Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    eita texto grande... kkkkkkkkkkkkkk

    nao entendi o que quis dizer com:
    daí seu sinal ficará PERFEITO e sua BANDA HORRIVEL, do que resolverá???

    para ter uma ideia, tenho pop em 5.x a mais de ano... nessa torre tenho uns 100 clientes.
    estava usando em 20 mhz, recentemente comecei a ter problema com interferencia (tambem dera, em 3 meses surgiu umas 3 torre 5.x ao redor, distancia de ate 3km).
    os usuarios nao reclamaram, mas eu senti que tinha algo estranho....
    mudei para 10 mhz e tudo melhorou... sinal, noise, SNR.
    ou seja, mesmo com a interferencia... eu tenho qualidade e estabilidade.

    o sinal nos clientes vao de -47 a -60, esta perfeito
    ping muito estavel.

    consigo passar uns 15mb em cada AP
    sei que nao é muito, mas o suficiente para entregar ate 2mb para cada usuario... e nao é ha falta de banda... ela esta perfeita para o ambiente.

    o dia que eu comecar a atender clientes com 5 a 10mb... darei inicio ao cabeamento.
    por que?
    vamos a um simples calculo:
    torre 30 m = R$ 5 mil aproximadamente
    equipamentos para a torre = 8 mil (solucao krazer)
    100 kit cliente = no minimo uns R$ 14 mil
    Total= 27 mil

    ou seja, irei gastar 27 mil para atender 100 clientes e ainda nao terei qualidade... co ping sera maior que 1ms e o througput sera extremamente inferior que em uma rede cabeada...
    sem contar que nos querendo ou nao... estaremos sucetivel a interferencia (mesmo que menor em N), logo, teremos os mesmos problemas de latencia.


    enfim, de que adianta usar uma canalizacao grande (40 mhz) se é mais que precisamos?
    meu conselho é que, senao precisa de tudo isso... reduza, pois sofrera menos... e seja feliz.
    40 mhz somente para backbone e ainda assim, se realmente for necessario.... caso contrario, nem no backbone eu aconselho a usar.
    PS: para ter uma ideia, meu enlace principal esta em 20 mhz..

  2. #82

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Banda será o problema final de todos os provedores!

    Cabear? só se teu provedor tiver uns 10 mil usuarios, do contrário, quero ver ter dinheiro para custear isso tudo, sem contar o custo de 15 reais por poste, o que inviabiliza qualquer negócio para o provedor, fora o investimento em conversores e etc.

    Por isso que abrimos os testes para o setor das MicroCelulas em 3T3R para ver funcionando 50Mbps para cada cliente FACILMENTE, o que pode ser implementado em carater de via única de 100Mbps em multicast IGMP para entregar TV a CABO, o que nenhum provedor com 2Mbps consegue entregar, heheh...

    É colocar a MicroCelular 3T3R e testar.

    Erick

  3. #83

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Banda será o problema final de todos os provedores!

    Cabear? só se teu provedor tiver uns 10 mil usuarios, do contrário, quero ver ter dinheiro para custear isso tudo, sem contar o custo de 15 reais por poste, o que inviabiliza qualquer negócio para o provedor, fora o investimento em conversores e etc.

    Por isso que abrimos os testes para o setor das MicroCelulas em 3T3R para ver funcionando 50Mbps para cada cliente FACILMENTE, o que pode ser implementado em carater de via única de 100Mbps em multicast IGMP para entregar TV a CABO, o que nenhum provedor com 2Mbps consegue entregar, heheh...

    É colocar a MicroCelular 3T3R e testar.

    Erick
    Filzek
    sobre o cabeamento, nao é bem assim como voce fala.
    se precisasse de 10 mil usuarios, nao existiria provedores com 1 mil ou 2 mil usuarios usando cabeamento.

    comparando o investimento de sua solucao para atender 100 clientes com o cabeamento para atender 100 clientes...
    o cabeamento sai bem mais barato, tem muitooo mais banda, passa infinitamente mais PPS (Pacotes Por Segundo), alem de ter uma menor manutencao.
    o Joao esta iniciando suas pesquisas e esta inclinando para iniciar o cabeamento, ele poderia dar maiores relatos.

