+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Eu só usei uma polarização, tentei usar dois cartões XR5, mas não tive sucesso com o enlace ficava caindo como se um interferisse no outro. Vou mudar em breve para 2 antenas de 33 Hyperlink e vou fazer um bonding devo passar uns 80MB full, hoje passo apenas 40mb e não é full.

  2. #42
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Para melhorar usa antenas com shield da andrew ou kathrein.... vai se livrar de muita interferencia.

  3. #43

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    alguem tem o print da confi do cartão r52hn ai !

  4. #44
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Amigos, fechei um enlace de +- 27km com visada perfeita, equipamentos usados:

    2 - rb´s 493g
    2 - cartões r52hn
    2 - antenas oiw 32db, dupla polarização

    Conseguimos ajustar fininho e o melhor sinal que conseguimos foi de -60db durante o dia, a noite o sinal cai para -65db, pois bem... conseguimos passar em full duplex uma banda de até 30mb no máximo, nada mal para um equipamento relativamente barato, se for passar full é possivel que passe até 40mb nada mais que isso... ficou claro para mim que os cartões R52hn são um pouco fraco para links acima de 15km, para até uns 30 ou 40km acredito que o sr71 da ubiquit se saia melhor, iremos testar eles os SR71 no mesmo enlace em breve para ver se conseguimos fechar com -55db e talvez passar banda de uns 40mb, para isso usaremos tambem cabos Cellflex 3/8 ou LMR600, ja usamos caixas de aluminio e radome nas antenas, em breve posto aqui os resultados.

    Agora linkar 73km acredito que a qualidade deve ser péssima... e banda que é bom não vai ter quase nada, deixo claro que este enlace para mim será até julho, depois irei comprar radios digitais pois este vai ser o caminho.

  5. #45

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Ae Galera, depois de algum tempo em produçao, segue o print do enlace. Detalhe que este esta rodando com duas RB800 háuma distância de 30 km.
    Valew
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	430
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	34736

  6. #46

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por rodrigoferro Ver Post
    Ae Galera, depois de algum tempo em produçao, segue o print do enlace. Detalhe que este esta rodando com duas RB800 háuma distância de 30 km.
    Valew
    Amigo ... simplesmente impressionamte. Como é o ping nos horários de Pico?


    Também tenho um enlace de 30km com RB 411AH + R52Hn + Antena Xwave dupla polarizada com Radome de 34 dBi da Comnputech, sinal em média -60, em BandWidth test passam 80 Mb Half mas está com um trafego de 30 Mb real Half (pois meu upLoad vem por outro enlace) e meu ping não é dos melhores (pico médio de 20ms).


    Inicialmente funcionou corretamente, porém de um tempo para cá começou a dar problemas somente durante a noite, primeiro esporadicamente, agora quase toda noite.


    Sintoma: Sinal cai Drasticamente para próximo de -80 por alguns minutos, onde meu link cai e pings perdem, e depois volta relativamente ao normal (-67).


    Você teria alguma ideia do que pode ser? Revisamos (não trocamos) tudo: RB, Cartão, PigTail, Antena.


    Obs.: Fiz o acoplamento do Rádio direto a antena utilizando um PigTail de 40cm MMCx (saida do R52Hn) para N-MAcho (conector de entrada na Antena) na intenção de reduzir conectorização.


    Também Gostaria de atingir esse resultado que você alcançou, teria alguma dica, configuração que possa passar para otimizarmos o enlace? Se possível adiciona no msn ([email protected]) para trocarmos umas ideias.


    Atenciosamente.

  7. #47
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por rodrigoferro Ver Post
    Ae Galera, depois de algum tempo em produçao, segue o print do enlace. Detalhe que este esta rodando com duas RB800 háuma distância de 30 km.
    Valew
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	430
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	34736
    Bom Dia!
    Parabens pelo enlace. e obrigado por compartilhar os resultados . isso é muito importante pra quem pretende monitorar seus links.
    Abraço.

  8. #48
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo ... simplesmente impressionamte. Como é o ping nos horários de Pico?


    Também tenho um enlace de 30km com RB 411AH + R52Hn + Antena Xwave dupla polarizada com Radome de 34 dBi da Comnputech, sinal em média -60, em BandWidth test passam 80 Mb Half mas está com um trafego de 30 Mb real Half (pois meu upLoad vem por outro enlace) e meu ping não é dos melhores (pico médio de 20ms).


