Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Rubem, esta mesmo do primeiro link. Ela e grosa e nao dobra facil, ppor isso que usa alca pre formada.. Esta alca pelo que vi, e facil de colocar e nao tem como escapar.
    No site da Cablemax tem uma descricao que diferencia o cabo de aco da cordoalha propriamente dito.
    Vi cordoalha numa torre de repetidora de tv estaiada com cordoalha. Faz mais ou menos anos que esta la. A alca preformada fica ajustadinha na cordoalha, e nao precisa nenhuma ferramenta para colocar. So tem a questao do peso na cordoalha. Porem nao estica como no cabo de aco

  2. #22

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Olha compro cordoalha propria para telecom, ela é 7fio e bem maleavael. Agora essa cordoalha que se usa pra cural vixi muito ruim de dobrar a de 3 fio a 7 fio impossivel!

    Sobre usar alça as da OI aqui na regiao sao com alça + clip tem algumas com 125mts, chegar na loja posto fotos!

  3. #23

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Cara muito obrigado pela indicação, cou comprar essa do site efacil mesmo. pretendo colocar na torre de 24m triangular. Cada modulo e de 2 metros. Qual seria a distancia indicada para colocar tanto na vertical como horizontal?

    de 3 fios pra 1 tonelada:
    http://www.efacil.com.br/loja/produt...oja=uberlandia

  4. #24

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Cara essa cordoalha ai é pra cural tenho certeza!

    Quer uma cordoalha pra telecom?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...se-a-1000m-_JM

    Tbm vende direto no site, tenho 2x torre de 63mts com 7 fio dela e mais 3 40mts com a de 3 fio

    Sobre a maneira que a Oi usa aqui na regiao segue

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2171.jpg
Visualizações:	927
Tamanho: 	2,24 MB
ID:      	60029Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2177.JPG
Visualizações:	369
Tamanho: 	1,71 MB
ID:      	60030

  5. #25

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    @JonasMT estamos comecando a falar a mesma lingua. Esta foto com os estais esta usando a alca pre formada.. Nao usou clip para fixar. Para mim esta aplicacao seria com cordoalha.

    A minha duvida e: o cabo usado e mais flexivel ou rigido?

    Veja, nao estou afirmando nada, pois ate hoje so usamos o cabo de aco mais flexivel com clip. O que me refiro sobre a cordoalha e so por ver em alguns locais ou entao pelo que se publica.

    No site da cablemax fax diferenciacao entre cabo de aco e cordoalha.. O cabo de aco e mais flexivel, formado por fios de aco fino e trancados (desculpe a falta da cedilha no c, pois nao achei no android como usart c cidilha). Dai cada trancado destes e novamente torcido para formar o cabo e pode ter ainda uma alma ou fio central de aco ou de fibra. Este cabo e flexivel e usa clip.

    Ja a cordoalha, pelo que entendi, e formada por fios de arame de aco enrolados. Este por ex. do Mercado Livre tem fios praticamente de 2mm que enrolados ficam com a espessura de 3/16. . Acho que este nao dobra facil.

    Deem uma olhada no site da Cablemax sobre cordoalha. La tem uma definicao. Veja se o que eu entendi bate com a realidade ou eu estou confuso.

  6. #26

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    O que conheço que NÃO é dobravel direito (Você dobra mas ele volta a ficar reto) é cabo de aço com muitos fios finos, tipo 6x6 (São 6 cabinhos de 6 fios finos cada).

    Quanto mais fios, mais difícil ficar dobrado. Mas a cordolha de 7 fios de aço zincado, de uns 6mm, dobra, é a da foto que mandei (Dobrando com 1 mão, ela fica mais ou menos naquela posição quando solta)

    Essa foto do Jonas tem equipto de muito arrasto, faz sentido usar cordoalha bem grossa (6,4mm), com esse tipo de sapata. Mas em torre pequena de 20m com setorial e um PTPzinho tipo Nanobridge 25dBi no máximo, não vejo porque gastar tanto, nessa situação acho uma cordoalha barata (R$ 700 pelo rolo de 500m, é o que pago), dobrado e preso com 2 presilha num esticador de R$ 10 serve, tipo http://andorinhaparafusos.com.br/pro...-olhal-m20-34/

