Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Ola a todos do fórum,
    Será o colega que postou a resposta para o colega eloigsantos pode explicar se para nós humildes mortais usuarios de Asterisk em que seriamos beneficados usando este programa que esta sendo discutido SER/Opensips. Pouco vi falando desse software e se voce poderia mostrar algum exemplo pratico de uso em um cenário real.
    Pelo que percebo o Asterisk e esses outros programas fazem a mesma coisa, porque nao ficar apenas com o Asterisk e com o A2Billing. Derepente o colega pode beneficiar a comunidade informando melhor a moçada a respeito disso. Mais uma coisa sem querer abusar do nobre colega, voce falou em virtualização de servidores asterisk ja ouvi falar que existe uma perda sensivel de desempenho por conta da virtualização, pode comentar algoa respeito. Achei legal poder virtualizar o asterisk e atender meu cliente.
    Abraço a todos!

2. Boa noite,

Dr. eu não vou defender nem um nem outro software já que no cenário correto de utilização ambos são complementares e importantes em uma estrutura VOIP profissional, vou apenas te dar algumas informações básicas pois a net esta cheia deste tipo de informação facilmente acessivel, que poderia ajudar os colegas a decidir o que é melhor para cada caso. Portanto, desprezando aprofundamentos tecnicos segue em poucas palavras o que me pediu sem me preocupar em ordenar os itens em importância .

Asterisk

• Monolitico em sua arquitetura, projetado para suportar um único processo e serviço em um único servidor(Steve Sokol)
    • Menor tolerancia a falhas
    • Back to Back User Agent
    • Capacidade de gerenciar midia
    • Capacidade de efetuar transcodificação de CODECS e PROTOCOLOS
    • Pior desempenho em lidar com a travessia NAT
    • Possibilidade de adição de recursos atraves da AGI e tambem em C
    • Redução de custos extrema em relação a aquisição de PABX tradicionais em aplicações como URA, DAC
    • Ambiente de configuração facil de entender e manusear para usuarios com menores conhecimentos, possui um plano de discagem bastante flexivel
    • Grande comunidade de utilizadores/testadores o que permite avanços e melhorias rápidas,
    • Instalavel em PC o que facilita a sua manutenção em relação a hardware
    • Completas funcionalidades que atendem sistemas de telefonia dos mais diversos portes e das mais diferentes necessidades de funcionalidades
    • Altamente dependente da performance da CPU
    SER
    • SIP Proxy
    • Mais rapido que o Asterisk em lidar com a sinalização SIP
    • Lida melhor com a travessia NAT
    • não traduz CODECS e PROTOCOLOS
    • Não gerencia midia como o Asterisk
    • Balanceamento de Carga
    • Pode atuar como servidor SIP Proxy, Redirect e Registration server.
    • Tolerancia a falhas como parte da solução
    • Roda em PC
    • Baixo consumo de recursos do servidor
    • Integração a LDAP , RADIUS
    • Alta performance em gerir milhares de ligações por segundo e centenas de milhares de usuarios
    • Configurações que demandam maior conhecimento e se que tornam complicadas quando não se tem vivencia na área.
    Em um cenário de uso real, a sinalização SIP seria gerida pelo seu Sip proxy," onde o SER faria o registro dos terminais SIP, encaminhamento do trafego das sessoes para um Media Gateway, telefones IP e SBC que faria a funçao de segurança das sessoes VOIP, com firewall ao nivel da aplicação, suporte a VPN, Ipsec, tls, politica de QOS, etc, etc... "

Quanto a ficar com o Asterisk apenas, como eu disse antes, isso depende do seu projeto, conhecimentos, infra-estrutura, financeiro, etc... Existem operadoras nos EUA que trabalham com Asterisk apenas e tem um trafego consideravelmente pesado com qualidade.
    Mas como sempre afirmo e proponho aos nossos clientes. Se você tem uma ferramenta melhor para executar determinada função porque não utiliza-la, ai entra o SER nos pontos em que tem superioridade sobre o Asterisk, sendo o inverso verdadeiro nos pontos onde o Asterisk é melhor ou o SER nao atende.
    Para projetos Asterisk maiores aguarde o Asterisk SCF que promete revolucionar a questão.

Virtualização
    A questao da virtualização é um pouco complicada pois depende tambem do que você quer conseguir com ela, veja bem, não estou falando de virtualbox em ambiente de produção conforme você perguntou em seu e-mail quando falo de virtualizar Asterisk.

Em laboratório conheço casos de sucesso de implementação de Asterisk sobre Vmware com resultados surpreendentemente bons mas na pratica , infelizmente, não conheço uma plataforma que atenda multiplos clientes baseada em Vmware ou Vbox. Se bem que sem a utilização de placas e em pequenas implementações o VBOX /Vmware até que funcionam relativamente bem e sem mistérios. Eu não ousaria aqui responder a sua pergunta sobre a quantidade de ramais e recursos que eu posso utilizar em uma maquina virtual Asterisk rodando em Vbox/Vmware já que até a diferença entre o suporte a virtualização do processador AMD(AMD-Virtualization) ou Intel(IVT) pode pesar no desempenho final do sistema virtualizado. Deixo para você testar ou pesquisar isso e postar aqui para a moçada.
    De uma olhada no XEN ou Openvz entre outras possibilidades rodando Linux + Asterisk e depois a gente fala mais sobre o caso da "virtualização" do Asterisk.
    Boa sorte para voce em seu projeto de provedor VOIP, precisando procure a gente que na medida do possivel a gente vai trocando figurinhas.

Colegas qualquer duvida sugestão ou crítica, não deixem de escrever, trocando experiencias a gente vai mais longe.

Tópicos Similares

1. Provedor Voip em Pequeno Porvedor de Internet
    Por omascarenhas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 22-11-2013, 14:32
  2. Provedor Voip - Wireless
    Por DSSS no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 17-01-2006, 12:56
  3. Provedores Voip - barato
    Por VoipOnline no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3