Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Boa noite rede do UNDER, preciso saber quantos clientes simultâneos aguenta 1-RB-433 1-CARTAO RH52 ANTENA HORIZONTAL 17DBI

  2. #2

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Bom amigo, se pesquisar tem bastante assunto ja postado no forum vale a pena pesquisar, respondendo a pergunta:

    Depende destes e vários outros fatores

    * Quanto de banda vai distribuir por cliente
    * Qualidade das instalações (1 cliente mal instalado destroi toda rede)
    * Quanto a cartoes eu iria de XR2 ou XR5
    * Qualidade do POP
    * Interferencias proximas (compartilhamento espectral)
    * Fonte de Energia
    * Aterramento

    Enfim..... se tudo estiver "nos conformes" dá pra cadastrar 60 com picos de 25 a 30 online.
    Última edição por jodrix; 17-05-2011 às 22:30.

  3. #3

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    eu meu caso fico assim r52h em 2.4 acima 4 mb de trafico sobe o ping e no5.8 apos 10 ou 12 mega o ping fica ruim,,então vemos que na verdade alem de ter uma boa estrutura o trafico é pequeno tanto em 2.4 com em 5.8,.,.mais me serviu por 2 anos e ainda uso 2.4 so que não instalo mais em 2.4 e no 5.8 apesar de estar instalando a 1 ano estou colocando airgrid que é mimo e com os radios e painel ja comprados pq irei ter problema de trafico mesmo em 5.8

  4. #4

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Bom amigo, se pesquisar tem bastante assunto ja postado no forum vale a pena pesquisar, respondendo a pergunta:

    Depende destes e vários outros fatores

    * Quanto de banda vai distribuir por cliente
    * Qualidade das instalações (1 cliente mal instalado destroi toda rede)
    * Quanto a cartoes eu iria de XR2 ou XR5
    * Qualidade do POP
    * Interferencias proximas (compartilhamento espectral)
    * Fonte de Energia
    * Aterramento

    Enfim..... se tudo estiver "nos conformes" dá pra cadastrar 60 com picos de 25 a 30 online.
    Nem preciso responder. Falou tudo.

  5. #5

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Meu caso, tenho um pop com RB433 e 2 cartões R52H, 48 clientes em um e 56 em outro, picos de 33 a 38 clientes simuntâneos com média de 300k, todos os sinais abaixo de -70, modo B fixado em 5.5 e 11 mega, sem latências altas e ping normal...Ahh e detalhe essa RB passa todo trafego da minha rede, depois dela é que vem o servidor MK, pq o 3º slot é um enlace para as demais torres e tem outra RB433 em bridge com ela com mais 2 cartões e 3 Rocket M5, processamento no máximo 60% rede criptografada em WPA2. Espero ter ajudado...abrasss e boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Acredito que a RB possa processar até 50 clientes online, mas não a 433, tem outras com processador e memoria muito melhores, mas lembrando, tudo isso depende de sua rede estar bem montada, clientes com visada boa, sinal bom, seu AP terá uma resposta maior que o esperado!

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Bom amigo, se pesquisar tem bastante assunto ja postado no forum vale a pena pesquisar, respondendo a pergunta:

    Depende destes e vários outros fatores

    * Quanto de banda vai distribuir por cliente
    * Qualidade das instalações (1 cliente mal instalado destroi toda rede)
    * Quanto a cartoes eu iria de XR2 ou XR5
    * Qualidade do POP
    * Interferencias proximas (compartilhamento espectral)
    * Fonte de Energia
    * Aterramento

    Enfim..... se tudo estiver "nos conformes" dá pra cadastrar 60 com picos de 25 a 30 online.
    Concordo!
    Porém tenho uma dúvida (tosca talvez...) porque XR2 ao invés de R52h?

  8. #8

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Meu caso, tenho um pop com RB433 e 2 cartões R52H, 48 clientes em um e 56 em outro, picos de 33 a 38 clientes simuntâneos com média de 300k, todos os sinais abaixo de -70, modo B fixado em 5.5 e 11 mega, sem latências altas e ping normal...Ahh e detalhe essa RB passa todo trafego da minha rede, depois dela é que vem o servidor MK, pq o 3º slot é um enlace para as demais torres e tem outra RB433 em bridge com ela com mais 2 cartões e 3 Rocket M5, processamento no máximo 60% rede criptografada em WPA2. Espero ter ajudado...abrasss e boa sorte.
    Corcordo também, hehe. Rede com WPA2 e limitação de modulaçao, assim como de sinal, é essencial para o bom funcionamento da rede.
    Sem isso tua rede com 15 clientes fica no chão.
    Outro detalhe importante, 2.4Ghz não vai muito além de 4mbps por célula...

  9. #9

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Concordo!
    Porém tenho uma dúvida (tosca talvez...) porque XR2 ao invés de R52h?
    Eu acho questão de preferencia, pois creio que em qualidade são muito parecidos...

  10. #10

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    levando em consideração alguns itens dito acima
    como "divisão" de canal de frequencia por multiplos acessos....
    e tambem diferença de hardware entre xr2 e r52h
    devemos nos atentar aos pps na rede

    Pacotes por segundo

    É uma medida pouco utilizada, pois o tamanho dos pacotes varia muito de acordo com as aplicações e com o uso das mesmas. Assim, quando se fala de performance de rede em pacotes por segundo, deve-se levar em consideração uma distribuição normal ou o tamanho do pacote médio, calculados durante um período de uso específico.

    O importante é que o custo de processamento de 1 pacote de 32 bytes e muito próximo ao custo de um pacote de 1500 bytes.

