+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Boa noite senhores,


    A algum tempo atras vi aqui nesta área do fórum uma discussão sobre a utilização de proxys SIP contra soluções baseadas em Asterisk puro e soluções em Asterisk em lata, como a discussao foi encerrada, fiquei aqui orfão com dezenas de duvidas a respeito. Fui a luta e pesquisando consegui entender a superioridade do SER sobre o Asterisk como proxy SIP e consegui alguns progressos inclusive uma instalação bem básica, mas enrosquei no item adicionar autenticação com mysql pelo fato de não entender bem os arquivos de configuração do mysql x SER e depois na configuração do A2Billing + Mysql. Alguem com experiencia pode dar uma luz nisso. Ja tentei em dezenas de lugares mas sem sucesso até agora e depois de mais de 3 meses, pelo que ví vou ter que desisitir de implantar o SER e continuar com o Asterisk mesmo caso não consiga realizar essa configuração. Minha ideia é um pequeno provedor VOIP rodando asterisk e SER já que atuar apenas como revenda me limita demais.
    Abraço a todos e agradecido se alguém puder ajudar!

  2. #2

    Padrão Re: pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Oi amigo como vai.
    Recebi em meu e-mail uma novidade em servidor voip, sistema completo, basta baixar instalar e configurar.
    Para maiores detalhes.
    Portal do Software Público Brasileiro
    Faça parte da comunidade de software livre e publico brasileiro, e ajude os softwares brasileiros a ganharem o mercado.

  3. #3

    Padrão Re: pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Boa noite a todos!
    Nao entendi a resposta do colega, ele quis me ajudar ou divulgar um site, neste site tem um pabx ip de caixinha que empata com outros que acredito que todos ja testamos, incluisve ja testei e nao gostei.
    Daqui a pouco com certeza vao aparecer os vendedores de soluções e os revendas com suas soluções miraculosas, fora os caras que ficam mandando emails oferecendo para configurar um Asterisk e enfiar a faca nos preços.
    Poxa, sinto muito por haver este tipo de comportamento em fóruns tão renomados como esse. Mas nao desisto, tenho certeza que aqui vai aparecer algum profissional da área para me dar alguma luz sobre o tópico que postei e não poluir o fórum com respostas nao desejadas.
    Abraço a todos!

  4. #4

    Padrão Re: pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Ola colega!
    Passamos por isso que voce descreveu quando precisamos de um help aqui no forum. Mas com certeza voce vai encontrar alguem que possa te ajudar pois tem um monte de caras bons na area aqui.
    Tem um carinha aqui que anda meio sumido do forum que implanta esse tipo de solução, deu uma força legal para a gente uns meses atrás num B.O que tivemos. Parece que eles tem um Live CD com isso pré-pronto. Por ocasiao quando precisamos deles ele comentou algo a respeito, inclusive postou algo por aqui, se eu achar o topico te envio.
    Tenta fala com o Planvox que é usuario aqui do fórum tbm.

  5. #5

    Padrão Re: pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         openser_a2billing.jpeg
Visualizações:	215
Tamanho: 	29,3 KB
ID:      	22471Oi colega,
    Em relação ao que você me pediu no email...
    Acho que você não entendeu bem a questao do SER/Opensips.
    Na estrutura que você informou que deseja montar, seus clientes vao continuar a usar o Asterisk normalmente senao onde vao encontrar as funcionalidades presentes no Asterisk que não estao presentes no SipProxy. Nao entendi como você quer mudar o uso do Asterisk nos clientes já que eles usam recursos que o Opensips não tem????? Basicamente, funciona assim, todos os ramais internos e chamadas SIP vindas de redes externas são recebidas pelo Openser. As funções avancadas de URA , conexao com a PSTN, conferencias, etc... é que vao ser “trabalhadas pelo Asterisk de qualquer marca”, já que você esta usando o TRIXBOX nos clientes continua com isso pois não dá para substituir o TRIXBOX pelo SER/Opensips nas funções que só o Asterisk tem e não estao presentes no Osips;
    Como gateway voip utiliza um Asterisk puro com A2Billing para a tarifação e encaminhamento de chamadas. Com os caras autenticados no SER/Osips quando quiserem fazer uma chamada ai sim ele encaminha para o GTW Asterisk e com o usuario reconhecido o A2Billing vai manipular a tarifação e encaminhamento das chamadas, observando o seguinte, que o A2Billing vai ter utilizar as tabelas que você criou no Osips, ai que esta o desafio uma vez que parece que voce ainda não conhece bem os programas que deseja integrar e operar em tempo real.