    R$ 15,00 por poste? nao sao todas as regioes que sao esses valores.
    Alem do mais, a Anatel e Aneel fecharam acordo para o novo valor pelos postes... irá variar entre R$ 2,30 a R$ 2,50. o que viabilizara mais ainda o cabeamento.

    -----
    por mais que voce diga que sua solucao passa 50 megas por cliente, nos sabemos que nao é bem assim.
    por mais que a tecnologia N permita passar mais banda... ainda assim teremos a limitacao do processador... o que dificultara ter muitos clientes simultaneos com banda alta ou com varias requisicoes (PPS).

    Alem do mais, do que adianta usar suas micro celulas, se a propria teoria usada/recomendada por voces nao deixa canal livre para que possamos fechar enlace com outro local ou levantar outra micro celular sem que seja necessario sobrepor um canal ja usado...
    ou seja, PROVAVELMENTE iremos sofrer interferencia de nos mesmos...

  4. #84

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Entao, concordo que usar todos os canais acabara com o espectro, sim, por isso nao sera tudo wireless, pode ate ser no começo, porém, o que estamos vendo é a "miscigenação" dos cabo com wireless, ou do licenciado com as torres.

    A nossa pratica consiste no seguinte, deixar 1 canal para os links ptp sempre nas torres, veja que voce tem varios canais livres, vamos lista-los, de forma a organizar a mente para trabalhar com 40MHz e ter 2 Canais livres (completos em 40Mhz) para uso de Link PTP sem ter interferencia propria ou de terceiros.

    ATENTE APENAS PARA O NUMERO NA IMAGEM QUE REFERE-SE AOS SETORES ( 8 setores de 45 graus)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         setores-microcelula-krazer.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	18,1 KB
ID:      	29793

    100 5500 Setor 1 40MHz H x H x H
    104 5520 Setor 1 40MHz H x H x H
    108 5540 Setor 2 40MHz H x H x H
    112 5560 Setor 2 40MHz H x H x H
    116 5580 Setor 3 40MHz H x H x H
    120 5600 Setor 3 40MHz H x H x H
    124 5620 Setor 4 40MHz H x H x H
    128 5640 Setor 4 40MHz H x H x H
    132 5660 Setor 5 40MHz H x H x H
    136 5680 Setor 5 40MHz H x H x H
    140 5700 Setor 6 40MHz H x H x H
    149 5745 Setor 6 40MHz H x H x H
    153 5765 Setor 7 40MHz H x H x H
    157 5785 Setor 7 40MHz H x H x H
    161 5805 Setor 8 40MHz H x H x H
    165 5825 Setor 8 40MHz H x H x H

    100 5500 Setor 1 40MHz H x H x H Setor 3 40MHz H x H x H
    104 5520 Setor 1 40MHz H x H x H Setor 3 40MHz H x H x H
    108 5540 Setor 2 40MHz H x H x H Setor 4 40MHz H x H x H
    112 5560 Setor 2 40MHz H x H x H Setor 4 40MHz H x H x H
    116 5580
    120 5600
    124 5620
    128 5640
    132 5660 Setor 5 40MHz H x H x H Setor 7 40MHz H x H x H
    136 5680 Setor 5 40MHz H x H x H Setor 7 40MHz H x H x H
    140 5700 Setor 6 40MHz H x H x H Setor 8 40MHz H x H x H
    149 5745 Setor 6 40MHz H x H x H Setor 8 40MHz H x H x H
    153 5765 1 PTP 40MHz
    157 5785 1 PTP 40MHz
    161 5805 2 PTP 40MHz
    165 5825 2 PTP 40MHz

