Página 8 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 345678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Uma pergunta offtopic ja que estão falando de 5 Ghz, estas regras aqui citadas podem se aplicar a faixa de 2,4 Ghz?, pergunto isto pois opero em 2,4 com Bullets 2 HP, obrigado.

  2. #142

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por SlayerCommand Ver Post
    Uma pergunta offtopic ja que estão falando de 5 Ghz, estas regras aqui citadas podem se aplicar a faixa de 2,4 Ghz?, pergunto isto pois opero em 2,4 com Bullets 2 HP, obrigado.
    Não, essas regras são para a faixa 5Ghz

  3. #143

    Question Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Amigos, o que acham que se deve usar na torre e no cliente, AP+WDS, Station+WDS ou AP, Station? se usado WDS qual a diferença pra torre e para o cliente? eu utilizo o NSM5 da torre em bridge + mikrotik e no cliente pretendo usar Bridge para uso com roteadores internos e outros em modo Router, qual a dica sobre esta questão que possam me dar?, obrigado.

  4. #144

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Ressucitando o tópico pra perguntar se alguém sabe se existe overlapping de canal em 5ghz. Estou usando Largura de Canal de 10mhz nos meus aps, mas não sei se posso deixar eles em, por exemplo: Painel A = 5500, Painel B = 5510, Painel C= 5520, Painel D= 5530.

    Alguém sabe me informar isso?

  5. #145

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Eu vou catucando e as dúvidas vão aparecendo:

    Eu setei o Channel Width em 10mhz e dei um survey, meu resultado foi esse:


    Site Survey
    Scanned Frequencies:5.5GHz 5.51GHz 5.52GHz 5.53GHz 5.54GHz 5.55GHz 5.56GHz 5.57GHz 5.58GHz 5.59GHz 5.6GHz 5.61GHz 5.62GHz 5.63GHz 5.64GHz 5.65GHz 5.66GHz 5.67GHz 5.68GHz 5.69GHz 5.7GHz 5.745GHz 5.755GHz 5.765GHz 5.775GHz 5.785GHz 5.795GHz 5.805GHz 5.815GHz 5.825GHz

    MAC Address SSID Device Name Encryption Signal / Noise, dBm Frequency, GHz Channel
    xxxxxxxxxxxxx minha rede1 WPA2 -77 / -96 5.5 100
    WPA -80 / -96 5.61 122
    WPA -77 / -96 5.7 140
    xxxxxxxxxxxxxxx minha rede2 WPA2 -60 / -94 5.755 151
    xxxxxxxxxxxxxx minha rede3 WPA2 -55 / -95 5.775 155
    NONE -83 / -95 5.775 155
    NONE -80 / -94 5.795 159




    Dúvidas:
    1- O survey só mostra outras redes com largura de canal de 10mhz?

    2- a "minha rede2" e a "minha rede3" estão setadas no canal 5500 (DFS), mas no survey diz que elas estão no canal 5755 e 5775. Por que isso?? Esse painel que está fazendo o survey está setado em 5500 (DFS) também.

    ps: quando eu desativo o DFS nos paineis, o survey começa a achar eles no canal que de fato eu os setei.

    Setei o width do mesmo painel em 40mhz e refiz o survey:




    MAC Address SSID Device Name Encryption Signal / Noise, dBm ▴ Frequency, GHz Channel
    NONE -69 / -94 5.66 132
    NONE -78 / -93 5.7 140
    WPA2 -79 / -89 5.805 161
    WPA2 -80 / -93 5.58 116
    WPA -80 / -93 5.68 136
    WPA -81 / -93 5.56 112
    WPA -81 / -92 5.785 157
    WPA2 -81 / -93 5.58 116
    WPA2 -83 / -93 5.56 112
    WPA -85 / -94 5.66 132
    WPA2 -85 / -93 5.6 120
    WPA -86 / -92 5.52 104
    WPA -86 / -92 5.5 100
    WPA2 -86 / -93 5.58 116
    NONE -86 / -89 5.805 161
    WPA -87 / -92 5.5 100
    WPA2 -89 / -92 5.825 165
    WPA2 -89 / -92 5.52 104
    WPA2 -89 / -94 5.66 132
    NONE -90 / -92 5.54 108
    NONE -90 / -94 5.66 132



    Dúvidas:

    O survey só mostra as outras SSID que estão em 40mhz também???

