+ Responder ao Tópico

1. Olá a todos...
    Entrei em contato com o suporte da Ubiquiti. Segue email que enviei abaixo.

Marlon Domenech, Apr-30 18:22 (EDT): Hi,
    I'm starting a new wireless network in my city. I have some experience with wireless equipments and I've choosen the M serie from UBNT to mount this new network.
    So, the doubt is if would a M serie's equipment with Airmax disabled opperate in 802.11n?
    To set the equipment to transmit in 802.11n, do I have to enable the Airmax protocol, or enabling Airmax is just necessary to enable the TDMA protocol?
    Thanks for your attention,
    Marlon

Então a minha tradução: Estou começando uma nova rede wireless na minha cidade. Tenho alguma experiencia com wireless e escolhi a serie M da UBNT para esta rede.
    Então a minha dúvida é se um equipamento com o Airmax desabilitado trabalha em 802.11n.
    Para setar o equipamento em 802.11n, eu tenho que habilitar o Airmax, ou o Airmax é necessário somente para habilitar o TDMA?

Aï me responderam o seguinte:

Matt Hardy, May-02 18:49 (EDT): Hi Marlon,
    AirMax is only for the TDMA / optimized protocol.
    If you disable AirMax it will still operate in 11n mode.
    Best Regards,
    Matt Hardy
    Ubiquiti Networks

Minha tradução: Olá Marlon,

Airmax é somente para o TDMA / protocolo otimizado.
    Se você desabilitar o Airmax o equipamento irá ainda operar em 802.11n.

Então, sanada a dúvida pessoal.
    Abraço.

2. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Só pra complementar.

Meu entendimento é que o MIMO (AirMAX) ou N só está ativado quando o AirMAX está ativado. Se desativar o AirMAX o equipamento passa a operar em 802.11 a/b/g. Seria legal se algum colega que manja pra caramba desse assunto pudesse colaborar, porque essa é uma área meio "cinza" e com pouca informação disponível...

Sobre o 1x1 ou 2x2 é apenas a quantidade de canais disponíveis para transmissão e recepção, sendo que os equipamentos 1x1 falam normalmente com os equipamentos 2x2, mas o potencial de tráfego é menor.

ZéAlves
    Não Zé, se tiver Airmax Desativado "Protocolo Proprio" o radio ainda Trabalha em N, isso voces podem fazer um pequeno teste ai na pratica, pegando um ptp com rocket por exemplo e desativar o airmax do AP, e vai observar que o radio vai associar com 300/300 Mbps e até passar taxas de 180mb real entre o ponto. Agora se uma ponta tiver um Nano5 ai sim perde o N, fica com taxa de até 54 MBps.

Sem airmax ativo, vc pode conectar qualquer radio, como mikrotik, ovislink, etc,etc.
    Com airmax ativo, somente conecta produtos que possue o protocolo airmax, ex: Nano M, Arigrid, Bullet M, etc. Produtos do mesmo fabricante como Nano Normal, Bullet Normal, não rola, pois não possue o protocolo airmax.

Fazem uns 6 meses que falaram no forum da ubnt que estaria sendo lançada uma versão para Esses equipamentos mais antigo para que operassem em modo cliente com airmax. porem passou um bom tempo e ainda não saiu nada desde que estou sabendo.

3. Bom pessoal após todas discussões na verdade era o que eu falei lá em cima
    "1 - 802.11n não precisa estar ativado airmax, só configurar N nos equipamentos que permitem isso caso linha M da ubiquit."
    Acho que eu mereço um crédito kkk.

4. Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Sem airmax ativo, vc pode conectar qualquer radio, como mikrotik, ovislink, etc,etc.
    Com airmax ativo, somente conecta produtos que possue o protocolo airmax, ex: Nano M, Arigrid, Bullet M, etc. Produtos do mesmo fabricante como Nano Normal, Bullet Normal, não rola, pois não possue o protocolo airmax.
    Ate quem fim obtive a resposta....
    ganhou estrelinha e um agradecimento...
    Obrigadoo

5. Gustavo, se me permitir gostaria de fazer um pequeno resumo do que tu descreveu, MAS SEM TIRAR OS TEUS CRÉDITOS, absolutamente.

Airmax = nome dado pela Ubiquiti para o uso da tecnologia TDMA em seus aparelhos

B/G/A/N = como o Marlon citou, são protocolos de acesso ao meio físico; é o "tipo de estrada" que os pacotes irão percorrer durante a comunicação (de chão batido, de pedra, com calçamento, asfaltada...)

MIMO = modelo de múltiplas conexões através do meio físico (comparando, seria a mesma coisa que uma "pista dupla" de autoestrada, com carros indo e vindo em ambas as direções, o que resultaria em um fluxo de automóveis muito maior)

Questão 1: Uma NanoStation M5 com o Airmax ativado comunica-se com uma NanoStation 5, comum (802.11 A)?
    Resposta: Não, pois a NanoStation 5 comum não possui embarcada a tecnologia TDMA (cujo nome comercial dado pela UBNT é Airmax)

Questão 2: Se eu desativar o Airmax o aparelho deixará de operar no protocolo N?
    Resposta: Não, pois a tecnologia TDMA (Airmax) não se confunde com o protocolo N; TDMA pode ser aplicado no protocolo A, inclusive, que é o caso dos Motorola Canopy; os protocolos e a tecnologia são coisas distintas, diferentes

Questão 3: Um equipamento que opera em TDMA pode comunicar-se com um outro equipamento que possua o protocolo N?
    Resposta: Como citei, se ambos os aparelhos não possuirem a tecnologia TDMA não haverá comunicação, não importa se os aparelhos envolvidos operem no protocolo A, N ou outro que seja

Questão 4: Posso conectar uma NanoStation M5 com uma NanoStation comum?
    Resposta: Sim, é possível, desde que desative-se a tecnologia TDMA (Airmax) do aparelho da linha M; convém lembrar também que o protocolo que irá ser empregado será sempre o de menor velocidade; no caso, a conexão entre os aparelhos se dará em modo A, e não em N, por não haver suporte por ambos os equipamentos (interessante observar que os aparelhos da série M possuem essa seleção de protocolos de forma automática, onde o próprio aparelho escolhe o protocolo mais correto para a aplicação)

Questão 5: MIMO tem alguma coisa a ver com o protocolo N?
    Resposta: Não, o MIMO é apenas uma "construção" diferente na maneira de receber e enviar informações através do protocolo de acesso ao meio físico, através de múltiplas entradas e saídas; por isso temos MIMO em B, G, A e inclusive no N; uma prova disso é que as Airgrids operam em modo N e não são MIMO, pois possuem apenas uma via de entrada e saída, apenas um canal de comunicação (uma polarização de antena apenas, em seu dipolo)

Acredito que ficou bem resumido e esclarecido. Qualquer correção será bem-vinda. E parabéns aos que responderam nesse tópico, pois deram um show de conhecimento.

Tópicos Similares

1. Controle de banda + MAC ou hotspot
    Por angelangra no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 30-07-2007, 13:30
  2. Qual o melhor pra controle de banda CBQ ou HTB??
    Por cleciorodrigo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 26-01-2006, 15:00
  3. Duvida com o TAR ou Crontab
    Por Luzumba no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 12-09-2005, 08:48
  4. duvidas de banda
    Por pensador-ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 18-05-2004, 18:11
  5. Limitar Banda, HTB ou CBQ