Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajudem to com problemão!!!

    eu clico na estrelas de todos que der algum palpite que me ajude! eu ja postei topicos parecidos ak mais sempre aparece algo, para atrapalhar, BOM VAMOS AO Q INTERESSA!!! Bom pessoal do UNER-LINUX. trabalho com um provedor ak onde atendo 50 clientes,"pretendendo aumentar mais" uso uma omni de 15DBI aquario, e uma rb 433, blz ate ai, um concorrente meu que em sua torre começou a trabalha com NS2. nos meu clientes o sinal dele é bem melhor q o meu mesmo a antena estando apontada para minha torre, logo vejo a qualidada q tem essas NS2. a minha duvida é devo trabalhar com NS2 ou existi algum antena q eu possa trabalhar sem se interferido por ele. eu sei das antenas da hyperlink, basestation etc, todas tem um custo muito alto, por favor me ajudem não kero peder a qualidade da meu provedor em relação aos meus clientes, podendo peder para o meu concorrente.aguardo resposta!!!
    Última edição por nardoxd; 25-05-2011 às 20:32.

  2. #2

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Cara.. vamos por partes...
    Primeiro, se você não quer sofrer interferencia dele... pense em usar polarização contraria a ele...
    Segundo... você pode usar bullet2 hp com antena setorial oiw 14 db... tu vai ver que vai melhorar muito seu sinal.. vai setorizar mais (90º) e vai fugir porque a mesma é horizontal....

    Testa ai.. abraço,

  3. #3

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    dicas simplis sem custo!!!
    1:amigao .... potençia nao é qualidade...... vc deve ta usando no maximo isso aumenta sua propia poluiçao ...
    2:faça um estudo de canais ,troque pelos menus usados .
    3:coloque menos poteçia la na casa do cliente isso ajuda muito.....(o sinal de seu concorente some do mapa)
    boa sorte .

  4. #4

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Oi NardoXD.



    As perguntas importantes são:
    • O sinal desse concorrente está atrapalhando o seu sinal?
    • Em algum lugar você deixou de atender alguém por causa da intensidade do sinal do concorrente?
    • Seus clientes estão reclamando da qualidade do seu sinal?
    Se você respondeu NÃO para as perguntas acima, é sinal que você não precisa mudar nada na sua operação.


    Aparentemente você fez tudo direitinho e está no caminho certo para ser um provedor de qualidade.

    Por outro lado seu concorrente está cometendo um erro bastante comum e que atrapalha a vida de todo mundo, este erro é o excesso de potência.

    Nos meus treinamentos eu mostro para os provedores que excesso de potência prejudica todo mundo. Incluindo quem está excedendo a potência.

    Indelizmente quando a pessoa começa seu provedor ela não entende de rádiofrequência e sua referência são as emissoras de rádio ou televisão que apenas transmitem o sinal (UNIDIRECIONAL).
    O cidadão acredita que lançar um sinal extremamente forte vai garantir uma boa área de cobertura, mas o cidadão esquece que comunicação wireless é BI-DIRECIONAL e de nada adianta um transmissor potente se o cliente escuta e não tem a mesma potência para falar de volta com o transmissor.

    Você e seu concorrente estão prestes a iniciar uma guerra de potência e isso trará diversos problemas para vocês dois e um deles é a visita da ANATEL pra botar ordem no galinheiro...

    No seu lugar eu entraria em contato com seu concorrente e pediria para baixar a potência dos rádios. Com -70dB de sinal a maioria dos rádios atinge qualidade e velocidade máxima.
    De nada adianta ter -50 ou -40 dB de sinal no cliente, porque na maioria dos casos está saturando o receptor com excesso de sinal.

    Se todos tivessem a iniciativa de baixar a potência de seus transmissores, todos os provedores teriam uma vida melhor com menos disperdício de dinheiro. Mas se um grita, todos precisam gritar também...

    []'s

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 25-05-2011 às 07:48.

  5. #5

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    amigo, aconselho vc a usar o bullet 2 hp pois vai da uma melhorada significativa, agora só use o HP pois os outros nao suportam muitos clientes, e o bullet vc coloca em modo bright e de uma olhada na altura da tua torre, pois ela pode estar muito baixa, se for preciso dê uma aumentada nela mais nao aumente muito, uma media de 20 a 24 metros ta otimo na maioria das situaçoes.

