Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de willianclic
    Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Guaraciaba, SC
    Posts
    4

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Bom dia amigos do forum, Estou com um problema parecido
    Atendo uma empresa aqui na minha cidade, e após reformas na empresa
    e construção de novos barracões ficou meio que inviavel a passagem de cabos
    entre o Servidor e as construções por causa da distância.
    A distância maior entre ficaria em torno de 200M com visada 100% limpa.
    O X da questão é que são 4 barracões e cada um vai ter no máximo 2 computadores, 2 telefones IP e 2 cameras IP. A ideia seria usar um Nano M5 cada barracão apontado para algum equipamento Base no escritório central.
    Porém o consumo de dados hoje não seria tão grande, o sistema da empresa acessa no servidor via Area de Trabalho remota, o voip é interno com codec pequeno e também não seria problema. Mas como a empresa não esta preocupada com o custo e sim com a qualidade e durabilidade do equipamento quero encontrar a melhor solução possivel (claro que também quero ganhar minha graninha né hehehe) e pra isso queria ver com voces o que acham.


    Obrigado

  2. #22
    Avatar de RochaNeto
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Ceará, Ceara, Brazil, Brazil
    Posts
    6

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Olá amigos.

    Eu possuo Nanostation Loco M5, ligados a cerca de 250 metros. Não estou conseguindo obter uma rede agradável.

    Possuo 35Mbps saindo para o Nano AP e só chega 15Mbps no Nano estação.

    Alguem poderia me ajudar a obter uma configuração para melhorar esse link?

    Desde já agradeço.

  3. #23

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    ai, no teste passa 200mb, agora abre um iperf nas 2 pontas, e vai ver quanto vai passar...

  4. #24
    Avatar de RochaNeto
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Ceará, Ceara, Brazil, Brazil
    Posts
    6

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Alguem me ajuda?

  5. #25

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    ai, no teste passa 200mb, agora abre um iperf nas 2 pontas, e vai ver quanto vai passar...
    primeiro abaixe um pouco a pontecia, mude canal dexei os 2 com 40mhz de largura de banda. dexe com um sinal entre -50 a -60 dbm

  6. #26

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por RochaNeto Ver Post
    Alguem me ajuda?
    primeiro abaixe um pouco a pontecia, mude canal dexei os 2 com 40mhz de largura de banda. dexe com um sinal entre -50 a -60 dbm

  7. #27
    Avatar de RochaNeto
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Ceará, Ceara, Brazil, Brazil
    Posts
    6

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    primeiro abaixe um pouco a pontecia, mude canal dexei os 2 com 40mhz de largura de banda. dexe com um sinal entre -50 a -60 dbm
    Obrigado por responder.

    Baixo pra quanto a potência, está em 23dbm ambas. Quanto aos canais e os 40mhz, já fiz.

    O sinal está em -64, seria bom?

    Vale ressaltar que o CCQ varia bastante. Instável eu diria.

  8. #28

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Viva, existe alguma maneira de fazer uma ligacao ponto a ponto entre duas NanoBridge M5 de forma a quem esteja no meio, nao veja o sinal?
    A minha confiracao e a seguinte:
    NanoBridge em modo AP a apontar para outro NanoBridge em modo Station
    Mas quem estiver no meio consegue ver o sinal, apesar de estar a usar criptografia WAP2
    O hide SSID, apenas esconde o sinal. O que eu queria saber e se nao existe forma de ninguem o conseguir sequer visualizar.
    Obrigado

  9. #29

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Parabens pelo Link escolha dos equipamentos.
    O que te indico é usar potencia abaixo dos 18dbm pra esse enlace. a escolha correta do canal X potencia X mcs te dará o máximo de banda.
    Pra essa distância eu fecho enlace aqui usando 12dbm. AIRMAX Ativado e firmware 5.2.1 DFS desligado e extra reportings desabilitado.
    Abraço.


    o que faz o DFS e o ESTRA REPORTINGS que interferem tanto no ptp amigo. grato pela atençao

  10. #30
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por xande Ver Post
    o que faz o DFS e o ESTRA REPORTINGS que interferem tanto no ptp amigo. grato pela atençao
    Amigo, o DFS é usado para não interferir nas faixas de uso exclusivo de frequencias de comunicação restrita. alguns radares, e aeroportos operam em frequencias restritas abaixo dos 5500.
    O extra reportings passa diversos dados da conexao entre os radios ubiquiti da rede, e se voce tem um server que controla os radios ubnt, o extra reporting coleta estes dados e entrega no server gerando graficos para monitoramento.

