+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa tarde amigo,
    Bom, pelo sinal que estas recebendo, existe um problema de alinhamento ou obstrução grave neste seu ptp de 1,5km.....

Impossivel um equipamento destes não fechar um ptp se alinhado corretamente. Refaça o alinhamento.
    Pra te ajudar recomendo:
    1- Tentar deixar os dois pontos em mesma altura (sabemos que é difcil porém queres a solução pro problema e isso está dentro do pacote da solução).
    2- Alinhar com laser e binóculo profissional ou monóculo profissional. recomendo muito que quem for alinhar tenha paciência. Wireless outdoor não é fácil.
    3- Testes de ping tem que bater 1ms a 3ms no máximo nessa distância. o sinal deve ser entre -51 e -65dbm. Não aceite menos que isso.
    4-Antes de alinhar reveja se não há obstáculos físicos entre o AP e o client (ou sua base) pois geralmente esse é o problema. trabalho com consultoria pra provedores em todo o Brasil e 99% dos problemas, é o próprio provedor que gera.
    5- Trabalhe somente com potência baixa. Não interessa se o provedor A B C D está usando 27dbm. um ptp de 1.5km fechas com 14dbm e sobrando.
    Deixo duas imagens pra entenderes os equipamentos que falo e utilizo pra alinhar os links de clientes.
    O monóculo é bem leve, e tem modelos com suporte de cabeça inclusive. no ML tu encontras.
    O binóculo profissional é mais pesado porém suas lentes são mais precisas e mais potentes.

Anexo 44611Binóculo Profissional Marca Sakura.
    Anexo 44612Monóculo Profissional Marca Yukon.

Tenta fechar sempre teus PTP´s em canais que não estejam sendo utilizados e com baixa potência.
    mudar pra 30mhz ou 10mhz não é o indicado. 2.4ghz está super poluído e 5.8ghz começa a ficar igual devido a falta de competência do pessoal em configurar. digo pois a maioria seta radios em 25, 27dbm quando o certoseria trabalhar entre 12 e 17dbm. isso pra mim é falta de competência e estudo.

Se precisar de ajuda fico a disposição.
    Abraço.
    Leandro, a sugestão de usar esses binóculos e monóculos, o que eles têm de especial que ajuda com alinhamento? Eu já tenho um binóculo que me deixa ver com detalhes nessa distância de 1,5km. Tem alguma coisa de ajuda com alinhamento fora o zoom deles?

Quanto a deixar ambas antenas na mesma altura, tem alguma razão especial pra isso? Essa diferença de altura poderia estar causando esse problema de sinais tão diferentes entre as polaridades? Isso não pode ser resolvido com ajuste de inclinação das antenas? Mudar a altura com certeza é mais simples e é algo que eu posso tentar, mas posso vir a ter problemas com a zona de fresnel fazendo isso, Atualmente deve ter uma diferença de 10o ou 10 metros de altura entre as 2 antenas. Uma tá a uns 33mt, a outra deve estar a 20 e poucos. Acho que essa vai ser a primeira coisa que vou tentar, baixar a antena na torre.

O rtt tá de boas, o sinal e o Tx em ambas as direções definitivamente não estão legais, então tô tentando resolver isso, e vou tentar deixar a EIRP a menor possível pra não ferrar com outros equipamentos que eu tenho na torre. No futuro, quando precisar de maior troughput na repetidora pretendo fazer um ptp mais adequado, mas pro momento que só uso 2.4ghz lá, 2 NL M5 TÊM que resolver minha necessidade de tráfego e estabilidade.

Valeu pelas dicas cara

- - - Atualizado - - -

Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não basta ter linha de visada entre as duas antenas, você precisa ter a zona de Fresnel limpa. Se não for defeito de equipamento, esse sinal seu está passando por uma Zona de Fresnel prejudicada. Você precisa de um vão livre de mais ou menos 3 metros e meio de raio, pra todos os lados, 3 metros e meio pra um lado e pro outro, de antena a antena. Se uma árvore ou construção tiver entrando em qualquer ponto nesse raio de 3 metros e meio, vai dar problema.
    estou ciente disso mas obrigado pelo toque

2. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Leandro, a sugestão de usar esses binóculos e monóculos, o que eles têm de especial que ajuda com alinhamento? Eu já tenho um binóculo que me deixa ver com detalhes nessa distância de 1,5km. Tem alguma coisa de ajuda com alinhamento fora o zoom deles?

R: Gosulator, quando se USA corretamente esses equipamentos, a chance de errar no apontamento é rara. uma bússula também é indicada. esqueça GPS. ele dá um erro de 1 a 5m dependendo da marca. a bussula é extremamente precisa.

Quanto a deixar ambas antenas na mesma altura, tem alguma razão especial pra isso? Essa diferença de altura poderia estar causando esse problema de sinais tão diferentes entre as polaridades? Isso não pode ser resolvido com ajuste de inclinação das antenas? Mudar a altura com certeza é mais simples e é algo que eu posso tentar, mas posso vir a ter problemas com a zona de fresnel fazendo isso, Atualmente deve ter uma diferença de 10o ou 10 metros de altura entre as 2 antenas. Uma tá a uns 33mt, a outra deve estar a 20 e poucos. Acho que essa vai ser a primeira coisa que vou tentar, baixar a antena na torre.

