Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    No Brasil o pau nesta faixa ja estara para acontecer, entre 5.4 a 5.7.
    concordo plenamente.
    se nao tomarem cuidado, logo logo a Anatel comeca a negar ou supender homologacao de equipamentos nessa faixa...
    ai quero so ver como vai fazer para fechar enlace e atender clientes em miseros 5 canal da faixa 5.8 (5725 a 5850)

  2. #62

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Por isso que continuo com 2.4 e já dando planos de 512 com 1.5M de burst. É só beleza.
    E isso ainda sem N. Imagina então em N.

    Não é tanta interferencia assim não. A maior parte das interferencias são os próprios provedores interferindo em si mesmo.
    Com micro células dá para fugir da maioria delas.
    Vamos instalar cliente novo? tem que estudar o site survey. Nem sempre o SSID que chega mais forte é o melhor.

  3. #63

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Por isso que continuo com 2.4 e já dando planos de 512 com 1.5M de burst. É só beleza.
    E isso ainda sem N. Imagina então em N.

    Não é tanta interferencia assim não. A maior parte das interferencias são os próprios provedores interferindo em si mesmo.
    Com micro células dá para fugir da maioria delas.
    Vamos instalar cliente novo? tem que estudar o site survey. Nem sempre o SSID que chega mais forte é o melhor.
    Quer colocar alguns setores com 3T3R em substituição do 2.4GHz para Teste? posso mandar 1 setor para você ver e avaliar, ta afim?

    Erick

  4. #64

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Quer colocar alguns setores com 3T3R em substituição do 2.4GHz para Teste? posso mandar 1 setor para você ver e avaliar, ta afim?

    Erick
    Erick, o que está me segurando é utilizar 8 equipamentos para os 360º
    Não terei clientes suficientes em cada torre para consumir tudo que o equipamento pode dar.
    Além disso, o que já tenho instalado nos clientes terá que ficar por algum tempo ainda . Está tudo em pol horizontal. Preciso pensar na compatibilidade inicial.
    Também resolver a questão da polarização e cobertura omini sem encarecer cada célula.

    Mas o depoimento do Jhonny deu água na boca. Tenho que admitir que ele tem cacife para dar crédito ao que escreveu.

  5. #65

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Erick, o que está me segurando é utilizar 8 equipamentos para os 360º
    Não terei clientes suficientes em cada torre para consumir tudo que o equipamento pode dar.
    Além disso, o que já tenho instalado nos clientes terá que ficar por algum tempo ainda . Está tudo em pol horizontal. Preciso pensar na compatibilidade inicial.
    Também resolver a questão da polarização e cobertura omini sem encarecer cada célula.

    Mas o depoimento do Jhonny deu água na boca. Tenho que admitir que ele tem cacife para dar crédito ao que escreveu.
    Caro 1929 mais ou menos isso que estou pensando , fico so namorando o N e enchendo o saco do vendedor da krazer , toda semana dou uma namorada nos preços da solução , mais o grande X pra min tb é colocar 8 Antenas e ainda ter que trocar os equipamentos dos clientes.

  6. #66

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Erick, o que está me segurando é utilizar 8 equipamentos para os 360º
    Não terei clientes suficientes em cada torre para consumir tudo que o equipamento pode dar.
    Além disso, o que já tenho instalado nos clientes terá que ficar por algum tempo ainda . Está tudo em pol horizontal. Preciso pensar na compatibilidade inicial.
    Também resolver a questão da polarização e cobertura omini sem encarecer cada célula.

    Mas o depoimento do Jhonny deu água na boca. Tenho que admitir que ele tem cacife para dar crédito ao que escreveu.
    As opcoes no momento são as seguintes:

    OPCAO:
    1) 3 Setores os Inves de 8 Setores, usando apenas 3 Antenas Setoriais 120 graus em 2x2
    2) Usar 3 x Omni da Pluton Horizontal
    3) Montar apenas 1 Setor de 45 graus e sentir a performance ou 1 Setor com Omni em Vertical e colocar novos clientes.

    Dificil mais funcional para o inicio.

  7. #67

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Era mais ou menos isso que eu estava pensando em colocar pelo menos 1 setorial 2x2 ,mais fiquei com duvidas se iria funcionar .


