Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Sabemos que a faixa 2.4 ja foi e ainda é muito utilizada.
    Alem de sofrer interferencia externa (babá eletronica, forno microondas, telefone sem fio), ainda sofrem a interferencia de outros AP 2.4.. e para piorar, muitos nao respeitam as exigencias da faixa (limite de potencia), o que tem tornado impossivel trabalhar nessa faixa.

    Sendo que ultimamente vemos falar sobre o PNBL, mais banda para os clientes, menor latencia, etc...
    com a UBNT, vimos esses equipamentos ficarem mais baratos, mais acessiveis...

    Encontramos facilmente equipamentos nessa faixa com antenas apartir de 10 dbi... ate 23 dbi ou mais.
    e com isso veio a febre do uso da faixa 5GHz.... e varias e varias redes 5GHz vem surgindo e alguns sem se preocupar com as exigencias da faixa.
    - enlace na faixa 5.1
    - enlace com antena de 23 dbi, potencia do radio em 20 dbi... e ainda na faixa 5.4.

    Por isso lanço aqui uma campanha de concientizacao - "5 GHz - um pedido de socorro".
    Vamos tentar dar uma vida mais longa para essa faixa, vamos usa-la de acordo com as exigencias.

    na faixa 5 GHz encontramos 3 possiveis faixas que podem ser usadas:
    com esse, vemos que a:

    • faixa 5.1 nao pode ser usado externamente, NUNCA.



    • faixa 5.4 é boa para atendimento aos clientes, devido a faixa ser muito grande (256MHz) e por haver limite de potencia e.i.r.p (30 dBm se o radio tiver TPC e 27 dbm senao tiver, nao importa a distancia)... exemplo: se vc tem um nano m5 16dbi (esse nao tem TPC), podera setar no maximo 11 dbm de potencia (calculo rapido 16+11=27)... se vc tem uma airgrid de 23 dbi, podera setar no maximo 4 dbm de potencia (calculo rapido 23+4=27).



    • faixa 5.8 é boa para enlace ponto a ponto, devido ao limite de potencia e.i.r.p ser maior.

    Bom, vou falar um pouco do que eu vejo diariamente pelas consultorias prestadas a diversas empresas.
    O Cenário é preocupante sim, devendo ser tratado com o maior cuidado como já comentaram os colegas acima.
    O que eu consigo ver é que temos uso "excessivo" e mal uso de rádios que tem tecnologia diferenciada da 2.4ghz antiga.
    Digo isso porque? Em 90% das minhas consultorias , o que mais faço é BAIXAR POTÊNCIA dos Rádios . Incrivel não é mesmo? Rádios que conectavam mal passam a ter CCQ de 100% e transmitir no máximo seus pacotes.
    Isso é milagre alguns pensam, outros dizem que não pode ser...etc.etc..
    Mas somente quem conhece RF de verdade, entenderá o que eu estou tentando mostrar a muito tempo. Potência em excesso e rádios mal configurados, não levam a nada...aliás levam aos caos!

    Portanto meus amigos, vamos sim conscientizar a todos aqui no Fórum, que é um belo canal de conhecimento, que 5GHZ é faixa pra profissional, não para amadores. Provedores podem e devem crescer muito mais , se usarem a frequência corretamente.
    Se fossemos montar graficamente , um espectro de RF nas grandes capitais, a Imagem seria perturbadora!!!
    Teles usando equipamentos de 1watt 5watts ou mais , empresas usando 30dbm 35dbm, etc.... falo isso pois conheço bastante a área de RF amigos, e me preocupo com o futuro sim.
    Por isso se torna cada dia mais necessário um bom profissional nos projetos a serem desenvolvidos, profissional que se preocupe com a qualidade e não com o "alcance" da rede.
    Se tivermos 50% desses profissionais habilitados e bem treinados, já teremos um ótimo cenário daqui pra frente.
    Projeto, execução e acompanhamento! esse é o segredo do Provedor que funciona e do que não funciona.
    A nossa saúde depende dos nossos atos...assim como o nosso negócio também. portanto, sejamos
    inteligentes, e rápidos na escolha das melhores soluções.
    Grande Abraço a todos e parabens pelo tópico.

  2. #22
    Avatar de tecnologic
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Vera Cruz -RS
    Posts
    76

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    eu trabalho em 2.4 ghz numa are poluída e não tenho problemas conheço amigos que também trabalham e não tem problemas é o modo que você trabalha

  3. #23

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    esse topico é ótimo, eu que estou migrando minha rede p 5ghz vai me ajudar muito... boa iniciativa..