  6. #6

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Nossa André... o melhor caminho não é esse não.

    Com a sua dica é capaz que começe a guerra de potência entre ele e o concorrente.

    O equipamento que ele está usando está bom.
    O problema é o concorrente dele com muita potência no rádio.
    Última edição por granlabor; 25-05-2011 às 12:52.

  7. #7

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    cara é o seguinte, vc usa rb com antena omini.
    qual rb é essa?
    eu usava uma rb 433 com 3 EMP8602, e paineis de 14 da hyperlink, os minipci usava com 15 db
    cheguei a ter clientes a 15 km de distancia e sinal de 50%
    hoje to usando rb 411ah com r52h em 17db sinal nao excede a 2 km, porem a qualidade que tem em banda é coisa de louco.
    semana que vem vou migrar novamente para EMP 8602 para atender aos clientes mais longe.

    estou usando agora paineis da Computech.

    PS. nao use cartao com potencia alta, preste atenção nos conectores, evite pigtail, aterramento.

    Não existe formula milagrosa, todos começam e alteram suas estruturas conforme preciso e possivel.

    o mais importante use link dedicado, pois nao adianta ter sinal e nao ter qualidade.

  8. #8

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    cara é o seguinte, vc usa rb com antena omini.
    qual rb é essa?
    eu usava uma rb 433 com 3 EMP8602, e paineis de 14 da hyperlink, os minipci usava com 15 db
    cheguei a ter clientes a 15 km de distancia e sinal de 50%
    hoje to usando rb 411ah com r52h em 17db sinal nao excede a 2 km, porem a qualidade que tem em banda é coisa de louco.
    semana que vem vou migrar novamente para EMP 8602 para atender aos clientes mais longe.

    estou usando agora paineis da Computech.

    PS. nao use cartao com potencia alta, preste atenção nos conectores, evite pigtail, aterramento.

    Não existe formula milagrosa, todos começam e alteram suas estruturas conforme preciso e possivel.

    o mais importante use link dedicado, pois nao adianta ter sinal e nao ter qualidade.
    Recomendo os R52H. EMP8602 é muuuito instável... vai te deixar na mão. Clientes distantes devem ser atendidos por uma antena diferente daquela que os clientes próximos são atendidos. Vai ajudar a nivelar teu ACK.
    Evitar pigtail, nao tem como, pois o caminho é cartão > pigtail > antena.
    Use então bons pigtails, com blindagem boa, aterre a caixa (ou seja lá onde for que tu coloque seus equipamentos) para evitar problemas com intereferência (Gaiola de Faraday).
    Cartoes normalmente com potência de 20dBm são suficientes.
    Jogue fora essa omni. Utilize setoriais que te darão melhor desempenho, como já citado.
    P.S. Equipamento de qualidade é caro. Mas nenhum provedor que se preze, mesmo no início, não pode se dar ao luxo de investir de R$300,00 até uns R$500,00 em antena... Esse tipo de investimento é necessário para a saúde do teu negócio a longo prazo...

  9. #9

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    galera é o seguinte minha potencia ak é de 150 mw /22dbm, antes ele usava o mesmo equipamentos que uso atualmente, atena omni e uma rb433 ele retirou esses equipamentos, e passou a usar NANOSTATION2 + esse radio q ate uma semana atras não conhecia Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         kit+cliente+usb+cpe+smart+lan+500mw+antena+12dbi+cabo+10m+campinas+sp+brasil__6A29A2_1.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	46,1 KB
ID:      	22908
    eaw galera passo a usar NS2 , ou Bullet2 hp , ou se esses dois eu poderia usar na horizontal?https://under-linux.org/images/misc/pencil.png

  10. #10

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    cara primeiro tente conversar com ele pra ele baixar a potencia, se nao der certo, use bullet 2 hp com painel oiw de 14, dependendo da posição de teu provedor vc pode usar um só ou duas, antenas com bullet, mais tome cuidado pra nao colocar muita potencia no bullet va testando, nunca coloque no maximo.......

