+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pingar nos radios que estão fazendo BONDING

    Coloquei para rodar uma interligacao entre 2 predios por meio de radios nano.
    Utilizei 2 pares de radios e 2 rb750.
    Coloquei para rodar os 2 links e conectei nas RBs para fazer o BONDING entre os links.
    Funcionou perfeito.
    Meu problema está em monitorar o funcionamento dos radios pelo DUDE.....
    Não consigo pingar corretamente nos rádios, perde muitos pacotes.....
    Os equipamentos que estao depois das RBs, pingar tudo perfeito.

    Como eu crio uma rota ou algum outro ajuste que permita o ping correto nos radios ?

  2. #2

    Padrão Re: Pingar nos radios que estão fazendo BONDING

    a noite com este protocolo voce nao cosege acessar os radios ele foi escrito mais para ser usado com cabo eu tb uso ele mas com os radios q usei ele nao se comportou bem ex ubnt tal ves se foce com mk ele rodace melhor vou faser mais teste e relorno aqui

  3. #3

    Padrão Re: Pingar nos radios que estão fazendo BONDING

    pessoal, alguém sabe como pingar nos radios fazendo bonding ?

    por favor ajudem !!

  4. #4

    Padrão Re: Pingar nos radios que estão fazendo BONDING

    Amigo,

    Eu fiz essa mesma configuração. Pra monitorar eu estipulei uma máquina de dentro da minha rede, depois eu criei uma rede inválida entre as RB's do bonding: 192.168.19.0/30, colocando o IP 192.168.19.1 em uma interface bonding1 e o outro IP 192.168.19.2 no outro lado do bonding. Faz um teste simples pingando entre os 2, a perda de pacotes será ZERO.

    Depois, vc cria uma rota estática na RB que esta do lado do servidor de monitoramento pra ele ir direto e nessa máquina vc cria outra, apontando 192.168.19.0/30 para a RB que tem o bonding.

    Técnicamente a rota estática de volta é apenas para garantir que ele não vai sair pelo outro lado caso exista rota por lá.

    Desenho da rede:

    <IP do monitoramento 200.200.200.200> -> <RB bounding 192.168.19.1> <-enlace-> <RB bounding 192.168.19.2>

    Rotas
    No IP do monitoramento aponta a rota 192.168.19.0/30 para a RB do bonding.
    Na RB do bonding aponta a rota 200.200.200.200 para o monitoramento.

    Acho que da pra entender, qualquer coisa é só perguntar.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão Re: Pingar nos radios que estão fazendo BONDING

    jrprince, obrigado pelas dicas, porém fiquei com algumas duvidas.

    No seu ambiente, vc está monitorando pelo ping as interfaces bonding ou os rádios que formam o bonding ?

    Referente ao monitoramento, estou utilizando uma maquina windows com o dude instalado.

    Por favor detalhe como crio as rotas na maquina windows e como crio as regras na primeira rb, para ela deixar o ping chegar nos 4 radios que compoem o bonding.

    Pela configuração original, ou seja, apenas criando o bonding, sem rotas, etc, consigo pingar nos radios porém fica perdendo pacotes..... o ping entre as interfaces do bonding nao perde nada.

    Desde já agradeço.

    Abraço.