+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Desfazer ultima alteração automaticamente

    Boa noite pessoal,

    Hoje acabei com o meu dia fazendo uma configuracao errada em um sistema q fica a mais de 300km daqui, perdi o acesso e ainda não sei como vou restaurar, acho q desativei a conexao pppoe sem querer...pqp!

    E graças a isso estive pensando... Existe alguma forma de desfazer automaticamente a ultima alteração caso se perca o acesso remoto? ou restaurar um backup?

    A maneira que pensei é a seguinte...

    Cria um script que desfaz a ultima alteração feita a cada 10 min.
    mantemos ele desativado

    Quando for fazer alguma coisa "perigosa", ou que pode dar errado nós ativamos ele... temos 10 min pra fazer.

    fazendo e dando certo entramos e desativamos o script em tempo de ele nao desfazer, caso algo ocorra e o acesso foi perdido com certeza vai ser a ultima coisa q vc fez, dai eh so aguardar 10 min q o script desfaz.

    Sou ainda iniciante em MK, não sei fazer esse script...
    Os amigos acham que isso poderia funcionar??

    Um abraço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Desfazer ultima alteração automaticamente

    Olá ftartari,

    Na realidade você não precisa fazer script nenhum, pois para resolver esse tipo de problema o RouterOS já tem um esquema preparado, o "Safe Mode".
    Ao ativar o "Safe Mode", todas as alterações que você efetuar no RouterOS serão colocadas em uma espécie de "Buffer", que caso você perca a conexão do Winbox o mesmo vai se encarregar de desfazer todas as alterações para você automaticamente, sem nenhum script, simples assim.
    Segue abaixo as instruções para ativar e desativar o "Safe Mode" no RouterOS:

    Nas versões anteriores a 5.x você faz o seguinte:

    Para habilitar: Abre uma janela de terminal, através do menu "New Terminal", e na janela nova você utiliza a combinação de teclas "Ctrl+X";

    Para desabilitar: Na mesma janela de terminal onde você ativou o "Safe Mode" utilize novamente a combinação de teclas "Ctrl+X";

    Atenção: A janela do terminal deve permanecer aberta por todo o tempo que você estiver se utilizando do "Safe Mode", pois se você fechar a janela do terminal onde ativou-o sem antes desativá-lo, através da combinação de teclas "Ctrl+X", o RouterOS irá desfazer todas as alterações que você efetuou, pois ele interpreta como se você tivesse perdido a conexão.

    Já nas versões 5.x do RouterOS temos um botão na janela do Winbox localizado no canto superior esquerdo da janela chamado "Safe Mode" que habilita e desabilita o "Safe Mode" sem a necessidade de se abrir uma nova janela de terminal.

    Um grande abraço,

  3. #3

    Padrão Re: Desfazer ultima alteração automaticamente

    Olá amigo bom dia,

    Agradeço imensamente pelas informações, desconhecia esse recurso e a bela explicação

    Muito Obrigado mesmo

    Um grande abraço
    Última edição por ftartari; 01-05-2011 às 11:42.

  4. #4

    Padrão Re: Desfazer ultima alteração automaticamente

    outra opçao para desfazer alteracoes seriam aquelas flechinhas bem la emcima na esquerda do winbox
    mais antes de qualquer modificacao perigosa eh bom fazer um backup ne..