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  1. #1

    Unhappy LATÊNCIA ALTA

    Olá Prezados,

    Sou novo no fórum e gostaria de compartilhar o meu problema. Sei que já temos esse tópico no fórum, mas com informaçoes espalhadas. Gostaria de estar concentrando-as aqui. Vamos ao meu problema!

    Tenho uma RB433AH v4.11 com 2 cartoes, mas nao sei quais os modelos e uma Hyperlink 90 graus, que atendem clientes com rádio 2.4 Ghz de vários modelos. Zinwell G120, Edimax, AboCom, entre outros.
    Em média no decorrer do dia até a noite fico com 55 clientes associados e autenticados.

    A estrutura do pop em questao é que além dessa AP disparando para os clientes existem outras com frequencia 5.8 Ghz por exemplo, além de outras 2.4 Ghz.
    Para nível de informaçao as 2.4 Ghz estao com canais diferentes longe umas das outras, apesar da pouca disponibilidade de canais.

    Resumindo...

    A muito tempo sofremos com sérios problemas com latência alta, perda de pacotes, cliente com throughput baixo (- de 1Mb). Na parte da manha a latência fica linda, sem perda de pacotes, throughput alto (acima de 6 Mb). Mas depois de 12:00h aquela repetidora vira o inferno para os clientes.

    Preciso de toda a ajuda possível para tentar resolver o problema, toda a experiência de vocês, pois já tentamos de tudo, tiramos os clientes com modo bridge, com plaquinhas Realsat, mudança de canais resolvem momentaneamente, troca de cartoes, divisao dos cliente por interface e por repetidora, mas o problema sempre persiste. Ali li por aqui coisas relacionas a potência de fonte da Mikrotik que pode estar baixa para suportar o processamento, mas processamento nao é, pois nao chega a pensar e a nem suspirar 50%.

    Desde já agradeço e aguardo retorno.

  2. #2

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Amigo, sem saber o modelo do cartão complica um pouco, mas via de regra vc tem que setar em DATA RATES no cartão para não trabalhar com 1mbps, pois o cartão trabalhando com essa banda mínima atrapalha os demais clientes que estão com sinal bom...ou seja a torre não irá deixar o cliente com sinal ruim conectar assim ele vai te ligar e poderá ir até lá para resolver o problema, tente diminuir um pouco a potencia dos cartões para ver se melhora... Uma solução que vc poderá adotar em seguida é adquirir as RB411AH com um unico slot assim ajudará a diminuir a interferencia gerada pela sua própria torre.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
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    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    ja tive problemas com cache full liberado na rede voce usa isto ai

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
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    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Bota o data rate dos cartoes em 11mbs e 5mbs usando apenas o modo B e nao B+G, assim a rb nao conecta ninguem abaixo de 5mbs, fazendo com q a rb nao precise mudar a modulaçao do data rate, veja tbm quais os planos dos clientes, com planos muito altos eles estorao o Throughput do cartao 2,4 que em condiçoes muito favoraveis chega a 3,5mb. Se os planos forem maiores do que 300k com certeza é isso q ta acontecendo, ta cnectando mais de 20 clientes por cartao 10 desses fazendo download ao mesmo tempo dando ja 3mb e estourando a capacidade de Throughput, resolvi botando ourta rb com antena na horizontal e migrando clientes para a mesma desafogando a outra, abraços

  5. #5

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Bota o data rate dos cartoes em 11mbs e 5mbs usando apenas o modo B e nao B+G, assim a rb nao conecta ninguem abaixo de 5mbs, fazendo com q a rb nao precise mudar a modulaçao do data rate, veja tbm quais os planos dos clientes, com planos muito altos eles estorao o Throughput do cartao 2,4 que em condiçoes muito favoraveis chega a 3,5mb. Se os planos forem maiores do que 300k com certeza é isso q ta acontecendo, ta cnectando mais de 20 clientes por cartao 10 desses fazendo download ao mesmo tempo dando ja 3mb e estourando a capacidade de Throughput, resolvi botando ourta rb com antena na horizontal e migrando clientes para a mesma desafogando a outra, abraços
    É exatamente isso, só para constar se vc tem roteadores nos clientes próximos não esqueça de usar potência inferior a 100mw, tive oportunidade de visitar um provedor que existiam roteadores a menos de 100m da torre base com potência setada para 400mw!!! Foram mais de 80 roteadores para baixar a potência, isso faz uma semana atrás e essa noite mesmo ainda estava eu sonhando com o botão SALVAR ALTERAÇÕES!!!!