  6. #146

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Sim, em 10MHz, o AP so vai mostrar quem ta em 10MHz. Em 40MHz como a opção é 20/40MHz auto, vai mostrar todas redes, menos as em 10MHz.

  7. #147

    Thumbs up Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Revivendo um topico Fálido, (fálido nao falecido rsrsr) alguém ai ainda trabalha em 10mhz, estou a montar um pop, e quero saber experiencias própria de ate quantos clientes e possivel por na rocket com basastation 20db em 10mhz, e quantos mega da pra liberar, se possivel poder postar um print em horario de pico, sei que talves seja muito o que estou pedindo mas ja serve de referencias para outros que também tem real interesse de poluir pouco o spectro. deixo a dica. obrigado a todos que poder ajudar.

  8. #148

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Experiência própria, com Rocket M2, bateu 30 clientes, o UPLOAD fica foda! Já pesquisei pra caramba, já testei de tudo o que é possivel, ja usei tudo quanto é tipo de firmware, os clientes já quase me comeram vivo de tantos testes que eu tive que fazer, parar o serviço e voltar, mas em 10Mhz com Rocket, creio que o mesmo ocorre com o M5, não recomendo mais do que 30 clientes. Até 25 o desempenho é bom, depois desse numero de clientes o upload fica sofrível! Já foi detectada uma falha nos Rocket com firmware posterior ao 5.3.3 q fazia a velocidade de upload cair muito, quando com Airmax ativado, tem um topico só sobre isso no forum da UBNT... Eles disseram que arrumaram esse problema na versão 5.33 em diante, mas pra mim não arrumaram nada, bateu 25 pessoas o desempenho começa cair. Outras pessoas alegam ter 60 clientes com 10MHz, eu não acho boa idéia... Teve um usuário do forum da UBNT que levantou que o Chipset Atheros AR928x tem um problema na operação em 10Mhz q causa esse comportamento, mas não cita fontes, a UBNT parece que quer abafar isso, nao fala nada...

    Sei que não tem relação nenhuma uma coisa com a outra, mas eu tomei a seguinte atitude. A UBNT promete 120 usuários no máximo num Rocket o que considero ser um numero ao operar em 40MHz, então minha consideração:

    40MHz: 120 usuários
    20MHz: 60 usuários
    10Mhz: 30 usuários

    Faço hoje assim pq acho prudente e não pq o sistema não comporta mais e também por notar desempenho começar a cair após 25 usuários em 10MHz.

    Tem outro topico aqui no forum que um colega aí tem 60 usuários em 20MHz e alega baixo desempenho de upload num Rocket M5. Vou ligando uma coisa a outra e bate com essa minha decisão acima, de limitar em 30 o numero de usuarios em 10Mhz, 60 em 20MHz... e se possivel manter um pouco abaixo.

    Isso tudo aí pode não ser de todo verdadeiras pra outras instalações, mas foi o resultado que eu encontrei no meu cenário e batendo com informações de outros locais.

    Em 10MHz eu não venderia mais do que 2 mega pro usuário final ja que na prática temos um rendimento de 20Mbps de download com 1Mbps de upload - é o máximo que consigo alcançar aqui na melhor das hipóteses!

  9. #149

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Experiência própria, com Rocket M2, bateu 30 clientes, o UPLOAD fica foda! Já pesquisei pra caramba, já testei de tudo o que é possivel, ja usei tudo quanto é tipo de firmware, os clientes já quase me comeram vivo de tantos testes que eu tive que fazer, parar o serviço e voltar, mas em 10Mhz com Rocket, creio que o mesmo ocorre com o M5, não recomendo mais do que 30 clientes. Até 25 o desempenho é bom, depois desse numero de clientes o upload fica sofrível! Já foi detectada uma falha nos Rocket com firmware posterior ao 5.3.3 q fazia a velocidade de upload cair muito, quando com Airmax ativado, tem um topico só sobre isso no forum da UBNT... Eles disseram que arrumaram esse problema na versão 5.33 em diante, mas pra mim não arrumaram nada, bateu 25 pessoas o desempenho começa cair. Outras pessoas alegam ter 60 clientes com 10MHz, eu não acho boa idéia... Teve um usuário do forum da UBNT que levantou que o Chipset Atheros AR928x tem um problema na operação em 10Mhz q causa esse comportamento, mas não cita fontes, a UBNT parece que quer abafar isso, nao fala nada...