    100 5500
    104 5520
    108 5540
    112 5560
    116 5580
    120 5600
    124 5620 Setor 1 40MHz H x H x H Setor 3 40MHz H x H x H
    128 5640 Setor 1 40MHz H x H x H Setor 3 40MHz H x H x H
    132 5660 Setor 2 40MHz H x H x H Setor 4 40MHz H x H x H
    136 5680 Setor 2 40MHz H x H x H Setor 4 40MHz H x H x H
    140 5700 Setor 5 40MHz H x H x H Setor 7 40MHz H x H x H
    149 5745 Setor 5 40MHz H x H x H Setor 7 40MHz H x H x H
    153 5765 Setor 6 40MHz H x H x H Setor 8 40MHz H x H x H
    157 5785 Setor 6 40MHz H x H x H Setor 8 40MHz H x H x H
    161 5805 1 PTP 40MHz
    165 5825 1 PTP 40MHz

    Jeito Mais Funcional e Isolado
    100 5500
    104 5520
    108 5540
    112 5560
    116 5580
    120 5600
    124 5620
    128 5640
    132 5660
    136 5680
    140 5700 Setor 1 40MHz H x H x H Setor 3 40MHz H x H x H Setor 5 40MHz V x V x V
    149 5745 Setor 1 40MHz H x H x H Setor 3 40MHz H x H x H Setor 5 40MHz V x V x V
    153 5765 Setor 2 40MHz H x H x H Setor 4 40MHz H x H x H Setor 6 40MHz V x V x V
    157 5785 Setor 2 40MHz H x H x H Setor 4 40MHz H x H x H Setor 6 40MHz V x V x V
    161 5805 Setor 7 40MHz H x H x H Setor 8 40MHz V x V x V
    165 5825 Setor 7 40MHz H x H x H Setor 8 40MHz V x V x V

    Veja que você tem 8 posições onde os links ainda podem ser usados sem interferir no seu sinal, de forma a planejar a sua rede e deixar rotas entre as torres nas quais os setores nunca se cruzem um polaridade e frequência, sendo muito fácil coordenar isso na implementação de uma rede organizada.

    Veja que há inúmeras maneiras de organizar isso, e deixar a rede funcional!

    Sugerimos usar o ultimo modelo, onde não é necessário DFS/TPC, pois estão entrando inúmeros radares novos e centro de broadcast para radares, e usar os canais intermediários pode ser problema em algumas localidades.

    Erick

  5. #85

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    1 - uma rede hibrida (wireless + cabo) fica extremamente caro... uma vez que tera que licenciar cada uma dessas estacoes (torre)

    2 - em qualquer um dessas distruicoes de canal, voce ainda ira gerar interferencia em voce mesmo apartir do momento que voce fechar outro enlace e levantar outro pop... isso sem contar na interferencia absurda que ira sofrer dos concorrentes.
    Para que isso nao ocorra e para que sobre canal... o bom seria voce intercalar as polarizacoes... um lado Vertical e o outro Horizontal.

    3 - no ultimo modelo voce usou todos os canais 5.8 somente para atender clientes... tera problema dobrado quando precisar fechar outro enlace (principalmente se for distante) e levantar outro pop...

    4 - usar os canais 5.4 nao é problema... desde que se respeite os limites de potencia... que ao meu ver, sao mais que suficiente para atender com qualidade ate 2km.

    ----
    resumindo, usar 40 mhz passa sim mais banda, mas tambem gera e sofre mais com interferencia (o que te da uma instabilidade na qualidade do sinal)... alem de sofrer com a falta de canal quando precisar fechar outro enlace ou levantar outro pop...

    se usar 40 mhz, querendo ou nao, voce vai acabar gerando interferencia em voce mesmo.

