+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Pessoal estou com um PcAp com cartão xr2 transmitindo pra 30 clientes (+ - 15 simultâneos). Tenho uma banda de 35mbps entrando no MK e queria dar 1mbps pra cada cliente. Sei que o cartão passa no máaaaaximo 6mbps. Minha pergunta é: Um Rocketm2 faz isso? Se sim, tenho que trocar as placas dos clientes?
    O que fazer?

  2. #2

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Veja bem 15 clientes simultâneos a 1mbps não quer dizer que vai ter uso de 15mbps simultâneo.
    Quanto a Rocket M2, não testei a essa velocidade com multiponto, particularmente eu faria o teste com M5.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    acredito que voce consuiga sustentar seus clientes com o rocket m2 ja que tem experiencias no site de banda passante de ate 40 mega em 2,4 mas eu numca testei isso então e so teoria

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Ok... mas os clientes tb precisam de placas especiais pra conectar bem? ou qualquer plaquinha pci ou usb wireless funciona? Qual é a principal função dessas Rocket? ponto a ponto e não ponto a multiponto?
    Att

  5. #5

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Eita
    eu particularmente nao acredito nisso em um ambiente de trabalho.
    pode ser que testes de bancada tenha passado isso.
    ate por que, em com 20 de largura de banda e modo G... ja consegue passar quase 10 megas.
    imagina 40 de largura de banda e ainda usando dupla polaridade?

    mas, como eu disse, nao acredito nisso em ambiente de trabalho...
    ate pq, iria usar praticamente toda a faixa 2.4, e ainda usar vertical e horizontal (sofreria muito mais poluicao).

    Em todo caso, por usar o 2.4 para enlace?
    a diferenca de precos entre o 5.x é muito pouca... compra logo o m5.
    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    acredito que voce consuiga sustentar seus clientes com o rocket m2 ja que tem experiencias no site de banda passante de ate 40 mega em 2,4 mas eu numca testei isso então e so teoria

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    bom como ele ja ta enrolado mesmo e pelos testes que ja fiz e bem possivel ele colocar estes 16 clientes a 1 mega cada em uma rocket m2 eu acho que da agora eu achar e uma coisa funcionar mesmo e outra ,mas vale aquela velha frase ( meu ta no inferno )

  7. #7

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    cara se toda sua rede tiver a estrutura correta e todos com nano loco m2 ou bullet m2 acredito por teoria tbm
    que devam ter mais que 1 mbps.

    vale a pena testar melhor que xr2 com certeza sera...

    msn: [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    cara se toda sua rede tiver a estrutura correta e todos com nano loco m2 ou bullet m2 acredito por teoria tbm
    que devam ter mais que 1 mbps.

    vale a pena testar melhor que xr2 com certeza sera...

    msn: [email protected]
    Vou colocar aqui uma coisa para vcs pensarem.

    a faixa 2.4 existe apenas 64 mhz livres.
    considerando 20 mhz de largura de banda, daria 3 canais sem sobreposicao, sem gerar interferencia um no outro.

    o que acontece qdo colocamos 6 painel na mesma polarizacao e mesma banda (B ou G) em uma unica torre?
    para fugir um pouco da interferencia, o que o pessoal recomenda?
    R: com 6 painel na mesma polarizacao, vc vai gerar interferencia em vc mesmo..
    o recomendado é colocar 3 na Vertical e 3 na horizontal.

    Agora vamos nos aprofundar um pouco mais.
    sobre o M2
    Por padrao, ele ja usa ambas as antenas.
    Mas, o povo quer mais banda e ao usar-lo vao querer tirar o maximo dele.
    Vao deixar ele com 40 mhz de largura de banda.

    Com o M2, nao daria de usar painel com polarizacao alternadas, ja que ele usa ambas polarizacao.
    Se a faixa 2.4 possui 64 mhz, e com 20 mhz de largura de banda teriamos 3 canais disponiveis...
    quantos canais teremos disponiveis se usarmos 40 mhz de largura de banda?
    com 2 painel, vc ja estaria gerando interferencia em vc mesmo.

    Nao acredito que o 2.4 vai dar certo em modo N, a menos que seja usando 20 mhz de largura de banda e seja 1x1 (apenas uma polarizacao)... mas ai perderia mais da metade througput que poderia passar nele.

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    a tecnologia da rocket realmente e uma coisa muito boa acho que resolve o caso de nosso amigo e de mas a mas ele vai ter que comprar um novo equipamento mesmo pelo menos e um equipamento que pode resolver o caso ,tomara que se resolver ele post aqui para a gente saber se deu certo ou errado.eu não apostaria em outra coisa

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    acredito que se ele for conectar clientes com placa pci e antena de grade
    ele terá que destivar o airmax ...
    ai o rockt trabalhara como duas estações em uma ....
    poderá usar polarização v ou h nas antenas dos clientes porem sem airmax ...
    assim dobrando a banda .....
    tipo uma polaridade a V passa 4 mbps mais a H 4 mbps resultado final 8 mbps total ,,,,,

  11. #11

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    acredito que se ele for conectar clientes com placa pci e antena de grade
    ele terá que destivar o airmax ...
    ai o rockt trabalhara como duas estações em uma ....
    poderá usar polarização v ou h nas antenas dos clientes porem sem airmax ...
    assim dobrando a banda .....
    tipo uma polaridade a V passa 4 mbps mais a H 4 mbps resultado final 8 mbps total ,,,,,
    nao, desativando o airmax o equipamento trabalhara somente em uma polarizacao.

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    vamos testar aqui o mes que vem ......
    e já te posto o resultado ....

  13. #13

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Iniciamos teste com Rockets. Mas na minha opinião pode esquecer 2.4, assim como mascaraapj comentou.

    Nosso cenário. Rocket M5 como AP e clientes utilizando Nano M5, cara ficou muito bom.

  14. #14

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Desativando o Airmax por incrível que pareça ele ainda continuará trabalhando nas 2 polarizações sendo 1 Rx outra Tx da mesma forma, o que vai mudar é que o protocolo Airmax estará desativado, tenho esse mesmo equipamento aqui funcionando na empresa...

    agora com relação as suas duvidas amigo ao meu ver se você for trocar por Rocket o interessante seria trocar toda plataforma por M2 para poder usar o Airmax, se for para usar ele desabilitado ficaria com o XR2 mesmo...

  15. #15

    Padrão Re: Ubiquiti Airmax Rocketm2 substitui um Mikrotik?

    Olha acho que não substitui não hein amigo...

    Se você estruturar bem sua torre, vc consegue por muitos clientes, pra se ter uma idéia eu tenho uma torre com omni, que segura 35 clientes com trafego que chega ate um mega por cliente.

    Lógico que vc tem que deixar todos clientes bem instalados com um ótimo nível de sinal setar para que o trafego do cartão seja alto e não admita clientes com sinal baixo e trafego baixo, fazendo isso vc ja consegue ter um ótimo ponto de acesso....

    Se matar comprando ubiquit m5, não vai adiantar so vai jogar seu problema para frente, mais cedo ou mais tarde vc vai ter o mesmo problema... e dai vc corre pra onde?