Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Olá, é assim que trabalho a algum tempo aqui, e tenho sucesso com isso. 200k...300k...400k não é a velocidade de meus clientes, é a banda garantida a eles, eles navegam em até 4M por causa do thundercache compreendeu? Para o cliente as meninas da recepção durante o primeiro contato deixam bem claro como é a conexão da empresa, por que oferecer 200K para o cliente, é por que não dá mais...mesmo!!

    O cliente fica sabendo se em algum momento ele fizer um teste de velocidade e der menos que 200K, ele pode contactar o suporte imediatamente, investi no cache, providenciei servidores (mesmo) com hd's SCSI, nos PTP passei a usar Airmax (ubiquiti) interligando as torres com perfeição e aumentei o trouphut da rede.

    Fiz setorizações, dividi a carga, não sobrecarrego nenhum POP, se chegar ao limite monto outro POP, chego a ter em uma situação em um raio de 4KM 9 setoriais com 3 torres, dessa forma consigo trabalhar perfeitamente em 2.4, e não excedo os limites dos cartões em B/G.

    Os 4M não são para cada cliente, são 4M para dividir para todos, então, para isso os dados tem que fluir com perfeição, CCQ 100% nos PTP e nos clientes, para poder a entrega do arquivo se dar da forma mais rápida, desocupando a rede e o cache para outra tarefa.

    Dessa forma meus clientes conseguem navegar a uma média de 800K a 1.2M em média, devido a otimização do cache na rede, uso o squid junto com o thunder, tive sorte de sempre ter a ajuda do ((Osmano e do Minelli)), já ajudei a eles também, mas nada perto do que me ajudaram, e dessa forma não tenho receio algum de dizer que a minha conexão é uma das melhores que o cliente pode ter aqui em Natal-RN.

    O cache é a saida !! Alem de fornecer essa velocidade, as meninas da recepção ficam navegando por sites mais acessados, como exemplo a globo.com, colocando alguns vídeos em cache, para que quando o cliente acesse, o vídeo já esteja lá, por exemplo, o da corrida de F1 da china, estava na primeira página da globo.com tinha 32 minutos com resumo da corrida, eu mesmo coloquei em cache para agilizar para os clientes, imagine ai, são 32 minutos assistindo, sem usar o link e gerando a percepção de uma ótima conexão, gastei 4 minutos para colocar esse vídeo em cache, a velocidade da maquina que faz isso é ilimitada, para que possa colocar o arquivo de forma mais rápida no cache.

    Observe que há um trabalho para o cache, e isso faz uma enorme diferença, além da entrega do arquivo se dá muito mais rápidamente devido ao arquivo estar no servidor em sua rede, e não no google em Miami, ou na globo.com que também fica nos EUA.

    Jogo toda a porcaria, toda mesmo em um ADSL de 10M, mais UDP e portas altas, para o dedicado somente a porta 80, dessa forma posso dar até 2M de P2p para os clientes (ou mais), temos que usar o que as operadoras tem contra elas também.

    Não uso adaptadores USB nos clientes, nem placa PCI, só acess point, ou CPE, minha rede é IPXMAC, mas pelos ap's eu dou um dhcp para ele, deixando liberado somente 3 host's no dhcp do rádio, de quebra isso ainda me trata o netbios.

    Rb's...só para controle de MAC, rede em bridge...firewall de camada2...e por ai vai...

    Bom, sei que o topico é sobre outro assunto, mas tomando algumas providências assim, com planejamento, conhecimento, amizades, consegue-se sim, prestar um ótimo serviço e não se preocupar com problemas como os citados acima, acho que o empresário de uma rede tem que focar na excelência de seu serviço prestado, e não ficar preocupando-se com essas coisas, não que isso não seja um problema, por que é para a maioria, mas temos que planejar bem as contra medidas, até por que sabemos que ninguém é por nós, muito menos o governo que só quer nosso sangue.
    Última edição por Roberto21; 21-04-2011 às 12:15. Razão: adicionar mais detalhes

  2. #22

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Infelizmente não tem como controlar, são 1 milhão de gatonet para algumas dezenas de fiscais da anatel e centenas de denuncias muito mais urgentes como rádios piratas e interferências em aeroportos ou telefonia celular.... É praticamente impossível combater essas pessoas, mesmo quando a anatel dá flagrante é só os fiscais virarem as costas está tudo lá no lugar funcionando normalmente, e geralmente demoram uma eternidade para voltar no mesmo local duas vezes... Não julgo os fiscais julgo sim o jeitinho brasileiro de ganhar dinheiro fácil... Aqui já pegaram três vezes um menor que tem gatonet e os pais não foram responsabilizados, alegaram que ficam o dia inteiro fora e não sabiam de nada... Oras tá mais fácil montar provedor e colocar o filho de 14 anos pra tocar do que pagar imposto não é!!!!