    Entao colocar uma setorial e um rb com um r52hn da certo ? assim fica mais facil de começar a implantar .

  8. #68

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Entao, depende o que voce quer fazer, porque o problema nas RBs ainda fica na capacidade de pacote e de dados, por isso, tem que avaliar.

    Funciona sim, mas, veja que tem que ver o que voce quer fazer, que são as polaridades de uso, normalmente o provedor usa só uma polaridade, ai voce nao tera beneficio de usar dual polaridades, por isso, tem que realmente ver isso.

    Erick

  9. #69

    Padrão Re:

    Olá a todos. Montei uma repetidora nova, toda em 5.8 usando equipamentos da série M5 da Ubiquiti (há fotos da infra-estrutura nos meus álbuns). São dois conjuntos BaseStation de 20dbi + Rocket M5.

    Comecei usando a "regra tradicional": canais na faixa de 5825 à 5850, largura de canal de 20Mhz e potência em 15dbm (32mw).
    O resultado foi catastrófico. Sinal baixo, ruído elevado, problema de latência e baixo tráfego aos assinantes.

    Experimentei mudar TOTALMENTE a regra. Arrisquei a seguinte combinação: canais da faixa 5.4 (5500 à 5700, com Coutry Code em BRAZIL, nos Rockets), largura de canal de 10Mhz e potência de saída nos APs em 7dbm (5mw). Mantive a EIRP máxima dentro da legislação, 27dbm.

    Em um primeiro momento imaginei que ia ficar uma desgraça, mas o resultado foi totalmente o contrário. Consegui ótimo nível de sinal, cobertura mais homogênea em toda a área de atuação, redução drástica no nível de ruído e aumento no tráfego aos assinantes. Estou conseguindo passar 20Mb máximos individualmente para cada assinante, nestas configurações.

    As minhas conclusões definitivas:

    - sobre potências, quanto menor melhor
    - sobre a largura do canal, quanto maior mais banda passa mas em compensação maior também é a "área de exposição" a ruídos (externos ou não)
    - preocupar-se com ruído é mais importante que preocupar-se com nível de sinal
    - quanto maior o MCS (rate) possível de ser utilizado na série M5, melhor vai ser a capacidade e qualidade do Airmax

    Detalhes:

    - Essa torre recém foi instalada (menos de uma semana), e por esse motivo há poucos assinantes para referência;
    - Não estou usando criptografia de dados, talvez por isso o tráfego elevado mesmo usando 10Mhz de largura de banda

    Em anexo imagens tirados dos equipamentos da torre e dos clientes. Espero que apreciem!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 300 metros.jpg
Visualizações:	334
Tamanho: 	33,8 KB
ID:      	29710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 1400 metros.jpg
Visualizações:	388
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	29711Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	390
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	29713Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 Station List.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	29714Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	383
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	29712

  10. #70

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olá a todos. Montei uma repetidora nova, toda em 5.8 usando equipamentos da série M5 da Ubiquiti (há fotos da infra-estrutura nos meus álbuns). São dois conjuntos BaseStation de 20dbi + Rocket M5.

    Comecei usando a "regra tradicional": canais na faixa de 5825 à 5850, largura de canal de 20Mhz e potência em 15dbm (32mw).
    O resultado foi catastrófico. Sinal baixo, ruído elevado, problema de latência e baixo tráfego aos assinantes.

    Experimentei mudar TOTALMENTE a regra. Arrisquei a seguinte combinação: canais da faixa 5.4 (5500 à 5700, com Coutry Code em BRAZIL, nos Rockets), largura de canal de 10Mhz e potência de saída nos APs em 7dbm (5mw). Mantive a EIRP máxima dentro da legislação, 27dbm.

    Em um primeiro momento imaginei que ia ficar uma desgraça, mas o resultado foi totalmente o contrário. Consegui ótimo nível de sinal, cobertura mais homogênea em toda a área de atuação, redução drástica no nível de ruído e aumento no tráfego aos assinantes. Estou conseguindo passar 20Mb máximos individualmente para cada assinante, nestas configurações.

