Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Pessoal, tava olhando os lançamentos da MK (Routerboard) e me deparei com essa RB435, Hardware bom, 680 Mhz com 256 RAM ...... agora..... 5 Slots Mini PCI é pra matar, pra min tá mais pra usina geradora de interferencia, imagina quando colocar 5 cartão, deve ser bom pta tratamento de cancer....Radioterapia ... agora imagina a fonte que precisa pra tocar esse trem.... ta loco meu.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         216_l.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	43,6 KB
ID:      	22372Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         217_l.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	38,2 KB
ID:      	22371
    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Se cada cartão consome no máximo 5W (4,7 se não me engano), seriam 25W pra eles, além de uns 25W pra RB, isso é um consumo tão alto? 50W de pico, mas duvido que a media passe dos 35W na gigante maioria dos provedores (maximo de 10 usuario simultaneos por cartão).

    Quanto a interferencia, veja que tem quem use RB800 com daughterboard tipo a RB604, isso dá um total de 8 cartões, e tem gente que é feliz com isso. Se essa alternativa fosse um poço de interferencia criando baixo poder de processamento, creio que os engenheiros não seriam tão burros pra assinar em baixo. Quem reclama desses produtos normalmente não tem formação na area ou know-how pra detalhar os problemas, tipo ripple de fonte, blindagem de pigtail, tipo de antena, tipo de caixa hermética...

    A carcaça plastica dos NS ou Bullet do ponto de vista da interferencia pode ser considerada nula, se colocar varios deles (Digamos 5, pra ficar igual a RB citada) terá OBRIGATORIAMENTE perda de desempenho por interferencia? Provavelmente só terá mais ruído escaneado, e num ptp o troughput caia uns 2 ou 3%, mas de maneira geral, assim como nas RB's com varios cartões decentes (Nada de EMP8602), pigtails com boa cobertura, antenas com pouca emissão nas costas e baixo ruído, etc.

    (Sobre potencia de fonte canso de falar aqui no forum que é coisa de burro ficar colocando fonte de potencia alta sem saber ripple dela, o costume de colocar fonte de 200W de alto ripple (800mV, digamos) em RB que gasta mal e mal 20W... mas o povo parece que não lê, preferem usar fonte de notebook...)

  3. #3

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Caro Rubem....

    Este assunto de cartoes juntos e consumo ja foi dicutido em outro Tópico....

    https://under-linux.org/f105/precos-...mpleta-147409/

    Dá uma lida e Aprende com quem tem formação na area ou know-how pra detalhar os problemas...

    Abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Nesse tópico não fala "nada" sobre consumo dos cartões (Corrente em tx e rx ou a media em uso, rendimento do VRM das RB's, passagem de ripple pelo VRM ou não, instabilidade nos cartões devido a ripple na fonte, etc).

    No forum da MK o parecer unanime mesmo dos engenheiros da MK é que há sim interferência, mas ela é muito pequena comparado com a interferencia que pode ser causado pelas antenas proximas ou cabos impróprios, e segundo alguns ela só ocorre operando em faixa de frequencia muito proxima entre os cartões, com frequencias com boa separação é quase imperceptível (Exceto o ruído escaneado). Num mundo hipotéticamente perfeito uma RB411 em cada caixa hermética com blindagem seria o ideal, mas boa parte das torres tem poucos usuarios significando que perder 3 ou 4% do rendimento possível do cartão não é problema. Eu particularmente me preocupava mais com a distancia da antena pra etapa de rf (Cartão ou cpe) mas também tenho visto pouquissimas perdas, ví que isso só era preocupação em cpe's caseiras, material da mk ou ubiquiti não sofre com isso. Mesma coisa acho que ocorre com multiplos cartões, pigtail de R$ 9,90 não acredito que tenha blindagem suficiente pra evitar que os cartões próximos (Não apenas na mesma RB) baixem o CCQ. Em RB com multiplos cartões pelo que sempre vejo é só caprichar no material (O aterramento citado no post que você linkou acho basico, mas sempre é ignorado porque quem usa multiplos cartões), há perda no CCQ mas nada preocupante. Se usar a faixa dos 5 GHz em canais mais distantes não lembro de ver perda de rendimento, em 2.4GHz toda hora.

