Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Olá estou precisando saber o que é melhor (mais seguro) para se estaiar torres, e qual bitola?

    São duas Torres uma de 40m e outra de 60m. ja fiz os calculos levando em conta a distancia da base torre para a base estaios, e vou gastar +- 2 mil metros de cabo para estaiar, as duas fazendo uma amarra a cada 6 metros.

    Alguém poderia me indicar um possivel fornecedor para o cabo de aço ou cordoalha e suas respectivas bitolas ?

    Já pesquisei no forum e axei um projeto para torre de 30 metros com espessura de 4mm.

    Mas como estas torres são maiores fiquei na duvida.

    Agradeço a todos que se despuserem a ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Cabo de aço é mais pesado, o resultado é um estaio mais pesado, que força a torre pro chão. O efeito final é igual uma cordoalha beeeem esticada, se esticar demais é mais facil qualquer vento mandar a torre pro chão com cabo de aço do que com cordoalha.

    Nunca ouvi sobre torre de 25 ou 30m com aço caindo, mas com 45m pra cima já ví, é só apertar demais os estaios. O problema é que não é difícil confundir estaio de aço solto com estatio apertado demais, já que pelo peso do aço ele sempre parece curvado, mesmo que já esteja muito esticado. Cordoalha é mais tranquila, "enretou, tá esticado".

    Acredito que no mercado tenha só 2 tamanhos de cordoalha, a de 4,8 e a de 6,4mm, se não me engano 3/16 e 1/4" respectivamente. Aqui usamos 4,8mm mesmo em torres de 50m, sem problemas. As de 6,4mm deixamos pro pessoal usar em curral nas fazendas... é muito aço pro pouco "peso" das torres.

  3. #3

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cabo de aço é mais pesado, o resultado é um estaio mais pesado, que força a torre pro chão. O efeito final é igual uma cordoalha beeeem esticada, se esticar demais é mais facil qualquer vento mandar a torre pro chão com cabo de aço do que com cordoalha.

    Nunca ouvi sobre torre de 25 ou 30m com aço caindo, mas com 45m pra cima já ví, é só apertar demais os estaios. O problema é que não é difícil confundir estaio de aço solto com estatio apertado demais, já que pelo peso do aço ele sempre parece curvado, mesmo que já esteja muito esticado. Cordoalha é mais tranquila, "enretou, tá esticado".

    Acredito que no mercado tenha só 2 tamanhos de cordoalha, a de 4,8 e a de 6,4mm, se não me engano 3/16 e 1/4" respectivamente. Aqui usamos 4,8mm mesmo em torres de 50m, sem problemas. As de 6,4mm deixamos pro pessoal usar em curral nas fazendas... é muito aço pro pouco "peso" das torres.
    Eu vi uma torre de repetidora de TV que usa cordoalha. Faz décadas que está la´. Só achei que aquela cordooalha é muito dura. Não sei como eles conseguiram colocar os clipes tão certinhos. Até parece que foi feito com máquina. Fui numa loja para confirmar e achei só a 6.4mm e confirmei. Nao é nada flexível. Como voce consegue fazer as dobras e clipar Rubem? O custo da cordoalha é bem menor. Alguém me sugeriu comprar arame de cerca mas macio e fazer a cordoalha usando uma furadeira para torcer. Mas fiquei receoso. Se o arame for muito macio, acho que irá ficar cedendo após cada ajuste dos esticadores.

  4. #4

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Bom dia,

    Para definir a bitola exata do cabo utilizado para estaiar suas torres precisaríamos conhecer melhor a estrutura de suas torres. O engenheiro precisar fazer o cálculo estrutura e determinar quanto de peso a estrutura da mesma suporta.

    Caso a sua torre seja daquelas de 20cm x 20cm ou 30cm x 30cm e de cantoneiras "finas" tome cuidado com peso de cabos, peso de equipamentos e antenas, com o peso de quem faz manutenção na mesma, com a força e velocidade do vento no local. Torres construídas por serralheiro podem ser boas, mas não tem cálculo estrutural.