    As minhas conclusões definitivas:

    - sobre potências, quanto menor melhor
    - sobre a largura do canal, quanto maior mais banda passa mas em compensação maior também é a "área de exposição" a ruídos (externos ou não)
    - preocupar-se com ruído é mais importante que preocupar-se com nível de sinal
    - quanto maior o MCS (rate) possível de ser utilizado na série M5, melhor vai ser a capacidade e qualidade do Airmax

    Detalhes:

    - Essa torre recém foi instalada (menos de uma semana), e por esse motivo há poucos assinantes para referência;
    - Não estou usando criptografia de dados, talvez por isso o tráfego elevado mesmo usando 10Mhz de largura de banda

    Em anexo imagens tirados dos equipamentos da torre e dos clientes. Espero que apreciem!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 300 metros.jpg
Visualizações:	334
Tamanho: 	33,8 KB
ID:      	29710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 1400 metros.jpg
Visualizações:	388
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	29711Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	390
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	29713Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 Station List.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	29714Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	383
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	29712
    - de 20 mhz para 10 mhz, temos uma diferenca de uns 6 dBm de sinal.
    - temos que nos preocupar com o SNR, diferenca entre o Sinal e o ruido... veja o resultado do Noise e subtraia com o Sinal recebido... o resultado tem que dar no minimo 25... o bom mesmo é de 30 para cima.
    - considerando a faixa 5.4 e o uso com basestation 20 dbi, voce pode setar uns 8 dbm de potencia no transmissor... pois estaremos considerando 1 dbm de perda em algum lugar

  11. #71

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Bom Dia,

    10Mhz é bom mas vai te matar do mesmo jeito, o N não foi feito para isso e nunca será, será sempre 20mhz e 40mhz, então usar 10mhz é suicídio, pois, todos os seus concorrentes que usarem o mesmo canal vão te MATAR, isso é totalmente besteira e acabará te prejudicando e muito futuramente, quando voce colocar 30 usuários nessa basestation vai entender o que vai acontecer.

    Outra coisa, o espaçamento de canais no brasil é 20mhz, usar menos também fere a regulamentação da Anatel, então, ta tudo errado, hehehe.

    Erick

  12. #72

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    - de 20 mhz para 10 mhz, temos uma diferenca de uns 6 dBm de sinal.
    - temos que nos preocupar com o SNR, diferenca entre o Sinal e o ruido... veja o resultado do Noise e subtraia com o Sinal recebido... o resultado tem que dar no minimo 25... o bom mesmo é de 30 para cima.
    - considerando a faixa 5.4 e o uso com basestation 20 dbi, voce pode setar uns 8 dbm de potencia no transmissor... pois estaremos considerando 1 dbm de perda em algum lugar

    - diferença de 6dbm para mais ou para menos?
    - sobre SNR, a regra é simples: de nada adianta eu ter um sinal -65 e um noise -85; meu SNR será de 20db, o que eu considero terrível
    - 27dbm é a potência EIRP máxima permitida, e eu prefiro não arriscar na interpretação das perdas baseada na opinião do fiscal da Anatel

  13. #73

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Fiscal da anatel nao considera perda alguma, ele soma RADIO + ANTENA e pronto!

  14. #74

    Padrão Re:

    Na teoria até o Brasil pagou a dívida externa...

    Que seja, Filzek. Porque vou setar 8dbm se 7dbm tá me atendendo bem? (meu funcionário disse que 5mw nem é potência, é só um suspiro de sinal, )

  15. #75

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Bom Dia,

    10Mhz é bom mas vai te matar do mesmo jeito, o N não foi feito para isso e nunca será, será sempre 20mhz e 40mhz, então usar 10mhz é suicídio, pois, todos os seus concorrentes que usarem o mesmo canal vão te MATAR, isso é totalmente besteira e acabará te prejudicando e muito futuramente, quando voce colocar 30 usuários nessa basestation vai entender o que vai acontecer.

    Outra coisa, o espaçamento de canais no brasil é 20mhz, usar menos também fere a regulamentação da Anatel, então, ta tudo errado, hehehe.