  5. #5

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Desculpe amigo Rubem, mas parece que nao leu direito.....

    Quanto a Consumo...

    Palavras do Amigo Erick Filzek


    1) Nenhuma RB consegue mandar a energia suficiente para mais que 2 cartoes da linha XR (entenda bem, nenhuma é questão de física e elétrica, simples, cada cartão tem pico de 10watts, então, a Rb só manda 18watts maximo, qual a magica?

    2) Os cartões da linha XR e SR tem 10dbm em offset, isso quer dizer o valor que você setar na routerboard ou qualquer linux ele terá esse valor adicional, assim, ao setar 16dBm na routerboard/linux você terá uma saída de 26dBm, ou seja, você queria 40mw e esta usando 10x mais que isso 400mW, hehehe... tome cuidado com o que você deseja e o que você esta tendo.

    3) ao não ter a potência toda, seus cartões estão trabalhando no quasi-funcional, assim, deve estar limitando a potência.

    4) A linha XR ainda é o melhor sinal, mais limpo, e mais poderoso do mercado, lembre-se que potencia não é qualidade, mas, você esta usando canhão com bala de canhão, 400mW é potencia pra kc......t... na linha XR.


    5) TEM QUE TER ATERRAMENTO 100% FUNCIONAL ( ou seja o diferencial entre a fase e o terra tem que ser o mesmo entre fase e o aterramento, faça assim, pegue o 110V positivo, pegue um multimetro e faça a medição com uma ponta preta negativa no aterramento e outra no positivo tem que dar o mesmo que por a ponta preta no neutro da energia ) e uso esse aterramento exclusivo para a routerboard, não seja otário de aterrar na torre, porque a torre tem eletro-estática suficiente para torrar os cartões nas chuvas de clima seco, isso é o que tem mais ocorrido com pessoas que estão aterradas nas torres.

    Quanto a Cartões Amontoados ...

    Porque as RBs não tem circuito de absorção de estática do RF, hehe, o sinal vai ser propagado internamente na caixa ficando em ressonancia, o que chamamos de Estacionária.

    Basta você separar em duas caixas e verá uma diferença de pelo menos 30% de ganho final.


    Claro que podem usar RB com 2, 3 e agora até 5 cartoes, pensando em 4 setores e 1 ptp, assim, com a RB435AH, então, tudo funciona, porém, nem sempre funciona 100% por isso, é melhor no caso, separar o custo é quase o mesmo, então justifica isso.

    Se for usar cartõezinhos baratinhos como 8602/r52h/r52n menos que 120 reais, então, pode colocar tudo junto, porque ja vai estar de baum tamanho...


    Quanto ao ganho...

    Vc disse tb que:" boa parte das torres tem poucos usuarios significando que perder 3 ou 4% do rendimento possível do cartão não é problema" aqui discordo novamente ,PRIMEIRO - a perda pode chegar a 30%, SEGUNDO tenho em torno de 900 clientes e TODOS os POPS estão lotados,

    ------------------------------------------

    Bom tai.... e se quiser dar uma olhadar no video abaixo, tem otimo material do Amigo Luciano da Computech falando no MUM justamente sobre isso.

    Última edição por jodrix; 08-05-2011 às 10:41.

  6. #6

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Outra hora vou ter que perguntar pro Erick de onde ele tirou esses 10W de pico de consumo, se é só mesmo com linha XR e SR em potencia alta e com muito trafego, porque tanto nos datasheets como nas aferições vemos consumo de 4 a 5W com trafego, mas nunca gastei tempo com linha XR ou SR, tenho em funcionamento mas nunca medi nada de mais. Quanto aos 18W por RB, creio que se refira a RB600 ou 800, porque nas com 3 cartões o limite é ainda menor, se não me engano pouco mais de 15W. Como a maioria dos cartões homologados, nas potencias homologadas, tem consumo menor que 5W de pico (4W de media), não vejo como empecilho, desde que se respeite homologações.