  5. #5

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    na hora da escolha por cordoalha ou cabo na verdade é pelo preço pois os 2 são de otima qualidade tanto na força como durabilidade,muitos vão de cordoalha pq é os cabos usados em alta tensão e quando e reformado a red elas para em ferro velho por kilo,mais o cabo de aço sai bem mais barato pois alem de ser novo são bem mais finos para ter mesma força da cordoalha que foi feita para transmitir energia eletrica,,,pois uma torre de 40 mt vc pode estaiar com 750 mt de cabo aço 3/16 que vc compra por 300,00 o rolo de 250 mt no atacado na casa do lojista em sp e vc pode comprar por telefone e te entrega por transportadora e no caso da torre de 60 mt vc tera de estaiar com cabo 1/4,,,,,aproveita e compra na casa do logista os esticadores e isoladores de pocelana que na minha ultima compra paguei apenas 7,00 cada esticador 5/16,,,outra dica não estica ate o final os cabos,e usa nas emendas amarradas torcendo e não presilhas,.,.,.,.pode ticar na estrelinha pois é por esperiencia propria que te passei estas dicas

  6. #6

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Então quanto aos dados da torre são esses: Modulos de 3m 50x50x50 cm

    Cantoneiras 1"pol nas laterais - ferro 3/8 fazendo os triangulos e travamento - e cantoneiras 1"pol ¹/² por 3/16 espessura (acho que é assim que se escreve uma polega e meia) nas pontas fazendo as ligaçoes de modulos.

    O Equipamento que ira nas torres serão um par de Rocket 5m + dish de 30dbi que são homologadas. de inicio é apenas isso, mas pode ser que se acrescente algum equipamento para distribuir sinal nos locais das torres.

    Serão usadas em um ponto a ponto.

    Outra coisa aqui na minha cidade não conheço engeheiro para estrutura, apenas civil.

    Também estou procurando uma empresa ou alguém que me ajude a tirar a licença SCM entrei em contato com a SOLINTEL e a MICROWAVE pelos seus respecitvos site, e ainda não me retornaram, na SOLINTEL eu chegei a ligar lá mas estavam todos ocupados e ficaram de me retornar.

  7. #7

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu vi uma torre de repetidora de TV que usa cordoalha. Faz décadas que está la´. Só achei que aquela cordooalha é muito dura. Não sei como eles conseguiram colocar os clipes tão certinhos. Até parece que foi feito com máquina. Fui numa loja para confirmar e achei só a 6.4mm e confirmei. Nao é nada flexível. Como voce consegue fazer as dobras e clipar Rubem? O custo da cordoalha é bem menor. Alguém me sugeriu comprar arame de cerca mas macio e fazer a cordoalha usando uma furadeira para torcer. Mas fiquei receoso. Se o arame for muito macio, acho que irá ficar cedendo após cada ajuste dos esticadores.
    A cordoalha de 4,8mm dá pra dobrar 'direito' com uma chave grande, alicate de pressão, ou alicate turquesa. Achamos a cordoalha mais em conta de lojas de material agropecuario (Não aqueles parecidos com petshops, e sim as que vendem defensivos, implementos). A de 6,4mm usamos em currais mesmo, meu cunhado usa toda hora, mas não dobra, dá trocentas voltas pra usar o menor numero de esticadores, porque dá bastante trabalho colocar um esticador pequeno naquilo.

    Aqui as torres mais velhas tem 20-25 anos, todas com cordoalha 4.8mm, com 40-50m.

  8. #8

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Uso aqui em 15 torres cordoalha de 3/16".

    Mandei fazer uma torre de 40m 40x40x40 módulos de 3 metros o cara disse que eu tinha que usar o cabo de 5/16 mas meu companheiro, muito caro e duro, difícil de trabalhar mas pode bater um avião na torre que o cabo não arrebenta!! rsss

  9. #9

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Uso aqui em 15 torres cordoalha de 3/16".

    Mandei fazer uma torre de 40m 40x40x40 módulos de 3 metros o cara disse que eu tinha que usar o cabo de 5/16 mas meu companheiro, muito caro e duro, difícil de trabalhar mas pode bater um avião na torre que o cabo não arrebenta!! rsss
    3/16 ou 5/16?

  10. #10

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Olá companheiros ainda não decidi o que usar na Torre procurei em varios lugares para comprar e o unico lugar que achei preços foi no mercado livre.

    Cordoalha de Aço Galvanizado HS de 7 fios - R$ 2.10 em MercadoLivre

    Esse ai sai a R$ 1,65 o metro. cordoalha 3/16 HS (HS Alta Resistência) 7 fios.

    E esse outro cabo de aço 3/16 sai a R$ 1,52.
    Cabo de Aço (3,2mm) 250m - R$ 213.50 em MercadoLivre


    Alguém tem algum outro fornecedor?

    Quanto ao preço ficou meio parecido. Mas quanto a qual ser melhor ainda estou na duvida.

  11. #11

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    O cabo de aço do anúncio não é 3/16 mas sim 1/8. Fica muito fino para segurar qualquer coisa onde exija mais resistencia.

    na FG eu comprei o cabo de aço 3/16 6x7 AF por 1,30 já com frete pago. Dependendo da sua região talvêz seja vantajoso.
    Se não, eu ficaria com a cordoalha de 2,10 o metro, que vai cair para 1,65 com os 7.000 metros que voce pediu a cotação.