    Erick
    Desculpa Filzek
    Mas acho que voce esta colocando a carroça na frente dos burros.
    N foi feito para usar mais de 1 antena, nao tem relacao algum com o tamanho do espectro.
    mas é logico que o uso do N (mais de uma antena) e ainda em 40 mhz... voce conseguira passar mais banda.
    - Mas ate quando passar um maior trafego (uso em 40 mhz) é bom quando se sofre e gera mais interferencia?
    - Mas ate quando passar um maior trafego (uso em 40 mhz) é bom quando se precisa de um sinal perfeito para se ter qualidade?
    - Mas ate quando passar um maior trafego (uso em 40 mhz) é bom quando o radio nao aguenta muitos pacotes por segundo?



    Outra coisa, estude melhor o regulamento...
    pois o uso em 10 mhz nao fere o regulamento, desde que use a potencia EIRP dentro do permitido... mas vamos la, vou refrescar sua mente:
    ANEXO À RESOLUÇÃO No 365, DE 10 DE MAIO DE 2004
    REGULAMENTO SOBRE EQUIPAMENTOS DE RADIOCOMUNICAÇÃO DE RADIAÇÃO RESTRITA
    (..)
    Seção X
    Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
    (..)
    Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de radiofreqüências de 5470-5725 MHz, devem atender às seguintes condições:
    (..)
    III – O valor médio da densidade espectral de potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 50 mW/MHz.

    Isso quer dizer que na faixa 5.4, se usar em 10 mhz... podera ter no maximo 500 mW de potencia.
    isso corresponde a 27 dBm EIRP.
    uma otima potencia para atender ate 2km no maximo.

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    - diferença de 6dbm para mais ou para menos?
    - sobre SNR, a regra é simples: de nada adianta eu ter um sinal -65 e um noise -85; meu SNR será de 20db, o que eu considero terrível
    - 27dbm é a potência EIRP máxima permitida, e eu prefiro não arriscar na interpretação das perdas baseada na opinião do fiscal da Anatel
    - se voce tem -65 de sinal em 20 mhz... podera ter ate -59 de sinal se usar 10 mhz.
    - com relacao ao SNR é basicamente isso... para ter qualidade, o minimo tem que ser 25 db, aconselhavel 30...
    - considerando o 5.4, considerando o uso em 10 mhz... sim, 27 dbm é a potencia maxima (EIRP) permitida... sabemos que EIRP é a soma da potencia do transmissor + antena - perda cabos e conectores... logo, voce pode facilmente considerar 1 dbm de perda em algum lugar... alem do mais, voce pode ficar ate 10% para cima que nao tera problema, ou seja... se o maximo é 27 dbm de potencia EIRP, +10% = 29,7 dbm.

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Fiscal da anatel nao considera perda alguma, ele soma RADIO + ANTENA e pronto!
    infelizmente isso esta totalmente errado
    ela faz a medicao na saida da antena... ou seja, ja houve toda a perda.
    EIRP é a potência efetiva que sai da antena (potencia rádio - perdas(cabo,conector) + ganho da antena).
    como nao temos o equipamento para calcular certinho, fazemos os calculos aproximado (por media)... somando a potencia do radio + ganho da antena - perda do cabo/conector.
    ate 10% de diferenca nao temos problema.

  16. #76

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Fico contente Jadir que tua experiencia tenha sido positiva.

    O Jadir é um dos mais ferrenhos defensores de baixa potencia que já vi.
    Ao estreitar a faixa para 10mhz a densidade espectral aumentou, o que reforça a idéia de baixar a potencia.
    Além disso, com 10 irá absorver menos interferencias de frequencias laterais.

    Menos interferencia e ruido, maior concentração de sinal na frequencia selecionada, maior relação sinal x ruído.
    Este é o dado que devemos perseguir. Esta diferença quanto maior melhor. E é isso que está permitindo o Jadir alcançar o exito.

    Filzek , eu não tenho experiencia para refutar sua afirmação de que ele terá problemas com o aumento do número de usuários. Mas também não creio que isso possa ocorrer.
    Explica isso aí em mais detalhes.

  17. #77

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    o Andrio esta certo e correto em todas as aplicações e exposições feitas.

