+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation ip por nome

    Boa Senhores.

    Não sei aqui é o lugar correto mas vamos lá.

    Supondo que eu esteja administrando um ambiente, onde tenha 10 Servers.
    Ao invés de eu colocar para pingar o ip deles e supondo que eu tenha que alterar o link de ips da Embratel pelo da CTBC, com isso vá organizar de forma bem minuciosa a rede a fim de impedir várias formas de abusos como os usuários, entre outros. Para eu conseguir pingar pelo nome e não por ip onde que tenho que fazer essa declaração?

    no dhcp, no dns inserir uma entrada CNAME para o servidor?

  2. #2

    Padrão Re: ip por nome

    daria pra indicar a interface do gateway no caso onde chega o link seja ele da embratel ou ctbc, fazer um dst-nat, masquared, e direcionar para um endereço fixo local onde setaria em cada maquina, depois ia em dns e apontaria o ip> para o nome desejado, nao sei se funcionaria para o que precisa, fiz isso em algumas câmeras ip aqui de casa......

    mas isso em ROS, como voce nao especificou....
    bom foi isso que entendi...

  3. #3

    Padrão Re: ip por nome

    Cria um servidor dns interno para vc e cadastra as maquina nele, fica bem mais facil

  4. #4

    Padrão Re: ip por nome

    Se vc quer pingar de fora da LAN, vc precisa ter IPs reais e usar o Bind e fazer um DNS. Nesse caso é um setup convencional, mas deve ser feito com muito cuidado. Se seus IPs sao privados, entao vc pode tranquilamente fazer um DNS local... ou mais facil que isso... usar o dnsmasq que e bem mais facil do que o bind! Nao sei se é o caso, mas no caso do dnsmasq, nao da pra fazer dns reverso, ai so com o BIND.

  5. #5

    Padrão Re: ip por nome

    Obrigado pelas respostas. Vou fazer o Bind interno com o nome dos serviços para conseguir por nome e não somente por IPs.

    Obrigado a todos