    Outra, quando levantar este tipo de duvida poste até onde chegou o que já fez senão não conseguimos ajudar muito, esta muito vago o que colocou aqui e o que nos enviou.


    Basicamenteo roteiro é esse.
    1- verifique a existencia do modulo db_mysql.so
    2- edite seu opensipsctlrc depois de criar a base de dados.Neste arquivo vao as informações de acesso a base de dados e outras pertinentes ao acesso
    3-crie :
    opensipsdbctl create <nome base, opcionais>
    opensipsdbctl create
    ai vao aparecer aqueles comandos de output
    4- configura o opensips para usar o mysql no /etc/opensips/opensips.cfg descomentando as seções pertinentes.
    5-reinicie o opensips
    6-ai crie alguns usuarios para teste
    7- reinicie os UACS
    8-É testar e abraço


    Quanto a virtualização de tudo isso para operar comercialmente, aqui nós usamos a combinação de R-900 e R-200 DELL e temos uns 60 Asterisk virtualizados ainda, mas já tivemos muito mais rodando sem problemas, inclusive integrando soluções em comunicações unificadas e tals. É certo que cada caso e cada cliente são diferentes e muitos projetos precisam efetivamente de ter o servidor na empresa por motivos diversos. O problema é que no caso da virtualização você teria que ter uma estrutura dedicada em um datacenter com um custo alto. Porque não contrata um servidor dedicado e vai ampliando gradativamente?
    A imagem que enviei dá uma idéia de como funcionaria essa implementação,nao sei a quem pertence os direitos dessa imagem.
    Bom colega, qualquer coisa posta ai que a gente tenta ajudar você..

  6. #6

    Padrão Re: pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Ola a todos do fórum,
    Será o colega que postou a resposta para o colega eloigsantos pode explicar se para nós humildes mortais usuarios de Asterisk em que seriamos beneficados usando este programa que esta sendo discutido SER/Opensips. Pouco vi falando desse software e se voce poderia mostrar algum exemplo pratico de uso em um cenário real.
    Pelo que percebo o Asterisk e esses outros programas fazem a mesma coisa, porque nao ficar apenas com o Asterisk e com o A2Billing. Derepente o colega pode beneficiar a comunidade informando melhor a moçada a respeito disso. Mais uma coisa sem querer abusar do nobre colega, voce falou em virtualização de servidores asterisk ja ouvi falar que existe uma perda sensivel de desempenho por conta da virtualização, pode comentar algoa respeito. Achei legal poder virtualizar o asterisk e atender meu cliente.
    Abraço a todos!

  7. #7

    Padrão Re: pequeno provedor voip Astersik + SER + A2Billing

    Boa noite,


    Dr. eu não vou defender nem um nem outro software já que no cenário correto de utilização ambos são complementares e importantes em uma estrutura VOIP profissional, vou apenas te dar algumas informações básicas pois a net esta cheia deste tipo de informação facilmente acessivel, que poderia ajudar os colegas a decidir o que é melhor para cada caso. Portanto, desprezando aprofundamentos tecnicos segue em poucas palavras o que me pediu sem me preocupar em ordenar os itens em importância .