    Inicialmente funcionou corretamente, porém de um tempo para cá começou a dar problemas somente durante a noite, primeiro esporadicamente, agora quase toda noite.


    Sintoma: Sinal cai Drasticamente para próximo de -80 por alguns minutos, onde meu link cai e pings perdem, e depois volta relativamente ao normal (-67).


    Você teria alguma ideia do que pode ser? Revisamos (não trocamos) tudo: RB, Cartão, PigTail, Antena.


    Obs.: Fiz o acoplamento do Rádio direto a antena utilizando um PigTail de 40cm MMCx (saida do R52Hn) para N-MAcho (conector de entrada na Antena) na intenção de reduzir conectorização.


    Também Gostaria de atingir esse resultado que você alcançou, teria alguma dica, configuração que possa passar para otimizarmos o enlace? Se possível adiciona no msn ([email protected]) para trocarmos umas ideias.


    Atenciosamente.
    Rodrigo, bom Dia.
    Já passei por este problema em um link maior 45km.
    Atendi o provedor e descobri a causa.
    Neste caso em especifico, modifiquei o angulo de montagem de uma das antenas. o "técnico" que montou, havia montado fora do prumo.
    Ao alinhar a antena, e achar um canal 100% limpo, o ping médio que era de 20 a 23 passou pra 3, 4ms com picos de 10.
    Quanto ao sinal, mesmo com fenômeno de Desvainecimento , não baixou de -60. atualizamos a firmware do equipamento e setei a opção NO ACK for ptp. (se for rocket m5 por exemplo).
    Se usar Mikrotik, podes melhorar o enlace acertando o ACK correto para a distância que queres. usa 500m a mais do que precisas.
    Ex: 30KM TU SETA 30,5km de ack no calculo do ack .
    No caso dos rockets M5 >> é preciso setar um MCS FIXO nos dois radios e a potência ter que ser respeitada conforme o MCS usado.
    Nese link usei o MCS12 e potencia de 21dbm fixo em ambos os rádios.
    CCQ 100% . nunca mais incomodou.
    Espero que ajude.
    Abraço.

  9. #49

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo ... simplesmente impressionamte. Como é o ping nos horários de Pico?


    Também tenho um enlace de 30km com RB 411AH + R52Hn + Antena Xwave dupla polarizada com Radome de 34 dBi da Comnputech, sinal em média -60, em BandWidth test passam 80 Mb Half mas está com um trafego de 30 Mb real Half (pois meu upLoad vem por outro enlace) e meu ping não é dos melhores (pico médio de 20ms).


    Inicialmente funcionou corretamente, porém de um tempo para cá começou a dar problemas somente durante a noite, primeiro esporadicamente, agora quase toda noite.


    Sintoma: Sinal cai Drasticamente para próximo de -80 por alguns minutos, onde meu link cai e pings perdem, e depois volta relativamente ao normal (-67).


    Você teria alguma ideia do que pode ser? Revisamos (não trocamos) tudo: RB, Cartão, PigTail, Antena.


    Obs.: Fiz o acoplamento do Rádio direto a antena utilizando um PigTail de 40cm MMCx (saida do R52Hn) para N-MAcho (conector de entrada na Antena) na intenção de reduzir conectorização.


    Também Gostaria de atingir esse resultado que você alcançou, teria alguma dica, configuração que possa passar para otimizarmos o enlace? Se possível adiciona no msn ([email protected]) para trocarmos umas ideias.


    Atenciosamente.
    Ja tive um problema parecido, as vezes os pings ia nas nuvens, as vezes parava, e clientes insatisfeitos por causa da lentidão, resultado, depois de trocar tudo, ate antenas, descobrimos o problema, que estava muito simples, trocamos apenas o canal de trasmissão, que estava em 5725 para 5800, veja no seu caso se a troca de canal influencia, no meu caso não tinha interferencia, de nada, pois o scan nao mostra outros sinais de 5.8 proximos, mas foi esta a unica solução.

    Duvida, vc disse que tem a X-Wave com radome de 34? Ela ja existe? Quanto custou?

  10. #50

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Sintoma: Sinal cai Drasticamente para próximo de -80 por alguns minutos, onde meu link cai e pings perdem, e depois volta relativamente ao normal (-67).

    R: Já tive problemas com enlaces durante a noite, principalmente os de média ou longa distância, pode ser fading.


    Você teria alguma ideia do que pode ser? Revisamos (não trocamos) tudo: RB, Cartão, PigTail, Antena.

