+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Erick, o que está me segurando é utilizar 8 equipamentos para os 360º
    Não terei clientes suficientes em cada torre para consumir tudo que o equipamento pode dar.
    Além disso, o que já tenho instalado nos clientes terá que ficar por algum tempo ainda . Está tudo em pol horizontal. Preciso pensar na compatibilidade inicial.
    Também resolver a questão da polarização e cobertura omini sem encarecer cada célula.

Mas o depoimento do Jhonny deu água na boca. Tenho que admitir que ele tem cacife para dar crédito ao que escreveu.
    As opcoes no momento são as seguintes:

OPCAO:
    1) 3 Setores os Inves de 8 Setores, usando apenas 3 Antenas Setoriais 120 graus em 2x2
    2) Usar 3 x Omni da Pluton Horizontal
    3) Montar apenas 1 Setor de 45 graus e sentir a performance ou 1 Setor com Omni em Vertical e colocar novos clientes.

Dificil mais funcional para o inicio.

2. Era mais ou menos isso que eu estava pensando em colocar pelo menos 1 setorial 2x2 ,mais fiquei com duvidas se iria funcionar .

Entao colocar uma setorial e um rb com um r52hn da certo ? assim fica mais facil de começar a implantar .

3. Entao, depende o que voce quer fazer, porque o problema nas RBs ainda fica na capacidade de pacote e de dados, por isso, tem que avaliar.

Funciona sim, mas, veja que tem que ver o que voce quer fazer, que são as polaridades de uso, normalmente o provedor usa só uma polaridade, ai voce nao tera beneficio de usar dual polaridades, por isso, tem que realmente ver isso.

Erick

4. Olá a todos. Montei uma repetidora nova, toda em 5.8 usando equipamentos da série M5 da Ubiquiti (há fotos da infra-estrutura nos meus álbuns). São dois conjuntos BaseStation de 20dbi + Rocket M5.

Comecei usando a "regra tradicional": canais na faixa de 5825 à 5850, largura de canal de 20Mhz e potência em 15dbm (32mw).
    O resultado foi catastrófico. Sinal baixo, ruído elevado, problema de latência e baixo tráfego aos assinantes.

Experimentei mudar TOTALMENTE a regra. Arrisquei a seguinte combinação: canais da faixa 5.4 (5500 à 5700, com Coutry Code em BRAZIL, nos Rockets), largura de canal de 10Mhz e potência de saída nos APs em 7dbm (5mw). Mantive a EIRP máxima dentro da legislação, 27dbm.

Em um primeiro momento imaginei que ia ficar uma desgraça, mas o resultado foi totalmente o contrário. Consegui ótimo nível de sinal, cobertura mais homogênea em toda a área de atuação, redução drástica no nível de ruído e aumento no tráfego aos assinantes. Estou conseguindo passar 20Mb máximos individualmente para cada assinante, nestas configurações.

As minhas conclusões definitivas:

- sobre potências, quanto menor melhor
    - sobre a largura do canal, quanto maior mais banda passa mas em compensação maior também é a "área de exposição" a ruídos (externos ou não)
    - preocupar-se com ruído é mais importante que preocupar-se com nível de sinal
    - quanto maior o MCS (rate) possível de ser utilizado na série M5, melhor vai ser a capacidade e qualidade do Airmax

Detalhes:

- Essa torre recém foi instalada (menos de uma semana), e por esse motivo há poucos assinantes para referência;
    - Não estou usando criptografia de dados, talvez por isso o tráfego elevado mesmo usando 10Mhz de largura de banda

Em anexo imagens tirados dos equipamentos da torre e dos clientes. Espero que apreciem!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 300 metros.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	33,8 KB
ID:      	29710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 1400 metros.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	29711Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	29713Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 Station List.jpg
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	29714Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	225
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	29712

5. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olá a todos. Montei uma repetidora nova, toda em 5.8 usando equipamentos da série M5 da Ubiquiti (há fotos da infra-estrutura nos meus álbuns). São dois conjuntos BaseStation de 20dbi + Rocket M5.

Comecei usando a "regra tradicional": canais na faixa de 5825 à 5850, largura de canal de 20Mhz e potência em 15dbm (32mw).
    O resultado foi catastrófico. Sinal baixo, ruído elevado, problema de latência e baixo tráfego aos assinantes.

Experimentei mudar TOTALMENTE a regra. Arrisquei a seguinte combinação: canais da faixa 5.4 (5500 à 5700, com Coutry Code em BRAZIL, nos Rockets), largura de canal de 10Mhz e potência de saída nos APs em 7dbm (5mw). Mantive a EIRP máxima dentro da legislação, 27dbm.

Em um primeiro momento imaginei que ia ficar uma desgraça, mas o resultado foi totalmente o contrário. Consegui ótimo nível de sinal, cobertura mais homogênea em toda a área de atuação, redução drástica no nível de ruído e aumento no tráfego aos assinantes. Estou conseguindo passar 20Mb máximos individualmente para cada assinante, nestas configurações.

As minhas conclusões definitivas:

- sobre potências, quanto menor melhor
    - sobre a largura do canal, quanto maior mais banda passa mas em compensação maior também é a "área de exposição" a ruídos (externos ou não)
    - preocupar-se com ruído é mais importante que preocupar-se com nível de sinal
    - quanto maior o MCS (rate) possível de ser utilizado na série M5, melhor vai ser a capacidade e qualidade do Airmax

Detalhes:

- Essa torre recém foi instalada (menos de uma semana), e por esse motivo há poucos assinantes para referência;
    - Não estou usando criptografia de dados, talvez por isso o tráfego elevado mesmo usando 10Mhz de largura de banda

Em anexo imagens tirados dos equipamentos da torre e dos clientes. Espero que apreciem!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 300 metros.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	33,8 KB
ID:      	29710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 1400 metros.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	29711Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 setup Wireless.jpg
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	29713Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket M5 Station List.jpg
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	29714Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoStation Loco M5 setup Wireless.jpg
Visualizações:	225
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	29712
    - de 20 mhz para 10 mhz, temos uma diferenca de uns 6 dBm de sinal.
    - temos que nos preocupar com o SNR, diferenca entre o Sinal e o ruido... veja o resultado do Noise e subtraia com o Sinal recebido... o resultado tem que dar no minimo 25... o bom mesmo é de 30 para cima.
    - considerando a faixa 5.4 e o uso com basestation 20 dbi, voce pode setar uns 8 dbm de potencia no transmissor... pois estaremos considerando 1 dbm de perda em algum lugar

Tópicos Similares

1. 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 194
    Último Post: 29-05-2014, 16:53
  2. Respostas: 8
    Último Post: 21-06-2012, 21:30
  3. Respostas: 34
    Último Post: 17-01-2008, 19:09
  4. Agradecimentos e mais um pedido de ajuda!!
    Por Valterri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2005, 10:15
  5. Passo a Passo para montar um SuperServidor de Acesso Interne
    Por ATNunes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2002, 23:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L