Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 60km com mikrotik

    Olá, eu tenho um enlace de RB 433 com cartões XR5 com duas antenas de grade, 27dbi 5.8.
    Seria possível aplicá-lo em 60 Km com visada para um throughput de 15Mb ?

    desde já obrigado!

    Amandi Santos
    Vnet - Telecom

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Boa tarde,
    Acho muito difícil com essa antena.

    Uma dica, use Rocket M5 com antenas RD-5G34
    Antenas RocketDish Antenna | Ubiquiti Networks, Inc.
    Rádio Rocket M | Ubiquiti Networks, Inc.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Se você utilizar a potência máxima dos cartões, um pigtail descente PEQUENO e uma parábola de pelo menos 32dbi você consegue, isso eu já fiz com Rocket com antena de 30 (rocket dish) passando 45/45 fácil, 62 km.

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Entendi, eu tenho também um enlace de rocket com antena de 32dbi, vou realizar este enlace com o rocket.
    Eu tinha minhas dúvidas quanto à capacidade do rocket para este serviço.

    Muito grato pela atenção

    Amandi Santos
    Vnet Telecom

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    vai na fé, meu enlace fuciona muito bem, não troco por nada.

    abraços

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    RB + cartão não faz milagre, pra você conseguir passar essa banda com mni pci tem que ser feito muito bem feito, nem isso garante qualidade no link, haja vista ainda as interferencias no meio do caminho. Eu apostaria em uma solução da UBNT.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Amigo como o enlace é longo é melhor usar a tecnologia NStreme Dual, onde usa um par para TX e outro para RX, é garantia de sucesso usando dois pares de XR5 e um par de OIW-5834D-DP, com isso irá conseguir no mínimo 25MB full.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Amigo como o enlace é longo é melhor usar a tecnologia NStreme Dual, onde usa um par para TX e outro para RX, é garantia de sucesso usando dois pares de XR5 e um par de OIW-5834D-DP, com isso irá conseguir no mínimo 25MB full.
    Não estou aqui para defender UBNT, mas você deve concordar comigo, que um par de rocket com antenas rocket disk irá fazer o dual pois ela é dupla polarização, irá passar o que nosso amigo precisa com folga e com muita simplicidade, configuração quase zero.
    Não desmerecendo o NSTREME da Mikrotik, mas praticidade é praticidade.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Não estou aqui para defender UBNT, mas você deve concordar comigo, que um par de rocket com antenas rocket disk irá fazer o dual pois ela é dupla polarização, irá passar o que nosso amigo precisa com folga e com muita simplicidade, configuração quase zero.
    Não desmerecendo o NSTREME da Mikrotik, mas praticidade é praticidade.
    Falou tudo. assino embaixo

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Entendi em questão de simplicidade eu concordo.
    No meu provedor eu tenho utilizado mikrotik com r52 para as setoriais 2.4 para atender os clientes residenciais. Continua sendo a melhor solução?

    Grato!

    Amandi Santos
    Vnet Telecom

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    É incerto, tenho ambos circuitos em operação rocket e nstreme, inclusive com distancias parecidas, porém o rocket tem uma desvantagem em numero de conexões simultâneas/pps quando começa a ferver de clientes no "canudo" do rocket ele começa a arriar mais rápido do que nstreme. Não a ponto de atrapalhar algo no enlace porém é aquela velha historia do ping ir subindo e o CCQ ir baixando...

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    RB + cartão não faz milagre, pra você conseguir passar essa banda com mni pci tem que ser feito muito bem feito, nem isso garante qualidade no link, haja vista ainda as interferencias no meio do caminho. Eu apostaria em uma solução da UBNT.
    Não entendi muito bem a sua colocação, mas qual o milagre que a Ubiquiti operou com os Rockets?

