Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Omni quantos clientes??

    Boa Noite,

    Recomendas as OIW 90º 17 dBi,

    Trabalho em cidade com area urbana pequena, e area rural GIGANTE, e essas antenas me surpreenderam!

    Além da ótima qualidade, são até bunitinhas!! heheh

    Abraços.

  2. #22

    Padrão Re:

    Me senti um amador por manter uma omni em perfeito funcionamento há quase dois anos... Até troquei por setor, mas tive que voltar por conta da cobertura mais abrangente dela. Enfim, é uma questão técnica.

    Essa questão das omni me faz lembrar de quando lançaram os painéis setoriais da Betel (Wirelink). Em função do preço, teve gente que caiu matando em cima da antena, dizendo que era porcaria, que não prestava e tal. Bom, os cases comprovaram a qualidade das antenas, e muitos tiverem que engolir as próprias palavras.

    Mesma coisa com as antenas biquad, que a Aquario lançou e ficaram famosas como 'panelinhas'. Pra cliente poderia não prestar, mas tem colegas aqui do Fórum que usam na torre para transmissão e com um certo sucesso.

    O projeto das antenas Omni é funcional, como os projeto das antenas biquad, slot e outras. Obviamente, cada equipamento é indicado para um uso específico, em uma situação e ambiente específicos.

    O que se vê comumente são erros na aplicação das antenas omni, projetando-as para cobrir grande áreas, muitas vezes com desníveis de terreno consideráveis e equipamentos de transmissão e cliente mal projetados. O que acaba acontecendo todos sabem: queima o filme da tecnologia como um todo.

    A partir do momento em que se PENSA realmente na hora de estruturar um projeto, as coisas não saem errado. Meu case, por exemplo, é uma omni de 12 dbi, Bullet 2 com 17dbm e clientes no máximo a 1km da estrutura, e funcional.

    Não tenho problemas com interferência de terceiros, não estrago com a vida de ninguém, tenho níveis de sinal e de latência excelente nessa rede e em 2 anos NUNCA me incomodei.

    Se funciona pra mim, porque não funcionaria para outras pessoas??? Não é uma defesa à antena omni, absolutamente. É um equipamento com limitações, com certeza, mas não a nível de amadorismo (estranho pensar que uma omni Hyperlink não soa como amadora). Convido a todos a debatermos melhor a respeito do assunto, de forma saudável, obviamente.

  3. #23

    Padrão Re: Omni quantos clientes??

    Acredito que os gatonet´s foram os responsáveis pela diminuição no uso das antenas omni, realmente em algumas situações é dispendioso utilizar 4 painéis de 90° quando de imediato é sabido que não haverá clientela para isso, eles conseguiram isso usando potência excessiva, conectorização improvisada, roteadores de má qualidade, instalando a antena paralelo ao mastro, usando sacola de supermercado como caixa hermética e muitas outras peripécias, e para ir defendendo-se dessas interferências muitos provedores foram obrigados a usar células com area de 90° para diminuir a interferência recebida, olha que ponto chegou o problema...

  4. #24

    Padrão Re:

    Nisso nós concordamos, Everton.

  5. #25

    Padrão Re: Omni quantos clientes??

    kkk... pelo menos aqui é assim!!!

  6. #26

    Padrão Re: Omni quantos clientes??

    Obrigado aos amigos depois de muito pesquisar acabei desistindo da omni e comprei 3 cartoes xr2 por enquanto vo usar o pc ap mesmo e quanto a antena estava olhando umas setoriais da waveguide no ml
    Painel Setorial Waveguide Slotted 17dbi 120° - R$ 339.00 em MercadoLivre
    oque vcs acham dessa antena vale apena usar ela?