    sei que sua intencao (filzek/krazer) era das melhores, ao criar essa solucao... 8 setor com 45 graus cada e usando 40 mhz.
    45 graus permitiria direcionar todo o processamento do equipamento para uma pequena area, e o 40 mhz permitiria ter uma disponibilidade maior de banda.
    mas na pratica, vai trazer problemas com sobreposicao de canais (falta de canal), interferencia gerada por nos mesmo, entre outros.
    ai a solucao, pode torna-se o problema.


    a ideia da micro celula se aplica melhor na area total de atendimento da estacao (torre)... nao na area de atendimento de cada setor (AP).
    quanto mais AP na torre, mais interferencia eles mesmo geram, mesmo que em canais diferentes (ja analisou o espectro entre os AP? é coisa de doido), o que piora quando ha uma reutilizacao de canal.

    Na minha opiniao, sua tecnologia seria melhor aproveitada aplicando-se a teoria de micro celulas (para atendimento de ate 1,5km), com 4 setor (AP)... no maximo 6 setor (AP).
    com a micro celula, diminuimos a area de atuacao dessa Torre... o que nos da melhor qualidade de sinal, menor interferencia sofrida e maior disponibilidade de banda para os clientes dessa area.

    veja, hoje uso a teoria de micro celulas para atendimento, no maximo 1,5km.
    tenho uma torre com 6 setor (AP) em 10 mhz.
    meu sinal é perfeito, vai de -47 a -60 (o mais distante)... o noise fica entre -89 ate -96, nisso tenho um OTIMO SNR.
    uso 5.4a para atendimento e 5.8an para enlaces.

    apesar do modo "A" usar apenas 1 antena e eu ainda usar em 10 mhz, ainda assim consigo atender tranquilamente cada cliente com ate 2mb.
    penso em migrar para N (que usa 2 ou 3 antenas), logo, por usar uma maior quantidade de antena eu poderei ter uma disponibilidade maior de banda...
    se com "A" que usa 1 antena eu consigo oferecer ate 2mb, com N eu creio que conseguirei chegar aos 4 ou 5mb.

    em 5.xN em 10 mhz vai faltar banda para atender esses clientes com 5mb cada?
    vejamos, com o conceito de micro celulas (ate 1,5km), considero uns 180 clientes (no maximo 200 clientes) mais que suficiente para essa area (1,5km).
    180 clientes divididos em 6 setor, teria 30 clientes por setor.
    acredito que mesmo usando 5.xN em 10 mhz, eu conseguiria atender tranquilamente 30 clientes por setor... pois nem todos estao online ao mesmo tempo e nem todos estao usando 100% da banda.

    no final eu poderei oferecer planos de ate 5mb... nao irei sofrer com interferencia, terei uma OTIMA qualidade de sinal/SNR (é isso que importa), logo, uma menor latencia e maior estabilidade.

    agora, se o caso é planos de 10, 20 mb... nao recomendo via Wireless.
    pois ai teremos que aumentar o tamanho do canal, o que nos traria diversos problemas (falta de canal, maior interferencia gerada/sofrida).
    alem do mais, ainda teriamos problema com PPS (pacotes por segundo).

  6. #86

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    O fato é o seguinte como os provedores de radio utilizam hoje a frenquencia de 5,8 para conectorizar uma torre a outra e como a tendencia é distribuir nessa faixa de frequencia tambem para os clientes, em pouco tempo será o pandemonio total!

  7. #87

    Padrão re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Eu tenho a mesma opinião.
    Acho até que decretaram a morte do 2.4 antecipadamente.
    Pode ver se tem saido homologação das novas tecnologias em 2.4. Muito pouco.
    Os distribuidores analisando a procura do mercado, tem concentrado homologações em 5.8

    Às vezes vejo gente reclamando que tem interferencia, mas pergunto: tentaram sair delas mudando polarização, estudando se não é autointerferência. A tendência é logo colocar a culpa no concorrente, no telefone sem fio, etc etc.