    O que questiono é que nenhum concorrente ao lado vai usar 10/5Mhz porque isso no final será um tiro no pé, ao fechar o N em 10MHz a banda MCS não lincará mais que MCS 3, então a questão de latência e dados ficará bem restrita.

    Quero ver em 10MHz conseguir entregar 10Mbps para 20 clientes, não rola, não tem banda, não tem funcionamento.

    Os 10/5Mhz do passado eram funcional sim, porém, hoje a questão é outra:

    Com quem o seu provedor esta competindo???? (essa é a questão hoje)

    Se for com as teles, literalmente fu..... porque eles vendem hoje de 20 a 100mbps, e você vai vender ou vai entregar quanto e como??? Tudo vai do tal do viés do negócio e da futura expensão da rede, quem atender, quanto vender, quanto cobrar e tal...

    Por isso disse que esta fora a questão da Anatel, porque 20dBi + 7 dBm que é o Rocket+BaseStation que ele disse ja explodiu, quero ver funcionar com 7dBm de potência, isso pago pra ver, hehehe, sei que não funciona, mas tudo bem, vai funcionar com uns 14 a 17 dbm, ai ficará okay, ai, ja explodiu 20+17= 37dBm, podia só 27, explodiu em 10, cara isso é impossivel hoje. Quero ver rodar 20 clientes num setor com concorrentes em 10Mhz com BaseStation e potencia em 9dbm (vamos dar 2 dbm de colher de "xá" ai pro cabo e pig do basestation), uha, fica impossivel funcionar...

    Erick

  18. #78

    Padrão Re:

    Filzek, o que eu to notando desde que tu apareceu no Under-Linux com as propostas da Krazer é que tu tem por objetivo desmerecer todas as soluções de outros fabricantes. Não é queixume, implicância, nada disso. É realismo.

    Imagino que vocês da Krazer façam das tripas coração para colocar no mercado o que há de melhor na tecnologia disponível atualmente. Mas o que me incomoda é essa tendência em depreciar outras marcas afim de elevar a "superioridade" da Krazer. Isso não é bacana, me desculpe.

    Sobre a análise do cenário que eu expus: quando tu te refere que usando largura de canal de 10Mhz não fecharia link com rate maior que o MCS 3 tu te refere a uma comparação com largura em 20Mhz?? Porque se for isso lamento te afimar, mas esse MESMÍSSIMO teste que fiz HOJE em 20Mhz e 7dbm de potência me possibilitou usar o MCS 13.

    Só não consegui utilizar um rate maior justamente pela questão que o Andrio abordou anteriormente, da diferença de aproximadamente 6dbm de sinal utilizando-se 20Mhz na largura do canal. Como o sinal diminuiu consideravelmente eu não pude "puxar" um rate mais alto. De qualquer forma, passa 30Mb a "pau e corda", e comprometendo a latência.

    Sobre a análise comercial: tu quer vender as microcélulas para que o provedor faça competição com as teles, vendendo 10Mb de link ao cliente final, sendo que mal consegue comprar links decentes para manter a empresa online? Sinceramente, se fosse realidade de todos concorrer vendendo 5, 6Mb ao usuário a um preço competitivo nem pensaria-se em microcélula, megacélula, hipercélula... Iria direto para uma HPNA ou FTTH, cabeando nos postes de energia da concessionária.

    Quer ser gente grande pra concorrer com os grandes? Então FAÇA como os grandes. Nem a Embratel que tem dinheiro de sobra pra gastar investe mais no tão sonhado Wimax... Onde aparece demanda e alto tráfego eles cabeam e tá acabado o problema.

    Eu expus uma ideia para o cenário da grande maioria, a oferta de links de 500k, 1Mb e no máximo 2Mb ao usuário final. Não pretendo dimensionar algo que eu sei que não foi configurado pra isso para vender esses planos absurdos de 5, 10Mb. Obviamente que não serve pra isso. Nem link eu tenho pra vender 10Mb, e penso que a grande maioria também não tenha.

    Se eu soubesse que ia rolar essa discussão besta sobre quem pode mais eu nem teria perdido tempo em postar. A minha ideia é e continua sendo a do exemplo de que SIM, é possível trabalhar bem usando baixa potência e sem ter que tomar conta de todo o espectro de canais (com 40Mhz) para poder oferecer planos decentes com velocidade para os assinantes.