    Caso não estejam entendendo, o cabinho de aço 6x6 é esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03734.JPG
Visualizações:	1318
Tamanho: 	68,0 KB
ID:      	60044
    Ele está com esse monte de voltas porque ele não fica curvado, você dobra e se soltar ele volta pra posição retar, tem que dar um monte de voltar pra prender nos esticador, vira essa zona:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03733.JPG
Visualizações:	1362
Tamanho: 	160,6 KB
ID:      	60045Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03735.JPG
Visualizações:	1405
Tamanho: 	161,3 KB
ID:      	60046

    Isso aí é torrezinha de 20m, é resto de torre de 45m que caiu, notar que o esticador usado é do grande, não do pequeno. O pequeno, M20 do link acima, suporta 640Kg segundo o link, o dono da torre quebrou uns deles, porque? Porque tentava esticar os cabos de aço, estica, estica, estica mas eles continuam com barriga, chacoalhando a torre, chacoalham pro lado até que rombe o esticador, aí teve a genial idéia de simplesmente colocar esticador maior (Acho que pra 2000Kg).

    O uso de esticador pequeno, com cordoalha 3 fios, fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03736.JPG
Visualizações:	740
Tamanho: 	194,6 KB
ID:      	60047Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03737.JPG
Visualizações:	749
Tamanho: 	195,6 KB
ID:      	60048

    Tá... não fica tão feio, é que os locais bem instalados são longe demais, isso é o que tem perto de casa e aberto pra eu tirar foto.
    Nesse caso pode contar, são 12 estaios, cordoalha de 3 fios, 1 estaio a cada 6m, torre de 48m com umas 12 setoriais em cima, e uns ptp pequenos atendendo 100m a 25Km), alguns estaios vão pros 2 antitorção em cima. Instalação toda enferrujada porque é de 2009, area limpa sem arvores ou construções pra proteger de vento. E o pior, só 1 presilha por estaio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03738.JPG
Visualizações:	706
Tamanho: 	156,5 KB
ID:      	60049Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03739.JPG
Visualizações:	331
Tamanho: 	164,2 KB
ID:      	60050
    Tá certo que é torre quadrada...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03740.JPG
Visualizações:	561
Tamanho: 	38,3 KB
ID:      	60051

    Mas isso usamos em triangular de 30m sem medo. Só que hoje não se faz mais essa coisa bagunçada, se deixa os estaios mais bonitos, sem essas pontas sobrando (O que é que custa passar a cegueta nisso?).

    Se essas cordoalhas são "pra curral" não sei, algumas vem escrito no rolo "cordoalha pra curral", mas outras vem só "cordoalha 3 fios", ou "cordoalha 6 fios", ou "cordoalha 7 fios".

    Uma coisa que usamos ("Usamos" porque isso me inclui, minha familia é da roça) em curral é cabo de aluminio ou cobre, quando são mais baratos. Se faz cerca só com 4 ou 5 arames porque se fala as vezez em 10Km de cerca numa propriedade pequena, mas curral precisa mais fios, 12 a 15 fios pra altura tipo 1,8m, se usa o que tem de mais barato e com aparencia de grosso, o gado é burro (Nem digo em quem ele vota...) e se vê arame liso fino ele vai em manada achando que vai passar, aí acontece dos animais da frente serem esmagados contra os fios fino, se machucam. Cabo mais grosso, pode ser de alumínio, serve melhor, são visíveis de longe, e aguentar torque suficiente, fora que tem alguma elasticidade caso os animais se apertem. Então pra curral o que se usa mesmo é qualquer coisa grossa e barata, precisa mais aparencia que resistencia (Eles nunca rompem no meio, e sim sempre o ponto de fixação na lateral é que solta, ou os esticadores é que quebram por esforço lateral (Touro de 1600Kg esfregando a lateral, pra se coçar, cria torção lateral de 2cm no esticador, já quebra). É bobeira usar cordoalha 3 fios nesses locais porque ele é mínima coisa mais caro que arame liso de 3mm, e esse arame liso ovalado (3mm) suporta 700Kg (Contra apenas 300Kg a mais da cordoalha 3 fios de 4mm), pra visão do gado ambos são muito parecidos, só se usa cordoalha justo porque ela é mais fácil de lidar, ela dobra fácil (Aquela foto de eu dobrando cordoalha de 6mm é impossível reproduzir com arame liso de 2,4mm, precisa muuuuuuuuita força pra dobrar um arame liso daquele jeito, cordoalha você estica fácil na mão, mas arame liso precisa 2 pessoas e um esticador de 1m de alavanca pra esticar!).