    Tem um vídeo do Luciano da Computech no Youtube que ele fala sobre isso. Tem gente se matando sozinho. Não resta dúvida que tem muito roteador interno instalado por aí. E normalmente quem configura é o funcionario da lojinha que vendeu. Não tem o mínimo de conhecimento e deixa o maldito roteador na potência máxima.
    Aqui no scaneamento aparece muito disso, mas mesmo assim ainda dá para escapar deles.

  8. #88

    Padrão Re:

    Andrio e demais, vocês que entendem mais de legislação que eu por favor esclareçam uma dúvida.

    Na Resolução n° 506, seção 10 cita-se:


    Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas
    5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.
    Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário. (grifo meu)


    O que isso significa? Podemos continuar usando os equipamentos nessa faixa de frequências estando enquadrados na legislação? Agradeço desde já.

  9. #89

    Padrão Re:

    Desculpem a insistência, mas alguém saberia me responder?

  10. #90

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Desculpem a insistência, mas alguém saberia me responder?
    Jadir, eu entendo que esta é uma das situações onde a legislação é confusa.

    O serviço móvel seria o SMP o que não nos é liberado.
    Jà o nomádico é quando o usuário muda de uma estação para outra e continua acessando sem fazer o roaming. Ele vai ser derrubado e reconectado noutro pop.

    Mas isso é muito teórico, pois no caso de um celular com wi-fi, o sujeto pela lei teria que ficar parado ao mudar de pop? Isso é inadmissível.
    Para mim este artigo é como chover no molhado, não contribui com nada.
    E já tem algumas redes em mesh que fazem o roamming sem desconectar, então não pode ser considerado nomádico e sim móvel
    Lembra lá do encontro em Santa Maria? Eu perguntei para o Enzo sobre o mesh dos Elsys, e ele me disse que ao passar de um para outro AP não desconecta. Então não é nomádico e sim móvel.

  11. #91

    Padrão Re:

    Obrigado pela resposta, Carlos. Ainda te devo aquele tutorial sobre o Airview, não esqueci.

    Eu ainda estou com a pulga atrás da orelha: afinal, podemos usar a frequência de 5.4 para atender os assinantes?

    A minha dúvida fica ainda maior porque os equipamentos da Série M da Ubiquiti foram, em maioria, homologados para essa faixa de frequência. Ora, se uma NanoStation M5 é de USO FIXO, como poderia se enquadrar na lei, que exige que os equipamentos sejam terminais móveis?

    Realmente, é chover no molhado. Não dá pra entender a lei quando nem ela mesmo se justifica.

    Mas, de qualquer forma, o que quero saber é se posso continuar usando essa faixa de frequência em meus Rockets M5 (homologados para tal). Alguém pode me responder essa dúvida?

  12. #92

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Andrio e demais, vocês que entendem mais de legislação que eu por favor esclareçam uma dúvida.

    Na Resolução n° 506, seção 10 cita-se:


    Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas
    5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.
    Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário. (grifo meu)


    O que isso significa? Podemos continuar usando os equipamentos nessa faixa de frequências estando enquadrados na legislação? Agradeço desde já.
    Ano passado fiz um questionamento a Anatel referente ao uso do 5.4, se poderiamos usar ou nao essa faixa.
    Digitalizei a carta(resposta) que recebi da Anatel e postei aqui no forum, segue o link: https://under-linux.org/f197/oficio-...-5-4-a-145994/

    Como pode ver, podemos fazer uso dessa faixa.

    A conclusao que tirei disso foi que:
    Por mais que se diga que o SCM é um serviço fixo, na realidade ele nao é.
    Temos uma Torre, com varias areas de cobertura (atendidas pelo painel), correto?
    Aquele cliente que voce instalou na quadra X, Casa 10 (por exemplo)... se ele pegar a antena dele e ir para a quadra X, Casa 12 (por exemplo), ele vai ter acesso?

    Sim, vai.

    Ou seja, o cliente pode caminhar livremente dentro daquela area de cobertura.

  13. #93

    Padrão Re:

    Muito obrigado pela resposta, Andrio. Li novamente o post sobre a frequência de 5.4, nem lembrava que já havia postado nele.