    Habilitar Extra Reportagem: O recurso irá relatar informações adicionais (nome do host, por exemplo) nos quadros 802.11 gestão. Esta informação é comumente usado para identificação de sistema e relatórios de status na descoberta utilitários e sistemas operacionais Router.

    Enable DFS: ativo, ele escuta frequencia .. e muda automaticamente para uma frequencia que estiver melhor.. se esta estiver ruim ele altera para outra... no brasil se for utilizar algumas faixas de frequencia 5.1 >> 5.7 .. é obrigatorio o uso do DFS.

  11. #31
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por RochaNeto Ver Post
    Olá amigos.

    Eu possuo Nanostation Loco M5, ligados a cerca de 250 metros. Não estou conseguindo obter uma rede agradável.

    Possuo 35Mbps saindo para o Nano AP e só chega 15Mbps no Nano estação.

    Alguem poderia me ajudar a obter uma configuração para melhorar esse link?

    Desde já agradeço.

    Ola amigo.
    se 100% alinhados, faça um teste usando os dados abaixo;

    • Coloque em modo 5GHZ (desabilitar airmax);
    • use um canal tipo 5830 em 40mhz;
    • use potencia de 10dbm a 14dbm no maximo;
    • USE MCS fixo em MCS 15 nos dois radios (desmarcar automatico);
    • LEMBRANDO que não pode ter nenhum obstaculo entre os radios!!!!
    • Utilize a ultima versão de firmware nos dois radios;

    Se o alinhamento for 100% irá passar os 35mb para o outro lado facil.

    Abraço.

  12. #32

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Pessoal,aproveitando o tópico aqui quero fazer um ponto a 400 metros de mim com visada.eu no 1º andar e o outro apartamento no 8º.pois bem,não sou profissional,longe demais disso,não tenho provedor de net.já temos uma rede aqui no prédio bem básica,com rádios aprouter wr254,um loco m2,etc...isso pra 6 apartamentos um link de 35mb.esse novo ponto tentei com 2.4 que tenho mais o sinal fica fraco e tem um monte de outros routers na área já que nesse condomínio tem mais de 300 apartamentos.
    tenho aqui dois m5,a maior de 16 e a menor de 13dbi mais nunca fiz essas configurações em 5.8.andei lendo um bocado mais ainda nem tentei.dá pra eu fazer ou teria que ter conhecimentos maiores para tal.

    grato a todos.

  13. #33

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Tenho uma Net de 10 Mbps e quero jogar para uma antena airgrid-m5 a 400 metros de distância, fazendo um ponto-a-ponto.É possível fazer com um Ubiquiti NanoStation Loco M5? Qual das duas é melhor ser o AP e a estação?

  14. #34

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Boa noite pessoal.

    Já configurei alguns enlaces ponto a ponto para alguns clientes com distancia de ate 1 KM em um ponto ao outro, garantindo boa largura de banda.

    Estou participando de um projeto para redução de custo sobre os links MPLS (512 Kbps em cada ponta) e uma rede de supermercados. Alguns sites ficam próximo da matriz (no máximo 3 KM) porem não tenho visada. Alguém saberia me dizer se existem equipamento com bom custo beneficio que seja possível fechar os enlaces entre a matriz e esses sites, onde eu consiga atingir velocidades superiores a 1 Mbps ?

    Qualquer duvida estou a disposição

    - - - Atualizado - - -

    Boa noite pessoal.

    Já configurei alguns enlaces ponto a ponto para alguns clientes com distancia de ate 1 KM em um ponto ao outro, garantindo boa largura de banda.

    Estou participando de um projeto para redução de custo sobre os links MPLS (512 Kbps em cada ponta) e uma rede de supermercados. Alguns sites ficam próximo da matriz (no máximo 3 KM) porem não tenho visada. Alguém saberia me dizer se existem equipamento com bom custo beneficio que seja possível fechar os enlaces entre a matriz e esses sites, onde eu consiga atingir velocidades superiores a 1 Mbps ?

    Qualquer duvida estou a disposição

    - - - Atualizado - - -

    Boa noite pessoal.

    Já configurei alguns enlaces ponto a ponto para alguns clientes com distancia de ate 1 KM em um ponto ao outro, garantindo boa largura de banda.

    Estou participando de um projeto para redução de custo sobre os links MPLS (512 Kbps em cada ponta) e uma rede de supermercados. Alguns sites ficam próximo da matriz (no máximo 3 KM) porem não tenho visada. Alguém saberia me dizer se existem equipamento com bom custo beneficio que seja possível fechar os enlaces entre a matriz e esses sites, onde eu consiga atingir velocidades superiores a 1 Mbps ?

    Qualquer duvida estou a disposição

  15. #35
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por Rodrigo Silva Ver Post
    Boa noite pessoal.

