+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Bem gente, sou novo na area de wireless, sei apenas o básico, pois atuo na area de software (desenvolvimento). Além disso tb invisto em Lan Houses e Cybers Café. Estou abrindo um cyber café em um bairro de minha cidade onde não existe internet banda larga. Para isso fechei um contrato com um provedor de internet do local. Vou usar a estrutura dele para levar um link de 20Mega (Nominal, 2 a 3 mega reais). Os equipamentos que vou usar são um Rocket M5 para ficar na torre que fica no bairro, ligado a duas antenas trabalhando como repetidor. Nas pontas (transmissão centro da cidade e recepção final) usarei NanoBridige M5. Em todo o percusso tem visada limpa.
    Minha preocupação é: Como proteger meu link pra que eu não tenha barda furtada pelo próprio dono do provedor, ja que todo o equipamento que fará meu enlace estará acessivel fisicamente a ele? Minha dúvida é maior ainda com relação ao rocket que vai trabalhar como repetidor. Ele tem a saida ethernet, já que ele vai trabalhar apenas como repetidor ela não será usada. Existe uma opção para desabilita-la? Assim evitaria que ele use essa saída para furtar banda minha. Quais dicas vcs podem me fornecer para que eu proteja esse enlace para que eu não tenha banda fortada por ele, ja que ele terá acesso ao equipamento?

    Uma outra dúvida é, Usarei o Rocket M5 como repetidor, ligando-o em duas antenas separadas (recebe o link de 20m por uma e envia pela outra), trabalhando dessa forma o rocket M5 estará com a função de dupla polaridade desabilitada, correto? Se não estou enganado as NanoBridge M trabralham em dupla polaridade, elas vão conseguir se comunicar com a Rocket trabalhando como repetidor (em modo de polarização simples) ?

    Grato gente!

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Falei agora pouco com o vendedor de uma loja online. Ele me informou que a Rocket não trabalha dessa forma que eu quero fazer.

    Será mesmo? A Rocket M não trabalha em polarização simples? Não da pra colocar Duas antenas separadas apontando em direções diferentes para trabalhar como repetidor?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    A se vc n confia no cara nem poem equipamentos na estrutura dele, e se vc quer equipamento pra fazer esse enlace usa MIKROTIK com XR5, abraços

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FULLMP Ver Post
    A se vc n confia no cara nem poem equipamentos na estrutura dele, e se vc quer equipamento pra fazer esse enlace usa MIKROTIK com XR5, abraços
    O problema é que eu não conheço o cara, apennas procurei o dono do provedor local para contratar os serviços dele. Mas nunca o vi na vida.
    Além do que não tenho outra opção, ele é o unico provedor de internet do local. E a unica torre (acessivel) que me sirva. Sendo assim só me restar fechar com ele mesmo e proteger meu equipamento. Proteger com senha, desabilitar entradas que não estejam sendo usadas e que possam servir para que ele use a banda.
    Tipo, lá no ponto inicial (transmissão) onde chegará o link da embratel de 20megas será ligado direto a saída ethernet do cablemodem da embratel no rádio que irá transmitir. Como eu faço para saber se o cara não desconectou, ligou o cablemodem em um switch e o switch no rádio? Tem como saber? Algum programa? Rastrear MACs, sei lá..... ?
    Resumindo, tem como saber se a estrutura física está como eu deixei ou foi alterada, sem que eu tenha que ir lá?

    E com relação a pergunta que fiz sobre o fincionamento da Rocket M5, ela funciona desse geito que eu quero fazer?

  5. #5

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Ok, percebi que o que eu quero fazer com o rocket chama-se WDS (Somente repetição, sem acesso via RJ45). Mas como funciona? Que tipo de antena se usa? Omini, duas direcionais (como eu pensso que seja)? Alguém poderia me explicar como é o funcionamento da rocket em modo WDS (somente repetidor)....?

    No meu projeto o recket tem que receber o sinal de um lugar e transmitir pra outro, ele funcionará apenas em cima de uma torre trabalhando como repetidor.


    Aff cade a galera especialista em rocket que participou de tantos outros tópicos envolvendo rocket :-(
    Última edição por matheusssilva; 30-04-2011 às 11:00.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    A proposta do Rocket é diferente do que queres. Já que você precisa de proteção recomendo Mikrotik SXT[1]; peça para um técnico para configurar uma MPLS para você entre a saída do roteador e o switch do estabelecimento. A opção mais em conta seria um bullet no meio em WDS e duas nano nas pontas mas ao invez de autenticar no roteador você autentica no estabelecimento criando um túnel; aqui você perde throughput com WDS.

    1- Nunca usei o produto; nota-se que é prático e permite uma MPLS.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Essa solução da microtik tem dois problemas pra mim 1) Não é homologado 2) O ganho da antena é pequeno. Se bem que a distância dos pontos não é tão grande, de 3 a 4 km. Quanto de throughput você acha que consigo com microtik STX ?

    peça para um técnico para configurar uma MPLS para você entre a saída do roteador e o switch do estabelecimento
    Axo que vc entendeu errado. É justamente isso que eu quero evitar (um switch).

    O cablemodem da embratel tem que ser ligado direto no rádio que vai transmitir, não quero que entre em switch nenhum. Quando eu instalar vou deixar como eu quero, mas nada impedirá que o dono do provedor coloque um switch entre o cablemodem e o rádio, assim ele consegue ter acesso a minha internet. Lembrando que toda a parte de equipamentos,e o link da embratel serão meus. A unica coisa que é do dono do provedor é o local onde vai ficar o link da embratel e o rádio que vai transmitir, e a torre que fica no meio entre os dois pontos que vai repetir o sinal. Abaixo fiz um rascunho do projeto.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.gif
Visualizações:	127
Tamanho: 	8,0 KB
ID:      	21955

    É na torre que é minha dúvida, que equipamento usar? Tem como usar apenas um rádio para receber do centro da cidade e enviar para LAN House ?
    Última edição por matheusssilva; 30-04-2011 às 23:17.

