+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NAGIOS (Debian)

    Pessoal, boa noite.

    Instalei o nagios em um servidor debian, está funcionando perfeitamente, quando clico em services, todos meus hosts estão UP, porám quando abro o mapa 2D um host que está UP aparece como PENDING no mapa. Alguém saberia me dizer o porque?

    grato desde já.
    Sandro

  2. #2

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Cara tem como você dar um print da Tela e postar aqui?
    Você sabe como funciona os script?


    Citação Postado originalmente por sandrosls Ver Post
    Pessoal, boa noite.

    Instalei o nagios em um servidor debian, está funcionando perfeitamente, quando clico em services, todos meus hosts estão UP, porám quando abro o mapa 2D um host que está UP aparece como PENDING no mapa. Alguém saberia me dizer o porque?

    grato desde já.
    Sandro

  3. #3

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Prezado Geovane ai estão as telas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nagios_services.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	80,9 KB
ID:      	22972

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nagios_map.JPG
Visualizações:	152
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	22971

    Nestas telas posso exemplificar o srv05 que está completamente OK e consta como PENDING no mapa, na tela de Hosts, hostgroups e etc.

    Quanto aos scripts desconheço o funcionamento dos mesmos.

    Agradeço desde já a colaboração.

  4. #4

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Ptz...
    è alguma coisa no script olha no objeto se não esta com algum erro no que associa eles a outros tipo. ( Ou tenta reiniciar o serviço).

    exemplo;

    #Define o host Murici
    define host{
    use servidores-equip ; Template utilizado para checagem
    host_name _murici ; nome do dispositivo a ser checagem
    alias Murici ; apelido qualquer dado ao dispositivo
    address 192.168.1.5 ; endereço IP do dispositivo
    # parents switch-1
    register 1
    }


    Acima to falando que o servidores-equip é ligado no switch-1, uma vez eu tive um problema parecido pq fiquei mexendo em regras para ele verificar se o parents estava ativo caso não estiver ele falava que o equipamento estava off, eu fiz isso por que tinha conversores na rede e queria deixar tudo detalhado, ai ele falava que o ativo estaria off se o "parents" dele estiver off.

    Lembrando que isso foi uma modificação que eu fiz, não sei se tem algum patch que já faz isso pq eu via muita coisa pronta na net para Nagios.

  5. #5

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Foi você quem configurou o Nagios? Pelo Icone não ta padrão você quem mudou?

  6. #6

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Entao... já reiniciei diversas vezes, e nada. quanto a erro de definição de hosts não é...pois já comparei um host que está UP em todas as telas com um host que está com problema e estão iguais a nivel de configuração.

    Fui eu mesmo que configurei, fui lendo tutorias, colendo informações daqui e dali e fiz.

    abraços.

  7. #7

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Estranho cara. Será que não pode ser Bug do Nagios?

    Citação Postado originalmente por sandrosls Ver Post
    Entao... já reiniciei diversas vezes, e nada. quanto a erro de definição de hosts não é...pois já comparei um host que está UP em todas as telas com um host que está com problema e estão iguais a nivel de configuração.

    Fui eu mesmo que configurei, fui lendo tutorias, colendo informações daqui e dali e fiz.

    abraços.

  8. #8

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    É....vou dar umas fuçadas...estou tendo também dificuldades em fazer o nrpe funcionar para checar srv linux.

    mas valeu mesmo pela ajuda.

    abraços

  9. #9

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Eu tenho um aqui numa maquina virtual dei uma olhada esta normal.
    Estranho mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    Valeu cara... vou dar mais uma olhada.

    Valeu mesmo. Abraços

  11. #11

    Padrão Re: NAGIOS (Debian)

    RESOLVIDO!!!

    Tive de adicionar a linha check_command check-host-alive na definição do template de hosts, switchs e etc.

    Desta forma todos equipamentos monitorados pelo nagios passaram a ficar com seu status correto. Anteriormente somente os status dos serviços estavam corretos.