    Sei que não tem relação nenhuma uma coisa com a outra, mas eu tomei a seguinte atitude. A UBNT promete 120 usuários no máximo num Rocket o que considero ser um numero ao operar em 40MHz, então minha consideração:

    40MHz: 120 usuários
    20MHz: 60 usuários
    10Mhz: 30 usuários

    Faço hoje assim pq acho prudente e não pq o sistema não comporta mais e também por notar desempenho começar a cair após 25 usuários em 10MHz.

    Tem outro topico aqui no forum que um colega aí tem 60 usuários em 20MHz e alega baixo desempenho de upload num Rocket M5. Vou ligando uma coisa a outra e bate com essa minha decisão acima, de limitar em 30 o numero de usuarios em 10Mhz, 60 em 20MHz... e se possivel manter um pouco abaixo.

    Isso tudo aí pode não ser de todo verdadeiras pra outras instalações, mas foi o resultado que eu encontrei no meu cenário e batendo com informações de outros locais.

    Em 10MHz eu não venderia mais do que 2 mega pro usuário final ja que na prática temos um rendimento de 20Mbps de download com 1Mbps de upload - é o máximo que consigo alcançar aqui na melhor das hipóteses!
    Realmente ta me parecendo que o Filzek falow e a realidade, e um tiro no pé. Vamos analizar com sobriedade, ja imaginou seu ap pedindo agua e na hora voce ter que colocar mais ap para poder supri a demanda, voce vai esta poluindo em dobro. Bom se alguém tiver mas case de sucesso e puder postar mais relatos junto com print, e de muita ajuda.

  10. #150

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Mas o que me deixa confuso é que tem gente relatando bom desempenho em 10Mhz com os Rockets.

    Em 2.4GHz eu não to me atrevendo a usar 20MHz pq apesar do desempenho maior a estabilidade é menor e em 10MHz consigo um SNR melhor, noise floor melhor e sinal melhor. O que me deixa puto da vida é não conseguir passa banda de upload! Não posso por mais cliente pq upload não vai! Eu tinha no inicio que download e upload deveriam ser igual ou seja, se com MCS taxando 65Mbps, com Throughput de 30Mbps se eu passasse dados em duplex, ficaria 15 pro download e 15 pro upload, dando 30Mbps agregados, mas não, não sei o que ocorre com esses Rockets que o desempenho de download é bom, mas upload é sofrível! Só pode ser o bug do chipset AR928x mencionado por uma pessoa que sumiu do mapa no forum da UBNT.

  11. #151

    Padrão Re:

    Rau, tem como postar pra mim tuas configurações? Pergunto: qual a potência, ganho da antena, canal utilizado, altura da torre, quais os planos de velocidade, airmax ativado ou desativado, ack manual ou automático e o equipamento que usa nos clientes. Se possível gostaria que citasse também o link que possui para acesso.

    Perdoe a minha indiscrição, mas como eu tenho experiência com 5 e 10Mhz preciso dessas informações pra poder te ajudar.

  12. #152

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Hoje eu ainda só uso 2.4GHz pra distribuir, mas estou montando um POP em 5GHz... O único ponto que eu tenho hoje que ta com 10MHz utiliza uma Omni Uibquiti 10dbi 2.4GHz que ta com 18 metros de altura. Provavelmente vão dizer que o problema é porque é Omni e tal, ainda mais 2.4GHz, pode até ser, mas vamos aos dados:

    - Número de clientes cadastrados nesse rádio: 38

    - Número de clientes online simultaneamente: média de 30, máximo registrado foi 36.

    - Airmax: Ativado

    -Pior sinal chegando no AP: -67dbm nesse instante que digito a msg
    Melhor sinal chegando no AP: -51dbm (60% dos clientes na casa dos -5xdbm)
    Potência do AP: 20dbm (já testei até em 12dbm, fica horrível pra clientes com sinal pior e visada ruim, melhor resultado que encontrei foi entre 18 e 20dbm)

    - Potência dos clientes variando entre 7 e 23dbm dependendo de como chega o sinal no AP. Se chegar mais "quente" que
    50dbm, reduzo potência, se chegar de -65dbm pra pior, fica em 23dbm mesmo.