    A cordoalha de 6 fios que tenho, a enferrujada na foto, é o que os bons currais usavam, não por resistência mas porque era barata, grossa, e é escura. Ela sumiu no mercado porque entrou a de 7 fios (Nunca ví curral com de 3 fios, é mais cara e de mesma espessura que arame liso), falo dessa:
    http://www.cabosdeacocablemax.com.br...ra-curral.html
    Alias, notar o uso de alça pre-formada em curral também!

    Na prática é o mesmo cabo que isso aqui:
    http://www.cabosdeacocablemax.com.br...alhas.html#1x7
    Só que esse último tem zincagem extra.
    Agora olha a carga de ruptura da cordoalha 7 fios de 3/16": 0,863 toneladas! Ou seja, ela é MENOS resistente que a cordoalha de 3 fios de 3/16" (Que suporta 1000Kg)

    E se olhar uma ficha técnica mais completa, a de 3 fios tem mais zincagem (Gramas por m² de fio) que as baratas de 7 fios:
    http://www.linhadetransmissao.com.br...lvanizadas.htm
    Se pensar em comprar cordoalha 7 fios classe B: O dobro do preço da classe A, que já é o dobro do preço da cordoalha 3 fios.

    Tem cordoalha de 7 fios ainda mais fina, a talha de 400Kg que eu tinha veio com cordoalha de 7 fios, bem fina tipo 2 a 2,5mm.
    (Devia ser cabo de aço? Talvez, mas se a resistencia é a mesma, pra que comprar (O fabricante compra, e te vende o produto acabado completo) cabo de aço tipo um 6x6 de 2mm que custa 5x mais caro?)


    Independente da cordoalha ser 3, 6 ou 7 fios eu não reclamo, minha queixa é com quem usa cabo de aço, coisa tipo 36 ou 41 fios, a elasticidade deles é enorme, eles NÃO são feitos pra esse ambiente mas sim pra onde há atrito lateral o tempo todo (Um guincho, por exemplo), ou onde há torção (E bons cabos de aço são feitos torcendo digamos 6 fios de aço de 0,2mm no sentido horário, depois pegando 6 dessas mini-cordoalhas 6 fios e torcendo elas em sentido anti-horário).

    Independente do uso dado (Curral, estaio de poste ou torre, pareiral de uvas, suporte pra pé de maracuja ou tomate, rede de alta tensão, atracação de roda d'agua (Já usei cordoalha pra isso!), amarrar carga em carroceria, ou mesmo num guincho raramente usado) a cordoalha é a mesma, na verdade o uso mais brando dado nesses casos é justo estaio de torre, onde não não tranco, não tem elementos agressivos (Exceto maresia, caso fique no litoral), não tem esforço lateral.

    Já o pior ambiente é justo curral, tem urina de gado, tem tranco de boi, tem esforço lateral, tem objeto metalico tipo espora de botina de peão pisando em cima pra subir (O momento de maximo esforço quando o sujeito dá empulso cria força tipo 250Kg, mesmo que o peão pese 80Kg), e o pior, a cordoalha fica na horizontal acumulando agua enquanto estaio de torre fica em angulo acentuado facilitando o escoamento da agua e retardando a ferrugem.

    Ou seja, torre é fichinha, difícil mesmo é durar em curral, então o que dura em curral vai durar ainda mais em torre. Em curral rustico não se usa cordoalha 3 fios (Só onde tem gado domestico tipo gado leiteiro ou coisa assim), e o problema não é ruptura mas sim o visual fino demais, mas em torre tenho visto cordoalha baratíssima de 3 fios em muuuuuuuuitas torres que não tem nem meio problema, exceto 1 ou outra com antenas enormes (Colocar parabolica 2,4m em torre fina com estaio 3 fios a 1/3 da altura da torre, sem anti-torção pra piorar!) só ví problema onde usaram cabo de aço ou cordoalha muito grossa (Que pra perder a barriga precisa ser muito esticada, que força demais a torre contra o solo, que numa torção levemente maior puxa ela torcida contra o solo e derruba ela pra baixo e não pros lados.

