Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas Rede Mikrotik

    Ola pessoal,

    sou novo na área e estou com uma pequena dificuldade para montar minha rede.
    Atualmente estou realizando testes com um routerOS para testar o funcionamento do Mikrotick poder estar comprando minha licença e sendo mais um parceiro afiliado dessa ideia.

    Entao vamos ao meu problema.
    Tenho duas placas Ethernet - ETH 01 e ETH02. Na Eth01 vem o meu sinal de Adsl com o ip do modem 192.168.1.1 e na Eth02 sai para atender um AP com ip 192.168.2.1.

    Alem dessas duas Placas ethernet tenho mais 4 Wlan no qual estou realizando testes com algumas antenas, estou tratando cada antena com ip de faixa diferentes:
    wlan 01 - 200.169.10.x
    wlan 02 - 200.168.10.x
    wlan 03 - 200.167.10.x
    wlan 04 - 200.166.10.x

    O problema de tudo e que dentro do mikrotick eu não consigo criar as rotas para liberar internet da eth01 para todas as outras placas e mascara estes ips, ja pesquisei bastante, imprimi muita folha e ainda estou tendo problema e resolvei pedir ajuda, segue anexo do projeto.

    Agradeço atenção de todas,
    Abs, DiogoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.pdf
Visualizações:	116
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	20009

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Cara, estes ip são reais ??

    wlan 01 - 200.169.10.x
    wlan 02 - 200.168.10.x
    wlan 03 - 200.167.10.x
    wlan 04 - 200.166.10.x

    A solução pra o que tu quer é simples, mas se colocar estes ip e não forem seus vai parar tudo ai!
    Digo isso pois tenho um bloco dentro destes ips, mera coicidencia!

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Então Celso a sua pergunta e a minha dúvida.

    Eu quero definir as faixas de IPs de todas as placas de Rede Eth e Wlans mas não sei se os ip tem que ser dentro da mesma faixa do modem ou se posso criar ips com vlans diferentes por exemplo e criando as rodas resolvo a saida para internet.

    Sendo os ips na faixa 200.x.10.x e o que eu gostaria que o mikrotick repassa-se ao cliente no ato de tentar se conectar a rede atraves de cada wlan, os mascarando entende da rede 192.x.x.x , pois quero ter o controle e saber quem esta tendo acesso a rede e por qual antena esta tendo este sinal, pois acredito que assim terei um melhor controle da rede.

    Segue novo desenho do projeto.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Proj02.pdf
Visualizações:	86
Tamanho: 	60,2 KB
ID:      	20048

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Bem amigo, eu posso lhe ajudar, primeiro precisa saber o que voce pretende fazer, criar redes individuais, criar uma única rede....etc?

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Qual e a diferença entre as duas soluções:
    Criar redes individuais ou criar uma rede única? Digamos se fosse um provedor qual seria a melhor opção, para distribuir acesso aos clientes ?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Parece que estou de brincadeira mais não é, vejamos, se voce vai atender clientes residencias por exempo voce pode utilizar um sistema de "Hotspot" em uma interface, no entanto criaria uma rede para esse serviços, se voce vai atender a empresas, voce poderia criar apenas filas simples limitando a velocidade de tráfego "Simple Queue", caso seja uma rede únia pode colocar todas a interfaces dentro de uma bridge e vai ficar tudo em uma unica rede, analisando desse ponto de bridge voce passa a ter um grande domínio de broadcast...

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Ok, então quero efetuar testes como se fosse clientes residenciais.
    Como faço essas configurações e o direcionamento de rotas e ip para utilizar Hotspost, seguindo o modelo do projeto mostrado acima no tópico.
    Pode me ajudar, pois a minha dúvida e justamente essa.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Com essa configuração provavelmente seu modem está em modo router (roteado) então basta fazer o seguinte: IP do modem ADSL 192.168.1.1/24, pode colocar 192.168.1.2/24 na eth que está conectada ao modem e informar em ip router uma rota padrão com o gateway 192.168.1.1, verifique a conectividade entre o MK e o modem, uma observação todas essas redes devem estar com uma regra de NAT para poderem navegar.

    abraço e boa navegação, qualquer coisa manda bronca que responderei assim que possível.

    Renato Vasconcelos
    MTCNA - MTCTCE - MTCWE

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Então, tentei fazer as configurações que me falou, porem não consigo sair para internet atraves do meu AP que esta conectado na eth 02.
    Segue em anexo as config, que realizei.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         config.jpg
Visualizações:	97
Tamanho: 	55,9 KB
ID:      	20122  

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Segue arquivo com algumas correçõesClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         corre��o-config.jpg
Visualizações:	109
Tamanho: 	67,1 KB
ID:      	20131

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    realizei as configurações que me falou, sobre o NAT aquela config 192.168.1.0/24 ---> isso representa que todo os ips de 1 a 254 da vlan 1 passarao por ele neh ?

    porem msm assim continuo sem conseguir sair para internet pela wlan e o AP via eth 02, acredito que seja por falta da brigde estou correto ?
    segue abaixo as config solicitadas.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         config.jpg
Visualizações:	109
Tamanho: 	55,3 KB
ID:      	20136

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Ah mais uma coisa não entendi bem o que quiz me dizer com rota default no router list --> essa rota default seria por onde todas as solicitações de acesso a rede passaria antes de sair para net ou tem nada haver, tem faz isso e a brigde msm ?

    e se eu estiver errado que ip deveria descrever nessa rota default ???

