+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Internet via Rádio - sinal é bom?

    Olá pessoal! De volta!

    Pergunta àqueles que usam Internet via Rádio:
    Gostaria de saber como está hoje este meio, se ainda sofre interferências, se recomendam.


    Onde trabalho, infelizmente não chega sinal Speedy, GVT não atende e não podemos ter somente Embratel, pois é necessário redundância.
    Já tive no passado Internet via satélite, e a qualquer chuva, prejudicava o sinal.

    Estou vendo à rádio, e as empresas que fornecem conexão me informaram que agora o sinal é na freqüência de 5.8GHz o que significa que não sofre mais interferências (!).

    Gostaria de saber a opinião de vocês! Minha localização é bem próxima à emissores de TV e de estações de rádio da cidade, isso poderia prejudicar de alguma forma?

    Uma coisa é certa: achei barato o custo desse tipo de conexão.

    Grata!

  2. #2

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Natasha, recomendo vc a questionar apenas 2 assuntos com o provedor que vc pretende contratar, o primeiro se ele é licenciado pela anatel ou é mais um GATONET e segundo a garantia de banda se é full ou se garantem só 10% com muitos fazem...
    Se for licenciado pela anatel vc terá respaldo para fazer denuncias e brigar pelos seus direitos de consumidora, e a garantia de banda é para vc não sair assinando o contrato sem antes verificar se há alguma cláusula dizendo sobre a garantia de banda... do resto é torcer para a empresa ser séria se não anatel nela!!!

  3. #3

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Ah, sobre o sinal, é Full, isso já questionei as 2 empresas que me cotaram.
    Sobre Anatel, sim, com certeza irei me certificar. Obrigada pela resposta.

    Sobre o final das resposta: já tive a experiência de abrir queixa na Anatel sobre o péssimo atendimento de uma Telecom e não deu em nada. Sinceramente, p/ mim a Anatel não tem credibilidade para resolver problemas. Você tem que ligar frequentemente lá renovando a queixa p/ a Anatel fazer sabe-se lá o quê, porque eles não afirmam o que fazem e nem após quantas reclamações.

    Aí a Telecom liga pra você, faz um pergunta muito bem elaborada p/ você responder um "OK" e então a própria Telecom fecha a queixa na Anatel. E fica tudo por isso mesmo. E você nem fica sabendo que a Telecom removeu a queixa dela da Anatel.

    Comigo foi assim, e o atendimento continuou ruim, a queixa aberta não mudou nada pra Telecom, a impressão que tive que uma a mais não faz diferença alguma para ela. Infelizmente.
    E ainda presenciei a Telecom registrar sob o protocolo da queixa uma justificativa diferente do que eu havia dito, foi então que aprendi a gravar todas as ligações, caso seja necessário advogado.

  4. #4

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    "me informaram que agora o sinal é na freqüência de 5.8GHz o que significa que não sofre mais interferências"

    Nesta faixa de frequencia tmb existe interferencia; Outra coisa boa é se vc apos assinar, testar e nao gostar cancelar sem perdas o contrato.
    Quanto a tecnologia digo que é muito boa, quando instalada e projetada por pessoas que conhecem a teoria e pratica. Em varios provedores ate mesmo os licenciados tem pouca experiencia teorica. "Digo erros na Camada 8, rsrsrsr"

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    so não digo que e melhor que cabo por que e mentira ,mas internet via radio não cai de jeito nenhum e qualquer problema de um provedor via radio pode ser solucionado rapidamente sem o cliente sofrer depende do nivel tecnico do provedor .
    voce esta situada aonde quem sabe podemos atendela

  6. #6

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Natasha, recomendo vc a questionar apenas 2 assuntos com o provedor que vc pretende contratar, o primeiro se ele é licenciado pela anatel ou é mais um GATONET e segundo a garantia de banda se é full ou se garantem só 10% com muitos fazem...
    Se for licenciado pela anatel vc terá respaldo para fazer denuncias e brigar pelos seus direitos de consumidora, e a garantia de banda é para vc não sair assinando o contrato sem antes verificar se há alguma cláusula dizendo sobre a garantia de banda... do resto é torcer para a empresa ser séria se não anatel nela!!!
    Garantia de 100% de banda para cliente residencial?

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    garantia de banda 100 % nem se fosse cabeado enem se fosse sem fio ou por sinal de fumaça nada e 100 % garantido nem a vida

  8. #8

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    garantia de banda 100 % nem se fosse cabeado enem se fosse sem fio ou por sinal de fumaça nada e 100 % garantido nem a vida
    Pois é...
    Última edição por Stronks; 24-04-2011 às 18:34.

  9. #9

    Smile Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    naldo864 e Stronks , link-dedicado é canal exclusivo de transmissão, por isso sempre 100%, e se tiver oscilação, é mínima. Não existe isso de garante 10% do sinal porque está sendo contratando canal exclusivo de banda.
    Fibra-óptica é um exemplo de link dedicado (ou Full, como a maioria chama).