    R: Se isso ocorre somente a noite, pode ser o problema do desvanecimento. Não tem o que fazer, a não ser mudar o local do enlace ou tentar aumentar a altura das antenas, solução menos provável.

    Obs.: Fiz o acoplamento do Rádio direto a antena utilizando um PigTail de 40cm MMCx (saida do R52Hn) para N-MAcho (conector de entrada na Antena) na intenção de reduzir conectorização.

    R: Está correto, aqui usamos capo coaxial e pig direto na antena também, se o cabo for bem feito e de otima qualidade, até 1,5m da para usar tranquilamente.


    Também Gostaria de atingir esse resultado que você alcançou, teria alguma dica, configuração que possa passar para otimizarmos o enlace? Se possível adiciona no msn ([email protected]) para trocarmos umas ideias.

    R: Cada caso é um caso amigao, o que posso dizer, é que para que se chegue neste resultado é preciso tem muita paciência para alinhar as antenas, a zona de fresnel e visada tem que estar totalmente limpa. Protocolo N com Nv2 agregado nos garante um trafego fora do comum, mas tem suas exigencias também.



    Atenciosamente.[/QUOTE]

  11. #51
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por rodrigoferro Ver Post
    Sintoma: Sinal cai Drasticamente para próximo de -80 por alguns minutos, onde meu link cai e pings perdem, e depois volta relativamente ao normal (-67).

    R: Já tive problemas com enlaces durante a noite, principalmente os de média ou longa distância, pode ser fading.


    Você teria alguma ideia do que pode ser? Revisamos (não trocamos) tudo: RB, Cartão, PigTail, Antena.

    R: Se isso ocorre somente a noite, pode ser o problema do desvanecimento. Não tem o que fazer, a não ser mudar o local do enlace ou tentar aumentar a altura das antenas, solução menos provável.

    Obs.: Fiz o acoplamento do Rádio direto a antena utilizando um PigTail de 40cm MMCx (saida do R52Hn) para N-MAcho (conector de entrada na Antena) na intenção de reduzir conectorização.

    R: Está correto, aqui usamos capo coaxial e pig direto na antena também, se o cabo for bem feito e de otima qualidade, até 1,5m da para usar tranquilamente.


    Também Gostaria de atingir esse resultado que você alcançou, teria alguma dica, configuração que possa passar para otimizarmos o enlace? Se possível adiciona no msn ([email protected]) para trocarmos umas ideias.

    R: Cada caso é um caso amigao, o que posso dizer, é que para que se chegue neste resultado é preciso tem muita paciência para alinhar as antenas, a zona de fresnel e visada tem que estar totalmente limpa. Protocolo N com Nv2 agregado nos garante um trafego fora do comum, mas tem suas exigencias também.



    Atenciosamente.
    [/QUOTE]

    Complementando a ótima explicação do rodrigo, eu acrescento dizendo.
    Apontamento a laser é o que há!!!!!
    Os primeiros KM visiveis pela Luneta presente no equipamento que uso , me garantem SIM um alinhamento preciso . isso faz toda diferença no Link
    Vou postar uma foto pra que tenham noção do que é o equipamento. além dele ainda uso GPS de alta precisão e um mapa de Terreno dos locais a serem linkados
    .Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         equipament apontamento laser.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	34762equipamento que uso para apontamento a laser.
    Além deste ainda tenho outro que pode ser acoplado a um binóculo.

  12. #52

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Ja tive um problema parecido, as vezes os pings ia nas nuvens, as vezes parava, e clientes insatisfeitos por causa da lentidão, resultado, depois de trocar tudo, ate antenas, descobrimos o problema, que estava muito simples, trocamos apenas o canal de trasmissão, que estava em 5725 para 5800, veja no seu caso se a troca de canal influencia, no meu caso não tinha interferencia, de nada, pois o scan nao mostra outros sinais de 5.8 proximos, mas foi esta a unica solução.
    Amigo, tenho um problema sério com canais pois existem muitas frequências utilizadas, porém estou na mais limpa possível e já fiz os testes com outros canais e o problema persiste.

    Como você fez o aclopamento do rádio a antena?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Duvida, vc disse que tem a X-Wave com radome de 34? Ela ja existe? Quanto custou?
    Amigo ... desculpe passei informação errada, é de 31 a antena. Não sei se existe a de 34.

    Atenciosamente.

