+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Eu cansei de perder tempo e noite de sono com mikrotik, recomendo a todos que querem se profissionalizar invista em rádio licenciado e durma em paz.. hoje to com 5 pares de Digitel licenciado e posso dizer que é outro mundo.. mikrotik só quebra galho mesmo. Meu backbone parece fibra de tão perfeito.. O investimento é alto mas vale cada centavo..
    Amigo, concordo com você, porém há aqueles que não tem as condições financeiras para faze-lo onde o mikrotik (ou qualquer outro) passa de quebra galho para fundamental ou indispensável.

    Por esse e outros motivos realmente perdemos noites de sono na ansiedade de resolver os problemas que aparecem.

    Só a titulo de curiosidade, qual foi o valor total (sem expecificações) que te custou um enlace e para quantos Mbp/s?

  2. #62

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo, concordo com você, porém há aqueles que não tem as condições financeiras para faze-lo onde o mikrotik (ou qualquer outro) passa de quebra galho para fundamental ou indispensável.

    Por esse e outros motivos realmente perdemos noites de sono na ansiedade de resolver os problemas que aparecem.

    Só a titulo de curiosidade, qual foi o valor total (sem expecificações) que te custou um enlace e para quantos Mbp/s?
    A brincadeira nao ficou barata mas os 5 Saltos deu 140Mil com tudo bateria e retificadores e torre com aterramentos e gaiola fraraday..

  3. #63

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Enlace 95 km
    gostaria de recorrer aos amigos mais experientes para me auxiliarem em um enlace de 95 km, fiz e funcionou durante + de 2 anos passando em torno de 15 a 20 mb, a pouco tempo caiu e ñ estou conseguindo levantar, fiz uma rota alternativa menor mas não tá legal.
    As condições do enlace são as seguintes:
    Distancia 95 km visada 100% limpa (da ponta de um morro enxergando a ponta do outro)
    equipamentos usados até cair : Antenas pluton 42 dbi+cartão xr5
    Sei que é mto dificil mas preciso levantar este enlace para passar + de 50 mb, gostaria que se posivel indicassem os equipamentos e alguma outra informação que ajude pois preciso mto dele funcionando.
    se for preciso posto as coordenadas

    grato

    dmf

  4. #64

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Amigos ... resolvi não postar já neste tópico e preferi abrir um outro

    https://under-linux.org/f169/escolha-de-radio-para-ponto-ponto-156948/


    tenho certeza que o pessoal que acompanhou este tópico terão alguma contribuição para o do link supracitado.

    Aguardo vocês por lá.

  5. #65
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Darcymoura, para esta distancia é osso em 5.8 viu.... mas tenta com radwin eles prometem mais de 100km, porém faça uma análise ai para ver se nao há muita poluição também. a melhor opção seria radios digitais com antenas entre 1,20 e 1,80mts... custo de uns 35.000,00 ai sim passa pelo menos uns 150mb.

  6. #66

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Bom. Pra 70 km como fala o topico o nosso amigo sugere proficionais, Só por curiozidade qual a atena o senhor uso , pois o Julio da Digitel sugerio uma antena de 1m e 80cm para 37km. Que é meu caso. Desisti. Minhas torres vão a pique!
    Obrigado

  7. #67

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Parabens!!!!!!!

  8. #68

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Brother, tenho um problema aqui que não consegui resolver...
    Tenho um enlace de 25Km, com uma MaxxGain de 34 + R52HN de um lado, e uma RocketDish de 30 + 711 do outro lado,
    o sinal tá legal, -59... Porém o enlace não tem performance.
    Já fiz a configuração como comentaram aqui... como diz no site da mikrotik... usei VPLS e etc.. mas os
    cartões estão fechando 20Mhz, não fecha a 40.
    E eu não sei como força-lo... a conf já está em 20/40Mhz dos dois lados... HT Chains setados os 4... HT AMPDU selecionado 0. tudo como manda o figurino mas não vai. ¬¬
    O que será que pode ser?
    Obrigado pela ajuda... abraços!

  9. #69

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por juniaoblack Ver Post
    Brother, tenho um problema aqui que não consegui resolver...
    Tenho um enlace de 25Km, com uma MaxxGain de 34 + R52HN de um lado, e uma RocketDish de 30 + 711 do outro lado,
    o sinal tá legal, -59... Porém o enlace não tem performance.
    Já fiz a configuração como comentaram aqui... como diz no site da mikrotik... usei VPLS e etc.. mas os
    cartões estão fechando 20Mhz, não fecha a 40.
    E eu não sei como força-lo... a conf já está em 20/40Mhz dos dois lados... HT Chains setados os 4... HT AMPDU selecionado 0. tudo como manda o figurino mas não vai. ¬¬
    O que será que pode ser?
    Obrigado pela ajuda... abraços!
    Olá amigo!!!

    Algums passo a serem seguidos, está habilitado Nv2? tem visada total entre os dois pontos? deixe data rate default e veja se os sinais de TX/RX dos dois chains estão proximos ou parecidos. O link é pra estabilizar em 20 ou 40Mhz

    Segue a foto de um de nossos enlaces em produção
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tarbow.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	113,1 KB
ID:      	42231

  10. #70

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Boa noite, tinha rb 800 com sr-71 não conseguia bandas de 120/130 megas com nstreme ativado.
    O problema éra a instabilidade se mudace a temperatura bruscamente comessava a cair.
    Substitui por r52hn melhorou a performanse mais tive problemas com cartões ficavam super quente, descobri que é comum no hn depois de 2 meses desisti dos cartões e comprei 4 apc 5M resolveu meus problemas de instabilidade.
    Tem limitações pings com mkt quando não tava reinando dava 5 ms no terra. com apc da 12 mais não cai e passa 75megas full.