    - NOISE Floor: -94dbm maior parte do dia, as vezes oscila entre -91 e -95dbm.

    - O MCS nos CPE do cliente tá limitado em 11, assim o CCQ fica acima de 97% sempre. Deixando o MCS liberado pra 15, O CCQ cai pra 93-95% e não vejo melhora nenhuma no throughput. Já no AP deixo o MCS em 15 mesmo 95% dos clientes fecham 65Mbps, quando não, fica entre 52 e 58,5Mbps nos clientes com sinal pior.

    - Clientes com sinal até -65dbm tá com prioridade em Medium ou Low. Tenho dois clientes 1x1, um Airgrid e 1 Bullet M2, ambos configurados como None, independente do sinal deles, que é bom, diga-se de passagem. Se o sinal do cliente tá beirando -70dbm a priordade geralmente deixo em None ou low.

    - Todos clientes, com exceção de dois, usando Nanostation Loco M2, 1 Nanostation M2 e como dito antes, 1 Airgrid e outro Bullet M2.

    - Planos entre 600k e 2 Mega - grande maioria em 1 mega com upload maximo de 200K no plano de 2mega, de 1 mega pra baixo é 128K limitado numa RB750G. Além disso faço controle de sessões TCP/UDP simultaneas como pratica simples de QOS.

    -ACK atualmente em automático, mas mudar pra manual não resolveu nada, com varias configurações diferentes.

    - Já utilizei AirSelect, tb não ajudou muito

    - Desde o inicio uso Channel Shifting e a única coisa que não alterei até hoje, foi isso.

    - Canal utilizado atualmente o que seria o "8", em Channel Shifting seria 2449Mhz. Mas já usei todos, sempre o mesmo comportamento.

    - 6 horas da manhã o upload rende bem, quando to com em torno de 24 ou 25 clientes conectados. Não sei se é pelo fato de ter menos clientes conectados ou pelo horário.

    - Já isolei clientes potencialmente problemáticos, não ajudou em nada. Nem todos meus clientes tão com visada perfeita, por causa de arvores, mas isola-los da jogada durante testes e não adiantou nada.

    - Em 10MHz essa Omni não exibe nenhuma outra rede, tá todo mundo usando 20 ou 40Mhz, com certeza, mas semana passada só por curiosidade resolvi colocar em 20MHz, tirar o Channel Shifting e fazer um site Survey e pra minha surpresa ela ta enxergando uns 60 rádios diferentes, apesar disso grande parte deles tão chegando na Omni com -80dbm ou pior, mas tem várias na casa dos -60dbm...

    - O Rocket tá com blindagem de aluminio, da RFArmor.com

    Acho que é só, mas sei que testei outras coisas, firmwares diferentes, potências diferentes, mas o meu problema tá no upload. No download consigo 25Mbps nos Speedtest do AirOS, mas o upload, quando dá 5Mbps eu fico feliz, isso no teste unidirecional, seu eu botar duplex, ai o download cai pra uns 20Mbps e o up se der 2mega tb já to feliz!

    Em 20Mhz esses mesmos testes consigo mais ou menos o dobro no pior dos momentos. 40 de down uns 5 de up se eu deixar os MCS tudo liberado, 130Mbps, mas o sinal do pior cliente vai la pra -75dbm sendo que o valor que coloco no AP pra rejeitar conexão -e de -70dbm, nao ativo pior que isso de de jeito nenhum! Eu queria fazer o upload render pelo menos metade do download, ja tava otimo!

    Os clientes não tem problema pq do jeito que ta, ta quase no limite, mas ta suprindo os meus planos, mas eu esperava colocar 60 clientes nessa Omni e parei nos 38 pq upload ta dando picos de 800K em horarios criticos, to considerando 1mega disponivel...

