+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Priorizamento VOIP

    Queria ajuda para priorizar trafego do voip tenho servidor próprio em meu provedor e queria que meus clientes passe a full para determinado ip que o mesmo seria o ip do meu voip estou trocando minha rede toda já para 5.8 mais já queria uma regra que possa já vender internet + voip para todos os clientes

    Queria uma regra que se meu cliente contratar uma velocidade de 600k ele tivesse o mesmo 600k sem alterar a velocidade do mesmo e quando ele for usar o voip usar acima da velocidade contratada como um cachê full ele usaria e internet normal e quando for usar o voip teria a velocidade que a antena chegar na casa dele

  2. #2

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Olá!

    Colega, se quando seu cliente for usar VOIP tiver a velocidade total que o equipamento dele disponibilizar, sabe o que acontecerá facilmente em sua rede?

    Já pensou no limite do cartão wireless ?
    Você quer fornecer aos seus clientes garantia de banda de 600K? Você tem link para isso ?

    A priorização é muito simples de fazer, simplesmente marcando os pacotes em forward e dando prioridades a eles e determinando a velocidade na queue tree, mas a rede para suportar isso que você quer tem que ser muito bem estruturada, acho que não está bem planejado.

  3. #3

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Velocidade tenho sim para entregar para meus clientes quero vender velocidade ainda maiores 2 e 3 megas pois tenho hoje um link de 155MB e estou usando NANOGRID M5 mimo 5.8 nos clientes tem que passar um trafego bom para isso quero saber so si tem como fazer dessa forma que falei vai que vendi ex 600k ou 1024k para um cliente e fiz um teste de velocidade nele e o cliente chega ate ele 40MB claro que não irei vender essa velocidade para ele ai ele usa a internet 1024k e ele passa o voip a full o que ele der conta de passar na torre pois o servidor esta na minha rede ele não ira gastar internet assim terei uma qualidade ótima para o voip certo que o voip gasta Maximo 128k para um áudio bom

  4. #4

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Bom, dessa forma ai é fácil, só precisa das regras mesmo...aqui no fórum tem isso, se pesquisar pelo google, cairá em um tópico com as regras...

  5. #5

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Ola Amigos Saudações,
    Voiplink, eu já quebrei muito a cabeça com esse queues para Voip, não encontrei nada em foruns no Brasil,
    128K para Voz, é muita coisa, 64k e Up e Down esta excelente. mas o segredo esta em marcar o pacote certo.
    O Protocolo de Voz é o ( RTP / UDP, na porta 5060 ), Marque ele no Mangle e faça a Queues.

    Estou sem acesso a meu Mk , mas me cobre que eu te envio uma Sintax ,ok

    Abraço,
    Última edição por wirelessmain; 24-04-2011 às 17:05.

  6. #6

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    RDP ou RTP ???

    Peria ai gente, tem boi na linha.
    Priorizar tráfego na rede nunca foi tarefa difícil desde que se entenda o que esta se fazendo.
    Os protocolos voiP sao facilmente marcados se vc conhecer um pouco.
    Deem uma olhada aqui QoS for VOIP in Mikrotik – Wiki slfree.net

  7. #7

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    É pessoal, esse cara ai acima entende bastante do que está falando, um profissional de mão cheia que entende da coisa...vão por ele nesse tópico.

  8. #8

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Conforme havia comentado, veja se te ajuda em algo:

    No Mangle:
    ;;; Generic SIP port
    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip passthrough=yes protocol=udp in-interface=Speedy dst-port=5060


    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip passthrough=yes protocol=udp in-interface=Speedy dst-port=16384-16482

    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip-sip passthrough=yes dscp=26

    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip-rtp passthrough=yes dscp=46

    Queue tree


    name="VOIP" parent=global-total limit-at=128k priority=8 max-limit=128k
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s

  9. #9

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Citação Postado originalmente por wirelessmain Ver Post
    Conforme havia comentado, veja se te ajuda em algo:

    No Mangle:
    ;;; Generic SIP port
    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip passthrough=yes protocol=udp in-interface=Speedy dst-port=5060


    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip passthrough=yes protocol=udp in-interface=Speedy dst-port=16384-16482

    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip-sip passthrough=yes dscp=26

    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=voip-rtp passthrough=yes dscp=46

    Queue tree


    name="VOIP" parent=global-total limit-at=128k priority=8 max-limit=128k
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s
    Sem querer te explorar mais ja explorando, poderia me explicar a composição da regra?

  10. #10

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    Fala ae WirelessMain, rapaiz vc me ajudou com esse Script,rs....eu esta batendo cabeça tentando priorizar o SIP e não o RTP,rs...
    Já testei aqui, é ta show de Bola.

    Parabens Cara, Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Priorizamento VOIP

    realmente nao entendi o porque de priorizar o voip com um um link de 600kbps...partindo d principio q ele utiliza no maximo 200kbps...

    eu tenho um provedor com 2mb dedicado vendo 4mb e ainda disponibilizo o serviço voip...a latencia do meu link chega no maximo em 240ms...com isso roda o voip 100%