  4. #24

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Quais equipamentos no mercado atualmente trabalham com esse protocolo N ?

    Se um concorrente meu montar uma estação dele toda em N, perto de uma minha trabalhando com, digamos, nanos M5; vai me ferrar?

  5. #25

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Pessoal, achei este tópico realmente muito interessante e útil, mas fiquei com uma dúvida.

    No caso de 5.8 Ghz, p/ fechar ponto a ponto o limite EIRP é 36 dBm, mas num dos meus ponto a ponto por exemplo eu uso uma OIW 33 dBi c/ um cartão XR5 que tem potência máxima de 28 dBm (600mW). Pois bem, se estou usando uma antena de 33 dBi e o limite é 36dBm então eu só poderia usar 3dBm de potência no cartão XR5? Ou seja 2mW.
    Meu ponto a ponto certamente não fecharia.

    É assim mesmo que funciona, ou fiz algum cálculo errado ou interpretei errado?

    Agradeço quem puder ajudar.


    Obrigado!

  6. #26

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, achei este tópico realmente muito interessante e útil, mas fiquei com uma dúvida.

    No caso de 5.8 Ghz, p/ fechar ponto a ponto o limite EIRP é 36 dBm, mas num dos meus ponto a ponto por exemplo eu uso uma OIW 33 dBi c/ um cartão XR5 que tem potência máxima de 28 dBm (600mW). Pois bem, se estou usando uma antena de 33 dBi e o limite é 36dBm então eu só poderia usar 3dBm de potência no cartão XR5? Ou seja 2mW.
    Meu ponto a ponto certamente não fecharia.

    É assim mesmo que funciona, ou fiz algum cálculo errado ou interpretei errado?

    Agradeço quem puder ajudar.


    Obrigado!
    em 5.8
    Para ponto a ponto voce pode usar Antenas de QUALQUER GANHO, mas a potencia do transmissor nao pode ultrpassar 1 Watt (30 dBm).
    ou seja, tramissor no maximo 30dBm
    ja a antena pode ser de 23dBi, 33dBi... ate de 50dBi (se achar alguem que venda e seja homologada)

    Ja para ponto multi ponto, a soma total (Antena+Transmissor) nao pode ultrapassar 36 dBm

  7. #27

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Amigo, obrigado pela resposta. Entendi !

    Mas então para ponto a ponto não existe EIRP máximo ?

  8. #28

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Amigo, obrigado pela resposta. Entendi !

    Mas então para ponto a ponto não existe EIRP máximo ?
    Nao, somente limite do transmissor

    Por isso eu disse que o 5.8 é bom para ponto a ponto
    e o 5.4 para ponto multi ponto (clientes)

  9. #29

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Nao, somente limite do transmissor

    Por isso eu disse que o 5.8 é bom para ponto a ponto
    e o 5.4 para ponto multi ponto (clientes)
    Entendi amigo. Mto bom mesmo para ptp.

    Agora somente mais uma questão. Existe alguma restrição para uso das faixas de 5Mhz, 10Mhz, 20Mhz e 40Mhz. Posso usar 40Mhz quando eu achar que devo ou tem alguma norma?


    Obrigado novamente!

  10. #30

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    tambem tenho essa duvida ai amigo

  11. #31

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Andrio boa noite, tenho uma curiosidade, pode me responder espero que sim rsrsr.

    Conhece algum equipamento em 5.4 homologado pela Anatel, ou algum equipamento que possa usar dentro da especificações sem problemas alem do Motorola Canopy, agradeço seus sábios conselhos...

  12. #32

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por rbribeiro Ver Post
    Andrio boa noite, tenho uma curiosidade, pode me responder espero que sim rsrsr.

    Conhece algum equipamento em 5.4 homologado pela Anatel, ou algum equipamento que possa usar dentro da especificações sem problemas alem do Motorola Canopy, agradeço seus sábios conselhos...
    equipamentos da ubiquiti?
    eles estao sendo homologados para 5.8 e 5.4
    mas tem que configurar corretamente... cuidar com a potencia e o DFS

  13. #33

    Wink re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Obrigado Andrio, estou pensando em migrar minha rede e ou estruturar uma nova e suas sabias palavras nos dois tópicos que li, me fez refletir muito, agora estou decidido em usar 5.4 para os clientes, antes estava pensando no Canopy, mas o valor é um absurdo, para você ter uma ideia queria montar com os Canopy, uma estrutura para 200 clientes, com Canopys de suporte de 1 mega mais a ERB completa, porem o orçamento foi de R$198,000 (cento e noventa e oito mil reais) ai eu desisti é um valor muito alto de equipamento para deixar nos clientes a ERB em si não sai muito cara, sai cerca de R$20,000 reais por causa do software de gerenciamento, até é um valor razoável para qualidade, porem cada SM sai cerca de R$300,00, impossibilitando a aquisição.