  11. #71

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Rodrigo, bom Dia.
    Já passei por este problema em um link maior 45km.
    Atendi o provedor e descobri a causa.
    Neste caso em especifico, modifiquei o angulo de montagem de uma das antenas. o "técnico" que montou, havia montado fora do prumo.
    Ao alinhar a antena, e achar um canal 100% limpo, o ping médio que era de 20 a 23 passou pra 3, 4ms com picos de 10.
    Quanto ao sinal, mesmo com fenômeno de Desvainecimento , não baixou de -60. atualizamos a firmware do equipamento e setei a opção NO ACK for ptp. (se for rocket m5 por exemplo).
    Se usar Mikrotik, podes melhorar o enlace acertando o ACK correto para a distância que queres. usa 500m a mais do que precisas.
    Ex: 30KM TU SETA 30,5km de ack no calculo do ack .
    No caso dos rockets M5 >> é preciso setar um MCS FIXO nos dois radios e a potência ter que ser respeitada conforme o MCS usado.
    Nese link usei o MCS12 e potencia de 21dbm fixo em ambos os rádios.
    CCQ 100% . nunca mais incomodou.
    Espero que ajude.
    Abraço.

    Tenho que dizer que só com estes ajustes consegui obter o maximo resultado com rocket em um pTp de 51km.

  12. #72

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post
    Boa noite, tinha rb 800 com sr-71 não conseguia bandas de 120/130 megas com nstreme ativado.
    O problema éra a instabilidade se mudace a temperatura bruscamente comessava a cair.
    Substitui por r52hn melhorou a performanse mais tive problemas com cartões ficavam super quente, descobri que é comum no hn depois de 2 meses desisti dos cartões e comprei 4 apc 5M resolveu meus problemas de instabilidade.
    Tem limitações pings com mkt quando não tava reinando dava 5 ms no terra. com apc da 12 mais não cai e passa 75megas full.
    Já tivemos varios problemas com R52Hn também, esquentar, diferença de sinal, etc...Só abro mão de Mikrotik se for radio licenciado.

  13. #73

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Tivemos que dar um geito momentaneamente na istabilidade, mais sem duvidas o enlace proficional é outra coisas!
    Temos 2 e agora em março vamos fechar os outros 2 que faltam.
    Até por que provedor que tranporta 70/100 megas full ou mais tem usar coisa boa.

    Abraço!

  14. #74

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Hoje estou com um enlace em teste ta passando a banda que irei mostrar no print. em produção passa media de 100mb agregado
    não chegou o limite ainda. Veja o print
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace de dupla.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	53,7 KB
ID:      	42280

  15. #75

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por mutuka Ver Post
    Tivemos que dar um geito momentaneamente na istabilidade, mais sem duvidas o enlace proficional é outra coisas!
    Temos 2 e agora em março vamos fechar os outros 2 que faltam.
    Até por que provedor que tranporta 70/100 megas full ou mais tem usar coisa boa.

    Abraço!
    Com enlaces que trafegam até 70Mbps usamos Mikrotik, acima disso, estamos usando radio licenciado também.

  16. #76
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por rodrigoferro Ver Post
    E ai Galera, venho mais uma vez compartilhar o resultado fantástico que tivemos em um enlace de 73km com 100% de visada, anteriomente fizemos um de 32km, como tivemos resultados positivos, partimos então para uma distância maior,
    Segue o link do print do enlace.
    Abraço a todos.

    Os resultados abaixo, estamos obtendo com RB800 nos dois lados há uma distância de 32km
    Anexo 34742Anexo 42232
    Esses equipamentos são bons porem ainda não estão preparados para longas distancias principalmente para condições climáticas.

  17. #77
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Ja utilizei esse equipamento porem tive problemas com distancias longas, um dos piores problemas as vezes o sinal sumia de acordo com a condição do clima tive que apela pros rádios licenciados atualmente utilizamos aqui o radio lumina da wi2be 360M full 75km.

  18. #78

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por raylanmatias Ver Post
    Ja utilizei esse equipamento porem tive problemas com distancias longas, um dos piores problemas as vezes o sinal sumia de acordo com a condição do clima tive que apela pros rádios licenciados atualmente utilizamos aqui o radio lumina da wi2be 360M full 75km.
    Até uns 30Km vai bem, com 73Km já tivemos problema de fading também.

    360Mpps com Wi2be a 75Km só é possivel com BW de 56MHz o que não é permitido na frequencia de 6.5GHz :-)

  19. #79
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    aqui nos usamos 3 ptp com wi2be na bonding do mikrotik com banda de 40 MHz ainda passa 250Mb cada ptp.

  20. #80

    Padrão Re: Sucesso Absoluto enlace 73km com Mikrotik, RB411AH, R52Hn e OIW de 34Dbi:)

    Citação Postado originalmente por raylanmatias Ver Post
    aqui nos usamos 3 ptp com wi2be na bonding do mikrotik com banda de 40 MHz ainda passa 250Mb cada ptp.
    Owww, ai sim heim Raylan, perfeito!!! estamos estudando fazer isso tbm, ou uso bonding ou 2+0 com agregação. não sei ainda.

    Abraços