    Meu ultimo teste Airview às 5:40 da manhã:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airview 18_04 0539.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	143,6 KB
ID:      	44348

    EDIÇÃO:

    Um carinha no forum da UBNT comentou assim num tópico em que se discutia o baixo desempenho em 5/10Mhz à medida que mais clientes eram adicionados, mesmo que esses não tivessem passando tráfego algum:


    ""It's natural defect in AR928x that result bad performance in high noise link with 5/10MHz channel, for that no variable bandwidth FIR DF in the IC to fit narrow band, AR938x will fix it.""

    Tradução: Isso é um defeito natural no AR928x que resulta numa performance ruim num link em 5/10Mhz com nível elevado de ruído, já que no CI não existe um FIR DF de banda variável para acomodar a banda mais curta, o AR938x irá consertar isso.

    Já procurei outros locais falando desse assunto e não encontrei nada. Já mandei MP pro cara que postou isso e ele não responde. Já questionei a UBNT e eles simplesmente falaram pra eu falar sobre o problema que to tendo, sendo que já fiz isso exaustivamente em um topico la...

    Os Rocket M2 e M5, não sei se o Titanium usam mesmo chip, fazem uso do Atheros AR9283 Al1a que supostamente tem esse problema ao operar em 5/10Mhz em ambientes com muito ruido. Pode ser o meu caso, vai saber...
    Última edição por raumaster; 27-04-2013 às 00:18.

  13. #153

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Raumaster, acho o noiise floor muito alto. Aqui todos ficam acima de -99dbm. Tenho até com -110dbmr

    Quando em 10 mhz não vai achar outros mesmo, mas eles estão lá causando ruido e você pensa que está limpo.

    Que tipo de link você tem?

  14. #154

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    -94dbm de Noisefloor não é tão ruim, 110dbm é muito bom, como se tivesse só vc, tem certeza que esse valor tá sendo exibido corretamente nos teus rádios?

    Tenho 3 links ADSL de 15 mega, sou pequeno, to capitalizando pra conseguir tirar minha licença com recursos próprios. Não tenho condição de colocar dedicado. Estou investindo num servidor de cache agora e num POP de 5GHz, pra colocar mais clientes e correr atrás de legalizar tudo, to com fila de espera de clientes... Pra legalizar vou ter que trocar por equipamentos homologados, vou ter que ter link dedicado, vou ter que pagar engenheiro, a licença em si e o diabo a 4, que não tenho condições nenhumas investindo na minha rede ao mesmo tempo! Não trabalho tranquilo por essa razão, mas tento fazer o certo agora pelo menos, nao tudo pq nao tenho todos equipamentos homologados... Mas o fato de ser ADSL não é o que tá influenciando a parte Wireless, o desempenho da rede eu não testo utilizando o link, mas sim internamente.

  15. #155

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    -94dbm de Noisefloor não é tão ruim, 110dbm é muito bom, como se tivesse só vc, tem certeza que esse valor tá sendo exibido corretamente nos teus rádios?

    Tenho 3 links ADSL de 15 mega, sou pequeno, to capitalizando pra conseguir tirar minha licença com recursos próprios. Não tenho condição de colocar dedicado. Estou investindo num servidor de cache agora e num POP de 5GHz, pra colocar mais clientes e correr atrás de legalizar tudo, to com fila de espera de clientes... Pra legalizar vou ter que trocar por equipamentos homologados, vou ter que ter link dedicado, vou ter que pagar engenheiro, a licença em si e o diabo a 4, que não tenho condições nenhumas investindo na minha rede ao mesmo tempo! Não trabalho tranquilo por essa razão, mas tento fazer o certo agora pelo menos, nao tudo pq nao tenho todos equipamentos homologados... Mas o fato de ser ADSL não é o que tá influenciando a parte Wireless, o desempenho da rede eu não testo utilizando o link, mas sim internamente.
    Raumaster, tenho acompanhado seu comprometimento com o desempenho do seu trabalho.
    Esta luta sua é também a da grande maioria dos provedores independentes. Alguns conseguem mudar o cenário mais rapidamente, outros levam mais tempo. Mas com certeza vai chegar lá.
    Quando eu não tinha um dedicado decente eu pensava de um modo. Depois que conseguimos é que deu para ver a realidade.

    Eu realmente estava pensando que o fato de não conseguir melhor upload pudesse ser o uso do adsl.
    Mas agora que você explicou que a medição do upload é feita dentro da rede, tenho que concordar com você. Tem algum problema aí.
    Eu também tentei um Rocket numa torre e não gostei do resultado. Mas no meu caso eu já tinha uma base de clientes instalada e a maioria não tinha como ativar o airmax. Então não deu para sentir bem o RocketM.
    Acabei tirando e colocando RB.