    Quanto a etapa de RF dos cartões, acho que não dá pra colocar todo no mesmo saco, é visível a 1Km de distancia as diferenças nas etapas de saída dum XR2 pra um EMP8602, por exemplo. Mas até mesmo entre um R52NM e um R52HN vemos algumas diferenças estruturáis, eu sinceramente não uso R52NM por isso, vai que ele devido a falta de uma misera carcaça ao redor do chipset, tem os ditos 30% de perda no rendimento. Com R52h, emp8603, xr2, r52hn, todos em baixa potencia, não tive nada proximo disso.

    E o ruído da etapa de RF rumo ao cabo de rede, nenhum problema no troughput rb<>server? Ripple de fonte desestabilizando cartão, fazendo ele amplificar ou pré-amplificar com ruído alguns pacotes que portanto seriam perdidos, isso não conta? Por ripple em fonte sempre vemos até 100% de perda de rendimento (RB não funciona...), nos casos citados de 30% de rendimento com multiplos cartões foi levado em conta a possibilidade do ripple da fonte passar pelo VRM da RB, ou o VRM desta criar ripple na hora de chavear a tensão dos cartões? (Já que os cartões tem consumo que varia bastante, em tx e rx, o VRM tem que estar em ótimo estado, se não estiver, dependendo da esr dos capacitores e topologia do vrm, o ripple pode surgir somente se o consumo passar dos 9 ou 10W, digo o ripple significativo, porque algum ripple sempre tem e o cartão sabe viver com ele)
    (Só traçando um paralelo, em placa-mãe ATX, quando o VRM responsavel por alimentar a memória ram está num determinado estado de deterioração (rds_on dos mosfets alta, ou esr dos capacitores alta) um pente de memória funciona satisfatoriamente, ao plugar um segundo pente devido ao consumo duplicar (Passa de 5 pra 10W, igual cartão mini-pci) a instabilidade é generalizada, ocorrem erros de leitura ou mesmo a placa não inicia as funções do boot. Esse não é uma situação tão incomum, placa-mãe tem em toda esquina mas RB só em pouquissimas esquinas, talvez por isso se troque pouca informação sobre elas, mas vrm é vrm, e ripple é ripple, seja lá onde estiverem)

    Indiretamente estou perguntando de forma retórica: Fontes com que ripple vocês usam pra alimentar essas RB's que tem 30% de perda de desempenho com multiplos cartões? E são cartões homologados e usados nas potencias homologadas?

    Essa semana estive colocando umas antenas da Computech, RB com multiplos cartões "dentro" duma antena, fonte dentro de outra, só ví perda de desempenho na antena com a fonte (Também, EMI de fonte chaveada detona tudo), afinal respeitei o distanciamento das antenas, e como diz o Luciano no vídeo, a interação lateral ente antenas é que é o grande vilão hoje...

  7. #7

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Se vcs "olharem" lá no tópico vão ver eu perguntando se a Mikrotik seria tão "CANASTRONA" de projetar uma merda de uma placa onde vc coloca 3/5/8 cartões e cria uma usina nuclear geradora de RF mortal?

    Pra que ela ia perder tempo desenvolvendo um produto "casado" Router/Pigtail/Cartão/Fonte que não funciona direito?

    Prefiro sim acreditar no Know-How dos engenheiros da mikrotik do que meia dúzia de pessoas falam pra diminuir a aceitação do mikrotik no mercado.

    FICO P%$@ quando alguém fala que os produtos da Ubiquiti são melhores do que da Mikrotik, quando eu próprio sei que isso não procede, o que está ocorrendo é conflito de interesses onde está aparecendo um monte de vendedores e donos de empresas importadoras desanimando os iniciantes a usar os produtos da mikrotik, podem notar o que o nível dos técnicos de telecom esta caindo cada dia mais, tudo por conta desses novos equipamentos, que não exigem NENHUM conhecimento técnico para ser instalado, ou seja uma nova legião de técnicos "leigos" está nascendo e embarcando no que vendedores e donos de importadoras falam...

