Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gpon com FTTH

    Tenho uma rede feita atuamente com fibra optica e conversores nas caixas em poste dai sai cabo patrançado para os cliente mais neste periodo de inverno queima muitas switch e por esse motivo estou vendo a possibilidade de invertirmos em Gpon com ftth já que tenho a rede de fibra pronta.
    Ouvi falar que tem um provedor do Sul que já usa assim, gostaria que se alguem soubesse mais detalhes desta tecnolia pudesse me passar.

  2. #2

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    interessante mas como vc faria a divisão da fibra que vc ja tem para poder atender os clientes.
    porque vc hj leva a fibra ate o poste x nele coloca um conversor e liga o switch, ate aqui é facil, mas vc ira eliminar o switch e como ira dividir a fibra.

    ou vc pretende usar isso:
    http://www.furukawa.com.br/news/0803/WN_110308.pdf
    http://portuguese.alibaba.com/produc...382594957.html
    http://portuguese.alibaba.com/produc...223032139.html
    Última edição por edmarmega; 18-04-2011 às 20:30.

  3. #3

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Sim, ficaria ótimo.

    O problema é o custo de levar fibra até o cliente. Nem as grandes operadoras estão arriscando instalar fibra até o endereço final. O custo ainda é muito alto. Mas, nos entrocamentos é altamente recomendável instalar fibra gigabit ethernet.

    O fato positivo é que a fibra não conduz corrente elétrica. Logo, não há risco de queimar equipamentos na rede. Exceto nos switches e nos conversores ligados diretamente à rede elétrica que podem danificar com sobretensõs. Cada caso requer estudo. Para investimento alto é aconselhável contratar um profissional qualificado.

  4. #4

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Aqui no Rio de Janeiro a Gvt está levando fibra até a casa do cliente !


    Com a questão técnica mesmo queimando equipamentos ainda é viavel trabalhar com conversor de midia, pq em uma rede cat5 os switchs quando queimam ... eles queimam pelas portas .... pela própria rede cat5 ... e no seu caso queimam apenas onde tem os surtos ... já que a rede que leva os dados é fibra !

  5. #5

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim, ficaria ótimo.

    O problema é o custo de levar fibra até o cliente. Nem as grandes operadoras estão arriscando instalar fibra até o endereço final. O custo ainda é muito alto. Mas, nos entrocamentos é altamente recomendável instalar fibra gigabit ethernet.

    O fato positivo é que a fibra não conduz corrente elétrica. Logo, não há risco de queimar equipamentos na rede. Exceto nos switches e nos conversores ligados diretamente à rede elétrica que podem danificar com sobretensõs. Cada caso requer estudo. Para investimento alto é aconselhável contratar um profissional qualificado.
    Talvez nos pontos mais críticos seria interessante usar cabeamento F/UTP ou até SF/UTP (blindados).
    Fizemos uma instalaçao de rede recentemente numa substação de energia. Dentro dela. Nao tivemos problemas até agora...
    Quanto ao GPON, o custo é alto sim para derivar a fibra do poste até no cliente... mas sem ser assim vai ser complicado, pois tu um equipamento para cada cliente, e cada equipamento é diferente um do outro (pelo que sei...).

  6. #6

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    O pessoal que nem no caso dos spliter optico eles devem ter homologação tb?
    digo isso pois nao conduz energia, apenas dados e não é elétrico.

  7. #7

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    O pessoal que nem no caso dos spliter optico eles devem ter homologação tb?
    digo isso pois nao conduz energia, apenas dados e não é elétrico.
    Na verdade acho que a Anatel nem homologa isso. Talvez eu esteja errado. Sei que os splitters não precisam estar no projeto. Por onde a fibra vai passar, que cabo, onde terá cordoalha, onde terá ancoragem simples ou completa, isso tudo está presente no projeto, agora splitters não. Cuidado no uso dos splitters também hehe, leve em conta a atenuaçao de cada splitagem....

  8. #8

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    falei a pouco com um amigo que veio recente do japão, diz ele que la ele trab em um provedor de internet e telefonia, e trabalhava com fibras, diz ele que usava esses mesmos divisores opticos da alibaba, onde eles fechavam pacotes de 30 residencias em conjunto ou bairro, e ai levavam uma fibra até la, e depois dividiam essa fibra e onde era preciso era colocado um aparelho que aumentava a potencia do feixe, isso se preciso, pois diz ele que em um determinado bairro foram para instalar 30 e fizeram 150 instalações na fibra, tudo usando divisores opticos.
    Não sei se realmente é o mesmo do alibaba, pois ele disse que eram divisores passivos, os unicos ativos que era usado seria os conversores de midia, e os aplificadores de feixe de luz, há outra coisa pouco se usava fusão tudo na base de conectores, diz ele que o pessoal que fazia as pontas nas casas e colocava o conversor nao gatava mais que 30 minutos.