    Quanto ao noise ser melhor, talvez seja o fato de usar polarização horizontal em toda a rede e todos os outros usarem pol. vertical.
    E mesmo assim, com noise floor baixo, os problemas do wireless muitas vezes persistem.
    Pouco tempo atrás ao configurarmos uma RB em 5.8 o noise estava em -120. Nunca tinha visto isso, mas mesmo assim o enlace não estava bom. Mas mexe daqui, mexe dali e acabou ficando no ponto certo.

    A impressão que tenho é que estamos pisando em areia movediça quando mexemos com wi-fi. E atribuo isso um pouco ao próprio protocolo 802.11 que na verdade não foi feito para uso outdoor.
    Junte a isso a inconstância nos próprios equipamentos que são produzidos em alta escala e com um controle de qualidade baixo para justificar um preço final mais competitivo, e temos a fórmula pronta para nossa insegurança.

    Como nem tudo são rosas, também tenho meus problemas. Estou com duas RBs que estão me dando um problemão danado. Do nada elas travam e ninguém navega. Tem que reiniciar. Já tiramos a fonte e colocamos bateria e continua o problema.
    Por isso já fiquei com o pé atrás também com mikrotik

    Para quem começou com NanoStation2 alguns anos atrás sabe bem como eram mais confiáveis. Se houve progresso nos recursos, a confiabilidade já não acompanhou, principalmente depois da terceirização com fabricantes asiáticos.

    Hoje nem todos os equipamentos respondem da mesma forma padronizada como eram no passado. Então aquilo que você esperaria que acontecesse , ter o upload igual, talvez nem seja com configuração mas sim com desempenho despadronizado de equipamento.

    Sei que vai ter gente que não concorde comigo. Mas estamos aqui para trocar idéias e principalmente experiencias observadas no nosso dia/dia. Afinal você fez exaustivos testes e só me sobrou esta alternativa para o fato. Problema com alguns dos rádios.

  16. #156

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Alguém pode me ajudar a resolver esse problema aqui? Isso é um ptp de 1,5km feito com 2 Nano Loco 5M, esse foto é do lado do AP, que tá na torre principal, o outro está numa rep minha e é o único equipamento em 5ghznaquela rep.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         signal.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	44546

    aqui o airview feito nesse mesmo NL m5 que tá de ap:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.7-5.8.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	141,5 KB
ID:      	44547

    Survey do AP setado em 40mhz (em 30 só acha 2 redes com sinais fracos):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         survey 40mhz2.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	44548

    Detalhe pra esses 2 primeiros sinais, pelo nome da rede e pelo fato deu conhecer as empresas, são paineis, distribuindo pro cliente final. O primeiro está próximo de mim, uns 600mt, um cano encima de uma casa com 8 NLm5, e o outro deve ser associado de uma empresa local que aluga SCM, e não deve ter nem idéia do que tão fazendo com o nome deles (usam o nome da detentora da SCM nas SSID).

  17. #157

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Alguém pode me ajudar a resolver esse problema aqui? Isso é um ptp de 1,5km feito com 2 Nano Loco 5M, esse foto é do lado do AP, que tá na torre principal, o outro está numa rep minha e é o único equipamento em 5ghznaquela rep.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         signal.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	44546

    aqui o airview feito nesse mesmo NL m5 que tá de ap:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.7-5.8.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	141,5 KB
ID:      	44547

    Survey do AP setado em 40mhz (em 30 só acha 2 redes com sinais fracos):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         survey 40mhz2.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	44548

    Detalhe pra esses 2 primeiros sinais, pelo nome da rede e pelo fato deu conhecer as empresas, são paineis, distribuindo pro cliente final. O primeiro está próximo de mim, uns 600mt, um cano encima de uma casa com 8 NLm5, e o outro deve ser associado de uma empresa local que aluga SCM, e não deve ter nem idéia do que tão fazendo com o nome deles (usam o nome da detentora da SCM nas SSID).
    Sim, alguém pode te ajudar.
    Mas qual o problema mesmo?
    Você acabou não dizendo o tipo de ajuda que precisa.

