+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede windows de 80 micros com problemas no compartilhamento

    Olá amigos...

    estou com um problema bem diferente de todos que já enfrentei, um amigo me chamou para resolver um problema que ele não achou a solução também.

    A rede é Windows, são 80 maquinas winxp e win7, e 1 servidor windows 2008, o mesmo esta atualizado, toda a rede esta com switch gerenciável, porem não esta sendo utilizado o gerenciamento, os swtich estão com configuração de fabrica.

    O problema é que o compartilhamento das pasta e impressoras param de funcionar para determinados ip's (80% da rede). As maquinas continuam a responder os ping e acessão a internet normalmente. Por exemplo o ip 192.168.1.50 não consegue acessar o compartilhamento, na mesma maquina se muda para o ip 192.168.1.51 já funciona por varias semanas sem problema nenhum, e ao colocar o ip 192.168.1.50 em uma maquina que nunca apresentou o problema no compartilhamento imediatamente para de funcionar.

    Os teste realizados mostram que na tabela de arp do servidor aparece os ips que param de funcionar porem todos com o mesmo mac, o mac é 00:24:14:xx:xx:0d, e este mac não existe na rede.
    Assim que colocar um ip com problema em uma maquina a tabela arp do servidor é dinamicamente adiciona com o mac 00:24:14:xx:xx:0d, e o compartilhamento não funciona, ao desativar e ativar a interface de rede no micro cliente o sistema volta a funcionar, e na tabela arp do servidor aparece o mac real da maquina a1:xx:xx:xx:xx:02, depois de uns 5 minutos para de funcionar o compartilhamento, na tabela arp do servidor aparece novamente o ip da maquina com o mac 00:24:14:xx:xx:0d, ao desativar e ativar novamente a interface na maquina cliente vota a funcionar, e assim fica um ciclo vicioso.

    Amigos estou suspeitando de virus de rede, porem não tenho certeza se alguem puder me dar uma dica do que pode estar ocorrendo ficarei muito grato, pois este problema já esta me tirando o sono.


    Agradeço a atenção t+

  2. #2

    Padrão Re: Rede windows de 80 micros com problemas no compartilhamento

    Não deve ser pq os dois estão gerando ip para as maquinas naum ?

  3. #3

    Padrão Re: Rede windows de 80 micros com problemas no compartilhamento

    Caro j34nsch.

    Tenho um problema destes até hoje em um parque com 150 máquinas. Tenho banido o virus com o antivirus SOPHOS (muito bom). Montei um script também que realiza a exclusão dos arquivos do virus.

    DICA:
    1- Pegue a mesma máquina que vc deu como exemplo.
    2- Coloque novamente o IP que vc citou.
    3- Vá em services.msc e verifique dois serviços: SERVIÇOS DE SERVIDOR E LOCALIZADOR DE COMPUTADOR
    4- Teste o compartilhamento

    Com certeza algum destes serviços devem estar desabilitados por causa do virus.
    Este virus desabilita estes dois serviços.

    Se precisar do script me envie um email.

    Boa Sorte e por gentileza, poste o resultado!

    Att.
    ClaudioM
    Última edição por cmercaldo; 21-05-2011 às 22:08.

  4. #4

    Padrão Re: Rede windows de 80 micros com problemas no compartilhamento

    Obrigado amigos pela dicas, vou fazer os teste na rede, e logo retorno o resultado

    T+

  5. #5
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: Rede windows de 80 micros com problemas no compartilhamento

    Bom dia,

    Gerencio uma rede com 6 servidores 5 2003 server e 1 2008 server e não tive este problema ainda.... Como voce mesmo disso isso se parece com virus...
    No entanto Gostaria de saber se esta rede possui servidor DHCP ativo, DNS e AD.... Pois isso apesar de nao crer muito isso pode ser problema de configuração de DHCP ou DNS...
    Aguardo retorno para que possamos fazer mais testes e tentar resolver seu problema...