  14. #34
    Avatar de tecnologic
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Vera Cruz -RS
    Posts
    76

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    olha amigo vc sabia que a frequencia 2.4ghz ele nunca foi e nunca sera para ser usada em externo ele foi projetada para area interna nos provedores que criamos essa mania de usar ele externa e deu no que deu kkk bom se da pra usar 2.4 ghz nos dias claro que dá só saber trabalhar com ela e com os equipamentos e com espectro do local

  15. #35

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    participei de um encontro patrocinado pela Elsys e o palestrante começou exatamente com este fato.
    Disse ele, ".... não devia funcionar, mas por teimosia acaba funcionando..."

    Estas frequencias não licenciadas não foram feitas para uso de provedores. Especialmente 2.4, mas o 5.8 também está sujeito a interferencias de outras fontes.
    Mas como somos teimosos, fazemos com que dê certo.
    Para tanto precisamos configurar corretamente. Muitos recursos estão disponíveis para contornar alguns dos problemas. ACK, RTS, Fragmentation, data rates, polarização, etc etc. Não tem como configurar todos os clientes de forma igual. O instalador precisa ter um bom conhecimento para adaptar a conexão a cada situação.

    Outra coisa: interferencias.
    Normalmente colocamos a culpa das interferencias no concorrente. Mas a maioria das interferencias são nossas mesmo. Quem faz estudo de canalização para seus POPs? Quem cuida para que uma torre sua não interfira em outra torre sua? Foram alguns pontos levantados.
    Sujeito compra um "superkithipermikrotizado" no Mercado Livre, onde normalmente a propaganda diz que já é enviado configurado. É só instalar e sair vendendo assinatura para clientes num raio de 10 a 15km. Este tipo de coisa é que tem estragado o nosso mercado.
    Caramba, se o wifi foi feito basicamente para uso indoor e nós por insistencia conseguimos fazer alguma coisa outdoor, vem um cara dizer que vai atender 10km? Daí não dá mesmo.
    Outdoor só vai com células pequenas.

    Eu estou preocupado com a migração para 5.8. Em pouco tempo os mesmos problemas irão aparecer e serão piores. A única vantagem do 5.8 é ter mais canais disponíveis e por natureza permitir passar mais banda. Isso é verdade, mas o protocolo N em 2.4 pode contornar isso.
    Mas 5.8 é mais sensível a questão da visada. Em 2.4 com visada um pouco prejudicada ainda vai se arrastando. Em 5.8 não passa nada se tiver algo na zona de fresnel.
    Por falar nisso, uma pergunta que ele fez: Quem faz estudo da zona de Fresnel?

    Quem ainda não participou destes encontros, quando tiver oportunidade, faça. A maioria do que é tratado, estamos cansados de saber, mas muitas vêzes, uma frase dita lá já vale a presença.
    Sem falar nas amizades que fazemos.

  16. #36

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    É tudo verdade o mal do nosso pais é que sempre tem uns querendo ser melhor do que os outros, um exemplo é aqui perto enquanto eu uso na torre 300mw, tem um camarada aqui próximo que ta usando 2 amplificadores de 2W e duas omnis uma do lado da outra, ja tentei conversar com o nocego mas não tem geito..

  17. #37

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Anatel nele.
    Faz denúncia e pede para a Anatel pedir um laudo radiométrico.

  18. #38

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Esse é um próximo passo, porem se eu sair derrubando, uns "4" que conheço por aqui não teria estrutura para suportar os prováveis clientes que entrariam, estou aqui aguardando meu novo link está ativo, mas assim que também eu estiver aqui tudo a 100%, isso com certeza será feito, obrigado pela atenção amigo..

  19. #39

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Fala ai Galera, pelo jeito as coisas so estao piorando par ao lado dos provedores.

    Gente se acalmem, em breve nao sera mais preciso se descabelar.

    A solucao final sera ir para N puro, todos os provedores coexistirao e compartilharao a mesma BANDA (mhz) de uso do AR, so isso e mais nada.