    Em tempo, parabéns por ser escolhido para a Moderação. Foi uma escolha merecida! Um abraço!

  14. #94

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Mas ainda fica a dúvida sobre a questão do uso que não pode ter característica de serviço móvel.
    Serviço móvel é uma coisa e nomádico é outra.
    O que realmente eles querem dizer com isso, Andrio?

  15. #95
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Basicamente, que você não pode fazer o que as empresas SMP fazem. Seu serviço não pode ter as características do serviço deles, mesmo que a tecnologia utilizada seja a mesma.

    Acho que à época de escreverem suas resoluções, o pessoal da Anatel andava "enterrado" em papelada sobre tecnologias e quiseram se resguardar.

    Veja os links (antigos):

    teleco.com.br

    teleco.com.br
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas ainda fica a dúvida sobre a questão do uso que não pode ter característica de serviço móvel.
    Serviço móvel é uma coisa e nomádico é outra.
    O que realmente eles querem dizer com isso, Andrio?

  16. #96

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Entendo Sérgio,
    Mas esta bronca entre os modelos a serem adotados deve ficar entre os fabricantes.
    Temos visto a Anatel dizer que ela regula serviços e não tecnologia.
    Daí que a dúvida continua;

    E se o sujeito ficar na praça da cidade/bairro, acessando minha rede com um celular com wi-fi? Segundo o que diz a Anatel, não se asemelha ao SMP?
    Numa eventual blitz da Anatel, um caso de um em um quintilhão, o fiscal iria fazer o que com este acesso que eu estou proporcionando? Iria classificar como SMP?

    Eu acho este artigo totalmente confuso e desnecessário, da maneira como está colocado.

  17. #97

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Pessoal, esta havendo muita confusão em cima da terminologia e não da tecnologia em si.

    Vamos compreender a regulamentação: a Tal da 506
    http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=252315&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=Cidadao-Biblioteca-Acervo%20Documental&filtro=1&documentoPath=252315.pdf

    Na Seção X: Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais

    Ao entender a terminologia teremos a correta compreensão dos termos práticos e jurídicos.

    "acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário"

    Esta característica tem o "PODE"

    Pode = possibilidade, não uma OBRIGAÇÃO.
    Estacionário = Exatamente a Instalação do Provedor de Internet, FIXA.
    Movel = Se o Assinante se Mudar, leva-se a estação para outra casa!

    Faixas de Operação:

    5.150-5.350 MHz = Maior CRIME da ATUALIDADE, os provedores estão usando essa faixa para prestação do serviço de SCM como se a faixa fosse totalmente liberada para uso EXTERNO, porém, ESTA FAIXA SÓ PODE SER USADA DENTRO DOS PRÉDIOS!!!

    5.470-5.725 MHz = Externo porem com DFS com limite de potência e TPC

    Seção IX
    Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou
    outras Tecnologias de Modulação Digital

    Deixa CUTUCAR o 2.4GHz
    §3 Na faixa 2400-2483,5 MHz, será admitido apenas o uso de Tecnologia de Espalhamento
    Espectral ou Tecnologia de Multiplexação Ortogonal por Divisão de Freqüência– OFDM.

    OS PROVEDORES USAM 2.4GHZ EM B!!! Crime de novo!


    5.725-5.850 MHz = Externo, sem limite de ganho de antena, quando em uso Ponto a Ponto, limitado o transmissor em 1000mW / 30dBm / 1 Watt. Se usar em Multiponto, o limite máximo é 1000mW / 30 dbm / 1 Watt em carater E.I.R.P onde soma-se o Ganho da Antena + Ganho do Radio - Perca do Cabo - Percas dos Conectores = EIRP.

