+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    Afim de realmente facilitar e disponibilizar um tutorial facilitado e ilustrado com o passo a passo de como configurar corretamente os equipamentos da Ubiquiti em modo router, desenvolvi este modesto tutorial e espero realmente estar ajudando muitas pessoas que necessitam de um passo a passo intuitivo e de fácil compreensão.

    Se lhe for útil, para agradecer e colaborar com o desenvolvedor apenas clique na estrelinha.

    Breve estarei postando o tutorial de uma solução desenvolvida por mim para resolver de vez problemas com a limitação de tamanho dos cabos para dispositivos alimentados por POE, só para dar água na boca a minha solução foi testada com 200 metros, com sucesso e estabilidades absolutas, me cobrem afim de que eu possa postá-lo o mais rápido possível.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tutorial modo router Ubiquiti.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    Por que a pontencia no maximo ?

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    ABA ADVANCED
    Por que antena em adaptativo? o melhor é definir ou horizontal ou vertical;.
    multicast? pode desativar.
    ack, e alguns cenarios é bom deixar em automatico... em outros é bom fixar.


    ABA LINK SETUP
    eita, pra que toda essa potencia? ta querendo matar quem? a menos que queira matar sua rede
    (potencia demais so gera ruido demais... potencia alta na casa com qualidade)

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    Ótimo tutorial.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ABA ADVANCED
    Por que antena em adaptativo? o melhor é definir ou horizontal ou vertical;.
    multicast? pode desativar.
    ack, e alguns cenarios é bom deixar em automatico... em outros é bom fixar.


    ABA LINK SETUP
    eita, pra que toda essa potencia? ta querendo matar quem? a menos que queira matar sua rede
    (potencia demais so gera ruido demais... potencia alta na casa com qualidade)
    Olá mascaraapj, gosto de assuntos que causam discussão, assim debatendo aprendemos mais. Vamos lá: se você for usar qualquer equipamento seja ele Ubiquiti ou outra marca qualquer, em modo AP você deverá sempre usar na menor potência possível que lhe dê qualidade em transmissão.
    Entretanto no modo cliente você deve usar sim toda a potência disponível para que o enlace ocorra na melhor qualidade possível entre os equipamentos, inclusive eu desenvolvi esse tutorial sendo o mais fiel possível com relação ao conteúdo disposto pela própria Ubiquiti. Se o engenheiro da Ubiquiti informa que em modo cliente o dispositivo deve ser usado na máxima potência, eu só posso concordar com ele, foi ele quem o desenvolveu foi ele quem criou o equipamento, logo ele sabe mais do que eu e você sobre o funcionamento dos equipamentos. ACK sempre automático em rádios Ubiquitis, modo da antena sempre adaptativo, os caras suaram desenvovendo um firmware inteligente que reconhece o ambiente e adapta-se as necessidades, e aí você quer brincar de gambiarra?
    Quem usa os novos rádio NanoM2 inclusive, poderá afirmar aqui para você que essa configuração nem sequer está mais disponível, ou seja o modo adaptativo é por default, é o rádio quem decide em qual polarização será melhor o enlace.
    Saudações a todos e grande abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    Citação Postado originalmente por dhyron Ver Post
    Olá mascaraapj, gosto de assuntos que causam discussão, assim debatendo aprendemos mais. Vamos lá: se você for usar qualquer equipamento seja ele Ubiquiti ou outra marca qualquer, em modo AP você deverá sempre usar na menor potência possível que lhe dê qualidade em transmissão.
    Entretanto no modo cliente você deve usar sim toda a potência disponível para que o enlace ocorra na melhor qualidade possível entre os equipamentos.
    Errado amigo, muito errado.

    Vou deixar vc pensar um pouco.
    Afinal, em uma tramissao wireless quem é que irradia sinal?
    o AP ou o Cliente?

    Quer saber, vou responder.
    o Ap transmite sinal para chegar ao cliente, potencia nao é sinal de qualidade... se sinal estiver muito forte nao vai funcionar direito.
    o cliente tbm transmite sinal... se o AP estiver recebendo muito sinal FORTE dos clientes, vc vai mater o AP com sinal/ruido vindo dos cliente.