R: Razão sim, eliminar interferencias. já vi enlaces que não fechavam nem a pau, e ao mover a altura de um dos lados em 3m apenas, resolvi o problema do cliente (provedor). se te digo é porque já passei por isso amigo,ok.

O rtt tá de boas, o sinal e o Tx em ambas as direções definitivamente não estão legais, então tô tentando resolver isso, e vou tentar deixar a EIRP a menor possível pra não ferrar com outros equipamentos que eu tenho na torre. No futuro, quando precisar de maior troughput na repetidora pretendo fazer um ptp mais adequado, mas pro momento que só uso 2.4ghz lá, 2 NL M5 TÊM que resolver minha necessidade de tráfego e estabilidade.

R: Pela foto postada, o sinal está horrivel. foi o que ví. testa com firmware diferente também. podem ser os equipamentos, enfim,tem várias variáveis que devem ser analisadas ae pra estar com esse sinal. potência sempre baixa ok, não adianta nada usar o máximo de potência nos rádios.

Valeu pelas dicas cara.

- - - Atualizado - - -
    estou ciente disso mas obrigado pelo toque
    R: Conta comigo no que for preciso,ok.
    Abraço.

3. Alguem me tira essa dúvida aqui, se meu painel tá com a largura do canal setada em 10mhz e eu boto ele no canal 5500, ele usa o intervalo de faixa que começa em 5495 e termina em 5505, certo? O que acontecer no resto do espectro não afeta em nada o meu painel, certo? Pergunto isso pq no airview quando vc coloca o mouse encima de uma faixa qualquer, ele ilumina um intervalo de 20mhz e não de 10. Não sei se é padrão do Airview ou ele mostra o intervalo de espectro que o rocket tá usando nas configurações atuais.

Eu estava usando paineis em 5520, 5540, 5560 e 5580, mas o que está em 5520 (é o que está com mais clientes, e está com apenas 4 já que comecei a instalar recentemente nessa frequencia) mudou de canal sozinho por causa do DFS (acho que foi por causa do DFS), desliguei o DFS e setei o canal pra 5500. Tem uma cliente que tá tendo problemas de a navegação dela simplesmente parar, e outro cliente conectado nesse mesmo painel me ligou hoje de manhã com o mesmo problema. Esse segundo cliente eu ainda tô na dúvida se o problema dele foi aconteceu na hora que eu tava fazendo testes no painel e ele me ligou afobado ou se tá tendo problemas como o primeiro cliente. Na hora que esse primeiro cliente me ligou de noite com o mesmo problema, ele tava conectado no AP e no servidor (pppoe) e eu conseguia pingar no NS dele sem problemas. Amanhã vou lá para dar uma olhada na situação dele. Alguém me sugere olhar por algo específico, tanto no cliente quanto no AP? O AP é um Rocket com painel de 17dBi da Computech, no cliente é um NS M5.

4. Pessoal, estou com uma dúvida aqui referente ao DFS.

Hoje, vários clientes meus reclamaram terem ficado sem acesso no final de semana, ao verificar percebi que o meu AP estava trabalhando num canal diferente do configurado e também estava com DFS ativo (este era o motivo de estar em outro canal).

Porém, não sei porque, os equipamentos dos clientes estão scanneando apartir do canal 5.5 apenas e meu AP tinha se auto-configurado para o canal 5180, por isso vários clientes ficaram sem acesso.

Alguém poderia me informar qual seria a maneira correta de evitar isso, tanto nos rádios cliente quanto nos rádios AP, mas continuar atendendo a legislação que pede que o DFS fique ativo ?

Obrigado,

Gustavo

5. Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, estou com uma dúvida aqui referente ao DFS.

Hoje, vários clientes meus reclamaram terem ficado sem acesso no final de semana, ao verificar percebi que o meu AP estava trabalhando num canal diferente do configurado e também estava com DFS ativo (este era o motivo de estar em outro canal).

Porém, não sei porque, os equipamentos dos clientes estão scanneando apartir do canal 5.5 apenas e meu AP tinha se auto-configurado para o canal 5180, por isso vários clientes ficaram sem acesso.

Alguém poderia me informar qual seria a maneira correta de evitar isso, tanto nos rádios cliente quanto nos rádios AP, mas continuar atendendo a legislação que pede que o DFS fique ativo ?

Obrigado,

Gustavo
    Qual AP você usa?
    Quais os rádios clientes?

- - - Atualizado - - -

Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, estou com uma dúvida aqui referente ao DFS.

Obrigado,

Gustavo
    Qual AP você usa?
    Quais os rádios clientes?

Tópicos Similares

1. 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 194
    Último Post: 29-05-2014, 16:53
  2. Respostas: 8
    Último Post: 21-06-2012, 21:30
  3. Respostas: 34
    Último Post: 17-01-2008, 19:09
  4. Agradecimentos e mais um pedido de ajuda!!
    Por Valterri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2005, 10:15
  5. Passo a Passo para montar um SuperServidor de Acesso Interne
    Por ATNunes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2002, 23:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L