+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

Parabens!!!!!!!

Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

Brother, tenho um problema aqui que não consegui resolver...
    Tenho um enlace de 25Km, com uma MaxxGain de 34 + R52HN de um lado, e uma RocketDish de 30 + 711 do outro lado,
    o sinal tá legal, -59... Porém o enlace não tem performance.
    Já fiz a configuração como comentaram aqui... como diz no site da mikrotik... usei VPLS e etc.. mas os
    cartões estão fechando 20Mhz, não fecha a 40.
    E eu não sei como força-lo... a conf já está em 20/40Mhz dos dois lados... HT Chains setados os 4... HT AMPDU selecionado 0. tudo como manda o figurino mas não vai. ¬¬
    O que será que pode ser?
    Obrigado pela ajuda... abraços!

Citação Postado originalmente por juniaoblack Ver Post
    Brother, tenho um problema aqui que não consegui resolver...
    Tenho um enlace de 25Km, com uma MaxxGain de 34 + R52HN de um lado, e uma RocketDish de 30 + 711 do outro lado,
    o sinal tá legal, -59... Porém o enlace não tem performance.
    Já fiz a configuração como comentaram aqui... como diz no site da mikrotik... usei VPLS e etc.. mas os
    cartões estão fechando 20Mhz, não fecha a 40.
    E eu não sei como força-lo... a conf já está em 20/40Mhz dos dois lados... HT Chains setados os 4... HT AMPDU selecionado 0. tudo como manda o figurino mas não vai. ¬¬
    O que será que pode ser?
    Obrigado pela ajuda... abraços!
    Olá amigo!!!

Algums passo a serem seguidos, está habilitado Nv2? tem visada total entre os dois pontos? deixe data rate default e veja se os sinais de TX/RX dos dois chains estão proximos ou parecidos. O link é pra estabilizar em 20 ou 40Mhz

Segue a foto de um de nossos enlaces em produção
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tarbow.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	113,1 KB
ID:      	42231

Boa noite, tinha rb 800 com sr-71 não conseguia bandas de 120/130 megas com nstreme ativado.
    O problema éra a instabilidade se mudace a temperatura bruscamente comessava a cair.
    Substitui por r52hn melhorou a performanse mais tive problemas com cartões ficavam super quente, descobri que é comum no hn depois de 2 meses desisti dos cartões e comprei 4 apc 5M resolveu meus problemas de instabilidade.
    Tem limitações pings com mkt quando não tava reinando dava 5 ms no terra. com apc da 12 mais não cai e passa 75megas full.

Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Rodrigo, bom Dia.
    Já passei por este problema em um link maior 45km.
    Atendi o provedor e descobri a causa.
    Neste caso em especifico, modifiquei o angulo de montagem de uma das antenas. o "técnico" que montou, havia montado fora do prumo.
    Ao alinhar a antena, e achar um canal 100% limpo, o ping médio que era de 20 a 23 passou pra 3, 4ms com picos de 10.
    Quanto ao sinal, mesmo com fenômeno de Desvainecimento , não baixou de -60. atualizamos a firmware do equipamento e setei a opção NO ACK for ptp. (se for rocket m5 por exemplo).
    Se usar Mikrotik, podes melhorar o enlace acertando o ACK correto para a distância que queres. usa 500m a mais do que precisas.
    Ex: 30KM TU SETA 30,5km de ack no calculo do ack .
    No caso dos rockets M5 >> é preciso setar um MCS FIXO nos dois radios e a potência ter que ser respeitada conforme o MCS usado.
    Nese link usei o MCS12 e potencia de 21dbm fixo em ambos os rádios.
    CCQ 100% . nunca mais incomodou.
    Espero que ajude.
    Abraço.

Tenho que dizer que só com estes ajustes consegui obter o maximo resultado com rocket em um pTp de 51km.

Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post
    Boa noite, tinha rb 800 com sr-71 não conseguia bandas de 120/130 megas com nstreme ativado.
    O problema éra a instabilidade se mudace a temperatura bruscamente comessava a cair.
    Substitui por r52hn melhorou a performanse mais tive problemas com cartões ficavam super quente, descobri que é comum no hn depois de 2 meses desisti dos cartões e comprei 4 apc 5M resolveu meus problemas de instabilidade.
    Tem limitações pings com mkt quando não tava reinando dava 5 ms no terra. com apc da 12 mais não cai e passa 75megas full.
    Já tivemos varios problemas com R52Hn também, esquentar, diferença de sinal, etc...Só abro mão de Mikrotik se for radio licenciado.