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Lembrando que quero utilizar como hotspost como informado acima.
    Quero fazer as configurações para teste como se fosse com clientes acessando o AP interno na ETH 02 e Wlan´s.
    Mas acabei de fazer testes e se ativar brigdes o hotspot não funciona. Tem algum detalhe em meio ao funcionamento da coisa que não peguei ainda.

    renatovasconcelos muito obrigado pela sua paciência , mas tem como ser mais específico, pois tem quase umas 300 pag de apostilas na mesa e horas de internet pesquisando e ainda nao entendi o funcionamento da coisa.

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         configura��es.png
Visualizações:	97
Tamanho: 	303,0 KB
ID:      	20156

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Config realizadas.
    Porem gostaria que somente o AP que esta ligado na Eth 02 tivesse a mesma rede do Modem 192.168.1.x , posso assim fazer a brigde somente para ele ? Pois foi isso que não entendi no que me solicitou "se for ter a mesma rede em todas as interfaces faz uma bridge e colococa o endereço na bridge"
    Para as Wlan´s gostaria que a rede fosse diferente e a autenticação fosse por hotspot, para todo mundo tudo que saisse para net tivesse que ter usuário e senha passando pelo hotspot.

    kkkkk.... acho que estou fazendo uma bagunça.

    Vejamos meu pensamento:
    Tenho uma placa rodando RouterOS e modem com ip 192.168.1.1 ,nesta placa tem duas ethernet:

    Eth 01 - 192.168.1.2 --> ligada no modem
    Eth 02 - 192.168.1.3 --> ligada no AP TP Link;

    Sendo o IP do AP TP Link --> 192.168.1.4 que ira atender a minha rede interna, saindo normalmente para internet.
    Posso criar uma bridge e na aba Port adicionar as duas Eth 01 e 02 na brigde que saio normalmente para net e terminamos a primeira parte.

    Pronto atendi a minha rede interna na faixa 192.168.1.x, se eu estiver errado por favor me fala.
    ----------------------------------------------

    Segunda parte:

    Nesta mesma Placa hoje tem duas Wlans - wlan 01 e wlan 02 , futuramente serão 05.
    Então e nas Wlan´s que gostaria que a faixa de ip fosse diferente da minha rede ex: 192.168.10.30 a 60 , sendo que o mickrotik fizesse essa liberação de ip independente de qual wlan eu estivesse solicitando conexão.
    Tudo saindo por um Hotspot no qual eu faria controle por mac , ip alem do proprio hotspot com usuario e senha.
    Acredito que assim seja o funcionamento dos provedores Wireless.

    Estou certo, se não me manda bronca aeh e me diz como seria o melhor funcionamento da coisa ?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto0530.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	32,7 KB
ID:      	20157Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         config.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	53,3 KB
ID:      	20158Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto0533.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	41,5 KB
ID:      	20159

  16. #16

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Veja só, estou meio confuso com o que voce está pretendendo fazer, mais é o seguinte: se voce deseja deixar uma interface WLAN com a mesma rede do do modem cria uma bridge e add a interface que o RouterOS recebe a conexão do modem + WLAN que deseja. Agora se nas outras interfaces por exemplo na outra WLAN for um serviço de hotspot ai voce cria o serviço e faz todo o procedimento que ja te passei, insere um endereço na interface que vai ser o hotspot diferente da rede do modem WLAN2:192.168.60.1/24 daí cria o hotspot nessa interface

    Renato Vasconcelos
    MTCNA-MTCTCE-MTCWE

  17. #17

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Amigo,

    tirei as outras Wlans e deixei somente uma para eu entender melhor o funcionamento da coisa, pesquisei bastante e ainda tenho o problema simples.

    Já li que para configurar o hotpost preciso estar com todas as redes configuradas, entao testei a minha wlan01 e não consigo sair para internet, lembrando que conforme a imagem o meu modem roteador tem o ip 192.168.1.1 , a minha ether 01 link adsl que vem do modem esta com ip 192.168.1.2 e a minha wlan 192.168.2.1 segue em anexo as minhas configurações atuais.

    Por favor em explicar cada pergunta em separado, para que eu possa entender melhor.

    Segunda pergunta ;?
    Quero configurar o hotpost, porem esta ai uma das minhas dúvidas o hotspot e configurando na wlan ou na rede de saída para internet a meu exemplo ether 01 - Link Adsl ???
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         config_nova.jpg
Visualizações:	83
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	20617  

  18. #18

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Primeiro tenta colocar a RB para sair pra a NET, após as configurações tenta pingar de dentro da RB para 200.165.133.68

    Renato Vasconcelos
    www.webredes.com.brClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CONFIG.ROUTER.png
Visualizações:	115
Tamanho: 	228,6 KB
ID:      	20627

  19. #19

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    Amigo,

    realizei as configurações solicitadas no NAT, porem continuo sem sair para internet tento pinga atraves do new terminal e não consigo so da msg de time out, tentei pingar o ip informado e também não da 200.165.133.68.

    Respondendo a sua pergunta, não tenho duas saídas para internet somente a ether1 a ether2 e a comunicação com winbox.

    Baseado no meu ultimo print que te enviei o que pode esta havendo de errado, que não consigo sair para internet ??? Alguma outra config a ser realizada .

  20. #20

    Padrão Re: Dúvidas Rede Mikrotik

    eth1 e eth2 estão na mesma rede (mesma faixa de IP), concerta primeiro isso.