+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TX/RX estranho

    Amigos, muito já foi dito aqui sobre TX/RX.
    Mas a minha dúvida é mais para diagnosticar um problema.

    Por ex. vejo na interface wireless que o tx para um cliente está em 11mbps e o rx está em 54mbps.
    Só que em outro cliente o tx está em 36mbps por ex e o rx também.
    Cartão setado em B/G e clientes idem.

    Agora como eu interpreto estes dados?
    Significa que no primeiro exemplo o cartão não está conseguindo enviar a pleno para o cliente. Pensei que poderia ser alinhamento. Mas se fosse alinhamento estaria recebendo do cliente em 56Mbps? Neste cliente do exemplo ele está localizado bem no centro do lóbulo de irradiação.

    Ou significa que o rádio do cliente está transmitindo bem mas está com problema de recepção por algum outro motivo e daí o cartão automaticamente baixa a taxa para compensar?
    Outra situação que pensei: poderia ser instabilidade do cartão? É R52H setado em 20dbm. Já testei outras potencias e acontece o mesmo. Mas por outro lado, se fosse cartão não teria clientes com tx/rx sempre alto e outros instáveis.

    Enfim, o que eu quero é entender melhor estes relacionamentos para poder diagnosticar

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TX/RX estranho

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, muito já foi dito aqui sobre TX/RX.
    Mas a minha dúvida é mais para diagnosticar um problema.

    Por ex. vejo na interface wireless que o tx para um cliente está em 11mbps e o rx está em 54mbps.
    Só que em outro cliente o tx está em 36mbps por ex e o rx também.
    Cartão setado em B/G e clientes idem.

    Agora como eu interpreto estes dados?
    Significa que no primeiro exemplo o cartão não está conseguindo enviar a pleno para o cliente. Pensei que poderia ser alinhamento. Mas se fosse alinhamento estaria recebendo do cliente em 56Mbps? Neste cliente do exemplo ele está localizado bem no centro do lóbulo de irradiação.

    Ou significa que o rádio do cliente está transmitindo bem mas está com problema de recepção por algum outro motivo e daí o cartão automaticamente baixa a taxa para compensar?
    Outra situação que pensei: poderia ser instabilidade do cartão? É R52H setado em 20dbm. Já testei outras potencias e acontece o mesmo. Mas por outro lado, se fosse cartão não teria clientes com tx/rx sempre alto e outros instáveis.

    Enfim, o que eu quero é entender melhor estes relacionamentos para poder diagnosticar
    Vamos lá , temos algumas perguntas básicas a se fazer :
    1- Os equipamentos são identicos nos clientes?
    2- Ambos tem visada perfeita pra torre transmissora?
    3- Ambos usam a mesma fonte/rb ou radio ?
    Se sim, em todas as respostas, existe um problema ou na antena ou no cartão do cliente que tem o tx baixo.
    Isso pode se dar por umidade nos conectores , já peguei casos em que mesmo com os cabos ok, só resolveu após a troca do pigtail e do cabo da antena. se for antena de grade essa opção é muito normal.

    O cartão sempre irá modular pra cima tentando os 54mbps/54mbps, a não ser que não tenha potência suficiente para isso (problema em fonte ou pigtail com mal contato).

    Agora falando da torre para o cliente:
    Se o seu MK está configurado para default, ele irá entender que quem tem melhor sinal/ruido deve receber mais banda. isso é simples. quanto melhor o sinal.....
    Pode ser que esse cliente esteja com algum problema de interferência na visada para a torre. se falamos de 2.4ghz tudo pode influenciar. em 5.8ghz é mais raro de acontecer, pois geralmente o pessoal se puxa mais no alinhamento das antenas/torres de transmissão além é claro de que nessa frequência sofre-se muito menos interferência.
    Um teste seria trocar o kit cliente e testar. somente assim se tira a duvida.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: TX/RX estranho

    Isso ocorre muito em função da zona de fresnel estar obstruida, com antenas a uma distancia maior do telhado o sinal fica melhor e tende a sofrer menor atenuação principalmente em modo B/G, mas quando se tem muitos clientes e pouca padronização na instalação, fica complicado adotar a o modo B/G como principal. A pouco tempo fizemos um teste em uma repetidora nova que montamos com cerca de 8 clientes, em todas casas montamos mastros de 3 metros com nanoloco2 na ponta do cano procurando ao máximo desviar de telhados ou sobrados proximos com visada plena para a torre que esta num morro ajudando muito diga-se de passagem... resultado pudemos deixar em modo B/G sem complicações.... porém são poucos clientes não sei como vai ficar quando subir a demanda, lá na torre temos uma Hyperlink de 14Dbi com radinho Ovislink 5460 setado para B/G o tempo todo a conexão fica fixa em 54MBPS, porém é como disse nesse local o ambiente é muito favorável, sem concorrência e grandes edificações para atrapalhar....

  4. #4

    Padrão Re: TX/RX estranho

    Bom vamos la, para trabalhar em b/g, requer cuidados muito maiores a serem tomados como configurar em o RTS e Fragmentation nos clientes. Mais para que os clientes não fiquem variando as taxas de transmissão vc terá que setar um valor de transmissão igual em todos os clientes e o mesmo em seu AP.
    Lembrando que quendo ap ap trabalha variando em varias modulações o processamento dele cai pela metade.

  5. #5

    Padrão Re: TX/RX estranho

    Ocasionalmente o sistema de economia de energia no equipamento do cliente pode influenciar nestes dados.

  6. #6

    Padrão Re: TX/RX estranho

    Acho que resolvi.

    Parece que era mesmo antena, Leandro.
    Troquei o painel de marca famosa e coloquei uma panelinha da aquário que estava dando sopa aqui.
    Normalizou o sinal. Estava estranho pois na RB aparecia o TX menor que o RX para alguns clientes e para outros não. Depois da troca passou toda a tarde normal.
    Eu raciocinei assim: se o tx é o que o cartão envia, se está baixo, o problema tem que estar aqui na transmissão do cartão e não no cliente.
    Quanto ao que o FMANDU falou, é verdade mesmo.
    Eu procuro configurar o Fragmentation Threshold e o RTS threshold e conferindo com o ping com pacotes de 1500.
    Como deixo nos AP em b/g, nos clientes ou fica B ou b/g dependendo de como está o desempenho de cada um. Alguns ficando em B, o ping e o CCQ ficam melhores. Outros melhora o CCQ em b/g.
    E também testo com outros valores do mtu na interface wan dos rádios clientes. Normalmente estes valores admitidos são entre 1400 e 1500.
    Jà tentei deixar tudo em B, mas penso assim, será que não vou estar perdendo eficiencia quando um cliente em B poderia trabalhar bem em b/g?
    São configurações que procuram compensar qualquer possível deficiencia no link entre a base e o cliente.

    O que procuro fugir é de modulações binárias como 1mbps, 5.5 em B ou então 6 em g.

    Só o que não poderia é o tx dar menor que o rx, como estava acontecendo. Sintoma de que alguma coisa não estava certa.

    A conclusão que cheguei depois de muitos testes é que não existe uma fórmula mágica e igual para tudo e todos.
    Em cada instalação precisamos lançar mão dos recursos de config para fazer o ajuste fino da instalação.
    Já padronizei configurações e equipamentos. Mas hoje noto que existem variações perfeitamente normais entre uma instalação e outra. Equipamentos melhores para uma situação e outro para outras.

    Mas sempre há margem para aprendizado, como neste caso específico que citei.