Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão ipv6

    fiquei com uma duvida uma pulga atras da orelha e não consuegui resposta ,meu link principal e um ip publico ipv4 ok,sem susto .
    agora e possivel eu implantar ipv6 na rede interna minha dando assim ips ipv6 a meus clientes e desta forma eu estaria dando um ip publico para eles ,so que e a questão de comprar blocos de ips ipv6 se eu posso geralos por dhcpv6 agora deu um no no cerebro do velho mesmo

  2. #2

    Padrão Re: ipv6

    Acompanhando...

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    fiquei com uma duvida uma pulga atras da orelha e não consuegui resposta ,meu link principal e um ip publico ipv4 ok,sem susto .
    agora e possivel eu implantar ipv6 na rede interna minha dando assim ips ipv6 a meus clientes e desta forma eu estaria dando um ip publico para eles ,so que e a questão de comprar blocos de ips ipv6 se eu posso geralos por dhcpv6 agora deu um no no cerebro do velho mesmo
    Humm, existe um dhcpv6 sim, não é muito recomendável, mas existe.
    Humm, tu tendo bloco ipv6, pode sim dá ipv6 público para os clientes. Tem como dá ipv6 privado, mas não há muito senso nisso...

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ipv6

    bom mas ai que mora a coisa ,o dhcp hoje em dia distribui endereços não publicos .
    mas no ipv6 qualquer endereço e publico certo,então como pode existir um dhcp para ips publicos deus cada vez mas confuso

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ipv6

    não irei puxar seu saco mas ja puxando imaginei que so voce teria condições aqui de responder a este topico não desmerecendo ninguem

  6. #6

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    bom mas ai que mora a coisa ,o dhcp hoje em dia distribui endereços não publicos .
    mas no ipv6 qualquer endereço e publico certo,então como pode existir um dhcp para ips publicos deus cada vez mas confuso
    Na realidade nao
    existe NAT de ipv6 tbm.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ipv6

    sim mas como ...............................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! se cada endereço ipv6 e publico ai meu deus

  8. #8
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Na realidade nao
    existe NAT de ipv6 tbm.
    Teve uma implementação, mas não é recomendado.
    Altamente não recomendado, se posso falar assim. É contra todo o desenho do protocolo inicialmente (desde o ipv4...)

    Tem uns aqui que têm ipv6 nativo, o meu é via túnel, mas funciona legal.

    DHCP seria só para distribuir os ip's, ele nem percebe se é público ou privado, ele só distribui.

    E não é todo endereço IPv6 que é público, tem certas classes que são locais e não roteáveis para internet.

    To tentando achar a versão certa que suporta ipv6, que eu me lembre é o ISC DHCP.
    O dhcpcd não suporta até o momento, então tira esse de famoso.

    Saca só:
    http://tldp.org/HOWTO/Linux%2BIPv6-H...-isc-dhcp.html
    Última edição por osmano807; 25-05-2011 às 21:05.

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ipv6

    então e tudo meio prematuro e precisa de muito estudo ainda e vai demorar para implementar ,e por que eu estou pensando no futuro e o futuro a gente começa a fazer agora ,e estou tendo pedidos de ips publicos se o ipv6 fosse viavel e fosse concreto eu queria estudar e colocar em pratica mas pelo que vejo ainda vai demorar um pouco ate tudo se decidir

  10. #10
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    então e tudo meio prematuro e precisa de muito estudo ainda e vai demorar para implementar ,e por que eu estou pensando no futuro e o futuro a gente começa a fazer agora ,e estou tendo pedidos de ips publicos se o ipv6 fosse viavel e fosse concreto eu queria estudar e colocar em pratica mas pelo que vejo ainda vai demorar um pouco ate tudo se decidir
    Não é concreto porque o povo não adota.
    Até agora não vi nenhum empecilho à implementação (bem, eu tenho poucas necessidades...)
    Tenta, bota numa rede de teste, usa um túnel ipv6 pra testar, por aí (prestar atenção, porque a maioria dos túneis ipv6 não disponibilizam range de ip, precisa de um pra testar isso)

  11. #11

    Padrão Re: ipv6

    Nao é de hoje que sabemos que o IPv4 esta acabando e que a falta desse levou a criacao do IPv6.
    Contudo, muitos autores batem na tecla que com IPV6 nao sera necessario usar NAT, ja que teremos muitos IPs (340 Unidecilhões de endereços)...
    Sendo assim, cada equipamento teria conectividade direta com a Internet.