  3. #23

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Concordo com você !! Mas o gatonet se queima por sí só, não há investimentos, não há procura de conhecimentos, não há evolução do serviço prestado, não há suporte, não há nem a compra de um notbreack, e quando a rede dele parar , a sua vai continuar funcionando, e os próprios clientes seus tentando mostrar que o que tem na casa dele é melhor que o vizinho, vai mostrar para ele a qualidade da navegação, e assim cedo ou tarde esse cliente virá para você.

    Novamente afirmo que vc tem razão quanto aos gatonet's, mas não há o que fazer, a única coisa que podemos fazer é isso que falei acima, investir na excelência do seu serviço.

  4. #24

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Te invejo Roberto.
    O thunder 3.1 aqui está indo bem. Mas se voce ou o Osmano colocasse a mão nele ia crescer mais ainda.
    Mas um dia chego lá. Principalmente depois desta aula.

  5. #25

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Nãoooooooooooooooo....Retire essa palavra dai, não é essa a questão tenho certeza !!!

    No meu caso, toda a mudança não veio de uma vez só, por que não tinha e não tenho capital para tal, mas fui fazendo aos poucos e ainda estou fazendo.

    Começe !!!

    faça um pouquinho todos os dias, reserve uma parte do faturamento para investir, começe melhorando o otimizando ao máximo os PTP, no meu caso uso nanobridgeM5, depois disso passe para outra etapa, e ai, os frutos vão vir, se precisar de uma orientação, tem meu msn.

    Aos outros!!!!!

    Não usem meu msn para perguntar besteiras, tipo qual cartão é melhor, que Rb uso, quantos clientes tenho, se vendo licença do MK, se trabalho com informática, sobre regras do mikrotik, que muitas vezes podem me pegar de ovo virado aqui. (ahshashahshashash)

  6. #26
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    e o velho ditado tem que ficar com um olho no peixe e outro no gato ,e sempre se atualizar para prestar o melhor serviço possivel

  7. #27

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Exatamente, Roberto.
    A melhor defesa contra os piratas é reinvestir. São 3 anos que não saio disso. E acho que pelo menos mais 3 só para estabilizar.
    Foi aula sim, pois tem princípios escritos ali que devem fazer-nos pensar. Uma aula não precisa abranger só o básico, mas abrir a mente para metas.
    Eu copiei o texto para debater mais tarde com o meu pessoal do suporte.
    Quando chegar o PNBL quem não estiver bem estruturado vai sair do mercado ao natural.

  8. #28
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    pnbl se me entregar 1 mega na fibra a r$ 100,00 conto ou de preferencia menos com garantia de 100% de banda ai poderemos realmente vender planos de r$ 35,00 por 1 mega e ainda pagando impostos para o governo .

  9. #29

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Olha que maravilha, devido aos gatonets da cidade acabamos de receber uma notificação da prefeitura com prazo de 15 dias para instalação de sistemas para-raios e iluminação em todas estações no limite da cidade... Caso esteja em dia favor desconsiderar, mas que será averiguado por um agente municipal... Estamos em dia mas quero ver como os gatonet vão prender uma lampâda e um para-raio num cano de 12m de altura! kkkkkkkkk

  10. #30

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Hummm...Isso é uma boa notícia, já que a Anatel não faz, com um pequeno ''incentivo'' aos fiscais da prefeitura a coisa anda...

  11. #31

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Parabéns Roberto, você é um cara que tem muita visão empresarial e de futuro, um texto que mostra o quanto você vê o problema e foca na solução.

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá, é assim que trabalho a algum tempo aqui, e tenho sucesso com isso. 200k...300k...400k não é a velocidade de meus clientes, é a banda garantida a eles, eles navegam em até 4M por causa do thundercache compreendeu? Para o cliente as meninas da recepção durante o primeiro contato deixam bem claro como é a conexão da empresa, por que oferecer 200K para o cliente, é por que não dá mais...mesmo!!

    O cliente fica sabendo se em algum momento ele fizer um teste de velocidade e der menos que 200K, ele pode contactar o suporte imediatamente, investi no cache, providenciei servidores (mesmo) com hd's SCSI, nos PTP passei a usar Airmax (ubiquiti) interligando as torres com perfeição e aumentei o trouphut da rede.

    Fiz setorizações, dividi a carga, não sobrecarrego nenhum POP, se chegar ao limite monto outro POP, chego a ter em uma situação em um raio de 4KM 9 setoriais com 3 torres, dessa forma consigo trabalhar perfeitamente em 2.4, e não excedo os limites dos cartões em B/G.

    Os 4M não são para cada cliente, são 4M para dividir para todos, então, para isso os dados tem que fluir com perfeição, CCQ 100% nos PTP e nos clientes, para poder a entrega do arquivo se dar da forma mais rápida, desocupando a rede e o cache para outra tarefa.