    Exemplo:
    Antena Painel 17dBi 5.8GHz
    Cabo 1.5 Metro LMR400 = -1.7dB
    2 Conectores N Macho = -2dB
    1 Pigtail MMXX(SMA)x N Femea = -2dB

    Total realizado na Antena:
    17 - 1.7 - 2 - 2 = 11.3dB

    Potencia Máxima de Saída = 30dB EIRP

    30 - 11.3 = 18.7dBm no rádio

    Neste exemplo temos a prática de um provedor usando RouterBoard/Krazer Extreme, com Pigtail N Femea, Saida cabo N Macho x N Macho com 1.5 Metro LMR 400, Antena Setorial 17dBi. O Rádio poderá ter no máximo 18.7dBm ou seja 74.13mW!

    Queria saber qual o provedor que TRABALHA REALMENTE CORRETO????

    Veja que eu fui muito complacente em BONIFICAR as percas dos cabos e conectores, assim, tudo dependerá do fiscal da Anatel, pois, nem todos tem esse entendimento, mesmo que o entendimento correto seja o da redução mesmo das percas.

    Agora vamos falar de SCM x SMP.

    Serviço Movel Pessoal não tem nada que haver com o sistema do SCM.

    O serviço do provedor de internet (Empresa de Telecomunicação), deve ser a aplicação do resultado da sua tecnologia sobre a tecnologia LIMITADA ou Regulada pela Anatel.

    Pode-se usar a faixa do 5.4GHz sem problema, desde que o usuário quando em uso fique PARADO!

    Esta característica de deslocamento, assemelha-se ao uso dos telefones LIVRE da Embratel, no qual o terminal do usuário é Sem Fio, e pode deslocar-se dentro da Célula de Cobertura, mas deve ficar IMOVEL quando em uso. Seria como se os provedores ao invés de fixar o equipamento, oferecesse um equipamento MOVEL ao assinante, porém, esta não é a realidade do setor.

    Erick

  18. #98

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    então vou dar outro exemplo

    Com o uso de micro-células,com mesmo ssid e mesmo canal, APs em bridge, o cliente poderá de deslocar entre as células e mudar de local de acesso. Se for canal diferente ele vai também conseguir a conexão. O que me parece é que vai desconectar e reconectar.
    Este é um serviço nomádico?

    Caso positivo, se ele se utilizar de um telefone com wi-fi ele poderá fazer isso caminhando como se estivesse telefonando. Assemelha-se ao SMP?

    Qual a diferença então entre o acesso via wi-fi e via 3G por exemplo, nesta questão de movimentação?

    como na prática classificar o nomádico e o móvel?


    Editando: Tirei deste site http://www.amparoweb.com.br/politica.html este trecho: A principal diferença entre os padrões Nomádico e o Móvel é que o primeiro é apenas portátil, não comuta, não possui handoff (mudança de células de transmissão) e funciona entre ERBs em altas velocidades. O móvel comuta, possui handoff e de acordo com sua especificação funciona entre ERBs...


    Então, a dúvida conforme o Jadir colocou é saber como classificar isso dentro do nosso SCM.

  19. #99

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    5.725-5.850 MHz = Externo, sem limite de ganho de antena, quando em uso Ponto a Ponto, limitado o transmissor em 1000mW / 30dBm / 1 Watt. Se usar em Multiponto, o limite máximo é 1000mW / 30 dbm / 1 Watt em carater E.I.R.P onde soma-se o Ganho da Antena + Ganho do Radio - Perca do Cabo - Percas dos Conectores = EIRP.

    Exemplo:
    Antena Painel 17dBi 5.8GHz
    Cabo 1.5 Metro LMR400 = -1.7dB
    2 Conectores N Macho = -2dB
    1 Pigtail MMXX(SMA)x N Femea = -2dB

    Total realizado na Antena:
    17 - 1.7 - 2 - 2 = 11.3dB

    Potencia Máxima de Saída = 30dB EIRP

    30 - 11.3 = 18.7dBm no rádio

    Neste exemplo temos a prática de um provedor usando RouterBoard/Krazer Extreme, com Pigtail N Femea, Saida cabo N Macho x N Macho com 1.5 Metro LMR 400, Antena Setorial 17dBi. O Rádio poderá ter no máximo 18.7dBm ou seja 74.13mW!