    Em tempo: Carlos é uma pessoa super gente boa que eu tive o enorme prazer em conhecer pessoalmente (porque já trocávamos ideias online há um bom tempo) no evento da Elsys aqui na minha cidade, Santa Maria. Quando recebo um elogio vindo de um cara bacana como ele me sinto realmente agraciado, pois sei que não é puxa-saquismo ou babação. Carlos, te agradeço de coração pela consideração.
    Última edição por 1929; 05-11-2011 às 08:30. Razão: Correção de nome

  19. #79

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    o Andrio esta certo e correto em todas as aplicações e exposições feitas.

    O que questiono é que nenhum concorrente ao lado vai usar 10/5Mhz porque isso no final será um tiro no pé, ao fechar o N em 10MHz a banda MCS não lincará mais que MCS 3, então a questão de latência e dados ficará bem restrita.

    Quero ver em 10MHz conseguir entregar 10Mbps para 20 clientes, não rola, não tem banda, não tem funcionamento.

    Os 10/5Mhz do passado eram funcional sim, porém, hoje a questão é outra:

    Com quem o seu provedor esta competindo???? (essa é a questão hoje)

    Se for com as teles, literalmente fu..... porque eles vendem hoje de 20 a 100mbps, e você vai vender ou vai entregar quanto e como??? Tudo vai do tal do viés do negócio e da futura expensão da rede, quem atender, quanto vender, quanto cobrar e tal...

    Por isso disse que esta fora a questão da Anatel, porque 20dBi + 7 dBm que é o Rocket+BaseStation que ele disse ja explodiu, quero ver funcionar com 7dBm de potência, isso pago pra ver, hehehe, sei que não funciona, mas tudo bem, vai funcionar com uns 14 a 17 dbm, ai ficará okay, ai, ja explodiu 20+17= 37dBm, podia só 27, explodiu em 10, cara isso é impossivel hoje. Quero ver rodar 20 clientes num setor com concorrentes em 10Mhz com BaseStation e potencia em 9dbm (vamos dar 2 dbm de colher de "xá" ai pro cabo e pig do basestation), uha, fica impossivel funcionar...

    Erick
    Dizer que em 10 Mhz e com 20 clientes nao vai funcionar é falar sem ter conhecimento.
    Tenho em funcionamento uma base 5.x a mais de ano, ate entao era em 20 mhz, recentemente troquei para 10 mhz e tive uma melhora incrivel na rede... o sinal e o noise melhorou na base e nos clientes, o que me trouxe maior estabilidade.
    eu diria ate que a latencia em 10 mhz ficou melhor que em 20 mhz...
    antes eu tinha um ping variando muito, entre 2 a 5ms ate a central... em 10 mhz ele ficou mais estavel, entre 1 e 3ms.

    Dizer que com 27 dBm de potencia eirp nao funciona é outra coisa que voce falou sem ter conhecimento.
    Funciona muito bem ate 2km, tenho setor com 25 clientes e funcionando bem... sinal perfeito em todos os clientes.
    alem do mais, muito me admira voce dizendo que nao funciona... senao me engano, sua solucao usa TODOS os canais da frequencia 5 Ghz, logo, é obrigado a seguir o regulamento... ou por acaso voce esta trabalhando ilegalmente?

    sobre entregar maior banda
    se fosse para competir literalmente com as teles, entregando 10, 20, 50 megas aos clientes.... eu prefiro lancar cabeamento do que investir em uma celula de 8 mil para no final atender 2km.
    se colocar na ponta do lapis, sua solucao + torre + equipamentos para clientes... sai mais caro do que eu gastaria para cabear e atender a mesma quantidade de clientes com uma qualidade infinitamente melhor.

    enfim... atualmente, entrego ate 2mb para os clientes e 10 mhz me atende perfeitamente bem.
    Última edição por AndrioPJ; 05-11-2011 às 14:12.

  20. #80

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Voces todos estão certos, não disse que não funcionaria, o que disse é que não funciona mais no cenário atual.

    O que esta ocorrendo é que vocês mesmos irão se matar e depois dizer, ah, não tinha banda, não oferecia velocidade, não fui competitivo o suficiente.

