+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com setoriais!

    opa pessoal blz?
    Tenho 3 setoriais de 120° com 3 cartoes engenius em uma rb 433AH, uma dessas antenas estava em cima de uma torre q o vento derrubou, ela quebrou mas consegui arrumar. Agora por incrivel que pareça essa antena ao invez de parar de funcionar, ela esta super potente, aparece em todo lugar, tanto nas costas quanto de frente pra ela ... as outras 2, uma o sinal aparecer normal e a outra esta um pouco fraco, mas acredito q eh o cartao....
    Agora esta surgindo alguns problemas, como por exemplo: tenho um cliente a 8km de distancia da torre e pega o sinal perfeito.. e tenho outro a no max 4km q nao pega sinal nem por cristo, o max q aparece eh 8%,
    Alguem tem ideia doq pode estar acontecendo?

  2. #2

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    isso é problema na antena mesmo, possivelmente o impacto afetou os componentes internos da antena.
    painel setorial enviar sinal para traz é normal, mas nao muito, experimente abrir a antena novamente e colocar algum tipo de refletor na parte trazeira da antena, mas no interior da mesma para nao chamar a atenção da fiscalização
    use algo como uma manta metalica, o ideal seria uma chapa de inox, isso vai diminuir o envio de sinal para traz.
    Vc disse que o cliente a 8 km tem melhor sinal que o cliente á 4 km, mas e os que estao mais perto como estao de sinal? pode ser direcionamento da setorial,
    este cliente a 4 km, como esta a zona de fresnel, desse cliente.

    eu aqui to com problema na transmissão, mas no meu caso são os cartoes r52h que tiveram perca de potencia, e estou a trocar por EMP 8602 plus s, muitos nao gostam do mesmo, mas eu tive bons desempenho com este cartão.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    farei isso com a antena... queria saber se vcs saberiam me dizer se uma antena interfere a outra e se tem q ter uma grande diferença entre os canais...
    a zona de fresnel do cliente de 4km eh quase nd... com a ajuda de um binoculo consigo ateh ver a minha torre... moro numa cidade q nao tem predios visada quase q nao eh problema... principalmente nesse cliente.... torre de celular pode interferir?
    andei analisando esse cliente e fazendo varias tentativas.... quando nos usavamos uma antena omni na torre, esse cliente conseguia conectar com cerca de 50/60% de sinal, depois q coloquei as setoriais ele nao conseguiu mais conexao, e ele eh o unico ateh o momento... jah troquei todos os equipamentos do cliente, a ultima coisa q vou fazer eh testar com outro computador, pois o sinal nao passa de 8% ou eh 8 ou nao eh nd... nao existe o 9% ou 7%....
    Postarei respostas assim q der!

  4. #4

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    Qual frequencia que vc usa 5.8GHz? Pra 8Km só pode neh!

  5. #5

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    Pior q uso 2.4 GHz mas tem visada limpa!


    Corrigindo as distancias dos clientes.... o cliente q esta mais longe eh 5,5km e o mais perto eh 2,5km
    Última edição por LitoralNet; 20-05-2011 às 21:28.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    Citação Postado originalmente por LitoralNet Ver Post
    Pior q uso 2.4 GHz mas tem visada limpa!


    Corrigindo as distancias dos clientes.... o cliente q esta mais longe eh 5,5km e o mais perto eh 2,5km
    Mesmo assim colega (nao sei os demais o que acham) eu acho muita distância para 2.4GHz... Como o outro colega falou, provavelmente é problema nas tua antenas. Quanto aos cartões, são uma nhaca... vão te deixar na mão ainda (opinião quase unanime aqui no fórum...).

    Quanto à diferença entre canais, é orientado que se use os canais 1, 6 e 11, para devida isolação entre os mesmos (já que há interposição nos canais de 2.4Ghz, o que não acontece no 5.8GHz). Antenas o mais distante umas das outras também ajuda, pois evita que a irradiação das costas de uma antena interfira na transmissão principal de outra...

  7. #7

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    Qual marca e modelo de cartoes vcs me indicariam??? por favor!

  8. #8

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    Citação Postado originalmente por LitoralNet Ver Post
    Qual marca e modelo de cartoes vcs me indicariam??? por favor!
    Opa,

    Eu sempre usei os r52h, com potência de 20dBm (setado, default é 25dBm), e nunca me deram dor de cabeça... Te indicaria esses daí...

  9. #9
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    cara eu uso akii cartões Ubiquiti XR2 e bullet2 HP os dois que eu citeii são maravilhosos
    uso em paineis setoriais OIW 17Dbi tambem...
    são caros mas dão conta do recado...
    recomendoooo

  10. #10

    Padrão Re: Problema com setoriais!

    Citação Postado originalmente por Thiagotelecom Ver Post
    cara eu uso akii cartões Ubiquiti XR2 e bullet2 HP os dois que eu citeii são maravilhosos
    uso em paineis setoriais OIW 17Dbi tambem...
    são caros mas dão conta do recado...
    recomendoooo
    É... Bullet 2 HP tem mais potência de transmissão... nao sei até que ponto é viável você comprar um equipamento que transmite até 600mW (se nao estou enganado essa é a potência máxima que a Bullet2 HP transmite) se há os problemas normalmente ocorrem justamente devido a isso.
    Potência não quer dizer jamais qualidade. Em ambientes muito ruidosos normalmente se dá melhor a configuração setada com menos potência. O mesmo se aplica a ambientes com muitos usuários.
    Tenho experiências aqui de potências entre 17dBm e 20dBm, tanto em 2.4GHz como em 5.8GHz (802.11a e 802.11a/n). Nao encomodam, mas vai de instalar o cliente da melhor forma possível.
    Antena de alto ganho, em ambientes ruidosos também nao é lá uma boa pedida. EU particularmente não acho.
    Trabalho com antenas de no máximo 14dBi no 2.4GHz e 20dBi no 5.8GHz (e ainda em 5.8GHz tenho colocado antenas de 17dBi para evitar problemas), e nunca encomodaram.
    Comprei duas OIW de 14dBI 90graus vertical 2.4GHz essa semana, por menos de R$400,00.
    Nao são tão caras e dão conta do recado também =)