    Isso significa que uma rede de 1 GB pode estar trafegando apenas 300 MB, mas levando ao limite um equipamento de 1 GB de backplane.

    Este é um dado que confunde muito os analistas de performance, gerando confusões quanto à análise dos problemas de performance com firewalls.

    Eventualmente, um firewall que está com 3 anos de funcionamento correto, de repente passa a utilizar 100% de CPU, sendo necessária a sua troca. Com certeza ou é um aumento de tráfego ou uma mudança das características do mesmo.

    Os vírus de rede são bons exemplos disso. Geram pequenos pacotes com o objetivo de prejudicar, switch, roteadores e firewalls.

    leaim a post neste site
    "http://www1.aker.com.br/108/10802002.asp?ttCD_CHAVE=343"

  11. #11

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    levando em consideração alguns itens dito acima
    como "divisão" de canal de frequencia por multiplos acessos....
    e tambem diferença de hardware entre xr2 e r52h
    devemos nos atentar aos pps na rede

    Pacotes por segundo

    É uma medida pouco utilizada, pois o tamanho dos pacotes varia muito de acordo com as aplicações e com o uso das mesmas. Assim, quando se fala de performance de rede em pacotes por segundo, deve-se levar em consideração uma distribuição normal ou o tamanho do pacote médio, calculados durante um período de uso específico.

    O importante é que o custo de processamento de 1 pacote de 32 bytes e muito próximo ao custo de um pacote de 1500 bytes.

    Isso significa que uma rede de 1 GB pode estar trafegando apenas 300 MB, mas levando ao limite um equipamento de 1 GB de backplane.

    Este é um dado que confunde muito os analistas de performance, gerando confusões quanto à análise dos problemas de performance com firewalls.

    Eventualmente, um firewall que está com 3 anos de funcionamento correto, de repente passa a utilizar 100% de CPU, sendo necessária a sua troca. Com certeza ou é um aumento de tráfego ou uma mudança das características do mesmo.

    Os vírus de rede são bons exemplos disso. Geram pequenos pacotes com o objetivo de prejudicar, switch, roteadores e firewalls.

    leaim a post neste site
    "http://www1.aker.com.br/108/10802002.asp?ttCD_CHAVE=343"
    Bom comentário.
    Principalmente se estivermos trabalhando com protocolos como o Nstreme, que faz uma agregação de frames, os pacotes são maiores ainda, o que eleva o custo de todos os processos que rodam em cima desses frames....
    Última edição por marlondomenech; 20-05-2011 às 08:47.

  12. #12

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    É o que vivo falando sobre os pacotes aqui no fórum mas ninguém parece entender! Será que sou turco?

  13. #13

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Flavioleonel, obrigado pelo esclarecimento, é sempre bom termos relatos de pessoas com sua bagagem na area.

  14. #14
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Comigo consegui colocar no maximo 25 simultaneos mais do que isso começa dar ping alto...
    mas no meu caso eu tenho clientes bem distantes!!!! e minha torre e muito alta...

  15. #15

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    Comigo consegui colocar no maximo 25 simultaneos mais do que isso começa dar ping alto...
    mas no meu caso eu tenho clientes bem distantes!!!! e minha torre e muito alta...
    Talvez ACKs muitos diferentes nos clientes estejam dando um baixo desempenho a sua rede (devido a diferença de distância entre eles...).
    Tenho redes com 35 simultâneos em 802.11b sem problemas de latência, mas com tráfego abaixo dos 4mbps reais hehe..

  16. #16
    Avatar de dimensaonet
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    São Francisco De Goiás, Goias, Brazil, Brazil
    Posts
    72

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por viaradio Ver Post
    Boa noite rede do UNDER, preciso saber quantos clientes simultâneos aguenta 1-RB-433 1-CARTAO RH52 ANTENA HORIZONTAL 17DBI


    Amigo tenho um pop com uma RB 433 3 cartão r52-350 trabalhando em 21 dbi com 240 cliente add nela
    faz autenticação pppoe e hotspot fica + ou - uns 70 cliente simultaneamente o processamento dela fica
    em torno de 70% e nunca travou nem derrubou nenhum cliente.

  17. #17

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Amanhã estoou trocando por uma RB493AH, preciso de mais portas e mais processamento...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print process.jpg
Visualizações:	365
Tamanho: 	75,0 KB
ID:      	24019

  18. #18

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Amanhã estoou trocando por uma RB493AH, preciso de mais portas e mais processamento...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print process.jpg
Visualizações:	365
Tamanho: 	75,0 KB
ID:      	24019
    Opa,

    Dúvida: todas as portas em bridge ou está fazendo mais alguma função nela, tipo NAT, firewall ou PPPoE server?

  19. #19

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Amigo estão todas as portas em bridge, essa RB recebe o link do meu servidor Mk responsável por todas as regras de nat, firewall, qos etc... Mas é por ela que passa todo tráfego da rede, mais 5 RB´s e 6 Rocket´s.

  20. #20

    Padrão Re: RB 433 aguenta quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Amigo estão todas as portas em bridge, essa RB recebe o link do meu servidor Mk responsável por todas as regras de nat, firewall, qos etc... Mas é por ela que passa todo tráfego da rede, mais 5 RB´s e 6 Rocket´s.
    Legal. Bridge tem essa vantagem mesmo. Pouco processamento para um tráfego razoável. Esses dias atrás testei uma 493 com 70mbps de tráfego real, usando somente bridge e tráfego ethernet. Funcionou super bem, com 60% de processamento =)

    Agora para outras coisas mais ambiciosas, é arriscado hehe.

    Abraço