    Gente é claro que mais da metade dos provedores irão acabar, isso é fato, porque ao mesmo tempo que a banda cresce o preço cai, porém, nunca esta caindo na ponta, sempre no final, então a pergunta é como competir? (sem resposta até o momento pelo PNBL).

    Sempre concordei com celulas pequenas, por isso após mais de um ano de pesquisa, e de tentativas, e apos a mum salvador 2010, cheguei a conclusão que não adianta querer ganhar o mundo, tem que ganhar as celulas, daí o termo aplicado MicroCelula, para poder cobrir distancias de até 2km raio, porém, perfeitamente até 800 metros raio com primazia, claro que isso vai variar de local pra local, e o provedor sempre irá extrapolar.

    Hoje 5GHz esta sendo a Coqueluxe todo mundo poe, todo mundo usa, uma beleza, porém, nem sempre irá ser assim e sabemos, tudo vai depender do que será realmente feito pelos provedores.

    A luta aqui do Andrio é PERFEITA, ADMIRAVEL e sou PACTUANTE com a causa proposta!

    O que questiono não é o provedor trabalhar direito, porém, trabalhar para crescer e sobreviver no meio da CONCORRENCIA e dos LOBOS, vamos dizer CONCO=PRovedores LEgalizados, LOBOS=Gatonets.

    A poluicao do espectro afeta a todos, seja 5mhz, 10mhz, 20mhz ou 40mhz, o que muda é a intensidade de sinal na recepção do transmissor, isso muda muito, porque quanto menor, quer dizer maior, maior sinal e menor interferência, sim é FATO, porém, voce usando 10MHZ e um concorrente usando 20/40Mhz e mandando sinal na sua faixa ira USAR TODO O ESPECTRO e poluirá os seus MHz em uso, isso é FATO, daí seu sinal ficará PERFEITO e sua BANDA HORRIVEL, do que resolverá???

    A briga hoje é ESPECTRO x TECNOLOGIA.

    Não ADIANTA FICAR NO PASSADO, isso será SUICÍDIO ao provedor, sempre foi isso que MATOU a banda 2.4GHz, tudo porque a geracao 2000 falava, coloca B que ta tudo resolvido, então, mataram antecipadamente o G, e ele foi deixado de lado, agora tem gente que sonha ainda com 5GHz A ????? C'MON PPL, vamos la pessoal, acordem, o fato é que:

    A B G = MORTO = RIP (rest in peace) ENTERRADO!!!

    O mundo é N PURO, esqueçam o passado, o que investiram, o dinheiro que passou, o que esta funcionando DEIXE FUNCIONANDO, porém, não invistam dinheiro erroneamente.

    Para não dizer que só vendemos Krazer, vocês estão enganados, uma das empresas do Grupo, a All Earth é distribuidor da Mikrotik oficialmente e comercializa a linha toda de equipamentos, porque? Porque Mikrotik Rulez, é muito bom, e funciona muito bem. A USAImport a outra empresa do Grupo Krazer era Distribuidora Ubiquiti, porém, quem consegue comprar Ubiquiti Legalmente??? 99% do mercado Ubiquiti é Muamabagem, 60% do Mikrotik é Muambagem pura, então não é não defender, é comparar e dizer o que funciona e o que não funciona.

    Ubiquiti é muito bom também, agora, cada produto tem sua limitação.

    Veja que os produtos Mikrotik e Ubiquiti são excelentes certo, porém, a maior limitação esta no chipset e nos bugs dos radios usados, fora isso 100%. Ubiquiti para 20 clientes no setor, show de bola! para mais que isso, aff, ta morto amigo. Mikrotik para 40 clientes no setor mesma coisa.

    Veja, cada produto tem um uso correto, o que realmente passa, o que realmente funciona.

    Quando coloco solução, pode ser de qualquer marca, quando coloco Marca é porque tem a questão da solução:

    Exemplo:
    Seu pop ira atender clientes com maximo de 2 mbps? tera menos que 100 clientes no PoP? Monte 4 Setores, e seja feliz! Pode usar Mikrotik ou Ubiquiti sem problema, porém, não espere entregar 5Mbps para cada um e ter latencia de rede de 3ms, isso virou sonho do provedor e não realidade.