    Dessa forma meus clientes conseguem navegar a uma média de 800K a 1.2M em média, devido a otimização do cache na rede, uso o squid junto com o thunder, tive sorte de sempre ter a ajuda do ((Osmano e do Minelli)), já ajudei a eles também, mas nada perto do que me ajudaram, e dessa forma não tenho receio algum de dizer que a minha conexão é uma das melhores que o cliente pode ter aqui em Natal-RN.

    O cache é a saida !! Alem de fornecer essa velocidade, as meninas da recepção ficam navegando por sites mais acessados, como exemplo a globo.com, colocando alguns vídeos em cache, para que quando o cliente acesse, o vídeo já esteja lá, por exemplo, o da corrida de F1 da china, estava na primeira página da globo.com tinha 32 minutos com resumo da corrida, eu mesmo coloquei em cache para agilizar para os clientes, imagine ai, são 32 minutos assistindo, sem usar o link e gerando a percepção de uma ótima conexão, gastei 4 minutos para colocar esse vídeo em cache, a velocidade da maquina que faz isso é ilimitada, para que possa colocar o arquivo de forma mais rápida no cache.

    Observe que há um trabalho para o cache, e isso faz uma enorme diferença, além da entrega do arquivo se dá muito mais rápidamente devido ao arquivo estar no servidor em sua rede, e não no google em Miami, ou na globo.com que também fica nos EUA.

    Jogo toda a porcaria, toda mesmo em um ADSL de 10M, mais UDP e portas altas, para o dedicado somente a porta 80, dessa forma posso dar até 2M de P2p para os clientes (ou mais), temos que usar o que as operadoras tem contra elas também.

    Não uso adaptadores USB nos clientes, nem placa PCI, só acess point, ou CPE, minha rede é IPXMAC, mas pelos ap's eu dou um dhcp para ele, deixando liberado somente 3 host's no dhcp do rádio, de quebra isso ainda me trata o netbios.

    Rb's...só para controle de MAC, rede em bridge...firewall de camada2...e por ai vai...

    Bom, sei que o topico é sobre outro assunto, mas tomando algumas providências assim, com planejamento, conhecimento, amizades, consegue-se sim, prestar um ótimo serviço e não se preocupar com problemas como os citados acima, acho que o empresário de uma rede tem que focar na excelência de seu serviço prestado, e não ficar preocupando-se com essas coisas, não que isso não seja um problema, por que é para a maioria, mas temos que planejar bem as contra medidas, até por que sabemos que ninguém é por nós, muito menos o governo que só quer nosso sangue.

  12. #32

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Bom, eu nao jogo trafego para links lixao mas faco QoS... Trafego porta 80 (e outras portas prioritaridas) tem uma prioridade, banda diferenciada... Ja o resto pega uma prioridade menor...

    Nao gosto de jogar coisas pra link lixao porque ja perderia clientes como eu, por exemplo, que gosto de um jogo online... Porta alta, UDP, etc... Eu iria parar no link lixao...

    Mas enfim... As coisas citadas nao resolvem o assunto inicial to thread... Que eh compartilhamento de internet pelos usuarios do provedor com intuito de revender... Franquia resolve.

  13. #33
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    eu penso em um futuro proximo cabear com fibra otica e entregar na fibra dentro do cliente e acho que vai ser possivel sim os conversores são baratos r$ 150,00 e a qualidade seria inquestionavel

  14. #34

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    Sim, mas isso não vai resolver o teu problema lá do primeiro post.
    Tu vai melhorar a qualidade do que tu entrega e o espertinho lá sempre vai achar alguém que faça o gatonet para ele, isso se ele mesmo não fizer.
    Uma boa opção para o cabeamento seria o uso de Dslan.
    Eu acho o cabeamento uma maravilha na teoria. Pois deve quase que zerar problemas de manutenção. Mas na prática ainda é inviável para a grande maioria, pelo fato das operadoras de energia não cederem o uso dos postes ou só o fazerem por altos preços.
    Inicio do ano passado surgiu comentários dentra da própria Antel sobre regulamentar este uso e até tabelar, mas morreu na casca.

  15. #35

    Padrão Re: e possivel concorrer com o famoso gatonet .

    com certeza concorrer com o gatonet, esta impossivel aos provedores, uma vez que nos mesmos ensinamos eles a trabalharem, vejam quantos vc encontra aqui no forum, muito com perguntas que demonstra que nem mesmo usaram a busca do forum, ai vai um la e da de bandeja todas as configurações que eles precisam, com certeza o futuro e continuar perdendo dinheiro com os gatonets.
    podia haver uma area do forum onde para entrar precise assinar com o cadastro da empresa, nem que fosse cobrado para ter acesso a essa area, assim poderiamos discutir nossos assuntos e inovasões sem distribuir o que pagamos.