    Planos link dedicado são bem mais caros em razão disso, e é p/ empresa não uso residencial que estou pesquisando.

    Minha dúvida era mais saber se sofre muita interferência, porque via satélite já testei e não aprovei, e estou com medo de não ser muito diferente...

    Estou em Sorocaba, interior SP.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    interferencia tanto em 5.8 como em 2.4 sofre sim ,o que da para fazer e usar banda 6.0 ou 3.4 mas ai ja e mas complicado tem que fazer um projeto esclusivo e comprar um canal ,mas sinceramente em 5,8 da pra se fazer um link quase que perfeito e usando o recurso da ubiquiti airmax vai se ter muito pouca interferencia e garantir um serviço bom ao cliente final ,eu dou garantia de 90% de banda para cliente empresa e 10 % para domiciliar

  11. #11

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Citação Postado originalmente por natascha Ver Post
    naldo864 e Stronks , link-dedicado é canal exclusivo de transmissão, por isso sempre 100%, e se tiver oscilação, é mínima. Não existe isso de garante 10% do sinal porque está sendo contratando canal exclusivo de banda.
    Fibra-óptica é um exemplo de link dedicado (ou Full, como a maioria chama).

    Planos link dedicado são bem mais caros em razão disso, e é p/ empresa não uso residencial que estou pesquisando.

    Minha dúvida era mais saber se sofre muita interferência, porque via satélite já testei e não aprovei, e estou com medo de não ser muito diferente...

    Estou em Sorocaba, interior SP.
    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Garantia de 100% de banda para cliente residencial?

    Mas estavamos falando de link residencial. Não dedicado.

  12. #12

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Na 1ª postagem minha:

    "Onde trabalho, infelizmente não chega sinal Speedy, GVT (...) Estou vendo à rádio"

    Na 2ª postagem:

    "sobre o sinal, é Full(...)"

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    quando o cliente compra 1 link dedicado full como voce que se e 1 mega e 1 mega de up e 1 mega de downl garantido 90 % ate por que e radio e radio sofre interferencia

  14. #14

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    opa.....primeira partipação no forum.

    seguinte....concordo com meu amigo logo acima (NALDO864) os equipamentos ubiquiti são demais, uma ótima performance, e creio que atenderá suas expectativas.. só não concordo com a questão da necessidade de colocar um equipamento licenciado que seja em 6 Ghz ou até mesmo arriscar em 3 Ghz que até onde eu sei ainda não esta homologado pela Anatel... agora natasha não sei a forma como o provedor trabalha ai, mas se for possível peça para que eles façam um ponto-a-ponto exclusivo para você além de ter mas segurança não dividira seu PTP com ninguem e terá mas qualidade....

  15. #15

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Citação Postado originalmente por kayann Ver Post
    opa.....primeira partipação no forum.

    seguinte....concordo com meu amigo logo acima (NALDO864) os equipamentos ubiquiti são demais, uma ótima performance, e creio que atenderá suas expectativas.. só não concordo com a questão da necessidade de colocar um equipamento licenciado que seja em 6 Ghz ou até mesmo arriscar em 3 Ghz que até onde eu sei ainda não esta homologado pela Anatel... agora natasha não sei a forma como o provedor trabalha ai, mas se for possível peça para que eles façam um ponto-a-ponto exclusivo para você além de ter mas segurança não dividira seu PTP com ninguem e terá mas qualidade....
    Exato. Clientes com link dedicado (1mbps/1mbps) só fazemos com PtP... nao nos incomodamos com nada e tal... em 5.8Ghz. Montamos normalmente um link para 50% a mais do que o cliente pede... para suportar ampliaçoes... POPs com Fibra, entao, é tranquilo...
    Problema é se o pessoal do provedor nao tiver muito conhecimento do que estao fazendo, como citaram anteriormente, aí ferrou. Mas tu é livre para estipular com o provedor garantias de banda e latencia na rede...
    A Embratel eu ouvi falar que faz isso aqui no Sul...

  16. #16

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Ah esqueci de contar - fechei com a empresa aqui da cidade, há 1 semana estou utilizando a Internet a rádio. Até agora, está tudo ok, sem interferências ou ausência do sinal.

  17. #17

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Só de curioso, se puder falar, que link pegou e quanto tá pagando?
    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Contratei desta empresa: http://www.wnx.com.br/

    Como estou experimentando pela 1ª vez Internet a rádio, optei por um plano menor para avaliação e, se aprovado, pretendo aumentar a velocidade.

    600Kbps: R$450,00

  19. #19

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    Legal. Tá na média dos preços daqui do Sul...

  20. #20

    Padrão Re: Internet via Rádio - sinal é bom?

    o assunto ta muito repetitivo!!