    Já configurei alguns enlaces ponto a ponto para alguns clientes com distancia de ate 1 KM em um ponto ao outro, garantindo boa largura de banda.

    Estou participando de um projeto para redução de custo sobre os links MPLS (512 Kbps em cada ponta) e uma rede de supermercados. Alguns sites ficam próximo da matriz (no máximo 3 KM) porem não tenho visada. Alguém saberia me dizer se existem equipamento com bom custo beneficio que seja possível fechar os enlaces entre a matriz e esses sites, onde eu consiga atingir velocidades superiores a 1 Mbps ?

    Qualquer duvida estou a disposição

    - - - Atualizado - - -

    Boa noite pessoal.

    Já configurei alguns enlaces ponto a ponto para alguns clientes com distancia de ate 1 KM em um ponto ao outro, garantindo boa largura de banda.

    Estou participando de um projeto para redução de custo sobre os links MPLS (512 Kbps em cada ponta) e uma rede de supermercados. Alguns sites ficam próximo da matriz (no máximo 3 KM) porem não tenho visada. Alguém saberia me dizer se existem equipamento com bom custo beneficio que seja possível fechar os enlaces entre a matriz e esses sites, onde eu consiga atingir velocidades superiores a 1 Mbps ?

    Qualquer duvida estou a disposição

    - - - Atualizado - - -

    Boa noite pessoal.

    Já configurei alguns enlaces ponto a ponto para alguns clientes com distancia de ate 1 KM em um ponto ao outro, garantindo boa largura de banda.

    Estou participando de um projeto para redução de custo sobre os links MPLS (512 Kbps em cada ponta) e uma rede de supermercados. Alguns sites ficam próximo da matriz (no máximo 3 KM) porem não tenho visada. Alguém saberia me dizer se existem equipamento com bom custo beneficio que seja possível fechar os enlaces entre a matriz e esses sites, onde eu consiga atingir velocidades superiores a 1 Mbps ?

    Qualquer duvida estou a disposição
    Boa Noite Rodrigo Silva,

    Bom, respondendo suas dúvidas..
    Existem sim equipamentos , para que se trabalhe em ambientes NLOS (sem visada direta).
    Esses equipamentos tem um custo mais elevado que outros equipamentos de 5ghz por exemplo.
    Vou dar alguns exemplos que uso e recomendo para ambientes sem visada:

    1- Parks N900 > Radio com antena integrada em 900mhz homologado (tem uma versão com saída para antena externa).
    2- Kit MK333 > 2 routerboards RB 433 AH + 2 rádios ubiquiti SR9 900mhz + 2 pigtails p/ sr9 +2 cabos Andrew Cellflex 3/8 com conectores N femea
    3- Antenas Algcom 900mhz 14dbi yagi.
    Para uma distância cirta , recomendo um equipamento tipo o parks mesmo com antena integrada.
    Se for uma distância maior, ae é recomendável o uso do kit 900mhz.
    Existe outra opção que seria o Rocket M900 + antena yagi 14dbi algcom. porem o rocket m900 não tem homologação no Brasil ( me corrijam se eu estiver errado).
    Esse radio é mimo 2x2 e usa duas antenas externas em cada radio ok.

    Soluções tem várias, basta saber qual q melhor para o seu negócio. se precisar de implementação deste tipo de projeto fico a disposição.
    Abraço .

  16. #36

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Em qualquer situação criptografia sempre LIGADA.

    Não entendi a afirmação sobre banda passante, aqui no meu treinamento tenho 10 NanoLoco M2 em modo cliente e outro NanoLoco M2 trabalhando como AP e passa de 80 a 91 mbps em transferência real TCP do servidor LINUX para os notebooks dos alunos. Isso tudo num equipamento CPE operando como AP como é o caso dos NanoLOCO.

    Eu não me iludo com o speedtest do equipamento, sempre mostra um valor bem maior do que passa na realidade.

    Se eu ainda não respondi, por favor explica melhor aí pra eu entender direito.


    ZéAlves
    Amigo ZéAlves, com um ptp de uma nanoloco m2 e uma Airgrid m2 consigo passar qnt de banda full?
    Pois tenho esses dois equipamento parado e preciso fazer esse ptp de 500 mts.
    att.
    Obg
    Felicidades...

  17. #37

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Olá amigos, instalei 2 Antenas "Nanobeam M5 5.8ghz Ubiquiti Nbe-m5-400 Airmax 25dbi" e conforme a imagem a velocidade está muito baixa 6MBps, qual pode ser meu problema, segue imagem do aparelho. Obrigaduuuu...

    .Anexo 60491