+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LIMITES UBNT

    Bom dia !

    Pessoal, estava lendo a uns tópicos anteriores e vi que muita gente fica metendo o pau em produtos da ubnt e mikrotik em relação a throughput x pps, sou um entusiasta e não tenho todo norral que muito de vocês, mas acho que seria interessante e se teria como algumas pessoas que utilizam constantemente estes produtos efetuarem os teste a fim de informar os limites que estes equipamentos podem chegar, com isto podemos eliminar muita discussão, e também o tópico serviria de auxilio na hora de montagem de projetos, pois cada um poderá verificar qual ou quais equipamentos utilizar para determinado enlace. Não sei se estou falando bobeira mas acho que todos tem curiosidade de saber quais os limites reais, lembrando que os fabricantes informam os limites mas sabemos que não é bem assim.

    Desculpem se fiz bobeira ao abrir este tópico mas no meu ver seria de grande ajuda e conhecimento a todos aqui.

    So não faço estes testes pois não trabalho em provedor nem nada então não tenho todos os equipamentos para análise.

    Estou para comprar uma SXT da mikrotik para um ptp esta quero efetuar teste e quando tiver terei prazer em informar o seu limite real.

    A todos um bom final de semana ! e parabéns a todos os trabalhadores que fazem deste site um dicionário da Informática!

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    Infelizmente, ao meu ver, é impossível determinar o limite "padrão" de um equipamento wireless para cenários reais. Temos os dados de limite em CNTP* fornecidos pelo fabricante mas dependendo do uso e do cenário os resultados podem ser frustantes ou maravilhosos.
    Algumas reclamações contém limitações que normalmente não haveria no cenário testado. Ex.: No AirOS V (linha M da Ubiquiti) é impossível estabelecer uma MPLS/VPLS e passar um pppoe por essa núvem; nos modelos anteriores era possível.


    * Condições normais de temperatura e pressão = Visada e Fresnel limpo, sem poluição, aterramento e ajuste fino.

  4. #4

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Infelizmente, ao meu ver, é impossível determinar o limite "padrão" de um equipamento wireless para cenários reais. Temos os dados de limite em CNTP* fornecidos pelo fabricante mas dependendo do uso e do cenário os resultados podem ser frustantes ou maravilhosos.
    Algumas reclamações contém limitações que normalmente não haveria no cenário testado. Ex.: No AirOS V (linha M da Ubiquiti) é impossível estabelecer uma MPLS/VPLS e passar um pppoe por essa núvem; nos modelos anteriores era possível.


    * Condições normais de temperatura e pressão = Visada e Fresnel limpo, sem poluição, aterramento e ajuste fino.
    tem certeza?
    tente diminuir o tamanho do MTU e veja se passa pelo ubnt!?

  5. #5
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    acompanhando

  6. #6

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    Pessoal, temos uma excelente ferramenta no forum para acompanhar.

    Lá em cima em "ferramentas do tópico".

    Deste modo estaremos contribuindo para a organização e eficiencia do forum.

    Obrigado aos companheiros

  7. #7

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    tem certeza?
    tente diminuir o tamanho do MTU e veja se passa pelo ubnt!?
    Aqui não passou! Sem tocar no MTU a nuvem parece estabelecer, mas mesmo baixando não consigo atravessar PPPoE por esse tunel, ativar WDS não é opção.

  8. #8

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    Pessoal o objetivo é mesmo saber os limites alcançados reais e não o dos fabricantes entendo que ha variações, tamanho dos pacotes, quantidade de banda entre outros fatores, mas com estas informações, podemos se ajudar na escolha de cada enlace, com isto cada um pode pensar melhor na escolha de seus equipamentos podendo eliminar dores de cabeças futuras e conseguir o melhor enlace possivel.

    Bom estudo a todos!

  9. #9

    Padrão Re:

    Como assim impossível, Araújo? Tenho um enlace de aproximadamente 6km, autenticado via pppoe entre as duas pontas e rodando conexões VPN local e remota por dentro do enlace. OU eu não entendi a tua aplicação...

  10. #10

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    o mtu padrao do mpls do mikrotik são 1508 bytes.. se voce setar para 1500 vai funcionar

  11. #11

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    é uma piada querer exigir que os equipamentos da UBNT trafeguem um milhão de pps pelo preço que podem ser adquiridos, se quizer um intenso/imenso throughput/pps faça um orçamento de rádio enlace profissional para comparar. Vai acabar vendo que o que a UBNT tem a nos oferecer é um verdadeiro milagre pelo custo/beneficio.

  12. #12

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    cara vo relatar minha experiência com ambos. Eu gostei mais do Mikrotik nos pop pois estou mais acostumado com a interface, e o desempenho é relativamente ótimo para mim. E os UBNT como cliente é umas das melhores coisas, bullet com grade e nano para lugares mais próximo. Não tenho o que reclamar de ambos os fabricantes.

  13. #13

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o mtu padrao do mpls do mikrotik são 1508 bytes.. se voce setar para 1500 vai funcionar
    É como disse aqui não funcionou! O padrão conforme fórum UBNT é 1500, 1508 só em WDS com o último firmware que me é inútil pois perdeu throughput. Tentei baixar no MK tb.
    Alguém disse ter tido sucesso, tentei aqui mas não foi; aparentemente a núvem é estabelecida mas não consigo passar pppoe na VPLS dessa núvem.
    Última edição por bjaraujo; 02-05-2011 às 16:57.

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Como assim impossível, Araújo? Tenho um enlace de aproximadamente 6km, autenticado via pppoe entre as duas pontas e rodando conexões VPN local e remota por dentro do enlace. OU eu não entendi a tua aplicação...
    Quando puderes pegue duas UBNT series M, configure como AP e cliente sem WDS poe dois Microtik um atrás de cada uma, cria uma núvem MPLS/VPLS e tenta passar PPPoE dentro da VPLS.
    Última edição por bjaraujo; 02-05-2011 às 17:56.

  15. #15

    Padrão Re: LIMITES UBNT

    alyssonbmx e demais usuarios, iremos advertir os proximos que postarem mensagens do tipo "acompanhando" !!!

    para receber notificações de posts sem ter que postar, basta ir no menu "ferramentas do topico" que lá voce encontra a opção para acompanhamento do topico !!!!

    ajudem a conservar o forum organizado !!!

    e pelo amor de deus, vamos ter mais atenção, ler o FAQ e fazer buscas antes de postar qualquer coisa (duplicada).

  16. #16

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Quando puderes pegue duas UBNT series M, configure como AP e cliente sem WDS poe dois Microtik um atrás de cada uma, cria uma núvem MPLS/VPLS e tenta passar PPPoE dentro da VPLS.
    Rapaz, só agora fui ver que tu tinha mandado uma resposta pra mim! Me perdoa a desatenção.

    Então, seja VPLS ou a aplicação que for, aqui na minha rede se eu não configurar os enlaces sem WDS não trafega nada. Conecta, mas não repassa nada que tem na outra ponta. Ativando o WDS consigo fazer a conexão que for por dentro do enlace.

  17. #17

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Rapaz, só agora fui ver que tu tinha mandado uma resposta pra mim! Me perdoa a desatenção.

    Então, seja VPLS ou a aplicação que for, aqui na minha rede se eu não configurar os enlaces sem WDS não trafega nada. Conecta, mas não repassa nada que tem na outra ponta. Ativando o WDS consigo fazer a conexão que for por dentro do enlace.
    Obrigado pelo retorno.