    Os radios antigos e ultrapassados ABG ja morreram, com funeral e tudo na ultima computex (maior feira de tecnologia de redes sem fio do mundo que ocorre todo ano em taiwan, berco da tecnologia mundial de redes sem fio), assim, o que existe agora somente eh o N puro com a novidade do BEAMFORMING, isso mesmo, ele chegou DEFINITIVAMENTE via HARDWARE, sem engenhocas de SOFTWARE, a ralink foi a primeira companhia a disponibilizar o recurso oficialmente em sua linha top de chipset RT3883 e a Krazer ja tem o produto pronto e a pronta entrega para as torres, isso quer dizer o seguinte, a linha de fresnel absoluta em 5GHz ja nao eh tanto assim necessaria, por incrivel que pareca, porem, claro que nao eh tao obstruida assim, a vantagem eh que o sistema feito pela krazer tanto funciona em 5GHz quanto em 2.4GHZ assim, pode-se montar dois sistemas e atender aos dois tipos de solucao.

    O Desafio Krazer em 2.4GHz ou 5GHz vale para todos os provedores, nos enviamos apos um dialogo formal, cadastro e um contrato o equipamento TOP de linha para voce SUSBSTITUIR sua torre poluida, isso mesmo, pode ser BEM POLUIDA, e colocamos a nossa no LOCAL, e fazemos a comparacao FINAL, e voces podem verificar o resultado final, assim, ele pode ser divulgado aqui no forum INDIVIDUALMENTE e voces podem conhecer o real RESULTADO de usara Tecnologia Krazer na torre, nao vinda da Krazer, mas Vinda diretamente do CLIENTE,

    O 1929 e TODOS deste topico querem colocar uma dessas em 2.4 e outra em 5.8GHz em substituicao de uma de suas torres com mais clientes???

    Aguardo contato de voces:

    DataSheets e Fotos:
    MicroCélula:
    5.8Ghz Alta Performance
    http://www.usaimport.com.br/datashee...-%2030Mbps.pdf

    2.4GHz Alta Performance - Ralink
    KR-WAP2150N-HP 150Mbps 40Mbps Full Duplex TCP-IP Garantidos - Usada na MicroCelula e CPE BGN HP 1000mW
    http://www.usaimport.com.br/datasheet/KR-WAP2150N-HP.pdf

    BeamForming 3T3R Krazer Extrema Performance - KR-WAP5450N-A-EP
    http://www.usaimport.com.br/datashee...x%20TCP-IP.pdf

    A foto da solução pronta do BeamForming na Caixa de Duro Alumínio eu postarei amanha pois as fotos ficaram no servidor interno da empresa.

    O Nivel de sinal/Rx das placas ficam entre -89dbm a -98dbm, o que é EXTREMAMENTE sensível!!!

    Suporta DFS, TPC, BeamForming, Agregation, STBC, Pure Mimo GreenField, Draft 4.0.

    Veja no nosso catálogo as placas e CPE, na página Final tem o Invólucro de Duro Alumínio que são montadas o Equipamento de Extrema Performance.http://www.usaimport.com.br/catalogo2011.pdf
    http://static2.under-linux.com/attac...1000mw-box.jpg

    Temos a certeza de sempre OUVIR o cliente e de RESOLVER o problema do mesmo, nunca queremos nenhum cliente sem o problema resolvido. Quanto ao 0800 realmente a Telefonica ainda nao resolveu como tambem ainda nao resolveu o DDR.


    Erick MacDonald Filzek
    Skype: FILZEK
    MSN: [email protected]
    Email: [email protected]; [email protected]
    Pabx: (19) 19-3256-5557 - Finalmente FUNCIONANDO Radio ID Nextel: 55*7*77635

  20. #40

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    1 - ubnt nao suporta 4 mil pps sem perca de performace, quanto mais 20 mil.... uehsuehs

    2 - Em um radio com processamento de 680 Mhz (para menos), acho bem dificil 40 mil pps (é UDP ou TCP?).... nem mesmo solucoes de frequencia licenciada, na qual o par do radio custa mais de R$ 10 mil, dificilmente chegam a tanto...

    3 - 8 Radio na Torre, Operando proximos (tanto em geografia, como em canais/frequencia)... sem nenhuma blindagem (Randome Shield)... pode ter certeza que estara gerando interferencia em voce mesmo... ja pensou em fabricar esses equipamentos com randome shield (blidangem)?