  18. #158
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Alguém pode me ajudar a resolver esse problema aqui? Isso é um ptp de 1,5km feito com 2 Nano Loco 5M, esse foto é do lado do AP, que tá na torre principal, o outro está numa rep minha e é o único equipamento em 5ghznaquela rep.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         signal.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	44546

    aqui o airview feito nesse mesmo NL m5 que tá de ap:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.7-5.8.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	141,5 KB
ID:      	44547

    Survey do AP setado em 40mhz (em 30 só acha 2 redes com sinais fracos):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         survey 40mhz2.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	44548

    Detalhe pra esses 2 primeiros sinais, pelo nome da rede e pelo fato deu conhecer as empresas, são paineis, distribuindo pro cliente final. O primeiro está próximo de mim, uns 600mt, um cano encima de uma casa com 8 NLm5, e o outro deve ser associado de uma empresa local que aluga SCM, e não deve ter nem idéia do que tão fazendo com o nome deles (usam o nome da detentora da SCM nas SSID).
    Boa tarde amigo,
    Bom, pelo sinal que estas recebendo, existe um problema de alinhamento ou obstrução grave neste seu ptp de 1,5km.
    Impossivel um equipamento destes não fechar um ptp se alinhado corretamente. Refaça o alinhamento.
    Pra te ajudar recomendo:
    1- Tentar deixar os dois pontos em mesma altura (sabemos que é difcil porém queres a solução pro problema e isso está dentro do pacote da solução).
    2- Alinhar com laser e binóculo profissional ou monóculo profissional. recomendo muito que quem for alinhar tenha paciência. Wireless outdoor não é fácil.
    3- Testes de ping tem que bater 1ms a 3ms no máximo nessa distância. o sinal deve ser entre -51 e -65dbm. Não aceite menos que isso.
    4-Antes de alinhar reveja se não há obstáculos físicos entre o AP e o client (ou sua base) pois geralmente esse é o problema. trabalho com consultoria pra provedores em todo o Brasil e 99% dos problemas, é o próprio provedor que gera.
    5- Trabalhe somente com potência baixa. Não interessa se o provedor A B C D está usando 27dbm. um ptp de 1.5km fechas com 14dbm e sobrando.
    Deixo duas imagens pra entenderes os equipamentos que falo e utilizo pra alinhar os links de clientes.
    O monóculo é bem leve, e tem modelos com suporte de cabeça inclusive. no ML tu encontras.
    O binóculo profissional é mais pesado porém suas lentes são mais precisas e mais potentes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         binoculoprofsissional.jpg
Visualizações:	377
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	44611Binóculo Profissional Marca Sakura.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         monoculoprofissional.jpg
Visualizações:	424
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	44612Monóculo Profissional Marca Yukon.

    Tenta fechar sempre teus PTP´s em canais que não estejam sendo utilizados e com baixa potência.
    mudar pra 30mhz ou 10mhz não é o indicado. 2.4ghz está super poluído e 5.8ghz começa a ficar igual devido a falta de competência do pessoal em configurar. digo pois a maioria seta radios em 25, 27dbm quando o certoseria trabalhar entre 12 e 17dbm. isso pra mim é falta de competência e estudo.

    Se precisar de ajuda fico a disposição.
    Abraço.

  19. #159

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Não basta ter linha de visada entre as duas antenas, você precisa ter a zona de Fresnel limpa. Se não for defeito de equipamento, esse sinal seu está passando por uma Zona de Fresnel prejudicada. Você precisa de um vão livre de mais ou menos 3 metros e meio de raio, pra todos os lados, 3 metros e meio pra um lado e pro outro, de antena a antena. Se uma árvore ou construção tiver entrando em qualquer ponto nesse raio de 3 metros e meio, vai dar problema.

  20. #160

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Sim, alguém pode te ajudar.
    Mas qual o problema mesmo?
    Você acabou não dizendo o tipo de ajuda que precisa.
    Achei que as fotos seriam suficientes pra explicar o meu problema. O que eu quero é o mesmo que todo mundo, o melhor enlace possível. O bagulho tá tão zoado nesse ptp que o sinal tá com diferença de 10dbi entre as polaridades.