  12. #12

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    3/16 ou 5/16?
    Nas torres abaixo de 30 mts uso 3/16" ou 1/4" (depende da torre)

    Torre 30x30x30cm módulos de 2 mts uso 3/16", torre de 40x40x40 cm módulos de 3 mts (mais pesada) uso de 1/4".

    Torre acima de 30mts uso 5/16"

    Tudo CORDOALHA que compro em pedaços na medida exata que preciso.

  13. #13

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cabo de aço é mais pesado, o resultado é um estaio mais pesado, que força a torre pro chão. O efeito final é igual uma cordoalha beeeem esticada, se esticar demais é mais facil qualquer vento mandar a torre pro chão com cabo de aço do que com cordoalha.

    Nunca ouvi sobre torre de 25 ou 30m com aço caindo, mas com 45m pra cima já ví, é só apertar demais os estaios. O problema é que não é difícil confundir estaio de aço solto com estatio apertado demais, já que pelo peso do aço ele sempre parece curvado, mesmo que já esteja muito esticado. Cordoalha é mais tranquila, "enretou, tá esticado".

    Acredito que no mercado tenha só 2 tamanhos de cordoalha, a de 4,8 e a de 6,4mm, se não me engano 3/16 e 1/4" respectivamente. Aqui usamos 4,8mm mesmo em torres de 50m, sem problemas. As de 6,4mm deixamos pro pessoal usar em curral nas fazendas... é muito aço pro pouco "peso" das torres.
    Amigo boa noite. Vou montar minha primeira torre que sera de 20 metros. Quero utilizar cordoalha. Mas tenho uma duvida: já ajudei a fazer estádio com cabo de aco colocando presilhas. Mas nas torres que vai cordoalha parece que passa um tipo d cola. Me desculpe a ignorância, mas você poderia me orientar?

  14. #14

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Usa presilhas da mesma maneira que seria com cabo de aço!

  15. #15

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Isso, a força sobre a presilha é mínima, poderia até amarrar um laço de presente vermelho que ia suportar (Até aprodrecer).

    A cordoalha dobrada não faz forçar na presilha, e a cordoalha nem precisa ser muito esticada mesmo, a função dos estaios é limitar movimentação lateral da torre e não puxar ela pra baixo até fincar no chão, a força exercida pelo estaio no solo é pequena, rajadas de 100Kg talvez, isso é uns 15% do que a cordoalha aguenta (E menos de 1% disso é transferido pra presilha).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dicas_05.jpg
Visualizações:	2277
Tamanho: 	16,7 KB
ID:      	60003


    Agora essa cola... onde viu isso?
    Nunca ví nenhuma cola nem nada parecido. Cabo de aço as vezes vem com graxa, e existe graxa branca em spray (Péssimo anti-ferrugem! Passe um lubrificante em spray mas não graxa em spray, a graxa em spray não cobre bem as partes, a não ser que usaram alguma graxa importada, mas as nacionais em spray são péssimas, já os liquidos (Silicone ou lubrificante) cobrem toda a area porque... são líquidos), não foi isso que viu? É bom se preocupar com oxidação, mas um WD40 a cada 2 anos já tá bom, sem NENHUM cuidado essas coisas ainda duram 10 ou 15 anos, imagina com um pouco de cuidado.

  16. #16

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Ai, não riam não, mas sabe o que tu faz nas presilhas..???
    Zarcão e tinta mesmo,...bem pintado a ferrugem nem chega..ou coça o bolso e bota de inox

  17. #17

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    no caso de cordoalha eu vejo utilizacao de `alca pre formada`. procura na net que tem tutorial sobre como colocar a alca. eu sempre via pronto e me perguntava como eles conseguiam colocar tao certnho. depois que vi como coloca ficou facil. mas como o Rubem falou, o peso e grande.
    A cordoalha 'e extremamente dura, nao da nem para dobrar para colocar as presilhas ou clip

  18. #18

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    Hum... que cordoalha é essa que é tão dura pra dobrar?

    Torre até 30m geralmente aqui se usa a cordoalha de 3 fios, que tem 4mm e suporta tração de 1 tonelada (Tá na ficha técnica). É extremamente leve, prefiro ela, não dobra como arame de aço cozido mas dá tranquilamento pra dobrar na mão e prender 2 presilha fácil-fácil sem nem usar ferramenta (Só precisa uma chave 8mm pra apertar depois).