  6. #6

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    É exatamente isso, só para constar se vc tem roteadores nos clientes próximos não esqueça de usar potência inferior a 100mw, tive oportunidade de visitar um provedor que existiam roteadores a menos de 100m da torre base com potência setada para 400mw!!! Foram mais de 80 roteadores para baixar a potência, isso faz uma semana atrás e essa noite mesmo ainda estava eu sonhando com o botão SALVAR ALTERAÇÕES!!!!

    Cara. To com o mesmo problema, mas em um POP com 20 clientes, 15 on no máximo.
    Os data rates todos em 11 e 5,5, sinais todos melhores que -75dBm. Mudei para B+G e hora ou outra o sinal dos clientes cai de algo em torno de -50dBm para -73dBm, fica uns 15 segundos assim, e volta ao normal.
    Troquei para somente G e os problemas de latência alta continuam, mas com menos frequência.
    Vou tentar essa idéia de colocar outra antena horizontal, para vermos o que acontece.
    Se der boa posto aqui os resultados, senao der boa também posto hehe.
    Obs: uso Rb 493, cartão r52h solito na RB, 3m de cabo RGC213, em caixa isolada do resto do POP. Antena setorial da Hyperlink de 60 graus, 12,5dBi (agora troquei para 120 graus 14dBi, da Hyperlink, mas nao tive sucesso).
    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Vou testar setando em Data Rates>Supported Rates B em 11Mbps e Basic Rates B também para 11Mbps. Lembrei que todos os "rádios clientes" estão setados com banda B apenas e não com B+G como padrão, pois os rádios estão com o firmware AP Router. Tentarei testar todas as dicas já passadas e posto caso tenha êxito ou não.

    Obrigado galera!

  8. #8

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Citação Postado originalmente por cals2011 Ver Post
    Vou testar setando em Data Rates>Supported Rates B em 11Mbps e Basic Rates B também para 11Mbps. Lembrei que todos os "rádios clientes" estão setados com banda B apenas e não com B+G como padrão, pois os rádios estão com o firmware AP Router. Tentarei testar todas as dicas já passadas e posto caso tenha êxito ou não.

    Obrigado galera!

    Só lembrando que se tu setar para 11mbps apenas, os clientes abaixo disso vão cair.... TODOS. Se tiver muito cliente ruim, vai virar um caos o teu provedor de tanta ligação... dá uma olhada antes de setar só 11mbps, quem que tá modulando abaixo de 11 e manda alguém lá arrumar isso.
    Modular em 11 e 5,5 dá quase na mesma.

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Bom dia marlondomenech,

    Esqueci de comentar que além de forçar banda B nos "rádios clientes", também forço a taxa de dados para 11 Mbps. Creio que não bata cliente com velocidades abaixo, pois no início haviam clientes com velocidades inferiores, mas fomos aos clientes...quando não trocávamos o "rádio cliente", forçávamos a taxa de dados e problema era resolvido. Como o nosso fluxo de atendimento de suporte para atendimento externo por dia é baixo, se ainda tiver cliente nessa situação vamos melhorar o circuito dele. Obrigado pela dica hein! Abraço e ótimo dia!

  10. #10

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Boa tarde Marlon e galera,

    Também está forçado em todos os "rádios clientes" a taxa de dados para 11Mbps, justamente para não acontecer esse problema de não associarem cliente com velocidade abaixo de 11Mbps.
    Acrescentando mais informação:

    O cartões utilizados são:

    WLAN1: Atheros 11N
    WLAN2: Atheros AR5413

    Espero que essa informação ajude, mas não sei a potência máxima e mínima dos mesmos. Só posso informar que a potência está defaut.

    Abraço e boa tarde a todos!