    Outro dia fui obrigado a ler um cara querendo enfiar na minha cabeça que um enlace de rocket era melhor em desempenho de banda passante e pps do que um NStreme, sendo que na nossa empresa temos ambos circuitos e estamos quase removendo o rocket e usando outro Nstreme.

    Temos de ser menos MARIA VAI COM AS OUTRAS, e aprender a dominar esses maravilhosos equipamentos que a Mikrotik fabrica, parar de achar que é perda de tempo montar cabo, fazer conectorização, usar soldador, configurar enlace, colocar aterramento, usar autofusão... coisas corriqueiras do dia a dia do instalador...

  8. #8

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Se vcs "olharem" lá no tópico vão ver eu perguntando se a Mikrotik seria tão "CANASTRONA" de projetar uma merda de uma placa onde vc coloca 3/5/8 cartões e cria uma usina nuclear geradora de RF mortal?

    Pra que ela ia perder tempo desenvolvendo um produto "casado" Router/Pigtail/Cartão/Fonte que não funciona direito?

    Prefiro sim acreditar no Know-How dos engenheiros da mikrotik do que meia dúzia de pessoas falam pra diminuir a aceitação do mikrotik no mercado.

    FICO P%$@ quando alguém fala que os produtos da Ubiquiti são melhores do que da Mikrotik, quando eu próprio sei que isso não procede, o que está ocorrendo é conflito de interesses onde está aparecendo um monte de vendedores e donos de empresas importadoras desanimando os iniciantes a usar os produtos da mikrotik, podem notar o que o nível dos técnicos de telecom esta caindo cada dia mais, tudo por conta desses novos equipamentos, que não exigem NENHUM conhecimento técnico para ser instalado, ou seja uma nova legião de técnicos "leigos" está nascendo e embarcando no que vendedores e donos de importadoras falam...

    Outro dia fui obrigado a ler um cara querendo enfiar na minha cabeça que um enlace de rocket era melhor em desempenho de banda passante e pps do que um NStreme, sendo que na nossa empresa temos ambos circuitos e estamos quase removendo o rocket e usando outro Nstreme.

    Temos de ser menos MARIA VAI COM AS OUTRAS, e aprender a dominar esses maravilhosos equipamentos que a Mikrotik fabrica, parar de achar que é perda de tempo montar cabo, fazer conectorização, usar soldador, configurar enlace, colocar aterramento, usar autofusão... coisas corriqueiras do dia a dia do instalador...
    Everton, me perdoe a pergunta, talvez até meio idiota para o teu nível de conhecimento. Li o tópico que tu citou e tal. Realmente, por experiência, um NStreme Dual chega a ser tão ou mais eficiente que um enlace com Ubiquiti? Em que quesitos tu se refere a esta eficiência? Somente o número de pacotes trafegados ou algo mais?

  9. #9

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Tem algumas particularidades técnicas/funcionais do mikrotik que pessoalmente acho melhores do que da linha UBNT e prefiro não aprofundar, mas.... a maioria do testes que vc acompanha aqui no under são executados com as ferramentas Bandwidth Test, ou então o cara entra no FTP do kurumin e puxa uma ISO pra medir o download, quando em produção os pps lá em cima a realidade é outra, tenho os dois circuitos e acho o Nstreame mais "parrudo" do que o rocket no transporte de pacotes... Para um download único do servidor passando pelo rocket e vindo para um unico computador sem sombra de dúvida o rocket realmente impressiona, é o que acontece aqui... já fiz teste aqui com rocket aqui com mais de 40MB puts fiquei muito animado, porém foi só colocar os clientes rodando no enlace pronto já desanimei.... É instável CCQ oscila um pouco, ping sobe... No MK na mesma situação ele se comporta com maior estabilidade pouca coisa oscila no CCQ...

