+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com hardware para RouterOS

    Boa tarde pessoal, estou pretendendo instalar o RouterOS em uma máquina pc / x86 para atender os seguintes serviços PPPoE e controle de banda fazendo cache full. Este servidor vai atender umas 1000 conexões simultaneas, talvez mais, em contato com o pessoal da mikrotik brasil eles informaram para não utilizar placas processadores muito novos pois existe um risco de não haver compatibilidade, gostaria da ajuda e experiência de vocês para configurar uma máquina que seja compatível, pretendo utilizar a versão 5.1 que é a última.
    Outro detalhe que me informaram, a capacidade de memória que o sistema reconhece 2GB.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    tenho o mikrotik rodando aqui em um pentium 3 com 256MB e hd de 8GB me atende perfeitamente com 50 clientes em média, agora para seu caso um pc simples como um pentium dual core com 1GB e HD de 250 fica muito bom. agora a placa mãe vai ficar a demanda de dispositivos pci que você vai usar

    Att,

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Oi Daniel, a dificuldade é achar um hardware, nas lojas o modelo de processador mais antigo é o Core 2 duo, por exemplo e algumas nem tem, quero saber um modelo placa mãe mais nova e processador, tipo core i3 i5 compatível e placa de rede PCI Expres, até olhei no site mikrotik mais os modelos das placas não são das mais novas, alguémtem experiência em hardwares mais novos ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    alguns modelos e experiencias
    espero ter ajudado .


    Supported Hardware - MikroTik Wiki

    Motherboard : Intel DP55WG
    Chipset : P55 Express
    CPU : Intel Core i5-750 Quad
    Memory : Kingston DDR3-1333 Dual Channel 2gb Memory Kit
    SSD : Transcend 2gb Flash SSD SATA (TS2GSDOM22V)

    outra opção é voce cotar um hardware i3 e ligar para algum revendedor da mikrotik e solicitar se é compativel.
    Aqui uso um dos servidores:
    Pentium dual core e5700
    2 GB memoria ddr2
    Flash disk 2 gb
    placa mae da asus
    Última edição por nandoyuka; 14-04-2011 às 19:04.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    bom amigo falando a verdade acho melhor ir de RB 450 G se for para comprar praticamente um computador so para o mikrotik você vai gastar muito, sem falar da licença que custa ums 90 reais
    a RB e muito melhor. agora vale a pena montar no pc se você tiver parado ai um pentium 3 ou 4 da vida.

    com a configuração que te falei do meu equipamento o processador não chega em 10 %

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    tenho um servidor mk em um pc dual 5500 com 2 gb de memoria na 5.1 com 400 clientes e é perfeito e tenho a rb 750g configurada como servidor mais so para reserva do dual,tenho preferencia pelo dual pelo uso do cache e proxy na mesma maquina que sai 10 a 13 gb por dia de gravação e na rb eu não teria ferramenta ,mais a 2 funciona perfeito

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Ja usei varias marcas de placa mae em meus servidores, mas sempre optei pela linha intel, hj uso uma intel server, ela e muito show de bola, fica a minha recomendaçao.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Bom dia nando, essa configuração que você passou você tem ela em produção ? Quantos clientes conectados ?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    tenho um servidor mk em um pc dual 5500 com 2 gb de memoria na 5.1 com 400 clientes e é perfeito e tenho a rb 750g configurada como servidor mais so para reserva do dual,tenho preferencia pelo dual pelo uso do cache e proxy na mesma maquina que sai 10 a 13 gb por dia de gravação e na rb eu não teria ferramenta ,mais a 2 funciona perfeito
    Qual o modelo da placa mãe, você utiliza pppoe com 400 conexões simultaneas ?

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Ja usei varias marcas de placa mae em meus servidores, mas sempre optei
    pela linha intel, hj uso uma intel server, ela e muito show de bola, fica a minha recomendaçao.
    Bom dia Wesley, você tem algum modelo de máquina em uso mais nova ? Eu pensei em até usar uma Routerboard mas acho que não aguentaria, vou fazer pppoe e controle de banda com cache full nele, e em média hoje no linux que tenho fica umas 700 conexões simultaneas.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Se esse linux perder sua utilidade, você poderia torná-lo um proxy paralelo a uma RB 450G. Você poderia experimentar também um Atom (procure com o vendedor se é compatível) aqui uso num VIA C7.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Citação Postado originalmente por marciliomoura Ver Post
    Bom dia Wesley, você tem algum modelo de máquina em uso mais nova ? Eu pensei em até usar uma Routerboard mas acho que não aguentaria, vou fazer pppoe e controle de banda com cache full nele, e em média hoje no linux que tenho fica umas 700 conexões simultaneas.
    eu nunca gostei de fazer cache no mk pelo motivo da memoria do sistema baixar muito rapidamente, coloque um cache paralelo, ficara melhor, ainda mais pq depois que retiraram o squid do mk, o cache nunca mais foi o mesmo, agora se vc puder comprar uma rb1100, compre, pois a mesma ja vem o mk level 6 e guenta o tranco tranquilo.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    eu nunca gostei de fazer cache no mk pelo motivo da memoria do sistema baixar muito rapidamente, coloque um cache paralelo, ficara melhor, ainda mais pq depois que retiraram o squid do mk, o cache nunca mais foi o mesmo, agora se vc puder comprar uma rb1100, compre, pois a mesma ja vem o mk level 6 e guenta o tranco tranquilo.
    Oi Wesley, eu não vou fazer cache nele não, o cache atualmente é um squid, estou migrando para o Thunder Cache, no mokrotik vai fazer as conexões pppoe e o controle de banda com cache full.
    O Sérgio MKBrasil informou que a versão 5.1 já tem uma melhora relação a hardwares mais novos, inclusive com core i3.
    Estava pensando em utilizar compact flash ao invés de HD o que vc acha destes adaptadores sata x compact flash funcionam bem ? tipo este abaixo
    Adaptador ORIGINAL Compact Flash CF x IDE SATA *95 - R$ 29.00 em MercadoLivre

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com hardware para RouterOS

    Citação Postado originalmente por marciliomoura Ver Post
    Oi Wesley, eu não vou fazer cache nele não, o cache atualmente é um squid, estou migrando para o Thunder Cache, no mokrotik vai fazer as conexões pppoe e o controle de banda com cache full.
    O Sérgio MKBrasil informou que a versão 5.1 já tem uma melhora relação a hardwares mais novos, inclusive com core i3.
    Estava pensando em utilizar compact flash ao invés de HD o que vc acha destes adaptadores sata x compact flash funcionam bem ? tipo este abaixo
    Adaptador ORIGINAL Compact Flash CF x IDE SATA *95 - R$ 29.00 em MercadoLivre
    vc pode comprar o adptador para slot SATA ou IDE, mas na hora de comprar o CF compre um de boa marca,
    Vantagem: economia de energia, silencioso ,compacto, menos casuistica de problemas,
    Desvantagem: baixa transferencia de dados, mas para o MK nao tem problema algum, eu ate recomendo o CF, mas se vc estiver em um lugar onde tanto o sistema como a eletrecidade sao estaveis, o hd tambem vai te atender perfeitamente.