente que vc usar....