+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão squid !

    Bom, estou querendo pedir uma ajuda a voces, eu tenho um cache montando em minha rede onde estou testando algumas soluções. Eu queria saber se há uma forma de identificar o trafego que o proxy requisita, Quando o cliente requisita um video etc.., o proxy faz download dele. A minha duvida é se há como diferenciar o video que o cliente esta assistindo, daquele que o proxy esta baixando no mesmo momento?

    Forte abraço.
    Att.

  2. #2

    Padrão Re: squid !

    Código :
     tail -f /var/log/squiq/access.log | grep HIT | grep IPDOCLIENTE

    faz tempo q não mexo com isso mas se eu não me engano os "HIT" é o que ja tem no cache...

    me corrijam ai se eu estiver errado...

  3. #3

    Padrão Re: squid !

    Isso mesmo, HIT é o que ja tem no cache, mas não é bem isso que estou querendo. Ex.
    Cliente requisita o arquivo X, no mesmo momento o servidor começa a baixar uma copia desse arquivo X pra deixar em cache. O que eu quero fazer é colocar um controle de banda especificamente no download que vai para o cache. Para não pesar a internet da minha rede. Entende, o cliente vai ter prioridade, e o cache vai ter um download um pouco mais lento. Isso tudo para não ¨matar¨ o trafego da rede toda vez que ativar o proxy.

  4. #4

    Padrão Re: squid !

    bom... pros videos tem o thunder... agora para um download de arquivo em específico eu nunca fiz...

    mas fiquei curioso... to caçando aki qualquer coisa posto ai...

  5. #5

    Padrão Re: squid !

    então, mas esse cache que estou testando e pra videos tbm, saber a diferença do trafego que vai pro cliente e o que vai pro servidor é de suma importancia para o bom funcionamento do cache em redes maiores.
    to pesquisando que nem doido aqui tbm e não to achando ! rsrsrs

  6. #6
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: squid !

    Citação Postado originalmente por deivisonmoraes Ver Post
    Isso mesmo, HIT é o que ja tem no cache, mas não é bem isso que estou querendo. Ex.
    Cliente requisita o arquivo X, no mesmo momento o servidor começa a baixar uma copia desse arquivo X pra deixar em cache. O que eu quero fazer é colocar um controle de banda especificamente no download que vai para o cache. Para não pesar a internet da minha rede. Entende, o cliente vai ter prioridade, e o cache vai ter um download um pouco mais lento. Isso tudo para não ¨matar¨ o trafego da rede toda vez que ativar o proxy.
    O que você está esquecendo, que tudo que é HTTP passa pelo proxy!
    Limitar a velocidade do tráfego do proxy seria limitar a velocidade do cliente 2 vezes.
    Saca só, tem como sim, Squid manda um header +- assim: "Via: Squid", aí só pegar e marcar os pacotes.
    Não lembro o header ao certo, teria que se pegar com um visualizador de header na web.

    É o mesmo princípio do cache full, só que invertido, na outra ponta.

  7. #7

    Padrão Re: squid !

    sim sim, ai é que esta, eu não quero controlar o trafego do cliente, quero controlar o do servidor fazendo essa diferenciação, é esse mesmo metodo que disse acima ?

  8. #8
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: squid !

    Citação Postado originalmente por deivisonmoraes Ver Post
    sim sim, ai é que esta, eu não quero controlar o trafego do cliente, quero controlar o do servidor fazendo essa diferenciação, é esse mesmo metodo que disse acima ?
    É sim...
    Mas o que o servidor baixa, é o que um cliente está baixando...

  9. #9

    Padrão Re: squid !

    Resumindo: o proxy (squid ou lusca) baixa na velocidade do cliente. Agora se você quiser reduzir a velocidade ou diferenciar quaisquer download (arquivo grande) e usa Mikrotik procure por connection bytes.
    Última edição por bjaraujo; 16-04-2011 às 09:00.