  11. #11

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Amigo sete a potência entre 17 e 20dbm, deixando em Defaut vai forçar o cartão a trabalhar na potência máxima o tempo inteiro, além disso sete também o data rates para trabalhar apenas em 5,5 e 11Mbps. O modo B é o mais estável.

  12. #12

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Amigo sete a potência entre 17 e 20dbm, deixando em Defaut vai forçar o cartão a trabalhar na potência máxima o tempo inteiro, além disso sete também o data rates para trabalhar apenas em 5,5 e 11Mbps. O modo B é o mais estável.
    E nos clientes, alguma recomendaçao? Potência baixa também everton?

  13. #13

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Citação Postado originalmente por cals2011 Ver Post
    Boa tarde Marlon e galera,

    Também está forçado em todos os "rádios clientes" a taxa de dados para 11Mbps, justamente para não acontecer esse problema de não associarem cliente com velocidade abaixo de 11Mbps.
    Acrescentando mais informação:

    O cartões utilizados são:

    WLAN1: Atheros 11N
    WLAN2: Atheros AR5413

    Espero que essa informação ajude, mas não sei a potência máxima e mínima dos mesmos. Só posso informar que a potência está defaut.

    Abraço e boa tarde a todos!
    cals2011, o fato de travar o cliente no rate de 11mbps não acaba ocultando o problema. Resolve no POP, pois ele nao associa com menos de 11mbps, mas o cliente meia boca acaba entrando e saindo da registration e tu acaba não percebendo o problema. Ou isso nem acontece?

  14. #14

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    É costumeiro ver por ai os clientes que estão a menos de 2 quadras do provedor com roteadores usando mais de 150mw numa distancia tão curta, sempre use nos clientes próximos a menor potência que puder... usar potência excessiva em curta distancia causa uma interferência mortal tmbm

  15. #15

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Valeu pela dica everton...

  16. #16

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Olá galera, setar as velocidades em 11 Mbps não resolveu...infelizmente! Essa semana vou tentar diminuir a potência do cartão. Marlon...não temos esse problema do cliente não parar no Registration, na caso associar e desassociar! Quanto a sinal...nossa média é de clientes com -65 até -50 ou mais baixo. Temos cliente com distâncias longas, alguns com mais de 4Km da repetidora. O local onde está a repetidora, alguns anos atrás sofreu um incêndio, onde tivemos que trocar a maioria dos equipamentos da torre e após toda essa troca começou o problema de latência. Tinhamos uma RB que não lembro qual era, mas era show de bola, nunca nos dava problema, claro, aquela época tinhamos menos clientes, mas esse número não se elevou muito. O grande problema do local onde está a repetidora é a grande interferência de repetidoras piratas e não temos como agir quanto a isso! Agradeço novamente as dicas Marlon e Everton, estarei postando novas conclusões, testes e se Deus quiser uma possível solução! Abraços e ótima semana pela frente!
    Última edição por cals2011; 01-05-2011 às 17:03.

  17. #17

    Padrão Re: LATÊNCIA ALTA

    Citação Postado originalmente por cals2011 Ver Post
    Olá galera, setar as velocidades em 11 Mbps não resolveu...infelizmente! Essa semana vou tentar diminuir a potência do cartão. Marlon...não temos esse problema do cliente não parar no Registration, na caso associar e desassociar! Quanto a sinal...nossa média é de clientes com -65 até -50 ou mais baixo. Temos cliente com distâncias longas, alguns com mais de 4Km da repetidora. O local onde está a repetidora, alguns anos atrás sofreu um incêndio, onde tivemos que trocar a maioria dos equipamentos da torre e após toda essa troca começou o problema de latência. Tinhamos uma RB que não lembro qual era, mas era show de bola, nunca nos dava problema, claro, aquela época tinhamos menos clientes, mas esse número não se elevou muito. O grande problema do local onde está a repetidora é a grande interferência de repetidoras piratas e não temos como agir quanto a isso! Agradeço novamente as dicas Marlon e Everton, estarei postando novas conclusões, testes e se Deus quiser uma possível solução! Abraços e ótima semana pela frente!
    Legal, assim que tiver algumas conclusões posta aí, estarei acompanhando.
    Vivendo e aprendendo né hehe...

    abraço