    Queria saber qual o provedor que TRABALHA REALMENTE CORRETO????

    Veja que eu fui muito complacente em BONIFICAR as percas dos cabos e conectores, assim, tudo dependerá do fiscal da Anatel, pois, nem todos tem esse entendimento, mesmo que o entendimento correto seja o da redução mesmo das percas.
    Erick
    Eu procuro me manter dentro do exigido por lei.
    por exemplo:
    - Aqui trabalho com 5.8 para ponto a ponto e 5.4 para atender clientes.
    Se o painel possui antena de 17 dbi, eu configuro a potencia do radio no maximo em 14 dbm (considerando 1db de perca).

    e mesmo assim consigo ter uma cobertura de 1,5 a 2km com qualidade.

  20. #100

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Regulamento SMP: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=233676&assuntoPublicacao=Anexo%20a%20Resolu%E7%E3o%20n%BA%20477,%20de%207%20de%20agosto%20de%202007&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=202959.pdf

    Gente parem de fazer tempestade em copo d'agua, o regulamento de SMP deixa bem claro a TOTAL diferença entre SCM e SMP, o que esta em jogo no SCM é o uso de dados ou ultima milha, nao pode fazer a mesma coisa que SMP, SME, SMC ou STFC, somente isso e nada mais.

    As faixas de uso são as que passamos acima, pode usar 5.7 a 5.825 para clientes sem problema, não existe restrição alguma nisto, mesmo no multiponto.

    Quanto ao serviço prestado é para CLIENTES, no SCM o serviço prestado é para o CLIENTE, essa é a diferença, que isso??? simples, MOVEL é MOVEL, FIXO e FIXO.

    O grande problema é que a Anatel não regulamenta atualmente a tecnologia, e isso é uma cagada literal, uma vez que, os equipamentos Wireless passaram de simples porcarias mal acabadas para verdadeiros rádios poderosos, assim, a coisa mudou de figura e a regulamentação ficou CAGADA.

    Sabemos que WI-FI é Wi-Fi, ou seja, REDE SEM FIO DE ALTA FIDELIDADE, que somente agora estamos chegando a esse padrão de fato, e isso ocorre em parte na tecnologia aplicada, e não no meio.

    Quando o SMP foi criado era para atender vários prestadores que mantinham uma area de trabalho determinada, ja o provedor, não tem essa area, é determinado aonde o cliente ou o provedor manterá sua torre.

    Impedir que o assinante navegue pela cidade toda é RESTRINGIR a TECNOLOGIA, e isso a ANATEL não regula.

    Este é o grande problema, pois de fato, o cliente wireless ele na forma atual do provedor é NOMADICO, ou seja, FIXO.

    O problema que temos é um só.

    Uma rede aberta por uma prefeitura pode ser FECHADA de imediato então, pois, a estação pode navegar pela area de registro LIVREMENTE enquanto se esta logado, o que é PROIBIDO pelo SCM, pois o terminal DEVE SER NOMADICO.

    Teoricamente a diferença parte do pre-suposto que o SMP = Telefonia em SUMA ou Dados MOVEIS.

    Gente, essa anatel deixa todo mundo doidos, porém, o que podemos fazer é mandar uma carta solicitação a ANATEL, assim, ficará patente o entendimento deles, mas, acho DIFICIL esses caras responderem, uhahaha...

    Este proximo ano vai ser UMA FODA literal para os provedores, ANO POLITICO, BANDA BARATA, CAMPANHA ELEITORAL,

    LITERALMENTE VAI FODER O MERCADO.....

    Ja tem prefeiturar cotando conosco equipamentos em 5GHz para colocar para os clientes de baixa renda, a internet popular, veja o que vai dar isssoooo....