+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy HOTSPOT internet + intranet

    Olá a todos. No condomínio onde moro temos uma rede com HOTSPOT, compartilhada via wifi e fio. Nosso HOTSPOT utiliza webproxy também.
    Todos se conectam ao HOTSPOT para acessar a internet e acesso à arquivos disponibilizados na intranet via HOTSPOT. Andei procurando no forum mas não encontrei e gostaria que você pudessem me orientar no seguinte problema.
    Usamo internet satélite, e o link geralmente gira em torno de 400 kbps de 0600 às 0000. Então temos a necessidade de controlar banda a fim de que todos possam acessar bem a internet (são em torno de 25 pessoas).
    Desejo orientações como limitar a banda da INTERNET, mas não limitar a banda da INTRANET, para que todos continuem acessando a INTRANET com 8M de velocidade.
    É possível isso?? Como posso fazer??
    Abç a todos.

  2. #2

    Padrão Re: HOTSPOT internet + intranet

    ja que vc usa proxy (cache como vc diz) aumenta o tamanho do seu proxy e aumenta os dias ou meses em que o conteudo vai ficar fresco na cache,
    limita as conexoes por host
    usa a cache interna do mikrotik para resolver os dns
    limite P2P na rede.. entre outros
    aqui ensina como fazer
    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki

  3. #3

    Padrão Re: HOTSPOT internet + intranet

    Entendi amigo. So que eu disponibilizo tutoriais em videos em uma pagina html cujo conteudo esta em uma pasta no servidor e nao em cache. Por isso eu queria saber se tem como limitar banda na internet e nao limitar na intranet. Mas valeu pela dica.

  4. #4

    Padrão Re: HOTSPOT internet + intranet

    se vc usa hotspot e todos o conteudo do html esta na pagina do hotspot limite a regra no seu servidor hotspot

    la em ip hotspot server profiles em Rate Limit fixa uma velocidade de acesso as paginas internas por exemplo
    Rate Limit (rx/tx) 2M/2M

  5. #5

    Padrão Re: HOTSPOT internet + intranet

    Simplismente marque os pacotos da sua intranet no ip firewall mangle e depois libere a velocidade que vc quer lá na queues...
    Abraços e boa sorte!

  6. #6

    Padrão Re: HOTSPOT internet + intranet

    Citação Postado originalmente por Draconro Ver Post
    Simplismente marque os pacotos da sua intranet no ip firewall mangle e depois libere a velocidade que vc quer lá na queues...
    Abraços e boa sorte!
    Valeu camarada, vou buscar tutorial para marcação de pacotes e testar. Grande abraço.

  7. #7

    Padrão Re: HOTSPOT internet + intranet

    Citação Postado originalmente por s3lv4h Ver Post
    Valeu camarada, vou buscar tutorial para marcação de pacotes e testar. Grande abraço.
    Caso você não consiga posso tentar fazer as regras pra vc na quinta-feira. Não irei prometer pra você só irei analisar a sua rede com dados que vou lhe perguntar depois. Ae a gente tenta resolver isso juntos ok!
    Abraços e boa sorte!