    As vezes se parte pra de 6 ou de 7 fios, mais por bobeira de vendedor do que por motivo, já que a de 7 fios tem 7 fios mais fino, tem 4,8mm mas suporta tração de apenas 0,7 toneladas!
    (A se 6mm, ou 1/4", essa sim suporta 2t ou 3t se não me engano, mas tem 3/16" de 7 fios, acho bobeira, suporta menor tração que a de 3 fios também de 3/16" (Mas a conta não bate certo, 3/16" seria 4,8mm, mas tem cordoalha nominal de 4mm, vai entender)

    A de 6 fios não sei muitos dados, tenho por aqui mas parece que é velha e não se encontra mais a venda (Já perguntei, ninguém conhece), tem uns 6mm, acho que é grossa a toa porque mesmo cordoalha de 3 fios (Pra 1000Kg) já suporta tração muito maior que uma torre de 20, 30 ou 45m tem.
    (E não falo isso pros outro, pode ver que sempre sugiro cordoalha de 7 fios (4,8mm). Pra mim mesmo, a torre que ficava em cima da minha cabeça em casa era cordoalha 3 fios, estaio a apenas 7m, em torre de 30m de altura, é exagero e não recomendo, mas eu confio a ponto de dormir em baixo disso, e de subir mesmo em dias com vento. O que EU uso é apenas cordoalha 3 fios, pra 1000Kg, subo sem medo, coloco antena grande sem medo, só que a partir de certo arrasto precisa mais estaios e anti-torção acima e abaixo da antena grande)




    Estou no nordeste de MT, a amazonia legal começa aqui perto (O Xingu é mata amazonica), perto da cidade é uma mata de galeria que chamam de cerradão, arvores grandes e madeira boa, um pouco mais longe tipo 50Km já é mata amazonica, outro tipo de madeira, e tem arvores maiores. É região que já teve 1 serraria pra cada 500 habitantes, e cada serraria tem seu trator e seu caminhão puxando madeira, na adolescencia eu trabalhei em oficina de maquinário pesado e agricola, soldei muuuuuuuuito guincho e chassi de CBT ou caminhão MB 1113 que tentou levar tora de 20 toneladas, os cabos de aço finos tipo 20mm tem resistencia a tração enorme, mas... o problema é no engate. Mesmo colocando alça pré-formada, fazendo aquele esqueminha de torcer uns fios pelo meio dos outros (Fazer isso fura tudo os dedos, mesmo SE usasse luva), o cabo começa a romper (Puxando uma tora de 15m, de 1m de diametro, é fácil notar isso) não no meio mas sim sempre perto da alça ou presilha, o jeito pra ter mais durabilidade nesses usos é exagera no diametro do cabo, usar cabo de 40mm mesmo que for trabalhar só com madeira fina tipo arvorezinha de 8m e 60cm de diâmetro, e... com cabo assim tanto faz usar alça pré-formada ou não, tanto faz usar presilha bem bonitinha com cabo bem trançado ou não, dura mais mesmo que fizer uma emenda porca e colocar presilha, enquanto num cabo de 20 ou 25mm sempre rompe perto das presilhas.

    Já pra prender essas toras nos caminhões, pra não escorregarem pros lados, não precisa algo tão grosso, nesses casos o cabo vai de uma catraca até outra, não tem presilhas. Mas... se usar cabo de aço tipo um 6x6, ou 6x7 (6 conjuntos de 6 ou 7 fios de aço) ocorre um pequeno problema: A elasticidade desse tipo de cabo permite que a carga se mova. Isso é desejável? Depende, transportando um carro de 1200Kg em cima da carroceria sim, uma leve movimentada já que ele tem suspensão é aceitável, mas... levando 30t de madeira sólida em cima da carroceira tudo o que você não quer é que ela tenha 1cm de folga pra inércia criar um "tranco", porque o problema de carga pesada não é a força que ela cria nas aceleraçõs e frenagens, mas sim o tranco em caso de pulo (Buraco nas estradas do brasil? Não tem).
    Alias, acho na semana passada ou na outra aqui perto de casa aconteceu isso: http://www.aguaboanews.com.br/imgsit...p-HJ_-_003.jpg Sujeito prendeu trator com fita de nylon em cima da carroceria, rodou normal por umas horas, mas hora que chegou num ponto onde o sacolejo da estrada fez o trator dar um tranco nas fitas, elas se romperam, e o trator pela inércia foi pra frente e passou por cima da cabine com motorista dentro. Não sei se dá pra ver na foto mas não são cintas de nylon porcaria de 3 ou 5mm pra 2t, são de 10mm, pra 10 toneladas, 2 por roda dianteira e 3 por roda traseira, o tranco foi violento a ponto de romper isso.