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Amigo como o enlace é longo é melhor usar a tecnologia NStreme Dual, onde usa um par para TX e outro para RX, é garantia de sucesso usando dois pares de XR5 e um par de OIW-5834D-DP, com isso irá conseguir no mínimo 25MB full.
    Acho a tecnologia do NStream Dual meio estranha.
    OSPF ficaria melhor.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    É incerto, tenho ambos circuitos em operação rocket e nstreme, inclusive com distancias parecidas, porém o rocket tem uma desvantagem em numero de conexões simultâneas/pps quando começa a ferver de clientes no "canudo" do rocket ele começa a arriar mais rápido do que nstreme. Não a ponto de atrapalhar algo no enlace porém é aquela velha historia do ping ir subindo e o CCQ ir baixando...
    O NStream simples é tudo de bom. Usei o dual somente uma vez e não gostei dos resultados.
    Atualmente estou fazendo PtP com PC-AP em caixas metálicas de 30x30cm e tenho gostado dos resultados. Já testei passando 110Mbits com uma interface mimo e o número de pacotes foi muito grande, e tudo de forma muito tranqüila.

    PS.: Teste de bancada para velocidade de 110Mbits em uma interface.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por amandisantos Ver Post
    Entendi em questão de simplicidade eu concordo.
    No meu provedor eu tenho utilizado mikrotik com r52 para as setoriais 2.4 para atender os clientes residenciais. Continua sendo a melhor solução?

    Grato!

    Amandi Santos
    Vnet Telecom
    A melhor solução a meu ver é aquela que está atendendo todas necessidades do cliente.
    Agora se vai iniciar algo, eu particularmente estou iniciando POPs com RB 450G ou 1100 para controles, etc, para AP estou usando Rocket M5, e no cliente Nano M5. Simplesmente está ficando muito bom.

    PS. Acho uma pena os equipamentos Rocket não rodarem Mikrotik. "Já pensou como ia ser bom?"

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    É incerto, tenho ambos circuitos em operação rocket e nstreme, inclusive com distancias parecidas, porém o rocket tem uma desvantagem em numero de conexões simultâneas/pps quando começa a ferver de clientes no "canudo" do rocket ele começa a arriar mais rápido do que nstreme. Não a ponto de atrapalhar algo no enlace porém é aquela velha historia do ping ir subindo e o CCQ ir baixando...
    Interessante o relato de sua experiência, não sabia desse detalhe dele não suportar muitas conexões simultâneas.

    Mas para ficar melhor ainda, alguém poderia exemplificar qual é esse ponto onde o Rocket começa a "arriar"?? A partir de quantos pps vc tem notado que ele começa a aumentar latencia e baixar o CCQ?

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Como usamos uma RB750G na saida consigo monitorar as vezes começa o CCQ cair e o ping subir com 1800 pacotes/s no rocket. Porém nem sempre é assim tem dias que trafega bem mais e não apresenta essa perda de eficiência. No Nstreme Dual não vejo alteração no CCQ com muito mais pacotes correndo... O enlace do rocket é muito mais propicio para ser melhor devido a visada e relevo, no enlace do mk tenho alguns obstáculos que obstruem um pouco o fresnel, mas ainda sim o enlace é mais confiável.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Segue abaixo o print do enlace de 40KM realizado com um para de 433 e um para de XR5, o teste foi efetuado com 20M pois esta em hora de pico e não posso saturar o link, consigo passar 30M de down e 15M de UP simultaneamente neste enlace.

    Anexo 22171https://under-linux.org/images/misc/pencil.png
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace40km.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	49,5 KB
ID:      	22172   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace40km-2.jpg
Visualizações:	132
Tamanho: 	48,7 KB
ID:      	22173  


  19. #19

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Coisa linda heim... olha o ping no fundo...

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 60km com mikrotik

    Citação Postado originalmente por julpinheiro Ver Post
    Segue abaixo o print do enlace de 40KM realizado com um para de 433 e um para de XR5, o teste foi efetuado com 20M pois esta em hora de pico e não posso saturar o link, consigo passar 30M de down e 15M de UP simultaneamente neste enlace.

    Anexo 22171https://under-linux.org/images/misc/pencil.png

    Muito bom...