+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Airmax com Mikrotik

    Ola pessoal alguem conhece um cartao para mikrotik que o sistema airmax da ubiquiti funciona na frequencia 40mhz?
    Ja teste com r5h e o r52hn-m e nao funciona, os nanostation m5 nao conectam com airmax.
    Alguem tem uma dica?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    E nem podia funcionar mesmo! São incompativeis.

  3. #3

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    o airmax é um protocolo proprietario da ubiquiti, nenhum equipamento ira conectar com o ubnt Airmax.
    para conectar, vc devera desativar o airmax no ubnt, nao importa se esteja com 5, 10, 20 ou 40 Mhz
    Citação Postado originalmente por evertonfritz Ver Post
    Ola pessoal alguem conhece um cartao para mikrotik que o sistema airmax da ubiquiti funciona na frequencia 40mhz?
    Ja teste com r5h e o r52hn-m e nao funciona, os nanostation m5 nao conectam com airmax.
    Alguem tem uma dica?
    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Exatamente como os amigos disseram.

    Atualmente um AP com AirMAX ligado só fala com as estações se as mesmas também estiverem com AirMAX ligado.

    Isso significa que mesmo a linha LEGACY da Ubiquiti (802.11 a/b/g) não vai falar com o AP se o mesmo estiver com AirMAX ativado.

    Existe um projeto em andamento para escrever um novo firmware que permitirá à linha LEGACY da Ubiquiti se comunicar com AP's AirMAX. Só não me pergunte como funcionará, porque isso eu não sei

    []'s

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Mas para usar o Ubiquiti em banda N tem que ter o Airmax habilitado ou não?

  6. #6

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Oi Marlon.

    Até onde eu tenho conhecimento o uso do aN ou gN só se dá com o AirMAX ligado. Ao desligar o AirMAX o equipamento opera em 802.11 a ou b/g com amplitude de canal de 5 a 40 MHz.

    Mas esta é uma informação que merece verificação perante a Ubiquiti. Fique a vontade para pesquisar com a UBNT

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    segundo um vendedor disse que esta cartao iria funciona (SR71-15 MIMO).
    alguem ja usou?

  8. #8

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    acompanhando...

  9. #9

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Oi Everton.

    Ele deve ter se enganado ou talvez ele tenha se referido ao equipamento falar em modo LEGACY (802.11 a/b/g), que daí se falam sim... Mas com AirMAX ativado, só fala com outro rádio AirMAX.

    Seu SR71 é MIMO mas não é AirMAX.

    ZéAlves

  10. #10

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Marlon.

    Até onde eu tenho conhecimento o uso do aN ou gN só se dá com o AirMAX ligado. Ao desligar o AirMAX o equipamento opera em 802.11 a ou b/g com amplitude de canal de 5 a 40 MHz.

    Mas esta é uma informação que merece verificação perante a Ubiquiti. Fique a vontade para pesquisar com a UBNT

    ZéAlves
    Zé Alves, dá uma olhada no tópico que criei. O colega me disse outra coisa.
    https://under-linux.org/f291/duvida-...50/#post547108
    To meio perdido hehe....

  11. #11

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    pode ser, e a polaridade como fica?? eu trabalho tudo na horizontal e nas configurações nao tem a opçao da polaridade, mesmo com o Airmax desligado. ante a duvida desisti de adquirir a lina M, somente modelos antigos, uma pena ja que gostaria no futuro trocar todo para airmax.

  12. #12
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Ola pessoal, nosso projeto pra 5.8ghz tinha sido feito todo em ubiquit para uso do airmax, mas depois de alguns meses trabalhando e com a falta de equipamentos para comprar no mercado, estamos com um dilema, estamos partindo para airmax somente em enlaces e outros pontos de distribuiçao usaremos protocolo comum. e ptp's dentro da cidade vamos elimina-los puxando fibra em cada um deles a partir da central, isso sera feito no proximo mes ja.

  13. #13

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    Ola pessoal, nosso projeto pra 5.8ghz tinha sido feito todo em ubiquit para uso do airmax, mas depois de alguns meses trabalhando e com a falta de equipamentos para comprar no mercado, estamos com um dilema, estamos partindo para airmax somente em enlaces e outros pontos de distribuiçao usaremos protocolo comum. e ptp's dentro da cidade vamos elimina-los puxando fibra em cada um deles a partir da central, isso sera feito no proximo mes ja.
    voce sabe que cada uma das repetidora que vc ligar por fibra, sera uma torre a mais para licenciar neh?
    sera que vale a pena interligar TODAS as repetidoras por fibra?
    investimento alto em fibra, aluguel de poste, licenciamento estacao (tff/tfi) de cada torre ligada.

    na minha opiniao, vc poderia interligar umas 2 ou 3, que serviriam de ponto base para as outras torres.
    se de cada torre, vc fechar enlace com outras 4 outras repetidoras, vamos supor que cada enlace passe 30megas minimo... so em uma torre ja serao 120 megas...
    * 3 torre principal... daria 360 megas.