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Muito simples, embora não conheça a área envolvida no enlaçe wireless. Para opinar da viabilidade.
    a EMBRATEL vai lhe dar uma certa quantidade de IP´s válidos, use o limitador por Máscara programe os rádios, e use senha, como vc limitou por máscara nenhum ip á mais poderá entrar na rede, e se entrar vc ficará sabendo pois entrará em conflito com os já utilizados !
    Para a proteção da Wireless nos UBNT use o MAC ACL ! evite criptografia !

    Espero ter ajudado ! Grande Abraço !

  9. #9

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Faça 2 PTP com 4 Rockets e duas Antenas duplas em cada um dos Ponto a Ponto. Rocket M5 não faz repeater, aliás nenhum rádio Wi-Fi faz de forma descente, isso é relay e deve ser evitado em redes wi-fi sob pena de baixa performance.
    Seguinte, para garantir o tráfego coloca uma plaquinha Mikrotik 450 ou 750 na ponta de origem e faz SNMP nela medindo a banda passante.
    Leva 2 minutos para fazer e você pode parar de desconfiar do cara na hora

    Boas instalações...

  10. #10

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    pkmc
    entendi, valeu pela dica. isso deve ser configurado onde? no rádio que transmite o sinal? no rádio repetidor? ou no rádio do ponto final?

    Computech
    Que pena que isso não seja possivel tava querendo economizar. Mas não vair dar pra usar full rocket não, vai sair muito caro. A idéia é usar dois rockets no meio (torre para fazer a repetição) e NanoBridge nas pontas (transmissão e ponto final(lanhouse)). O que vc acha?

  11. #11

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Isso é possível sim. Fazer 2 ponto a ponto é a melhor opção.
    Pode ser Rocket de um lado e NB do outro sim.
    Na plaquinha da Mikrotik dá pra monitorar a quantidade de tráfego. Fazendo um Queue solto e habilitando a opção graphs.
    Seguranças apenas por IP ou Mac são falhas graves e servem de pouca ajuda, use criptografia WPA2 nos enlaces e o modo Airmax do UBNT para diminuir a compatibilidade, nesse caso o cara vai ter que comprar um UBNT e quebrar seu WPA. Não vale a pena, pois fica bem complicado.
    Usando Wi-Fi comum sem WPA2, apenas com controle de IP e Mac, um atacante com pouca experiência leva menos de 2 minutos para entrar na sua rede, bastando emular um mac já existente na rede em memória e programar seu Linux ou até Windows para não responder nada para a rede, apenas escutar, evitando você perceber o conflito de IP.
    Ele veria todo o seu tráfego em Layer2.
    Leva 10 minutos para fazer e tá cheio de programas na Internet para isso.
    Com WPA/WPA2 e uma senha bem forte você pelo menos dá um cansaço de muitas horas no cara.

    Boas instalações.

    Se foi legal clica ai na estrelita!!
    Última edição por Computech; 01-05-2011 às 22:10.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Computech

    Valeu pelas dicas foram de ótima ajuda. Mas como a placa microtik vai me ajudar? Pois se o cara for usar minha banda ele não vai precisar do enlace wireless, pois o link da embratel, apesar de ser meu vai ficar instalado no CPD dele. Ai se ele quizer usar a minha internet ele só precisa tirar a conexão direta do cablemodem com o rádio e colocar um switch entre os dois, ai ele tem acesso a minha internet usando apenas um cabo multlan.

    Usar a placa microtik é tb muito intessante para que eu fique sabendo se caso ele queira usar meu enlace para enviar algum sinal particular dele.

    Mas como fazer no caso (cablemodem <=> NanoBridge) ? Durante a madrugada ele poder mudar isso lá e deixar (cablemodem <=> switch <=> NanoBridge) Ai pelas outras portas do switch ele tem acesso a net e pode até sair vendendo ai para os clientes residenciais dele.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Com a RB você estará em camada 2 na rede e com um super router Mikrotik ligado na rede, você terá acesso a tudo, inclusive podendo Dropar qualquer tráfego que não seja seu.
    Mesmo que ele faça isso seu crime vai durar menos de 24 horas.
    Ele bota IP vc dropa e assim serás feliz.

    Boas Instalações...

  14. #14

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Entendi, então eu terei gerencia de tudo independente se passa pela rede wireless ou não?

    Onde compro esse router? Custa em média quanto? Ele é ligado onde? Entre o cable modem e o rádio?

    grato pela a cooperação.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Sim, liga na Saída da Embratel para sua rede, antes dos rádios que vão para você.
    Compra na Internet.
    Routerboard 750

  16. #16

    Padrão Re: Enlace Rocket como proteger + Dúvidas

    Perfeito! Já identifiquei o equipamento. Agora mesmo que ele faça isso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LIGA��O.jpg
Visualizações:	121
Tamanho: 	9,4 KB
ID:      	22028

    Eu vou conseguir gerencia? dropar ips, etc.... Ter o controle total?


    Agora para finalizar, fiz um orçamento do material necessário (2 NanoBridge M5, 2 Rocket M5) saiu um pouco salgado pelo fato de ter que comprar as antenas da Rocket M5 separadas.
    Diz uma coisa e se eu fizer tudo com NanoBridge M5? Será que fica bom. a distancia entre um ponto e outro é de 3 a 4 km. Quanto de throughput vc acha que eu consigo usando full NanoBridge M5 com visada limpa?