    Mas se esquecem que o proprio IPv4 foi criado com esse objetivo e com a criacao do NAT e do esgotamento do IPv4, esse conceito foi esquecido.

    Nao é por que teremos uma fartura de IPs com o IPv6 que nao sera necessario o uso do NAT ou do IPv4.
    Imagina aquela empresa com dezenas de servidores? e varios criticos?
    que necessitam de politicas rigidas de segurancas?
    que tal seu servidor webproxy?
    Ou quem sabe aquela aplicacao/servidor que nao suporta o IPv6, vai desligar ele?
    Aquelas aplicacoes criticas que precisam de tempo para serem testadas, adaptadas...

    O NAT nao tras apenas economia de IPs, mas tbm uma certa seguranca, ja que nao sofre ataque direto.

    Atualmente é possivel fazer NAT de IPv6 para IPv4 (NAT-PT)... NAT de IPv6 para IPv6 (inclusive, existe ate um draft para esse: draft-iab-ipv6-nat-01 - IAB Thoughts on IPv6 Network Address Translation).

    Acredito que as redes mixtas formadas por IPv6 na WAN e IPv4 na rede interna sera bastante popular, principalmente na transicao.

    Pesquisem sobre NAT-PT, que nada mais é que a traducao de enderecos de rede, bem similar ao IPv4.
    A rede IPv6 ficaria do lado de fora, enquanto que a rede IPv4 ficaria na rede interna. A interface externa desta firewall ficaria com um endereço IPv6 válido, enquanto que a interna ficaria com endereço IPv4.
    Inclusive, é recomendada para redes em transicao.

    PS: a versao 5.x do mikrotik esta suportando bem mais o protocolo ipv6 do que as versoes anteriores.

  12. #12

    Padrão Re: ipv6

    Muito interessante esse tópico levantado pelo Naldo...
    Percebo que ainda falta muita coisa pra eu aprender a respeito do ipv6... Muuuuita coisa mesmoo!
    vlw pessoal...sigo acompanhando!

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ipv6

    eu ainda continuo em duvida como eu vou instalar isto em minha rede eu não tenho a minima ideia de como implantar e não sei se tenho que comprar ipv6 para começar ou se tem algum jeito de começar a usar sem precisar a comprar nada ,pelo menos o ipv6 no windows xp eu ja sei instalar huahuahuahuahuaha

  14. #14

    Padrão Re: ipv6

    Acompanhando....legal eu tb sei instalar o IPV6 no xp.....
    ipv6 install

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ipv6

    huahuahauhauahauhahu e isso ai mesmo

  16. #16

    Padrão Re: ipv6

    Naldo, no meio deste ano eu me formo em Tecnologia em Redes de Computadores, no começo quando entrei só sabia dar um ip config e graças a Deus...agora tenho um conhecimento maior....to com um projeto
    de provedor de internet via rádio, comprei o Mikcrotik para treinar semana passada e já coseguir configurar perfis no hotspot, tudo com material daqui!!! Vc conhece algum Engenheiro Elétrico que posssa assinar esse projeto?? Fica tranquilo que naum irei ser seu concorrente....pois acho que moramos muito longe um do outro...rsrsrrs..

    Abraço

  17. #17

    Padrão Re: ipv6

    Só uma perguntinha, quando vc compra um ASN não vem uma range de ipv6 para testes? Parece que eu li algo sobre isto no site da registro.br? Podem confirmar?

    Até mais...

  18. #18

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    Só uma perguntinha, quando vc compra um ASN não vem uma range de ipv6 para testes? Parece que eu li algo sobre isto no site da registro.br? Podem confirmar?

    Até mais...
    Afirmativo amigo
    vc ganha tbm um range ipv6.
    atualmente o ipv6 ainda nao esta sendo cobrado.

  19. #19

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por ricardoliver Ver Post
    Naldo, no meio deste ano eu me formo em Tecnologia em Redes de Computadores, no começo quando entrei só sabia dar um ip config e graças a Deus...agora tenho um conhecimento maior....to com um projeto
    de provedor de internet via rádio, comprei o Mikcrotik para treinar semana passada e já coseguir configurar perfis no hotspot, tudo com material daqui!!! Vc conhece algum Engenheiro Elétrico que posssa assinar esse projeto?? Fica tranquilo que naum irei ser seu concorrente....pois acho que moramos muito longe um do outro...rsrsrrs..

