+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Convergencia de rota no OSPF com mikrotik

    Olá Pessoal. Recentemente estou estudando OSPF com mikrotik e gostaria da ajuda de vcs para responder se possível uma dúvida q me surgiu. Montei uma bancada de estudo onde coloquei um roteador como ASBR na área 0 e outros quatro roteadores formando a área 1, onde esses roteadores da área 1 se ligam ao ASBR através de dois roteadores de borda da área de modo que a topologia fecha um anel com a area 0. Minha intenção é estudar redundancia com ospf. Usando como referencia a tabela de rotas de um dos roteadores da área 1 verifiquei que ele usava um gw para atingir o roteador da área 0 e quando eu desconectava o cabo dessa rota o roteador referencia demora cerca de 20-30 segundos para que a rota backup podesse ficar ativa na tabela de roteamento e ele voltar a pingar o ASBR. Diante disso gostaria de saber se é possível manipular algo para que a convergencia do OSPF fique mais rapida quando ele tiver que passar da rota principal para a rota backup de maneira que se tenha o minimo possivel de timeout?

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Convergencia de rota no OSPF com mikrotik

    também estou com o mesmo problema !!!

  3. #3

    Padrão Re: Convergencia de rota no OSPF com mikrotik

    Amigos se vocês estão querendo fazer OSPF para rotas da rede tem esse manual da mikrotik que da uma boa esplanada no assunto.
    Manual:OSPF-examples - MikroTik Wiki

  4. #4

    Padrão Re: Convergência de rota no OSPF com MikroTik

    Citação Postado originalmente por horix Ver Post
    Minha intenção é estudar redundancia com ospf...
    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    também estou com o mesmo problema !!!
    Boa tarde. Recomendo um tópico[1] aqui do Under-Linux, em que é abordada, com grande riqueza de detalhamentos, a redundância, com uso de OSPF, em topologias circulares. O tempo de convergência é baixo, conforme lá citado:

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    A circularidade funciona 100%. Desconecta de um lado, o lado oposto assume. Perde uma ou duas sequências ICMP, sendo quase imperceptível ao usuário final.
    Espero que o material seja útil ao que necessitam.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154

    Saudações,

    Trober