    As analogias que vemos dos provedores funcionando PERFEITAMENTE o trafego na torre não passa de 10Mpbs, ora, isso é brinquedo amigo, não é realidade, okay, muitos irão falar, olha eu ganho dinheiro e funciona, sim, funciona, mas, não funcionará mais, não mesmo, quero ver a concorrência chegar entregando 20Mbps, 50Mbps.

    Veja que as páginas para carregamento o máximo que ja cheguei a carregar uma página foir 3.7Mbps, nunca consegui carregar uma página mais rapido do que isso, NUNCA, mesmo com link dedicado de 20Mbps???? e Porque? Simples, todo mundo limita o flow do serve web para um limite, fora o limite de saida do provedor e do link, assim, é baba vender MEGAS a vontade!

    Na ultima pesquisa feita com 40 provedores, clientes da Krazer sobre a questão uso de Banda x USUARIO HEAVY (os fd... que ficam CHUPANDO o link).

    Menos de 4% dos usuários são Heavy User constantes!

    Ou seja, se você vender 500mbps de trafego cliente. a 1Mbps por cliente. Tera 20 clientes que CHUPAM 20Mbps quase que CONTINUAMENTE.

    De uso de banda são 22 x 1.

    Ou seja, precisará de 23Mbps para o pico da rede, mais a banda para os Heavy Users, assim, 43Mbps full suportará seu provedor.

    O preço médio do Mbps do provedor foi de R$ 300,00.

    Ou seja, R$ 12900 para 43Mbps.

    O Provedor cobrando a média de 69,90 por mbps = 69,90 * 500 = 34.950,00

    Veja que sobra MUITA RECEITA amigo.

    Por isso, que no final, se voce vender 20Mbps pro cliente a um custo de 109,00, ficará no lucro e muito, e quantos clientes irão pedir isso? TUDO DEPENDE DA CONCORRENCIA.

    A questão do uso do ESPECTRO é importante para a EXISTENCIA de tudo que chama WISP, então, as teles não estão nem ai para NÓS provedores, ISSO É FATO! Sabe porque, eles riem de nós, de um jeito tão sarcástico que da até medo, parece o DIABO mesmo amigos, ja sentei na mesa com eles numa tarde, e o que disseram foi, olha, eles só ABREM mercado, porque quando a conta começa a fechar numa cidade, a gente vai e CABEIA e toma todos os clientes deles, satisfeitos ou insatisfeitos, e sabe o porque? Todos no final são amadores que não entenderam que esse jogo é para 6 Players, e os provedores (ELES) ainda não entenderam que se não UNIREM irão perder.

    Ja perdemos, veja quantos MBPS vendidos pela NET e TELES teve em crescimento oficial pelo governo? TRIPLICOU! Falem uma coisa, quem teve TRIPLICAÇÃO NA REDE em 12 meses???? (isso na mesma região CABEADA), porque? simples, o que erá uma merda, passou a ficar bom, e o que era bom ficou Excelente!

    Eu adoro Telefonica, meu speedy tem 4Mbps há 4 anos, e funciona PERFECT, nunca tive problemas, ja meus vizinhos ODEIAM e não tem escolha, permanecem porque mesmo sendo uma BOSTA o cabeamento metalico (pares da linha) que chegam até a casa deles, ainda é melhor e mais barato que os Provedores Sem FIO, isso comparando com grandes provedores como DESKTOP e CLICK.NET, então aonde fica a concorrência? Não fica, eles quase não tem essa concorrência perturbando eles.

    Esse é o fatos hoje ESPECTRO, com a seguinte conclusão:

    Precisarei eu entregar realmente algo entre 10 a 100Mbps para meu usuário em breve, qual solução usar que irá manter-se ativa e funcional? Qual ESPECTRO usar? Quanto de MHz dispor? Quanto de Ganho de Antena ter? Qual a distancia máxima a Cobrir?

    Gente esse é o segredo, esse é o FATO.

    Acho que alguém na MUM 2011 irá falar alguma coisa, não é possível não falarem nada lá e tudo ficar na miúda.