    Alias, uma cordoalha 19 fios deve ter o MESMO problema de barriga e excesso de elasticidade que um cabo de aço tipo 6x6. Quanto menos fios menos elasticidade terá (Quanto mais fios, maior a diferença de torque em cada um, sempre tem uma mais solto que os outros). Em fazendas tem muita torrezinha pequena tipo 20 a 30m, com apenas 1 ou 2 coisas pequenas tipo Airgrid ou Nanobridge 25, usando arame liso de 4mm (Arame de cerca pra gado geralmente é 2,4 ou 3mm), na casa da minha irmã teve de 30m com arame liso ovalado de 3mm mesmo, estaio a 15m do pé da torre, estaio a cada 6m, sem anti-torção, subindo nela era tão estável quanto qualquer torre, mas não recomendo isso de jeito nenhum (Apesar de "funcionar funciona", é só pra exemplificar que cordoalha 3 fios em torrezinha de 20m, com só 4 ou 8 setoriais pequenas, não é exagero em baixo custo, baixo custo exagerado é auto-portante de 80cm em baixo, com base de 1m³ de cimento, é arriscado pra caramba mas "funcionar funciona", imagina fazer isso e ainda por cima colocar estaios? Torre de 20m quase para sozinha sem estaios (12m para sozinha só numa base de 1m³ de cimento!), os estaios são razoavelmente secundário se não tiver muito arrasto)

  7. #27

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Excelente reexplicação! Tô firme com a cordoalha de 3 fios mesmo. Valeu Rubem!

  8. #28

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    @1929 ela é bem flexivel, claro nao chega a ser um cabo de aço mas... É mais flexivel que todas que ja escontrei em casas de lavoura na regiao
    Aqui usamos clip tanto em cordoalha quanto cabinho, ninguem bota muita fé em alça pre formada alem do valor ser bemm maior

    Olha pra torre até 40mts nao eu uso cordoalha 3 fio acima disso 7 fios, tenho 3 torre com cabo de aço e vou te falar fica uma porcaria, balança muito mais que as com cordoalha alem da manutençao ser maior pois aquela porcaria nunca para de esticar.

    Olha com 40mts cordoalha 3 fio
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         chapa equalizadora.jpg
Visualizações:	1436
Tamanho: 	2,32 MB
ID:      	60076

    30 metros com cabinho de aço
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         chapa equalizadora.jpg
Visualizações:	716
Tamanho: 	2,27 MB
ID:      	60077

  9. #29

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Jonas, nada melhor do que uma foto.
    como eu disse antes nunca usei cordoalha e sempre que via pessoalmente era com alca pre formada. Mas agora esta ai, com clip.

    Quanto a colocar fe, a alca depois de colocada nao tem como escorregar, ja que e rosqueada na cordoalha. Depois de colocada parece que foi com maquina, mas e tudo na mao sem ferramenta..
    Uma vez tinha visto o preco, coisa de 5 reais..


    Sem mais nenhuma duvida para mim que da para usar clip

  10. #30

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Cara muito bom, por favor me informe o nome desse triangulo de ferro onde prende os esticadores? Pois ja procurei pra todo lado mas não sei como encontrar. Ou isso você pede pra fazer no serralheiro?

  11. #31

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Isso é uma placa equalizadora.

    Exemplo:
    http://www.gad.ind.br/produtos.html

    Meu receio com elas é um esticador dobrar um pouco (Urubu batendo em estaio, algo assim), e quebrar, porque esticador não suporta movimento lateral. Nunca ví quebrar sem ser por patada humana, mas...

  12. #32

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    @rubem as minhas primeiras tinha esse receio mas ja estao a 4 anos instaladas!

    As ultimas agora fiz diferente ao inves de parafuso para fixar os esticadores foi soldado ferro ficando assim um espaço de 3cm para o esticador trabalhar em caso de algum "trombao"

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WP_20150526_17_33_51_Pro.jpg
Visualizações:	238
Tamanho: 	1,28 MB
ID:      	60087