    E outra, dependendo do canal/frequencia que for usar, essa potencia (estando no cliente ou no AP) passou e muito do liminite permitido

    Citação Postado originalmente por dhyron Ver Post
    Se o engenheiro da Ubiquiti informa que em modo cliente o dispositivo deve ser usado na máxima potência, eu só posso concordar com ele, foi ele quem o desenvolveu foi ele quem criou o equipamento, logo ele sabe mais do que eu e você sobre o funcionamento dos equipamentos.
    De onde vc tirou essa de engenheiro da ubiquiti e sinal forte?
    eu pago para ver, uehsues


    Citação Postado originalmente por dhyron Ver Post
    ACK sempre automático em rádios Ubiquitis, modo da antena sempre adaptativo, os caras suaram desenvovendo um firmware inteligente que reconhece o ambiente e adapta-se as necessidades, e aí você quer brincar de gambiarra?
    ACK automatico nem sempre é bom, como eu disse anteriormente.
    o calculo, dependendo do cenario/firmware, entre outros... nao é calculado direito o ack..
    o que deixa o ccq maluco

    antena adaptativa, vc vai poluir tanto na horizontal, como na vertical.
    alem de diminuir a quantidade de AP/canal possivel de se usar em uma torre
    3 na vertical e 3 na horizontal.

    Citação Postado originalmente por dhyron Ver Post
    Quem usa os novos rádio NanoM2 inclusive, poderá afirmar aqui para você que essa configuração nem sequer está mais disponível, ou seja o modo adaptativo é por default, é o rádio quem decide em qual polarização será melhor o enlace.
    Quem usa M2 na rede so pode ser maluco
    a faixa 2.4 tem miseros 64 mhz para poder trabalhar
    logo em um radio normal e com 20 mhz de largura de banda a faixa 2.4 somente permite 3 canais sem sobreposicao (3 na horizontal e 3 na vertical)
    agora imagina o 2.4 da linha M2 que usa vertical e horizontal ao mesmo tempo? ou seja, vc pode colocar apenas 3 ap na torre
    e para piorar os fabulosos tecnicos ainda usar 40 mhz de potencia... ai acontece que se vc colocar 2 AP na torre ja estara gerando interferencia em vc mesmo... ou seja, vc pode colocar 1 AP na torre sem gerar interferencia em vc mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    Acabo de receber de ti o tutorial da ubnt na qual vc se baseou:
    http://www.ubnt.com/downloads/Nano_Quick_Set-up.pdf

    Veja que esse é um tutorial para iniciantes, mas nao é as melhores praticas.
    Veja tbm que eles sao de outro País, outra legislacao.

    Mas vamos analisar o Guia da ubnt:
    ack
    veja que no tutorial nao fala nada de ack automatico ou fixo ser melhor, apenas mostra como automatico.
    Como eu disse anteriormente, em alguns cenarios é preferivel o ack fixo, como por exemplo em ptmp (ponto multi ponto), para que nao aconteça de um cliente prejudicar outro.

    modo da antena
    la diz para deixar ela em adaptativa, que o radio iria escolher qual seria o melhor.
    mas nao diz em qual cenario esse foi testado.
    veja que para ptmp é preferivel fixar a antena ou na horizontal ou na vertical.... dessa forma vc consegue distribuir melhor os radios/canais em cima de uma torre... e consegue colocar ate 6 AP sem que um gere interferencia no outro.

    Potencia.
    La diz para deixar no maximo, mas nao diz nada referente se é bom ou nao.
    Mas nao diz em que cenario esse foi testado (isso é, se foi testado... pois aquele ali é um simples Guia de configuracao... e nao as melhores praticas)
    como disse anteriormente, potencia demais prejudica a rede.. nao importa em que sentido é.. se é do AP para o cliente ou do cliente para o AP... ambos os sentidos estao enviando e recebendo sinal... ambos, quanto maior a potencia, maior o ruido gerado...
    Se seu cliente esta com potencia alta, seu AP vai receber muito ruido... o que vai dificultar escutar outro cliente... deixando a rede lenta, com perca de pacotes, etc.

    alem do que, nao leva em consideracao o regulamento de cada pais.
    Conforme o regulamento 506/2008 anatel (Regulamento sobre equipamento de radiocomunicacao de radiacao restrita)... Para cidades com populacao superior a 500 mil habitantes, a potencia e.i.r.p deve ser ate 400 mW, ou seja 20 db de potencia maxima somando Potencia da antena + Potencia do transmissor...
    logo, se o Radio tem antena de 14 dbi e a potencia do transmissor esta configurado em 26 dbm... no final, vc tera praticamente 40 db de potencia... passou e muito o permitido pela legislacao da anatel, nao?

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos Ubiquiti em modo Router

    dhyron adminiro sua iniciativa em criar o manual, mais é como o mascaraapj disse, existe situações e situações, sugiro que o proximo manual que vc for postar, estude mais sobre como funciona realmente a questão de radio-enlace, como sobre a legislação vigente tbem.