+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Olá amigos do Fórum, hoje trabalho com RB433AH e cartoes R52H em minhas bases sabendo que nao passa mais que 2,5mbps em cada cartao. Mas com a banda larga sendo cada dia maior para o cliente final, sinto a necessidade de equipamentos que suportem mais clientes com maior throunghput para Ponto-Multi-Ponto.

    Neste caso estou fazendo pesquisas de equipamentos mais robustos, e gostaria de saber dos colegas sobre equipamentos Ubiquiti RocketM2 e M5 qual a carga que cada um aguenta quando se tratando de envio de dados para o cliente final.
    Pretento fazer mundanças para o RocketM2 e aproveitar os equipamentos que os clientes ja possuem em 2.4, evitando assim ter que trocar tudo passando para o 5.8.

    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    bom se voçe usar m2 tipo uma rocke, não vai adiantar nada, pois o equipamento atual não serve, para aumentar o trougput vai ter que trabalhar em N e certamnte seus clientes n~so tem ap´s N.
    por tanto e inevitavel trocar os clientes, e o que eu tambem vou fazer aqui agora.
    mas tem que trocar mesmo os clientes tambem...

  3. #3

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Ola amigo NEURI, a sua a duvida é na verdade a duvida de muitos.

    Primeiramente o que o Amigo ALEXSUAREZFERREIRA disse é a pura verdade, para vc migrar para os ROCKET'S vc precisa se organizar a mudar os clientes tambem, pois para que vc consiga passar a banda desejada, vc precisa habilitar o Airmax no AP e nos clientes, ai sim vc terá o resultado que precisa.

    Porem se vc usar Rocket no AP e qualquer outro rádio que nao seja ubiquiti, vc nao estara trabalhando em Airmax, entao vc nao terá o desempenho que precisa. Pense nisso!

    Airmax ≠ N.

    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Morky obrigado pela dica, entao pelo que entendi, se eu colocar os Rockets M5 Mimo em Paineis Setoriais, nos clientes terei que trabalhar com os Nano 5 Mimo tbm para que eu possa usufruir da função Airmax. é isso ne?

    Caramba, vai me dar trabalho e alto investimento, rsrs.. vou fazer estudos

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    sim, e correto, pode colocar nano para usar mimo 2x2 ou airgrid que e mino 1x1 assim como se usar bulet M em cliente com grades aquario por exemplo...
    Última edição por alexsuarezferreira; 25-05-2011 às 20:34.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    É isso ai, NEURI, aqui eu estou tendo que enfrentar essa migração tambem, estou migrando a rede tambem e pagando "alto" para colocar Ubiquiti nos clientes. Mas temos que investir se quizermos permanecer no mercado, uma vez que, a 3G e os ADSL's estão investindo pesado tambem.

    Aqui é uma cidade de 12mil Habitante, pois o Modem da Vivo funciona a 1MB, isso ta me dando dor de cabeça.

    Entao vou migrar os clientes para poder fornecer 1MB tambem e nao perder o mesmo!

    Abraço!

  7. #7

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Que orgulho dessa cria

    Tô vendo que está colocando em uso o treinamento, isso me deixa muito feliz!!!

    Sucesso,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por MORKY Ver Post
    Ola amigo NEURI, a sua a duvida é na verdade a duvida de muitos.

    Primeiramente o que o Amigo ALEXSUAREZFERREIRA disse é a pura verdade, para vc migrar para os ROCKET'S vc precisa se organizar a mudar os clientes tambem, pois para que vc consiga passar a banda desejada, vc precisa habilitar o Airmax no AP e nos clientes, ai sim vc terá o resultado que precisa.

    Porem se vc usar Rocket no AP e qualquer outro rádio que nao seja ubiquiti, vc nao estara trabalhando em Airmax, entao vc nao terá o desempenho que precisa. Pense nisso!

    Airmax ≠ N.

    Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    ZéAlves
    adoraria trocar ideias com tigo, talves ate fazer um curço com tigo...
    mas realmente em campo a gente aprende coisas, e teoria e uma coisa , pratica e outra, as veces posso estar errado, pois o que funciona aqui em outros lugares pode não funcionar, poxa, e dificil alguem acreditar que eu tenho um cliente a 45km em uma omni de 12db, mikrotik nas duas pontas e la grade aquario, mas funciona, sem peda de pacote pngando em 2ms, mas em cidades poluidas, ja vi 200 metro da torre 99% de sinal e perder pacote feito doido....
    cada caso e unico, cada equipameno funciona de forma diferente, comforme o ambiente, em fim.....
    não existe receita de bolo, o jeito e perguntar, ler, se informar, estudar, e adaptar pra sua realidade o que for melhor, essa e a vida, mas uma coisa a certa, quem não estiver antes de final de ano pelo menos no youtube e paginas de video fucnionando bem sem travas, vai perder clientes, 1mb sera o minimo exigido, ate pelo publico de baixa renda, isso e real...e fato..

  9. #9

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Oi Alex.

    Eu também sou um cara de campo e acredito no que você acabou de escrever, mas presta atenção numa coisa importante:

    O cara que tem a sensibilidade para fazer sem embasamento, sem teoria, VIRA UM MONSTRO (no bom sentido) quando ele adiciona conhecimento à sensibilidade.

    É mais ou menos como um músico que toca de ouvido e se torna bem melhor quando aprende a fundamentação técnica da música


    Abraço,

    ZéAlves

  10. #10

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Valeu Zé....

    Realmente o treinamento fez a diferença aqui, para melhor. Pessoal quem tiver oportunidade de frequentar o Treinamendo do Zé com certeza nao se arrependerá, tive a oportunidade de ir no dia 01/05... E pessoal, valeu a pena viu!!!

    Forte abraço Zé

  11. #11

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    caros colegas, estou bem longe de vocês, e por isso sou muito dependente do nosso livro de informações (forun), ja estou começando a providenciar os equipamentos das torres e migrar gradativamente meus clientes todos para 5.8 com equip ubiquiti e funcoes airmax. Assim me livro em partes das Interferencias e aumendo a banda para meus clientes, ja q o 2.4 ja está totalmente limitado e nao rende muita coisa.

    Muito obrigado pelas dicas de todos e vamos continuar com essas informacoes, pois muita gente pde se aproveitar delas assim como eu.

    Grande abraço a todos!

  12. #12

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    em um trabalho que fisso numa unidade da pinhais telecom de trindade, la usa 3 paineis da ubiquiti de 120° com rocket m2, e uma rb 1200, meu ultimo teste la, tinha 90 pessoas conectadas nos 3 rockets, cada uma passando 1 mb de banda,, com ping nos clientes ente 5 ~ 10 ms. com o airmax desabilitado. na interface do link no wimbox passava de 15mb.

  13. #13

    Padrão Re: Qual o throunghput o RocketM2 e M5 aguenta em Ponto-Multi-Ponto

    Pessoal, vou dar minha opinião, cuidado com tecnologias proprietárias, tipo AIMAX, NV2 etc... usem somente N "puro" se, no futuro a UBNT ou a MK criarem novos protocolos e deixarem de dar suporte aos antigos como fica?? , vcs terão que migrar toda a rede.

    Já vi essa novela toda vez que tenho que trocar de windows ou seja incapatibilidade com versões anteriores, portanto tenham cautela e planejem bem suas futuras bases .