    Porém é o seguinte, tem duas turmas: uma quer vender ubiquiti, outra quer que a molecada não aprofunde-se muito em mikrotik para não perder terreno e recomenda ubiquiti... rsrsrsrs....

    Tem um caso clássico aqui na minha região, um cara que tem um provedor aqui na região me chamou pra configurar um link de 36km pra ele, porém o cara queria no mínimo 30MB full, de cara falei pra ele, disco da oiw e mikrotik, passei o valor da minha mão de obra sem equipamento, o cara achou que era caro tanto a minha mão de obra quanto o equipamento, comprou par de rocket e pagou pra uma outra pessoa fazer, ficou 2 meses esse link com rocket negando fogo para o provedor, fui contactado novamente para ir lá configurar o enlace para ele, foram comprados equipamentos novos, e hoje ele esta usando esse mesmo circuito para uma repetidora que exige menos banda e pacotes, e feliz da vida com o enlace em mikrotik passando mais do que ele queria e com confiabilidade....

  10. #10

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Muitas vezes o problema tá na instalação; algum descuido com aterramento, conectorização, ajustes finos. Eu aproveito ao máximo o conteúdo técnico que encontro aqui no fórum e pelos fóruns internacionais. Contratar um especialista é prático mas nem sempre rápido; know how permite projetos e modelos como as micro células mas quem não desenvolve o conhecimento continua no rádio super potente com antenas de alto ganho para toda situação.
    Última edição por bjaraujo; 09-05-2011 às 13:00.

  11. #11

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Pessoal, tava olhando os lançamentos da MK (Routerboard) e me deparei com essa RB435, Hardware bom, 680 Mhz com 256 RAM ...... agora..... 5 Slots Mini PCI é pra matar, pra min tá mais pra usina geradora de interferencia, imagina quando colocar 5 cartão, deve ser bom pta tratamento de cancer....Radioterapia ... agora imagina a fonte que precisa pra tocar esse trem.... ta loco meu.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         216_l.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	43,6 KB
ID:      	22372Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         217_l.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	38,2 KB
ID:      	22371
    Abraços
    Se você ler o anuncio, vai descobrir qual foi a intenção deles com essa placa.
    Mas pensando bem, o que impede de se usar mais que 3 ou 4 cartões em uma mesma torre?

  12. #12

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Caramba, eu sou leigo e estou na idade das cavernas se comparando ao conhecimento da equipe que criou o mk.
    O que eu vejo que a galera descuida de coisas básicas como um quatro elétrico padronizado e com um otimo aterramento.
    os caras querem por a rb em garrafa pet e quer que a geringonça funcione.
    Acabei de construir um pop novo e só de eletrica gastei mais de R$2000,00 e não venha me dizer que tenho bala na agulha para isso, eu e meu sócio passamos um aperto para construir este pop nos padrões aceitáveis de escalonabilidade e de segurança. (pasmem amigos, não paguei algumas contas da empresa no mes passado para bancar a obra como ela deveria ser).
    Se os engenheiros construiram essa goiaba assim, eles devem ter motivos. Basta a nos que utilizamos no minimo, ler os datasheets. E por acaso alguem leu?
    Ai depois a culpa é do equipamento, outra coisa é que ninguem fala ai de centelhador. eu uso em todos os pops e alem de ter um pouquinho mais de perfomance, meus cartões duram mais. Mas pelo menos aqui no rio ta ficando mais dificil comprar estes centelhadores pois a maioria das pessoas não compram e os fornecedores acabam por não importar mais para não encalhar mercadoria. Hoje na cidade do rio só conheço duas lojas que tem eles para pronta entrega por isso.
    Sobre rocket m, é maravilhoso e tem seus predicados sim, mas depende de inumeros fatores, ja vi casos que ele atende bem e outros que ele negou fogo. principalmente no centro do rio de Janeiro perto da prefeitura. A poluição lá é barra. Para ter ideia, ai não sei o que de fato na física como ocorre mais sei que a poluição no Telhado do Teleporto onde é o pop principal da GVT no estado, meu celular que teria uma autonomia de bateria de no mínimo umas 8 horas, lá não dura nem 2 e nesse ambiente o rocket abriu o bico num enlace de 8 km, não passou nem 20mb full e o ccq não passava dos 50%.
    outra coisa (ja é um pedido) gostaria de saber se minha solução foi ideal para a questão da fonte. no lugar de fonte eu uso duas baterias de 12 V a 60A cada em serie fazendo 24 Volts ponho elas com um carregador flutuantes nas baterias e levo um cabinho das baterias para o poe e acabaram minhas dores de cabeça com fontes. O que vcs acham do arranjo?