  9. #9

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    falei a pouco com um amigo que veio recente do japão, diz ele que la ele trab em um provedor de internet e telefonia, e trabalhava com fibras, diz ele que usava esses mesmos divisores opticos da alibaba, onde eles fechavam pacotes de 30 residencias em conjunto ou bairro, e ai levavam uma fibra até la, e depois dividiam essa fibra e onde era preciso era colocado um aparelho que aumentava a potencia do feixe, isso se preciso, pois diz ele que em um determinado bairro foram para instalar 30 e fizeram 150 instalações na fibra, tudo usando divisores opticos.
    Não sei se realmente é o mesmo do alibaba, pois ele disse que eram divisores passivos, os unicos ativos que era usado seria os conversores de midia, e os aplificadores de feixe de luz, há outra coisa pouco se usava fusão tudo na base de conectores, diz ele que o pessoal que fazia as pontas nas casas e colocava o conversor nao gatava mais que 30 minutos.
    Mas é que lá até o vaso sanitário deve ser de fibra óptica né.... tem fibra nas casas há anos já, os caras são bons mesmo...

  10. #10

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Mas é que lá até o vaso sanitário deve ser de fibra óptica né.... tem fibra nas casas há anos já, os caras são bons mesmo...
    Aqui em Garibaldi, RS nós iremos implantar 11km de fibras utilizando 100% de tecnologia GPON, a previsão de lançamentos dos cabos e ativação do serviço está para setembro.

  11. #11

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por celoborba Ver Post
    Aqui em Garibaldi, RS nós iremos implantar 11km de fibras utilizando 100% de tecnologia GPON, a previsão de lançamentos dos cabos e ativação do serviço está para setembro.
    Chique em, vai que é mole, passa mais detalhes para nos de como vaio ser feito ai. equipamentos, cabos, fibra para muitos é novidade para mim mesmo é. para PTP sei que é facil, mas para uma rede toda, indo da central ate o cliente, hum, isso é futuro.

  12. #12

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por celoborba Ver Post
    Aqui em Garibaldi, RS nós iremos implantar 11km de fibras utilizando 100% de tecnologia GPON, a previsão de lançamentos dos cabos e ativação do serviço está para setembro.
    Aqui já estamos operando. O projeto prevê 40Km de Fibra, GPON também... estamos começando a operar esse mês de maio...

  13. #13

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Aqui já estamos operando. O projeto prevê 40Km de Fibra, GPON também... estamos começando a operar esse mês de maio...
    quais equipamentos esta utilizando?

  14. #14

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    eles nao colocam o quais os equipamentos ou como foi feito o projeto, afinal pode ser que alguem leia e resolva fazer

  15. #15

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    eles nao colocam o quais os equipamentos ou como foi feito o projeto, afinal pode ser que alguem leia e resolva fazer
    Citação Postado originalmente por thiagotg Ver Post
    quais equipamentos esta utilizando?
    É... como não fui eu que fiz o projeto (nem eu que paguei por ele) é meio complicado postar aqui... Claro que o intuito do fórum é ajudar... mas enfim, eu te indico o pessoal da Furukawa. Eles te dão completo apoio no teu projeto de GPON (caso pegue equipamentos deles, os quais sao de ótima qualidade inclusive, como todo material deles). Mandam o cara deles na obra e tal, tiram tuas dúvidas, disponibilizam engenheiros para o projeto eu acho, é uma beleza... vê com eles lá, começa no 0800 da Furukawa mesmo que eles te passam o contato do pessoal do GPON.

  16. #16

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Retomando o tópico.
    Senhores, realmente FTTH ta ai, tenho muito interesse em investir nesta tecnologia. Gostaria de saber já tem alguém usando e que fabricante, pois com inúmeros chineses, ta difícil chegar a um fornecedor de boa qualidade e preço competitivo.

  17. #17

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Citação Postado originalmente por vprime Ver Post
    Retomando o tópico.
    Senhores, realmente FTTH ta ai, tenho muito interesse em investir nesta tecnologia. Gostaria de saber já tem alguém usando e que fabricante, pois com inúmeros chineses, ta difícil chegar a um fornecedor de boa qualidade e preço competitivo.
    Olá. Estamos usando aqui FTTB. Fornecedor nosso é a Furukawa e, sem dúvida, equipamentos de ótima qualidade. O nome já diz tudo. Como citei antes, em casos de FTTH, te dão suporte de projeto e tudo o mais. Então, acredito que vale a pena o investimento =)

  18. #18

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    o pessoal da cianet tb já estão trabalhando com toda linha de gpon com ftth!!!

  19. #19

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    Para quem nao viu ainda Parks

  20. #20

    Padrão Re: Gpon com FTTH

    ola
    boa tarde
    se vc estiverem interessados eu fiz o meu projeto.. só paguei o engenheiro pra passar a fibra e as papeladas exigidas da companhia elétrica... minha rede é gepon E ja estou com 6 bairros prontos.. e 35 clientes em teste... essa tecnologia pode ser cara... mas nada a supera... também estou testando uma versão mista... GEPON + REDE, ou seja fibra ate no poste e cabo de rede no cliente... detalhe.. o próprio cliente alimenta A ONU... esse estou achando muito interessante... ai fica 1x8 ou seja 1 fibra 8 lan... custo por cliente (equipamento) R$ 87,50