    Em torre não existe tranco assim, se um avião bater na torre ele não vai quicar e voltar só dando um tranco, ele vai passar reto levando torre junto, então essa preocupação com tranco não existe, existe só a tração criada por ventos, e... essa é constante (Mesmo rajadas começam lentamente, leva digamos 1s pra pro torque subir de digamos 30N.m pra 500N.m (E se uma cordoalha suporta 1000Kg tração, seriam 10 mil N.m)). Mesmo com cordoalha 3 fios de 4mm não ví um estourada ainda, OU a torre torce por falta de anti-torção e uso de antena grande e cai pra baixo sem romper estaio, OU o suporte do estaio é arrancado do chão (Sim, ví um bloco de 50x50cm de concreto tirado de dentro do chão (Solo arenoso é soda), com cordoalhas de 3 fios intactas).

    E insisto nisso, o tipo de força exercida nos estaios/estais não é grande, 1 pessoa consegue segurar 1 estaio de torre de 30m, a força necessária é razoavel mas raramente excede o peso de um adulto normal (Uns 80Kg. Magrelos de 60Kg não são normais, ou não são casados...).

    Erguer uma estrutura pelos estaios é tarefas sobrehumana, isso não se faz (A não ser com algo sobrehumano, tipo trator (Ou pickup, em terras de agroboys despreparados). Mas depois que ela está no lugar, pra manter ela lá o esforço em cada estáio é mínimo, lembro de ver ficha técnica americana de torre modular de coisa tipo 100 pés (33m) falando em apertar estaio até 150N.m de torque (15Kg.m), acho pouco, geralmente se estica mais os estaios (Chuto o dobro disso, apesar de eu deixar os meus sempre mais soltos e nunca tive problema, nem por isso recomendo) porque a referencia é um cabo que não chacoalha (E aí entra o problema do peso do cabo de multiplos fios, num cabo de 25, 36 ou 41 fios o torque não é igual em todos esses fios finos, uns são mais soltos que outros, sempre vão chacoalha. Já na cordoalha de 3 fios é tudo bem distribuido, com torque pequeno você estica bem o troço, sem risco de aperto excessivo, nem de deixar solto demais.

    Agora... o que eu não consigo dobrar pra colocar presilha é cabo de aço tipo um 6x6, digamos que pra tocar uma ponta no cabo cria um circulo de 20cm. Já com cordoalha de 3, 6 ou 7 fios galvanizados dá pra dobrar na mão a ponto de caber fácil uma presilha, mas não fica bonito, melhor usar alicate, porque a de 4mm com a mão fecha no máximo isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cordoalha.jpg
Visualizações:	987
Tamanho: 	35,0 KB
ID:      	60024
    E a de 6mm fecha menos, mesmo com mais força:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cordoalha14.jpg
Visualizações:	569
Tamanho: 	34,5 KB
ID:      	60025


    Como dobrar? Prende na torre (Sobe com a alça do ganho já no meio do fio), prende o gancho no chão, puxa (Aí você usa o peso do corpo, não apenas a mão), dobra o suficiente, coloca as 2 presilhas, e então serra o excedente, não desperdiça nem 1cm de cordoalha.

  19. #19

    Padrão

    Muito bom cara, mas como acho na Net essa cordoalha de 3 fios que suporte 1000kg?

  20. #20

    Padrão Re: Cabo Aço ou Cordolha? Qual espessura?

    A de 7 fios pra 2 toneladas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...sse-a-250m-_JM

    A de 3 fios pra 1 tonelada:
    http://www.efacil.com.br/loja/produt...oja=uberlandia
    (Sou da roça, só sei achar pela terminologia que construtor de curral usa... deve ter disso em outros locais também)

    Com a de 7 fios só tem que cuidar que tem alguma variação dela que é pra algo tipo 700 a 800Kg, nunca olhei bem qual é, talvez seja uma de cobre pra uso elétrico que uns capiau usam em currais, é só cuidar pra que seja de aço mesmo.

    Não sei se é por eu estar na roça, mas encontro isso aqui (Tanto 3 como 7 fios, de 4 ou de 6mm) em uns 30 comércios diferentes, enquanto um cartucho pra impressora ou uma paçoquita cremosa sei lá se tem 2 empresas vendendo, realmente nunca precisei procurar na internet porque rep. comercial de produto agrícola, loja de produto agropecuário, ou até loja de material elétrico tem (Postes as vezes precisam estaio, se tiver curva ou for o último ele é estaiado).