  13. #13

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Arranjo excelente meu caro, aqui uso assim tmbm, quando o tempo fecha aqui é só tirar o flutuador da tomada e curtir os raios sem medo...

  14. #14

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Se Você Usar os Cartões da Mikrotik você não vai ter nenhum problema com geração de Interferencias e nem consumo da RB, basta usar oque está no datasheet da RB

  15. #15

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Pior que estou travando maior guerra em três tópicos defendendo os produtos da mikrotik, mas como aqui nesse fórum só tem VENDEDOR logo vão expulsar eu daqui! Não recomendo produto por que sou vendedor, recomendo o produto porque tenho ele na minha torre e atende a todas minhas necessidades que não são básicas diga-se de passagem....

  16. #16

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Pior que estou travando maior guerra em três tópicos defendendo os produtos da mikrotik, mas como aqui nesse fórum só tem VENDEDOR logo vão expulsar eu daqui! Não recomendo produto por que sou vendedor, recomendo o produto porque tenho ele na minha torre e atende a todas minhas necessidades que não são básicas diga-se de passagem....
    Eu gosto dos produtos da Mkt excelente solução

  17. #17

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Eu gosto dos produtos da Mkt excelente solução
    Não esquenta o lance não é com vc, tem uns caras que querem enfiar na cabeça da turma que UBNT é melhor que MK pra faturar mais vendas...

  18. #18

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não esquenta o lance não é com vc, tem uns caras que querem enfiar na cabeça da turma que UBNT é melhor que MK pra faturar mais vendas...
    Pior que é... eu to começando na área aí e já vi que o negócio é por aí mesmo. Semana que vem vou montar um enlace com Dish 30dBi e Rocket M5, de 26Km. Vamos ver o resultado daqui uns 2 meses. Qualquer coisa já tenho os meus XR5 guardados + a OIW de 34dBi hehe

  19. #19

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Pior que é... eu to começando na área aí e já vi que o negócio é por aí mesmo. Semana que vem vou montar um enlace com Dish 30dBi e Rocket M5, de 26Km. Vamos ver o resultado daqui uns 2 meses. Qualquer coisa já tenho os meus XR5 guardados + a OIW de 34dBi hehe
    Não sei como esta sua verba mais se pudesse montar dois enlaces, um principal e um backup para avaliar... o meu aqui fica em direções diferentes, assim que puder vou meter um nstreme por baixo do rocket e avaliar os dois desligando um e passando para o outro para ver quem "arrega" primeiro...

  20. #20

    Padrão Re: Gerador de Interferencia ( RB435 )

    Amigo Everton,tb sou fã da MKT, o que não concordo é com amontoar cartões, esses dias aqui numa rb433ah levei maior surra , com 3 cartoes XR2, quando separei....pimba arredondou...
    Essa semana terminei um PTP mais de 200 kms emquatro repetidoras, olha o produto final ai...TUDO MKT.

    Cartoes XR5
    Antenas Xwave
    Este aqui com 67 kms
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SF.jpg
Visualizações:	205
Tamanho: 	64,2 KB
ID:      	22448
    Última edição por jodrix; 11-05-2011 às 00:07.