    Abraço
    Amigo
    nao confie demais em uma simples faculdade.

    Eu entrei na faculdade com 17 anos (Seguranca em redes de Computadores)
    com 18 anos, antes de terminar a faculdade... eu comecei a fazer junto Pos-graduacao (especializacao) na mesma area.
    com 19 termino a Faculdade de redes e começo a trabalhar em um provedor
    6 meses depois, ja com 20 anos, termino a pos graduacao.

    Devo admitir que mesmo com a faculdade e pos.. eu sofri no campo de trabalho.
    Na faculdade apreendemos o basico do basico... sendo que as melhores partes: roteamento.... so apreendemos na teoria.
    vai colocar esse em pratica para vc ver.. uehsuhs

    muita coisa que se aprende na faculdade é diferente da area de trabalho
    tanto é verdade que na sala dava ate quebra pal entre professores e alunos experientes (com 6-10 anos de experiencia mas que nao tinha diploma)... os professores acabavam ate aprendendo com os alunos.

  20. #20
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: ipv6

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Nao é de hoje que sabemos que o IPv4 esta acabando e que a falta desse levou a criacao do IPv6.
    Contudo, muitos autores batem na tecla que com IPV6 nao sera necessario usar NAT, ja que teremos muitos IPs (340 Unidecilhões de endereços)...
    Sendo assim, cada equipamento teria conectividade direta com a Internet.

    Mas se esquecem que o proprio IPv4 foi criado com esse objetivo e com a criacao do NAT e do esgotamento do IPv4, esse conceito foi esquecido.

    Nao é por que teremos uma fartura de IPs com o IPv6 que nao sera necessario o uso do NAT ou do IPv4.
    Imagina aquela empresa com dezenas de servidores? e varios criticos?
    que necessitam de politicas rigidas de segurancas?
    que tal seu servidor webproxy?
    Ou quem sabe aquela aplicacao/servidor que nao suporta o IPv6, vai desligar ele?
    Aquelas aplicacoes criticas que precisam de tempo para serem testadas, adaptadas...

    O NAT nao tras apenas economia de IPs, mas tbm uma certa seguranca, ja que nao sofre ataque direto.

    Atualmente é possivel fazer NAT de IPv6 para IPv4 (NAT-PT)... NAT de IPv6 para IPv6 (inclusive, existe ate um draft para esse: draft-iab-ipv6-nat-01 - IAB Thoughts on IPv6 Network Address Translation).

    Acredito que as redes mixtas formadas por IPv6 na WAN e IPv4 na rede interna sera bastante popular, principalmente na transicao.

    Pesquisem sobre NAT-PT, que nada mais é que a traducao de enderecos de rede, bem similar ao IPv4.
    A rede IPv6 ficaria do lado de fora, enquanto que a rede IPv4 ficaria na rede interna. A interface externa desta firewall ficaria com um endereço IPv6 válido, enquanto que a interna ficaria com endereço IPv4.
    Inclusive, é recomendada para redes em transicao.

    PS: a versao 5.x do mikrotik esta suportando bem mais o protocolo ipv6 do que as versoes anteriores.
    Já li entrevista do cara que criou o ipv4 (um dos criadores, na verdade)
    Propuseram endereçamento 128 bits, mas ele recusou falando que era muito endereço, que não iria utilizar isso tudo.
    Na época, a Internet era uma rede entre faculdades... ARPANet
    Agora, sobre o NAT:
    NAT NÃO É SEGURANÇA NAT NÃO É SEGURANÇA NAT NÃO É SEGURANÇA NAT NÃO É SEGURANÇA
    Vou dá uma lida nesse draft, mas, toda a topologia do ipv6 foi planejada para não haver NAT.
    Criou-se o NAT simplesmente para evitar o esgotamento prematuro de IP's.
    Não há necessidade para o NAT, traz mais mal que bem.
    Aplicações sem suporte a IPv6 são poucas, todo software hoje em dia tá suportando, é muito simples implementar.

    networking - Switch to IPv6 and get rid of NAT? Are you kidding? - Server Fault
    A correctly configured firewall provides exactly the same service as a NAT gateway. NAT gateways are frequently used because they're easier to get into a secure config than most firewalls.