  13. #53

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Complementando a ótima explicação do rodrigo, eu acrescento dizendo.
    Apontamento a laser é o que há!!!!!
    Os primeiros KM visiveis pela Luneta presente no equipamento que uso , me garantem SIM um alinhamento preciso . isso faz toda diferença no Link
    Vou postar uma foto pra que tenham noção do que é o equipamento. além dele ainda uso GPS de alta precisão e um mapa de Terreno dos locais a serem linkados
    .Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         equipament apontamento laser.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	34762equipamento que uso para apontamento a laser.
    Além deste ainda tenho outro que pode ser acoplado a um binóculo.[/QUOTE]

    Realmente alinhamento preciso + ambiente com baixo nível de interferência, outros fatores para tem sucesso em um enlace deste nível.

  14. #54
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo, tenho um problema sério com canais pois existem muitas frequências utilizadas, porém estou na mais limpa possível e já fiz os testes com outros canais e o problema persiste.

    Como você fez o aclopamento do rádio a antena?



    Amigo ... desculpe passei informação errada, é de 31 a antena. Não sei se existe a de 34.

    Atenciosamente.
    Liguei pro pessoal da empresa que vende essa antena aqui em Porto Alegre, e antena dupla polaridade com radome shield só vendem a de 31db. talvez pro futuro próximo tenha a de 34db.

  15. #55

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Grande Leandro ....

    Me diz uma coisa ... tens um link ou contato de algum fornecedor deste produto para me passar?

    Gostei do produto.

  16. #56
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Grande Leandro ....

    Me diz uma coisa ... tens um link ou contato de algum fornecedor deste produto para me passar?

    Gostei do produto.
    Infelizmente, tive que importar o produto.
    Electronics, Cars, Fashion, Collectibles, Coupons and More Online Shopping | eBay
    Lá encontras com facilidade.
    Esse modelo aproveitei o nosso contato na China (partner da empresa onde trabalho) e o mesmo me trouxe em sua visita ao Brasil. paguei mais barato que no ebay logicamente.
    Mas é claro, é um equipamento sofisticado e pra quem sabe usar, se torna indispensável. o uso com outras ferramentas é o ideal. Pra tí que é experiente em wifi, é uma ferramenta perfeita. pro técnico que está aprendendo, se torna indispensável.
    O legal de usar ele é em cidades grandes, ondes podes ver exatamente onde irá o feixe de laser (ao entardecer ou a noite) e assim apontar 100% o link. resolvo muito problema de apontamento usando o equipamento citado.

    Vantagens:
    - Menor tempo no apontamento das antenas;
    - Leve e prático de usar ;
    - A prova dgua (ja testei em torre tomando chuva inclusive).

    Desvantagens:
    - Importado;
    - Melhor visualização do Laser a noite;

  17. #57

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Amigo, tenho um enlace de 80km com antenas 33dbi + XR5 + RB433AH, o sinal fica em -73 e passa 50megas half.. Para distância de 30km com sinal em -60, acredito que dá para melhorar isso aí. Tente utilizar cartões XR5.

  18. #58

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Infelizmente, tive que importar o produto.
    Electronics, Cars, Fashion, Collectibles, Coupons and More Online Shopping | eBay
    Lá encontras com facilidade...
    Grande Leandro, tudo bem por ae? espero que sim.

    Cara se puder me envie o nome técnico daquele modelo que você postou.
    Eu tenho um aqui mais conhecido como o "Laser Pointer" ajuda muito pra fazer o enlace, porem só no anoitecer que é possivel ver.
    O Problema é acoplar ele, vish!!!
    Agora esse seu parece ter um suporte e luneta né?
    Obrigado abs..

  19. #59

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Amigos, hoje em meu enlace de 30Km utilizo Xwave da Computech com Radome de 31 dBi tive verificando e o pessoal fala muito bem da OIW de 34 dbi.

    Sem querer "puxar a sardinha" pra um fabricante ou outro, vejo que muitos utilizam da OIW, será que seu desempenho é melhor? Amigos que possuem enlaces longos com ela opinem sobre se suas expectativas foram atendidas por ela.

  20. #60

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Eu cansei de perder tempo e noite de sono com mikrotik, recomendo a todos que querem se profissionalizar invista em rádio licenciado e durma em paz.. hoje to com 5 pares de Digitel licenciado e posso dizer que é outro mundo.. mikrotik só quebra galho mesmo. Meu backbone parece fibra de tão perfeito.. O investimento é alto mas vale cada centavo..