+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre homologações

    Queria saber se precisa que as placas de rede do servidor sejam homologada
    Se sim, como fica a situação das RB´s que vem com varias placas de rede

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações

    interessante sua duvida, mas de onde ela veio.

    Placa ethernet nao necessita de homologação, pois ela não irradia sinal, nem frequencia, ela transmite dados sobre correntes eletricas.

    RB - estas são consideradas placas de dados, por isso nao necessita de homologação.

    Cartões minipci, e pci wireless, estes irradiam sinal sob frequencia de radio, por esse motivo nesecita de homologação.

    Uma duvida minha agora, vc trabalham com o que, dono, funcionario de provedor, informatica...

    att

    Edmar
    Mega Redes Telecom

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    interessante sua duvida, mas de onde ela veio.
    daqui
    https://under-linux.org/f197/placa-d...logada-127141/

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Uma duvida minha agora, vc trabalham com o que, dono, funcionario de provedor, informatica...
    Estou me especializando antes de montar meu provedor e tirar minha licensa

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações


  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações

    Eu creio que o que a Anatel esclarece, como sempre não é muito claro. Se apega a textos já citados. Dificilmente eles analisam e argumentam tecnicamente.
    Veja que na resposta dizem que switch e Hub devem ser homologados.
    E se voce usar uma RB somente como switch? E se voce usar um pc com a mesma função?
    E se você usa esta RB com função switch dentro de uma caixa, como aquelas da própria mikrotik, ou usa elas sem embalagem ou então dentro de um rack? Se estiver dentro de uma caixa mikrotik, bonitinha e tal, eles podem alegar que é um switch e precisa ser homolgada. Se estiver dentro de um rack em conjunto com muitos outros equipamentos, todos montados em gavetas e tal, nem vão ligar?
    Viu como não é claro? Ou será que eles estão só preocupados com a "casca" do equipamento?
    Eu utilizo RB como servidor central e não pc. Mas fico apreensivo. Já pensei em voltar a usar um pc como servidor central para não correr o risco de um fiscal chegar e dizer que minha RB não é homologada. Não é mesmo , pois não tem nenhuma homologada. Já um PC, eles nem se preocupam pois já estão acostumados com a "casca" ou a forma de apresentação do equipamento.
    Ou então coloque tudo dentro de um rack, bem organizadinho e tal. Tudo que estiver ali será considerado como material de informática e ninguém irá complicar.
    Não estou defendendo nem um lado nem outro, que deve ou não deve , mas sim mostrando que a coisa ainda está muito obscura.
    O que a lei diz é que tudo na cadeia de transmissão deve ser homologado. Não depende se é irradiação ou não.
    Redes cabeadas também precisam utilizar produtos homologados.
    Creio que neste assunto ainda haverá um caminho a ser trilhado. Por isso, as palavras do Fabricio no outro tópico citado: o melhor é deixar quieto.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações

    no dia que o fiscal me lacrou.
    ele lacrou tudo que transmitia em rf, as rb por terem nota, ele nao lacrou ja as minipci, nao sobrou uma.

    mesmo sendo homologada, por nao terem a nota nem o selo.

    e ele foi claro ao dizer que so é lacrado o que tem transmissão de rf.
    a rb e placas de rede são consideradas placas de dados por isso nao seriam lacrados.

    att
    Edmar

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações

    Edmar, a fiscalização atua de uma forma não tão sincronizada. Temos lido relatos de situações onde o provedor só passou por um susto e outras iguais onde o lacre aconteceu.
    Só um raciocínio: cabo de rede UTP não conduz RF, no entanto precisa de homologação. Switch , idem.
    Redes cabeadas também não utilizam RF mas isso não isenta da homologação e muito menos do registro na Anatel, da Estação.
    Concordo que não existe RB homologada, e nunca li nada que algum fiscal assim o exigisse. Porém o que eu quiz destacar é a falta de coerencia, já que um switch precisa e uma RB não.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre homologações

    Boa tarde,

    Equipamentos de rede, sejam para cabos ou sem fio, precisam e devem ser homologados. Incluem rádios/transceptores, comutadores (switch), placas de rede, roteadores, cabos (UTP, STP, radiofrequência), etc.

    Muitos aplicativos/softwares também são homolocados, como gerenciadores de rede de dados e de telefonia. Para a sorte de muitos provedores routerboad (Mikrotik e outros) ainda não tem suas homologações exigidas. Até quando não sei.