    Asterisk


    • Monolitico em sua arquitetura, projetado para suportar um único processo e serviço em um único servidor(Steve Sokol)
    • Menor tolerancia a falhas
    • Back to Back User Agent
    • Capacidade de gerenciar midia
    • Capacidade de efetuar transcodificação de CODECS e PROTOCOLOS
    • Pior desempenho em lidar com a travessia NAT
    • Possibilidade de adição de recursos atraves da AGI e tambem em C
    • Redução de custos extrema em relação a aquisição de PABX tradicionais em aplicações como URA, DAC
    • Ambiente de configuração facil de entender e manusear para usuarios com menores conhecimentos, possui um plano de discagem bastante flexivel
    • Grande comunidade de utilizadores/testadores o que permite avanços e melhorias rápidas,
    • Instalavel em PC o que facilita a sua manutenção em relação a hardware
    • Completas funcionalidades que atendem sistemas de telefonia dos mais diversos portes e das mais diferentes necessidades de funcionalidades
    • Altamente dependente da performance da CPU
    SER
    • SIP Proxy
    • Mais rapido que o Asterisk em lidar com a sinalização SIP
    • Lida melhor com a travessia NAT
    • não traduz CODECS e PROTOCOLOS
    • Não gerencia midia como o Asterisk
    • Balanceamento de Carga
    • Pode atuar como servidor SIP Proxy, Redirect e Registration server.
    • Tolerancia a falhas como parte da solução
    • Roda em PC
    • Baixo consumo de recursos do servidor
    • Integração a LDAP , RADIUS
    • Alta performance em gerir milhares de ligações por segundo e centenas de milhares de usuarios
    • Configurações que demandam maior conhecimento e se que tornam complicadas quando não se tem vivencia na área.
    Em um cenário de uso real, a sinalização SIP seria gerida pelo seu Sip proxy," onde o SER faria o registro dos terminais SIP, encaminhamento do trafego das sessoes para um Media Gateway, telefones IP e SBC que faria a funçao de segurança das sessoes VOIP, com firewall ao nivel da aplicação, suporte a VPN, Ipsec, tls, politica de QOS, etc, etc... "


    Quanto a ficar com o Asterisk apenas, como eu disse antes, isso depende do seu projeto, conhecimentos, infra-estrutura, financeiro, etc... Existem operadoras nos EUA que trabalham com Asterisk apenas e tem um trafego consideravelmente pesado com qualidade.
    Mas como sempre afirmo e proponho aos nossos clientes. Se você tem uma ferramenta melhor para executar determinada função porque não utiliza-la, ai entra o SER nos pontos em que tem superioridade sobre o Asterisk, sendo o inverso verdadeiro nos pontos onde o Asterisk é melhor ou o SER nao atende.
    Para projetos Asterisk maiores aguarde o Asterisk SCF que promete revolucionar a questão.


    Virtualização
    A questao da virtualização é um pouco complicada pois depende tambem do que você quer conseguir com ela, veja bem, não estou falando de virtualbox em ambiente de produção conforme você perguntou em seu e-mail quando falo de virtualizar Asterisk.


    Em laboratório conheço casos de sucesso de implementação de Asterisk sobre Vmware com resultados surpreendentemente bons mas na pratica , infelizmente, não conheço uma plataforma que atenda multiplos clientes baseada em Vmware ou Vbox. Se bem que sem a utilização de placas e em pequenas implementações o VBOX /Vmware até que funcionam relativamente bem e sem mistérios. Eu não ousaria aqui responder a sua pergunta sobre a quantidade de ramais e recursos que eu posso utilizar em uma maquina virtual Asterisk rodando em Vbox/Vmware já que até a diferença entre o suporte a virtualização do processador AMD(AMD-Virtualization) ou Intel(IVT) pode pesar no desempenho final do sistema virtualizado. Deixo para você testar ou pesquisar isso e postar aqui para a moçada.
    De uma olhada no XEN ou Openvz entre outras possibilidades rodando Linux + Asterisk e depois a gente fala mais sobre o caso da "virtualização" do Asterisk.
    Boa sorte para voce em seu projeto de provedor VOIP, precisando procure a gente que na medida do possivel a gente vai trocando figurinhas.

    Colegas qualquer duvida sugestão ou crítica, não deixem de escrever, trocando experiencias a gente vai mais longe.