  11. #11

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Já pudemos constatar que vc é "tretado" com seu concorrente, isso é simples de resolver, liga na anatel e faz uma denuncia contra ele, diz que esta usando potência excessiva e atrapalhando sua operação...

  12. #12

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    queria evitar confusão. apenas kero poder superar ele usando aparelhos melhores, q trabalhassem em 2.4gz com qualidade" agora alguem pode me explicar q aparelho e esse ai de cima " smart lan"?/?
    Última edição por nardoxd; 26-05-2011 às 20:36.

  13. #13

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Citação Postado originalmente por nardoxd Ver Post
    queria evitar confusão. apenas kero poder superar ele usando aparelhos melhores, q trabalhassem em 2.4gz com qualidade" agora alguem pode me explicar q aparelho e esse ai de cima " smart lan"?/?
    Tá, então já demos dicas suficientes para tu trabalhar com 2.4Ghz com qualidade. Leia com atenção os posts anteriores, principalmente aquela parte bem batida que falaram sobre trocar a tua omni por setoriais....
    Quanto ao rádio, pode usar o melhor rádio que tiver, se tua instalação (envolve clientes, antena de transmissão, setorização... e por aí vai) estiver ruim, o serviço que você presta será ruim...

  14. #14

    Cool Re: ajudem to com problemão!!!

    Bem amigão vou te dar uma receita de bolo e bem barata uso aqui e estou satisfeito use bullet 2 100mw e paineis 120º wirelink não vai se arrepender eu antes usava omni 15dbi aquario com radio 1000mw krazer simplesmente travava muito e o sinal não tinha qualidade oscilava muito e dava sinal a 500 metros sinal bom nessa mesma omni coloquei bullet 100mw e o sinal fica excelente e não oscila e a navegação é um ouro onde o sinal não pegar legal amigo tente usar antenas anquarios essas que são usb cabo direto são ótimas e usar tubo de 6 metros vai ficar uma maravilha um abraço

  15. #15

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!


    niltonjrcybernet
    Meu xapa eu comprei um bullet M2 HP vou fazer uns teste dele com minha omni, será q funfa mesmo!

  16. #16

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    se voce esta atendendo seus cliente bem não tem que ficar olhando e gastando dinheiro desnecessário
    pois rb e cartão bem configurado e muito bom alguns cliente tem mania de falar que o sinal do concorrente é + forte mais não olha a qualidade de conexão e serviço se quiser realmente melhorar sua rede passa para 5.8 airmax ai voce vai ficar sossegado por um longo tempo

  17. #17

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    de bullet m2 conectado a uma omni e uma nano2 ta show de bola, to socegado agora!!!

  18. #18

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Citação Postado originalmente por nardoxd Ver Post
    de bullet m2 conectado a uma omni e uma nano2 ta show de bola, to socegado agora!!!
    Não fique chateado comigo colega. É para ajudar mesmo o que eu vou novamente te dizer tá...
    Essa omni vai te incomodar. Tenho alguns pontos com omni aqui que funcionam bem, volte e meia pipocam mas no geral funcionam razoavelmente bem. Já tenho lugares onde a omni só me traz dor de cabeça. Então, se a idéia for manter clientes em 2.4GHz, uma dica seria montar os painéis setoriais no decorrer dos meses, caso teu caixa esteja meio apertado, e ir migrando aos poucos. É o que faço aqui. Tinha uma omni com uns 60 clientes ativos. Sempre dando problema. Coloquei quatro setoriais e começamos a migrar os clientes. Aos poucos estamos migrando, conforme dá. Mas os clientes das setoriais nao reclamam e estamos resolvendo o problema...

  19. #19

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    e vc tem toda razão, logo logo vou passar a usar setoriais, esse é meu proximo objetivo, valew mesmo marlon pela dica!

  20. #20

    Padrão Re: ajudem to com problemão!!!

    Citação Postado originalmente por nardoxd Ver Post
    e vc tem toda razão, logo logo vou passar a usar setoriais, esse é meu proximo objetivo, valew mesmo marlon pela dica!
    Legal legal. =D
    Boa sorte então e qualquer dúvida posta aí... talvez a gente consegue te ajudar