  14. #14
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    a cidade toda sera cabeada, pois venderemos TV a cabo, IpTelefone, e internet via fibra no centro e nos bairros cabeamento UTP, eu somente vou fazer parte da area responsavel pela implementacão e configuracao da nova estrutura mas farei oq o pessoal ordenar, não mais tomarei decisões sozinho. O provedor fez uma juncao com uma telecon do RS e eles vem com o projeto pronto para implementar-mos, nossos ptps serao todos com radios microondas nos enlaces para outras cidades, essa semana vao comecar as mudancas na rede, mais detalhes eu posto como funcionara pois ate o momento somente sei isso, que e oq meu chefe me passou.



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    voce sabe que cada uma das repetidora que vc ligar por fibra, sera uma torre a mais para licenciar neh?
    sera que vale a pena interligar TODAS as repetidoras por fibra?
    investimento alto em fibra, aluguel de poste, licenciamento estacao (tff/tfi) de cada torre ligada.

    na minha opiniao, vc poderia interligar umas 2 ou 3, que serviriam de ponto base para as outras torres.
    se de cada torre, vc fechar enlace com outras 4 outras repetidoras, vamos supor que cada enlace passe 30megas minimo... so em uma torre ja serao 120 megas...
    * 3 torre principal... daria 360 megas.
    Última edição por ederamboni; 01-05-2011 às 10:18.

  15. #15

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Entao, a cidade cabeada é diferente das torres serem interligadas por cabo... apartir do momento que isso acontecer, cada uma dessas tores teram de ser licenciada.

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    a cidade toda sera cabeada, pois venderemos TV a cabo, IpTelefone, e internet via fibra no centro e nos bairros cabeamento UTP, eu somente vou fazer parte da area responsavel pela implementacão e configuracao da nova estrutura mas farei oq o pessoal ordenar, não mais tomarei decisões sozinho. O provedor fez uma juncao com uma telecon do RS e eles vem com o projeto pronto para implementar-mos, nossos ptps serao todos com radios microondas nos enlaces para outras cidades, essa semana vao comecar as mudancas na rede, mais detalhes eu posto como funcionara pois ate o momento somente sei isso, que e oq meu chefe me passou.

  16. #16
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Mas mesmo que sejam mesma rede que na wireles?
    mas se for analizar muita gente faz nat em cada torre, pelo que sei da lei a anatela exige que seja tudo concentrado, hj trabalhamos com 15 cidades concentradas em um unico lugar e continuara assim, mas ha muitos provedores que cada torre faz mascaramento... me corrija se tiver enganado, mas li algo a respeito disso sobre o mascaramento nas torres.

    mas mesmo que precise cadastrar, otimo provavelmente o departamento juridico da empresa vai fazer o mesmo...

    Obrigado pela informação assim fico no pé deles porq a região vai ficar sobre minha responsabilidade.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Entao, a cidade cabeada é diferente das torres serem interligadas por cabo... apartir do momento que isso acontecer, cada uma dessas tores teram de ser licenciada.

  17. #17

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Nao amigo, vc esta um pouco atrasado na legislacao.
    Antigamente, basicamente toda estacao teria que ser licenciada... mas ai em 2008 veio a resolução 506, mudando essa regra para quem usa radiação restrita 900Mhz, 2.4Ghz e 5Ghz:

    Art. 3o As estações de radiocomunicação, que fizerem uso de equipamentos de radiação restrita
    caracterizados por este Regulamento, estão isentas de cadastramento ou licenciamento para instalação e funcionamento.
    Mas ai ela deixa uma ressalva
    a) interligação às redes das prestadoras de serviços de telecomunicações;
    ou
    b) interligação a outras estações da própria rede por meio de equipamentos que não sejam de radiação restrita;
    Então se o provedor interligar suas ERBs por fibra, vão ter que licenciar cada estação, mas se for por radiação restrita não precisa.... Ou em cada local que tiver chegando um link de internet em sua rede, precisa também ser
    licenciada...
    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    Mas mesmo que sejam mesma rede que na wireles?
    mas se for analizar muita gente faz nat em cada torre, pelo que sei da lei a anatela exige que seja tudo concentrado, hj trabalhamos com 15 cidades concentradas em um unico lugar e continuara assim, mas ha muitos provedores que cada torre faz mascaramento... me corrija se tiver enganado, mas li algo a respeito disso sobre o mascaramento nas torres.

    mas mesmo que precise cadastrar, otimo provavelmente o departamento juridico da empresa vai fazer o mesmo...

    Obrigado pela informação assim fico no pé deles porq a região vai ficar sobre minha responsabilidade.

  18. #18
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Airmax com Mikrotik

    Otimo, ganhei o domingo rsrsrsrs
    Eu tava meio por fora mesmo, vi que vc tem um conhecimento na legislação bom, pelo jeito vc mesmo tirou sua SCM, tenho uma duvida quero manda internet pra umas vilas no meio de uns morros, sera que posso usar 900mhz pra isso?? digo o ptp em 900mhz, e distribuicai em 2.4ghz e claro, oq vc em diz?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Nao amigo, vc esta um pouco atrasado na legislacao.
    Antigamente, basicamente toda estacao teria que ser licenciada... mas ai em 2008 veio a resolução 506, mudando essa regra para quem usa radiação restrita 900Mhz, 2.4Ghz e 5Ghz:



    Mas ai ela deixa uma ressalva


    Então se o provedor interligar suas ERBs por fibra, vão ter que licenciar cada estação, mas se for por radiação restrita não precisa.... Ou em cada local que tiver chegando um link de internet em sua rede, precisa também ser
    licenciada...